Gestão ambiental - 713 trabalhos feitos para baixar

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As historias por trás de três fotos dos incêndios no Pantanal que viralizaram

  A origem das queimadas na região do pantanal é associada a três…

Palavras: 550Páginas: 2

A importância da auditoria ambiental para as organizações

n. p. O artigo “A importância da auditoria ambiental para as organizações”,…

Palavras: 550Páginas: 2

O SEGURO AMBIENTAL COMO MECANISMO DE MINIMIZAÇÃO DO PASSIVO AMBIENTAL DAS EMPRESAS

Nesse sentido, visando atender a esse objetivo formularam como pergunta de pesquisa…

Palavras: 825Páginas: 3

Gestão Ambiental E Tratamento De Resíduos Preservação da Floresta Amazônica e Poluição Do Ar

A consciência internacional como forma de auxílio nesta tarefa é fundamental. Afastar…

Palavras: 550Páginas: 2

Responder questões sobre meio ambiente

Em um trecho das Diretrizes ela nos fala claramente. …]bem como os…

Palavras: 825Páginas: 3

COLETA SELETIVA INTELIGENTE: Uma proposta eficiente da gestão do lixo

Esse problema não é só das grandes metrópoles, mas também de cidades…

Palavras: 3575Páginas: 13

Atividade contextualizada EAD

Lembre-se que a redação deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão…

Palavras: 2475Páginas: 9

IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR E DO EMPREENDIMENTO

d) CNPJ e Inscrição Estadual; e) Endereço para correspondência; f) Localização: Cacoal, Leste Rondoniense,…

Palavras: 4400Páginas: 16

Ecologia: ecossistema e biodiversidade; Dinâmica das Relações Interpessoais e Química Ambiental

XXXX Cidade/ Estado 2018 ENIVALDO APARECIDO DA SILVA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV (PIM IV) Grupo GPA Projeto Integrado…

Palavras: 5500Páginas: 20

PIM III - GESTÃO AMBIENTAL

XXXX Cidade/ Estado 2018 ENIVALDO APARECIDO DA SILVA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III) Grupo GPA Projeto Integrado…

Palavras: 6050Páginas: 22

Bike Rio: um estudo de caso de como os sistemas de compartilhamento de bicicletas inspiram as políticas públicas de mobilidade urbana

ÍNDICE INTRODUÇÃO …………………………………………………………………………. INICIATIVAS PRECURSORAS NOS SISTEMAS DE BICICLETAS COMPARTILHADAS ……………………………………………………………………. CATEGORIAS E…

Palavras: 9625Páginas: 35

Impacto do Corona Virus na exportação da soja

abant. org. br. Disponível em: <http://www. aba. Disponível em: <https://downloads. fipe. org…

Palavras: 2475Páginas: 9

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA E AMBIENTAL

Responsáveis por agravar a problemática ambiental e afetar diretamente a qualidade de…

Palavras: 5225Páginas: 19

Manejo Florestal

Instituto Caivs Ivlivs Caesar - UNIICIC, como forma de atividade extracurricular, como…

Palavras: 4950Páginas: 18

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL APLICADO A UMA EMPRESA

Esses Sistemas de Gestão Ambiental são ferramentas de identificação de problemas e…

Palavras: 1925Páginas: 7

OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS NO ESTADO DO PARANÁ, NO PERÍODO DE 2011 A 2016

Palavras-chave: Incêndio florestal; número de ocorrências; Paraná. Introdução O Estado do Paraná está…

Palavras: 1375Páginas: 5

GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO ATRAVÉS DA TPM TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE: o caso de uma Indústria de processamento de grãos

A aplicação de um questionário aos funcionários da empresa levantou a satisfação…

Palavras: 4675Páginas: 17

ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO E DISPARIDADES REGIONAIS: O CASO DO NORDESTE BRASILEIRO

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)…

Palavras: 4400Páginas: 16

Proposta de revitalização de áreas degradadas : Estudo de caso do Igarapé do Mindú

Lócus de estudo 1 3. OBJETIVOS 6 3. Objetivos específicos 6 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. Histórico socioambiental do processo…

Palavras: 16225Páginas: 59

Meio ambiente e sustentabilidade

Neste sentido o presente estudo buscou, caracterizar as nascentes e indicar algumas…

Palavras: 3300Páginas: 12

Incêndio Florestal: uso de retardantes químicos de longa duração em combates a INCÊNDIOS florestais no Brasil

Desta forma, os meios aéreos requisitados e a disposição dos bombeiros, geralmente,…

Palavras: 4950Páginas: 18

Dinâmica do desmatamento, estudo de caso do parque estadual de Guajará Mirim

Unidades de Conservação. Áreas protegidas do estado de Rondônia. Criação do Parque…

Palavras: 5775Páginas: 21

CADASTRO DE IMÓVEL RURAL

e os Decreto 4. e 5. Este trabalho, deve ser entregue ao…

Palavras: 4125Páginas: 15

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL REALIZADA COM FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DE ÁGUAS LINDAS GO

Desta forma, o presente artigo tem como objetivo principal pesquisar o nivel…

Palavras: 6050Páginas: 22

A HISTORIA DA EDUCACAO INFANTIL E SUAS LUTAS

A educação infantil tem uma história rica e complexa que se entrelaça com as transformações sociais, políticas e culturais ao longo do tempo. A seguir, encontrará um texto que explora esse tema, destacando as principais lutas e conquistas na área da educação infantil. …

