EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES: Práticas lúdicas que atravessam a infância em meio à pandemia Covid-19

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

JUSTIFICATIVA Pensamos nessa atividade, pois pretendemos que eles sintam interesse com essa atividade lúdica e tenham novas experiências no cotidiano deles, para assim eles possam aprender através de coisas com intencionalidade, dessa maneiras eles adquirem novos conhecimentos como: o espaço da escola, o espaço da horta, a socialização com objetos de plantio, a terra, as verduras, que entenda que a horta foi modificada pelo homem, a industrialização que tem por de trás da horta, a interação com os amiguinhos, a espacialidade, do sentir e o fazer, a sensibilidade e o sentimento de pertencimento. Portanto, com essa experiência que proponhamos elas possam entender o significado da vida e seu ciclo, trabalhamos com plantação para elas observarem e colocarem a mão na massa, para assim elas criarem sensibilidades e ver cada passo que é dado e sua importância, perceber que há tempo para todas as coisas, de preparar a terra, plantar, cuidar e colher que é um processo e assim e a vida humana que há processos como o nascimento e o envelhecimento e a morte que é algo natural da vida ou que acontece por consequências como essa pandemia que enfrentamos no nosso dia a dia e muitos morrem em consequência ao covid-19 e assim temos o objetivo deles entender sobre a vida e a morte de forma lúdica.

A turma para atividade escolhida e para o infantil 5, a qual está na fase pré-operatória concreta o período é caracterizado por crianças de dois anos a sete anos e suas características são: função simbólica, ela não vai funcionar através das ações mais e sim por meio mais conceitual e representacional, ela tira dos objetos as informações, sua dificuldade são as operações. Nesse período, ocorre a representação que são: a imitação diferida, o jogo simbólico, o desenho, a imagem mental e a linguagem falada, linguagem de pensamento, tornando também seres sócias, avanço da inteligência, contração ilimitada, a reversibilidade é incapaz de resolver operações, os raciocínios transformações sem êxito, ou seja, suas dificuldades são em operações.

Os Sentimentos surgem aqui juntos com as representações e a linguagem fazendo uma estabilidade, além de que começa ter desenvolvimentos cognitivos como motor, egocêntrico cooperação e codificação de regras. Na atividade escolhida é notável a relação direta da criança com o solo, a espacialidade, as sensibilidades e o ciclo da vida. Utilizando assim de seus sentidos, tato, olfato, visão, tendo a oportunidade de aprendizagem e de refletir sobre qual a relevância de se plantar, além da reflexão sobre o ciclo da vida. Será estimulado também que as crianças façam associações das experiências que viveram durante a atividade com sua casa, bairro, enfim, identifiquem no cotidiano semelhanças com o ambiente da horta e que aprendam que esse lugar construído e planejado pelo homem, que se dá pelo estudo da geografia humanista que tem o objeto de estudo o homem e a sua relação com a natureza, a qual tem um olhar para as experiências, o significado que um lugar tem para o indivíduo e a valorização da vivencia para assim adquirir sentimentos.

E assim, ter um diálogo se as crianças já viram uma horta ou se tem em sua casa ou bairro e mostrar a importância da horta que trazem alimentos e que também é uma indústria alimentícia que plantam hortas gigantes para abastecer as cidades, assim os alimentos para na mesa deles. Logo, espacialidade e de extrema importância para a leitura de espaço e de mundo e assim as crianças pode serem agentes transformadores. Com essa atividade lúdica, podemos relacionar então com a filosofia na forma do belo, que é formar essas crianças mais belas e melhores, ou seja, um homem ideal para sociedade, mas um cidadão que exerce sua função e reivindica seus direitos e não apenas um homem passivo, isso é plantado na criança desde de sempre.

Vemos no texto então que o filosofo Platão descreveu que na primeira infância é uma fase decisiva na educação moral da criança e que as mesmas devem sempre estar em movimento constante, e assim no texto: Paideia a formação do homem grego, menciona que: “Gerar na criança sensações agradáveis e evitar-lhe as desagradáveis, por meio do movimento do corpo, é o primeiro passo para a formação da alma. Platão concebe a cultura do Homem como formação da alma; é precisamente por isso que ele é o fundador da pedagogia da primeira infância. ” (JEAGER, Werner. p. ufsc. br/~edla. ramos/infoedu/alunos/alunos99/seminario2/Piaget-Luciana. htm. Acesso em: 20 de maio de 2021 BRASIL. IN: __. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência.

Londrina: Eduel, 2013, p. PINHEIRO, Igor de Araújo; SANTOS, Valéria de Sousa; RIBEIRO FILHO, Francisco Gomes. Revista Equador, v. Essa atividade cartográfica tem o intuito de trabalhar a função da espacialidade na Educação Infantil.

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