Palavras: 825Páginas: 3

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Procuraremos no seguinte trabalho aprender com o passado, para que possamos no presente, buscar e resolver a problemática da exclusão dos deficientes em nosso país. Notaremos que, convivemos ainda com o problema da alfabetização, que possui grandes números em todo território nacional…

Palavras: 3850Páginas: 14

AUTISMO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

foi analisar os desafios e as possibilidades de inclusão de crianças com autismo em escolas públicas. Além disso, percebemos que é complexo e requer conhecimento e discussão para melhor atender a todos os alunos. Só assim a inclusão social pode realmente acontecer…

Palavras: 3850Páginas: 14

TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES

O Transtorno Global do Desenvolvimento representa uma condição referente à variados distúrbios que envolvem dificuldades na comunicação, no comportamento social e motor. …

Palavras: 6600Páginas: 24

O GESTOR E SUA ESSENCIALIDADE NO AMBITO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Este estudo vem a analisar a importância da gestão pedagógica para organização de educação em tempo integral, e como se deu a implementação do ensino integral ao longo das décadas. Buscando assim compreender como a gestão democrática e participativa em uma escola de tempo integral pode colaborar para um ensino de qualidade. Para isso foi realizado uma análise bibliográfica e leitura de outras documentos e publicações relacionados ao tema central desta pesquisa, alguns autores utilizados para dar embasamento teórico a essa pesquisa foram, Texeira (1997), Franco (2003), Gonzalez e Bernardo (2013), Feitosa e Oliveira (2019), Elias (1998), Dourado (20011), Paro (2010), e Freitas (2005). Dentre os tópicos discutidos neste artigo, conclui-se que a expansão da jornada escolar precisa ser vista como muito mais do ampliação de horas, gestão escolar precisa enxergar além da práxis, abraçar a comunidade, os alunos e o ambiente a sua volta, para obter sucesso em suas ações. …

Palavras: 3300Páginas: 12

DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre as dificuldades da alfabetização, que podem comprometer o processo do desenvolvimento do aluno tanto na leitura como também na escrita. Induzindo o indivíduo ao aumento da probabilidade de problemas sociais, emocionais. A inclusão de alunos que apresentam distúrbios de aprendizagem em escolas de ensino regular é um grande desafio, na qual, todos os alunos sejam eles deficientes físicos ou mentais devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino de qualidade. Sendo assim, se faz necessário que a escola reflita sobre esse novo conceito de ensino, e realize algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que mantenha a convivência dos alunos com vulnerabilidade com os demais alunos. Desta forma, acredita-se que essa inclusão realizada com todos os alunos é uma forma de acabar com as desigualdades existentes em nossa sociedade, e garantir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 3300Páginas: 12

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil passou por um processo de transformação que levou a evolução desse nível até chegar ao que conhecemos hoje. Desta forma, hoje se reconhece que o primeiro nível de escolaridade é a base referencial da educação e, muitas vezes, molda o futuro do aluno. No entanto, mesmo diante dos avanços alcançados, muitos são os desafios pelo qual a educação infantil tem enfrentado. Em muitas instituições de educação infantil ainda persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano, desde os tempos mais antigos…

Palavras: 2200Páginas: 8

A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA

O presente artigo busca relatar sobre a inclusão dos autistas, como também a inclusão daqueles que necessitam de atendimentos especiais em escolas de ensino regular que sem dúvidas é um grande desafio, na qual, todos os alunos que apresentam necessidades especiais ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino digno e capaz de garantir o aprendizado de qualidade. Desta forma, é necessário que cada ambiente escolar busque realizar esse novo conceito de ensino, e faça algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que seja possível realizar a convivência dos deficientes com os demais alunos. No entanto, acredita-se que essa forma de realizar a inclusão é uma forma de sanar com todas as desigualdades presentes em nosso dia a dia, e conseguir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

Educação Especial

O presente artigo pretende abordar sobre a educação especial e as formas de comunicação alternativa que são aplicadas. A inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em escolas de ensino regular é um grande desafio que estamos prestes a alcançar, na qual, todos os alunos sejam eles deficientes ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino com qualidade. Sendo assim, se faz necessário que a escola reflita sobre esse novo conceito de ensino, e realize algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que mantenha a convivência dos alunos com necessidades especiais com os demais alunos. Para o desenvolvimento do artigo a metodologia utilizada foi por meio de pesquisas bibliográficas, e o objetivo principal é fazer com que a inclusão relacionada aos deficientes e os demais alunos possam acabar com as desigualdades existentes em nossa sociedade, e garantir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 3575Páginas: 13

A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ESPECIAIS NOS ANOS INICIAIS

O presente artigo busca em seu corpo discutir e refletir a respeito da inclusão nas séries iniciais do ensino fundamental e como promover esta inclusão diante de uma sociedade que ainda não aprendeu a respeitar as diferenças, além do que é um assunto atualmente muito debatido entre os estudiosos e pesquisadores…

Palavras: 3850Páginas: 14

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO NEURO PSICOPEDAGÓGICA NOS CASOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O presente artigo, tem por objetivo analisar a teoria de alguns estudiosos sobre a importância do trabalho Neuro psicopedagógico clínico nos casos de dificuldade de aprendizagem. Visa compreender aspectos sobre a aprendizagem humana, como esta acontece, sendo um dos eixos estudados durante o curso, bem como analisar sobre os estilos de aprendizagem e a importância do neuro psicopedagogo nesse sentido. O trabalho aborda ainda sobre a função no Neuro psicopedagogo e as principais atribuições no contexto educacional, com base nas orientações e princípios do presente Código de Ética do Neuropsicopedagogo articulado pela SBNPp (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia). …

Palavras: 2750Páginas: 10

OS DESAFIOS PARA O SUCESSO DA INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR

O presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar o histórico da inclusão, bem como os desafios que ainda perpetuam nesse cenário e impedem o sucesso da Educação Inclusiva na rede regular abordando leis, decretos e atitudes que a beneficia, remetendo a uma reflexão para todos os envolvidos no processo educativo. Com base na bibliografia estudada é perceptível que, apesar das várias legislações, convenções e decretos, a inclusão ainda enfrenta desafios que, nem sempre dependem desses documentos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

ATIVIDADES LÚDICAS PARA AÇÕES PREVENTIVAS DA OBESIDADE INFANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Diante da realidade vista nas creches, escolas e ruas, percebe-se um aumento significativo de crianças com sobrepeso e obesidade infantil. No mundo atual, a oferta de alimentos com alto nível de açúcar, gordura, sódio e outros componentes que colaboram com o aumento de peso corporal, estão cada vez mais expostos. E a população adulta, sendo neste caso os pais ou responsáveis ou até mesmo a população infantil estão se sujeitando e rendendo ao fácil acesso e praticidade que os mesmos oferecem. CUIABÁ, 2018 ENTREGUE A UNIGRAN - NOTA ( 9.5)…

Palavras: 4400Páginas: 16

A Chegada no Ensino Fundamental: Transição do Ensino Lúdico para Ensino Conteúdista

Trabalho de conclusão de curso entregue há mais de um ano na Faculdade Estácio de Sá…

Palavras: 4950Páginas: 18

Síntese: Educação Como Prática da Liberdade cap. 4

Aqui está uma breve síntese do capítulo 4 do livro Educação Como Prática de Liberdade/Paulo Freire. …

Palavras: 275Páginas: 1

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM COM AUTISTA

O presente artigo busca relatar sobre a inclusão dos autistas, como também a inclusão daqueles que necessitam de atendimentos especiais em escolas de ensino regular que sem dúvidas é um grande desafio, na qual, todos os alunos que apresentam necessidades especiais ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino digno e capaz de garantir o aprendizado de qualidade. Desta forma, é necessário que cada ambiente escolar busque realizar esse novo conceito de ensino, e faça algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que seja possível realizar a convivência dos deficientes com os demais alunos. No entanto, acredita-se que essa forma de realizar a inclusão é uma forma de sanar com todas as desigualdades presentes em nosso dia a dia, e conseguir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

LIBRAS E INCLUSÃO SOCIAL

O presente artigo abrange o início da história de educação de surdos no Brasil até os dias atuais, bem como toda a evolução para garantir a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS), que para ser reconhecida como a língua materna do deficiente auditivo fez uma grande trajetória, mostra também os mecanismos de educação e inclusão dessas pessoas junto a sociedade, visto que, está língua é o instrumento principal que assegura a acessibilidade comunicativa para os surdos. Relata também as dificuldades encontradas pelos surdos para conseguir a inclusão em diversos locais, como também nas unidades de saúde, assim como, a necessidade de mais professores e intérpretes capacitados. A comunicação é um fator fundamental para o ser humano, e o objetivo principal do artigo é mostrar que a comunicação através da Libras é essencial para os surdos, com ela conquistaram o direito não só da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, mas também sua efetiva participação na sociedade. …

Palavras: 2750Páginas: 10

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O presente artigo busca abordar sobre a Gestão Escolar, enfatizando pontos relevantes sobre a evolução, ou seja, o histórico dessa gestão e também como ela é fundamental para a melhoria na qualidade de ensino. A ideia que aqui se defende é a de que a categoria da gestão escolar deve ser compreendida como decorrente do desenvolvimento dessas esferas e, portanto, produto da dinâmica engendrada no decorrer do século XX. Isto porque o aflorar dessa dimensão no final desse século, só foi possível devido ao fato de as condições históricas apresentarem-se propícias ao seu desenvolvimento. Mostrará também o quanto é fundamental a participação de todos os envolvidos do ambiente escolar, para que os objetivos desejados possam ser alcançados. A Gestão orienta a organização das escolas, tanto no aspecto técnico administrativo como também no aspecto pedagógico, de fato, essa gestão escolar alcançou maiores destaques na sociedade abordando conteúdos mais pedagógicos e político. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS DEFICIENTES

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a Neuropsicopedagogia na educação, um novo paradigma nos tempos atuais, na qual, se fundamenta como uma nova forma de conhecimento com o objetivo de agir e pensar sobre as dificuldades que são encontradas no momento da aprendizagem. Haja vista que é do interesse do neuropsicopedagogo compreender como ocorre o processo de aprendizagem, será abordado as suas perspectivas em relação ao ensino aprendizagem, na contribuição também para o desenvolvimento da memória. No entanto, o presente artigo com base em revisões bibliográficas tem como objetivo relatar sobre o histórico da Neurociência, sua afinidade com a Neuropsicopedagogia, e também o trabalho do neuropsicopedagogo. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a Neuropsicopedagogia na educação, um novo paradigma nos tempos atuais, na qual, se fundamenta como uma nova forma de conhecimento com o objetivo de agir e pensar sobre as dificuldades que são encontradas no momento da aprendizagem. Haja vista que é do interesse do neuropsicopedagogo compreender como ocorre o processo de aprendizagem, será abordado as suas perspectivas em relação ao ensino aprendizagem, na contribuição também para o desenvolvimento da memória. No entanto, o presente artigo com base em revisões bibliográficas tem como objetivo relatar sobre o histórico da Neurociência, sua afinidade com a Neuropsicopedagogia, e também o trabalho do neuropsicopedagogo…

Palavras: 4125Páginas: 15

Objetivos da neuropsicopedagogia no ensino escolar.

O presente trabalho de conclusão de curso vem a tratar da importância da neuropsicopedagogia em face ao ensino escolar. Tendo como objetivo principal demonstrar a relevância do neuropsicopedagogo em face ao ensino/aprendizado nos centros educacionais. No que tange métodos metodológicos foram utilizadas a metodologia de revisão bibliográfica, que possibilita compreender as pesquisas existentes. Foram utilizados também o método qualitativo e descritivo na abordagem do tema em si. …

Palavras: 4950Páginas: 18

A ARTE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

O objetivo desta pesquisa foi investigar como a arte pode atuar como um meio facilitador de inclusão social no ensino fundamental. Como metodologia, a pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico e narrativo. Foram consultadas as bases LILACS e MedLine (por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS) e SciELO (Scientific Electronic Library On Line), Google Academic, assim como livros relacionados ao tema. Foram utilizados os descritores isolados ou combinados: arte, inclusão e ensino fundamental. Foram inclusos artigos dos últimos 10 anos no idioma português. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Artigo: AS DIFICULDADES DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL 

Tendo em vista que a educação pode transformar os sujeitos e que existem alguns problemas que atrapalham a educação inclusiva, pesquisa-se sobre as dificuldades do aluno surdo no Ensino Fundamental, a fim de identificar as principais dificuldades do aluno surdo. Para tanto, é necessário abordar o ensino fundamental, a inclusão escolar, identificar aspectos das dificuldades da inclusão dos surdos e por fim deve analisar algumas dificuldades em prol de uma inclusão efetiva. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Diante disso, verifica-se que tem vários problemas na prática dependendo da sua localidade seja com relação a infraestrutura ou com estudantes com habilidades sociais baixas, a inclusão avançou bastante, porém tem muito ainda no que melhorar, existe a dificuldade da inclusão do surdo por falta de profissionais qualificados e entre outras problemáticas além do fato de que o sistema educacional brasileiro precisa ser reformado, o que impõe a constatação de que será a longos passos a verdadeira garantia uma educação igualitária para todos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

  CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NAS PRATICAS PEDAGÓGICAS

De acordo com Severino (1990) a contribuição que a filosofia faz para as práticas pedagógicas pode ser vista a partir de três formas. Das quais são elas: a força e a fraqueza da consciência, o agir o fim e os valores, e o sujeito da educação…

Palavras: 2200Páginas: 8

PROJETO DE ENSINO: A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O presente projeto de ensino tem o seu tema voltado para os projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental, mais precisamente a importância que esses projetos tem no ambiente escolar. Desde a época de Descartes, o conhecimento foi bastante lapidado em etapas e fases separadas, porém, na contemporaneidade pode ser visto que para que os estudantes consigam compreender melhor, eles precisam perceber que tudo que eles estudam está de uma forma ou de outra diretamente ou indiretamente interligado. Assim, o presente projeto de ensino visa elaborar e desenvolver um projeto interdisciplinar sobre um conteúdo que se relaciona diretamente, e demonstrar (...)…

Palavras: 4950Páginas: 18

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA BASEADA NA OBRA DE PAULO FREIRE

O presente trabalho utilizou como método a pesquisa e o embasamento teórico a respeito do tema, “A Gestão Escolar Democrática baseada na obra de Paulo Freire” traz o enfoque conceitual sobre a formação da gestão democrática na educação brasileira sob a luz da análise de Paulo Freire e suas contribuições sobre a matéria supracitada. Em segundo plano, o conceito teórico da gestão escolar democrática é apresentado, desde a atmosfera legislativa – partindo do princípio de que a Constituição brasileira de 1988 elege-a como um de seus fundamentos básicos para a educação nacional – a prática – que é a união da procura popular pela democracia com a busca educacional de junção dos meios sociais aos quais a escola e seus integrantes estão inseridos. Os resultados práticos relativos ao tema mostram uma educação brasileira que engatinha nos calcanhares da democracia e que ainda em seu desenvolvimento apresenta falhas, embora a pesquisa e a disseminação de seus métodos e implicações positivas quanto aos gestores e suas escolas estejam em alto nível de crescimento, atraindo cada vez mais adeptos para sua prática…

Palavras: 3300Páginas: 12

PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TEORIA E A PRÁTICA

Este trabalho pretende expor conceitualmente a estrutura da educação para jovens e adultos no Brasil e a forma com que a psicopedagogia é aplicada no desenvolvimento de mecanismos capazes de atingir as metas previstas teórica e legislativamente quanto ao tópico supracitado. Em segundo plano, apresenta conceitos teóricos quanto a origem da educação para jovens e adultos e a psicopedagogia como elo necessário para o exercício correto da transmissão de conhecimento, partindo da análise legislativa que regula esta forma de ensino no país a prática – que é onde aparecem dissonâncias quanto as previsões teóricas e legais a realidade educacional existente para esta faixa etária. Por fim, as conclusões práticas relativas ao tema exibem uma educação brasileira que engatinha deficientemente em busca de amenizar a evasão escolar nas séries iniciais com a previsão de idade imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96). Consequentemente, apresentará ainda, em seu desenvolvimento, inúmeras falhas e lacunas, por não conseguir adequar-se as indicações de plano teórico ao cotidiano das salas de aula de jovens e adultos, tanto por parte do Estado, pela falta de interesse de seus gestores para com os educadores, bem como pelos próprios educandos que não demonstram identificação com a cultura escolar e acadêmica por déficits de políticas públicas voltadas a área…

Palavras: 3300Páginas: 12

A APLICAÇÃO DA ÉTICA AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

O presente trabalho de conclusão de curso apresenta brevemente os fundamentos da ética argumentativa, aplicada atualmente à educação, em conformidade com a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental. Através da pesquisa bibliográfica e método dedutivo, demonstra também as normas fundamentais da ética: liberdade individual, consenso, caráter ecológico, a importância de informar a situação dos ecossistemas e os meios para preservá-los de forma consciente e sustentável. Contudo, levar ao ambiente escolar à ética e sua aplicação ao que diz respeito à educação ambiental, são novos olhares, que agregam a um desafio de suma importância, capaz de tornar possível a capacitação de uma geração preocupada com o meio ambiente e sua preservação. Atualmente nas escolas, a Educação Ambiental deverá estar presente em todos os níveis de ensino, como tema transversal, sem constituir disciplina específica, como uma prática educativa integrada, envolvendo todos os professores, que deverão ser treinados para incluir o tema nos diversos assuntos tratados em sala de aula. Outrossim, os resultados práticos relativos ao tema mostram uma educação brasileira que engatinha nos calcanhares da educação ambiental, e seu desenvolvimento apresenta falhas, embora a pesquisa e a disseminação de seus métodos e implicações positivas quanto a influência positiva na sociedade e na formação dos educandos estejam em alto nível de crescimento, atraindo cada vez mais adeptos para sua prática…

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Este artigo reflete sobre a importância da família na vida escolar enquanto os filhos estão na escola, observando que os pais têm uma maior compreensão e consciência do ensino e aprendizagem de seus filhos, pois na maioria das vezes todos colocam a responsabilidade da escola principalmente no professor assume que passa a maior parte do tempo na escola com as crianças. Com o objetivo de analisar a relação entre casa e escola, valorizando diferentes contextos familiares, este trabalho busca embasamento teórico por meio de levantamento bibliográfico gráfico para entender como os dois coexistem e se relacionam nas instituições de ensino, visto que são os primeiros em vida, família Dificuldades de conexão e cooperação, cada família em seu papel e missão de desenvolvimento pessoal global. A importância das escolas na concretização e presença das famílias nas atividades escolares é atualmente menos efetiva e favorável aos percursos escolares das crianças, com as famílias a participarem e a unirem-se na vida escolar dos filhos, conscientes do seu compromisso com a educação dos filhos. Então a escola tem que estar aberta para ouvir, conversar e responder com clareza a tudo, sempre trocar informações, ser coerente na educação dos filhos, construir uma escola participativa e um ambiente acolhedor onde todos se sintam bem, essa aliança é fundamental para uma educação melhor, não é uma tarefa fácil, e é um desafio que os educadores e as famílias devem enfrentar…

Palavras: 4125Páginas: 15

Uso da gestão ágil no ensino de crianças

QUANDO POR VENDIDO 1 VEZ EU RETIRO DO MERCADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A gestão ágil é uma metodologia que pode ser aplicada em diversos contextos, inclusive na educação. Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de gestão ágil no ensino, identificando suas vantagens e desafios. …

Palavras: 6325Páginas: 23

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ARTIGO ACADÊMICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA…

Palavras: 4950Páginas: 18

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Este artigo destaca a importância da educação matemática desde a primeira infância, onde o ensino deve ser eficaz, envolvente e holístico. Dessa forma, discute-se como o jogo estruturado, as trajetórias de aprendizado e a instrução integrada podem ser ferramentas pedagógicas úteis para fornecer experiências matemáticas estruturadas, que garantem experiências educativas. O desenvolvimento profissional de alta qualidade deve incutir atitudes positivas em relação à matemática como disciplina e disposições produtivas em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. …

Palavras: 5225Páginas: 19

A Intervenção Psicopedagogia no Processo de Aprendizagem Escolar

No início do século, os médicos procuravam causas orgânicas para justificar as dificuldades de aprendizagem em crianças, enquanto os psicólogos se concentravam em testes psicológicos para medir objetivamente suas habilidades e QI. Mas na década de 30, conceitos psicanalíticos influenciaram a psicologia educacional, levando a uma mudança na terminologia e na abordagem de crianças com dificuldades de aprendizagem. O reconhecimento da importância do ambiente e das emoções no desenvolvimento infantil expandiu a lista de possíveis problemas e deixou de considerar a criança como anormal, passando a ser chamada de "criança problema". Isso ampliou a consideração de emoções emocionais e de personalidade como possíveis causas de problemas de aprendizagem, além de causas físicas e intelectuais…

Palavras: 12650Páginas: 46

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TDHA: ALTERNATIVAS DE INTERVENÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

O presente estudo visa analisar a importância da formação e prática docente com foco na alfabetização de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA) no ensino regular, observando-se a função social da escola como espaço de inclusão, bem como as alternativas de intervenção docente para a inclusão de alunos, tema este que está em grande evidência na atualidade. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre a importância do PPP. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre a liderança flutuante na escola. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu o que foi proposto. Poderia ter mais aprofundamento na análise teórica das metas do PNE, pense nisso nas próximas atividades. Mas está no caminho certo. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

AVALIAÇÃO FINAL: Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho ainda não atendeu o que foi proposto. Você está no caminho certo, porém é necessário mais posicionamento crítico com argumentos baseados em fundamentos teóricos da disciplina ao fazer sua análise das duas metas do PNE. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - PERÍODO REPUBLICANO

O seguinte trabalho apresenta a educação no período republicano…

Palavras: 1100Páginas: 4

Os desafios da Educação Inclusiva das Escolas Públicas no Brasil

Os desafios da Educação Inclusiva das Escolas Públicas no Brasil - Revisão Bibliografica …

Palavras: 2200Páginas: 8

Another Brick In The Wall

Resenha sobre a segunda parte da música “Another Brick In The Wall”, de Pink Floyd…

Palavras: 550Páginas: 2

Crimes nas escolas brasileiras

Descrição do trabalho Crimes nas escolas brasileira,como influência a vida dos estudantes…

Palavras: 275Páginas: 1

ALFABETIZAÇÃO: PRESSUPOSTOS PSICOLÓGICOS, MODELOS EPISTEMOLÓGICOS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Temos consciência que o processo de ensino e aprendizagem engloba um conjunto de questionamentos como por exemplo a própria definição do que é aprender e ensinar. A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem são dois conceitos que não podem ser estudados separadamente, principalmente quando abordamos o contexto escolar. Segundo Libâneo (1994), os seus métodos devem ser revistos a cada momento, o ato de ensinar não pode ser algo estagnado, mas precisa passar por reformulações constantes para que a aprendizagem do aluno seja alcançada. O desenvolvimento humano é visto como um processo em constante transformação e ao mesmo tempo uma construção do sujeito permeado por mudanças resultantes das condições biológicas, sociais, culturais, econômicas. Segundo Libâneo (2005) as teorias da aprendizagem são modelos teóricos desenvolvidos cientificamente para explicar os processos de ensino-aprendizagem. Segundo ele é comum, com o avanço do saber científico, que uma teoria suceda a outra, colocando-se em oposição a sua antecessora. Sabe-se que o sujeito participa ativamente na construção da cultura escolar e que a escola necessita garantir que ele participe de novas culturas e que compreenda a existência da diversidade cultural que os rodeiam. Para uma melhor compreensão da inserção do currículo na escola e para compreendermos a sua importância no processo de ensino e aprendizagem faz-se necessário destacar o conceito e a definição do que é currículo. Antes de se falar propriamente sobre alfabetização, precisamos entender que as discussões sobre alfabetização, no sentido de que todos têm o direito de saber ler e escrever fluentemente, tiveram início com as preocupações com o analfabetismo da população. Assim segundo Rosa (2021) na multimodalidade, são criados novos significados, construídos socialmente. Desenvolver o letramento multimodal seria, portanto, ter conhecimentos acerca de como se dá essa comunicação para além da leitura e escrita convencional…

Palavras: 3850Páginas: 14

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: USO DE METODOLOGIA ATIVA EM CURSO DE RESIDÊNCIA MULTIDISCIPLINAR

Analisar o uso de metodologia ativa em curso de residência multidisciplinar na área da saúde…

Palavras: 4950Páginas: 18

A TECNOLOGIA COMO RECURSO LÚDICO/PEDAGÓGICO NA SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DA AUTISMO TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As atividades lúdicas são muito importantes para as crianças, pois favorecem o desenvolvimento das múltiplas habilidades e funções infantis nos níveis cognitivo, social, emocional e motor. No Transtorno do Espectro do Autismo (ASD), algumas mudanças são geralmente encontradas no jogo, especialmente no nível do símbolo. A intervenção terá um impacto direto no campo social e da comunicação, uma vez que atividades absurdas são uma ferramenta de aprendizagem eficaz e uma parte importante do crescimento de todos, é importante realizar essas atividades amplamente e adaptá-las às características e necessidades específicas de cada criança. Portanto, o objetivo deste trabalho é partir de uma abordagem teórica para observar como as atividades recreativas promovem a integração de crianças autistas na escola…

Palavras: 3575Páginas: 13

EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES: Práticas lúdicas que atravessam a infância em meio à pandemia Covid-19

A turma para atividade escolhida e para o infantil 5, a qual está na fase pré-operatória concreta o período é caracterizado por crianças de dois anos a sete anos e suas características são: função simbólica, ela não vai funcionar através das ações mais e sim por meio mais conceitual e representacional, ela tira dos objetos as informações, sua dificuldade são as operações. Nesse período, ocorre a representação que são: a imitação diferida, o jogo simbólico, o desenho, a imagem mental e a linguagem falada, linguagem de pensamento, tornando também seres sócias, avanço da inteligência, contração ilimitada, a reversibilidade é incapaz de resolver operações, os raciocínios transformações sem êxito, ou seja, suas dificuldades são em operações. Os Sentimentos surgem aqui juntos com as representações e a linguagem fazendo uma estabilidade, além de que começa ter desenvolvimentos cognitivos como motor, egocêntrico cooperação e codificação de regras…

Palavras: 2750Páginas: 10

Percepções dos Profissionais de Educação da Cidade XXXXX citar cidade Sobre a Educação Inclusiva projeto de mestrado

Projeto de mestrado bem escrito. Aqui tem apenas alguns trechos. Trata-se de uma pesquisa qulitativa com professores da rede publica sobre educação inclusiva. …

Palavras: 3300Páginas: 12

Papel da família na educação infantil

0.Resumo 0.1 Palavras-chave Introdução: 1.1. Contextualização do tema 1.2. Objetivos do artigo 1.3. Justificativa da escolha do tema Revisão de literatura: 2. O papel da família na educação infantil: a colaboração entre família e escola para o desenvolvimento integral das crianças Metodologia: 3.1. Tipo de pesquisa realizada 3.2. Descrição da amostra 3.3. Instrumentos utilizados 3.4. Procedimentos adotados Resultados: 4.1. Análise dos dados coletados 4.2. Apresentação dos resultados Discussão: 5.1. Comparação dos resultados com a literatura 5.2. Interpretação dos resultados 5.3. Implicações para a prática pedagógica Conclusão: 6.1. Síntese dos principais pontos do artigo 6.2. Contribuições do estudo para a área da educação infantil Referências: 7.1. Lista de referências bibliográficas consultadas e citadas no artigo 7.2. Adequação às normas da ABNT…

Palavras: 2750Páginas: 10

Educação inclusiva: reflexões e possibilidades

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 1925Páginas: 7

A FUNÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O presente artigo busca realizar reflexões acerca de temas ligados diretamente à didática e à psicologia da educação dentro da organização escolar assim, diante das investigações e levantamentos teóricos objetivou mostrar quais são os principais fatores que influenciam à prática docente quando falamos de alfabetização e letramento e ao mesmo tempo justificar a utilização da didática e da psicologia para o desenvolvimento da inteligência e da integração dos alunos na educação básica. Sabemos que cada criança tem seu tempo para aprender a ler e a escrever. As atribuições do supervisor escolar está atrelada à coordenação e a articulação do processo ensino-aprendizagem, sendo o ele juntamente com a direção escolar, responsável pela gestão pedagógica, tendo como eixo principal da gestão pedagógica o planejamento, implementação e desenvolvimento das ações dentro do espaço educacional. Em toda sala de aula, há uma heterogeneidade que deve ser respeitada pelo professor, porém todos devem ser instigados a aprender e a ser protagonistas desse aprendizado, compartilhando suas experiências e vivências. A importância da psicologia no processo de ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas em que professor e aluno se encontram imersos, e neste senário a educação se desdobra em múltiplos contextos que a organização escolar vive e participa…

Palavras: 3850Páginas: 14

Desenho Universal e Acessibilidade

A importância do Desenho Universal e da acessibilidade nos aspectos sociais…

Palavras: 2750Páginas: 10

Relações Educadores-Educandos na EJA: aprendendo a Pedagogia da Autonomia na práxis

Relações Educadores-Educandos na Educação de Jovens e Adultos: aprendendo a “Pedagogia da Autonomia” na práxis…

Palavras: 550Páginas: 2

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Alguns problemas de aprendizado que os adolescentes e até mesmo adultos apresentam, derivam de uma formação inicial deficitária de alfabetização e letramento, onde questões não foram completamente solucionadas. Essas questões precisam ser melhor trabalhadas nos anos iniciais dos alunos pelos profissionais responsáveis. Com isso, como a alfabetização e o letramento precisa ser inserido na educação nos anos iniciais para uma formação completa?…

Palavras: 4950Páginas: 18

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCACAO INFANTIL

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Licenciatura em Pedagogia. …

Palavras: 7700Páginas: 28

A Importância da Família no Aprendizado Escolar

Este artigo trata da importância da família no aprendizado escolar apresenta no ano 2023 para conclusão de pós- graduacção em psicopedagogia institucianal clínica e educação infantil. Foi entregue dia 09/02/2023 para faculdade Acesita. Sendo aprovado…

Palavras: 2475Páginas: 9

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA : O USO DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Um TCC voltado para tecnologia e educação, bastante citação e preveamente aprovado…

Palavras: 11000Páginas: 40

Educação Inclusiva: Autistas na Sociedade

O presente trabalho objetivou identificar os benefícios da interação com autistas, descrever a necessidade de inclusão de pessoas autistas, verificar as dificuldades enfrentadas pela comunidade para contribuir com o desenvolvimento dos autistas e descrever as características do autismo. Foi apresentada uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, visando fundamentar teoricamente o tema. Houve considerável evolução histórica do Transtorno do Espectro Autista, foram ressaltados marcos históricos importantes que cooperaram para tal evolução. Foi possível analisar que a escola tem papel primordial na construção do sujeito, tendo como responsabilidade inserir todos em seu espaço, o que facilita a inserção em outros espaços da comunidade. Os aspectos ressaltados no trabalho levam os cidadãos a repensarem sobre os reais significados da inclusão e da necessidade urgente que as políticas públicas assumam a responsabilidade sobre a formação da comunidade, como instrumento principal em favor dos autistas. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PARTICIPATIVA NA SALA DE AULA

Trabalho supervisionado e orientado por banca avaliadora, classificação nota 100…

Palavras: 2475000Páginas: 9000

A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA DOCÊNCIA SUPERIOR

TRABALHO DE MESTRADO DISCIPLINA: DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR…

Palavras: 3850Páginas: 14

A Influencia da Tecnologia na Educação Básica

O presente artigo teve como o objetivo, analisar a pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida no curso de Especialização em Educação Fundamental. O artigo investigou como a escola usa as tecnologias digitais para expandir as aptidões das crianças, evidenciando as contribuições pedagógicas das tecnologias na Educação Fundamental. …

Palavras: 302500Páginas: 1100

A Inclusão e seu Relacionamento

O trabalho examina as representações das diferenças, da atenção exclusiva à surdez e a síndrome de Down entre crianças especiais no cotidiano escolar. …

Palavras: 275000Páginas: 1000

História da Educação Brasileira - Vida e Obra de Marquês de Pombal

Vida e Obra de Marquês de Pombal…

Palavras: 550Páginas: 2

Educação Texto Dissertativo

Texto dissertativo sobre educação…

Palavras: 275Páginas: 1

Educação infantil em tempo integral

Em resumo, a educação infantil em tempo integral é fundamental para o desenvolvimento da criança e para a formação de cidadãos responsáveis e preparados para o futuro. …

Palavras: 275Páginas: 1

Inclusão do educando autista. Uma leitura do sistema educacional Brasileiro

O objetivo da pesquisa é reconhecer o processo de inclusão dos alunos com TEA, como ferramenta para a aprendizagem de uma forma que incentiva na aprendizagem significativa, em resposta à atualização e implementação dos objetivos educacionais do Sistema Brasileiro, com base no atendimento à diversidade. São oferecidas considerações que permitem a esses profissionais se dotar das potencialidades oferecidas pela inclusão no processo educacional, em diferentes espaços e contextos. …

Palavras: 6325Páginas: 23

A MÚSICA COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGIA

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 7150Páginas: 26

A POTÊNCIA DIDÁTICA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA A DOCÊNCIA

O presente artigo busca trazer uma discussão referente ao auxílio e maneiras em que os REA – Recursos Educacionais Abertos, trazem para o processo de ensino-aprendizagem dentro de nossa sociedade contemporânea. Por meio do discorrido, esse trabalho estende-se à abordagem referente a maneira de como os REA podem potencializar os aspectos metodológicos dentro do processo de ensino e aprendizagem, visando uma maior democratização e liberdade ao se lecionar. O devido estudo foi realizado por meio de embasamentos bibliográficos, realizando a obtenção de dados e informações por meio de periódicos científicos e pesquisas em banco de dados, abordando artigos, dissetações, teses e outros. Desse modo, comprovou-se que, com o advento da pandemia, os REA contribuiram com o processo de ensino remoto, semi-presencial e presencial, mostrando que estão presentes como um enorme aliado a obtenção de conhecimento. Ademais, Com esta necessidade de cada vez se utilizar as REA no ambiente de educação, precisamos deixar o alerta de que o professor deve se utilizar de uma visão crítica para o uso das mesmas, avaliando suas necessidades, perspectivas e principalmente de que forma elas podem contribuir para cada assunto tratado…

Palavras: 3025Páginas: 11

APREDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES COGNITIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 6325Páginas: 23

A INTRODUÇÃO DO ENSINO EAD NO BRASIL

O presente trabalho é um estudo qualitativo do tipo revisão bibliográfica, cujo objetivo é traçar um panorama histórico geral das diferentes formas de desenvolvimento da educação a distância no Brasil. …

Palavras: 2200Páginas: 8

O USO DA LITERATURA NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO

É notório o fato de a literatura infantil estar presente, ainda que com um número restrito de exemplares, nas escolas públicas brasileiras a partir do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). A partir disso, o projeto de pesquisa “O uso da Literatura no Processo de Alfabetização” tendo o intuito de refletir sobre articulações entre educação, cultura, linguagem e práticas leitoras, com base na analise de algumas obras literárias pertencentes a acervos do referido Programa, com o objetivo de contribuir para a adoção de ações mediadoras qualificadas para a leitura de tal acervo, especialmente nos anos iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita. …

Palavras: 4675Páginas: 17

Acolhimento consciente é a solução

Projeto de intervensão na área de saúde animal. A proposta é a conscientização da adoção e cuidados com animais de rua (gatos e cachorros). O mesmo envolve Universidades (cursos diversos), escolas públicas e/ou privadas, comercio local e comunidade escolar…

Palavras: 1100Páginas: 4

O aluno autista e sua inclusão na Educação Infantil

A educação infantil é uma etapa importante para as crianças, propiciando condições para aprendizagem, desenvolvimento motor, troca interpessoal e promovendo diversidade entre os pares. Esta fase do desenvolvimento significa pensar nas possibilidades e práticas que conseguem envolver e despertar o interesse das crianças com transtorno do espectro do autismo na rotina escolar. A inclusão escolar de crianças com autismo na educação infantil vem acontecendo de forma gradual em todas as fases da educação. Os educadores e as práticas pedagógicas são a base para a concepção do trabalho com as crianças com TEA, auxiliando na solução das dificuldades impostas na sua vivência física, mental, emocional e social, sendo assim, o apoio da família é a base para que esse trabalho seja realizado com sucesso, trazendo benefícios para a criança, transformando-o em um cidadão capaz de ver o mundo conforme sua realidade. …

Palavras: 8525Páginas: 31