A INTRODUÇÃO DO ENSINO EAD NO BRASIL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Observou-se que o potencial desses ambientes virtuais de formação ainda está em processo de construção e reflexão, tanto em termos de contribuição dos cursos à distância, quanto em termos de pesquisas acadêmicas sobre o tema. PALAVRAS-CHAVE: EAD. Ambientes virtuais. Histórico 1 INTRODUÇÃO O ensino a distância (EAD) está em alta na oferta, principalmente nas instituições de ensino superior (IES) e muito também em virtude da pandemia de COVID-19. De modo geral, o EAD é projetado para facilitar a matrícula neste modelo de curso, sendo com isso possível levar a mesma qualidade do ensino presencial, mas com a diferença sendo adaptada ao dia e horário do aluno. SOCIEDADE E EDUCAÇÃO Ao identificarmos que o ser humano é constituído de formas diferentes em relação ao saber, ao conhecimento, à sua formação e transformação, podemos concluir assim que a educação tende a ser uma atividade individual que se torna efetiva pela experiência.

Larrosa conceitua essa experiência como algo “[. que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca” (2002, p. um encontro ou uma relação com algo que se experimenta, o que se prova. ” (2002, p. apresenta a indaga que “a prática educacional não é o único caminho à transformação social necessária à construção dos direitos humanos, contudo [. sem ela, jamais haverá transformação social”. Por isso é necessário é necessária clareza nos fatores que fundamentam a educação, para evitar uma postura focada em “ideias” que nos leve a ignorar as dificuldades praticas presentes no sistema educacional. CONCEITOS SOBRE EAD A sigla para educação a distância pode conter múltiplos significados, o qual apesar de diferirem em alguns aspectos, todas essas nomenclaturas contêm conceitos semelhantes. Para Behar (2009), o ensino a distância e outros métodos de ensino podem ser definidos como “aprendizagem organizada, que se caracteriza, basicamente, pela separação física entre professor e alunos e a existência de algum tipo de tecnologia de mediação para estabelecer a interação entre eles” (BEHAR, 2009, p.

Neste caso, EAD “ser um campo demasiado complexo e ainda em definição, o desafio para a realização de pesquisas sobre EAD começa a ser mesmo na definição do foco do estudo”. Batista; Souza (2015) destaca que os termos EAD são usados ​​indiscriminadamente sem examinar seu significado. Para os autores, o EAD traz, de certa forma, maior flexibilidade ao seu acesso e uso, por isso, a “grande vantagem dessa ferramenta é o acesso remoto, o usuário pode aprender a desenvolver atividades a qualquer hora e em qualquer lugar pelo usufruto de dispositivos próprios” (BATISTA; SOUZA, 2015, p. Desde a década de 1990, o ensino a distância tornou-se um modelo amplamente expandido por meio do uso da Internet. A partir dos anos 2000, com as melhorias na tecnologia digital, o ensino a distância produziu um pouco mais de flexibilidade de acesso e uso, muitos dos quais gerados pela Internet.

º, é estabelecido a abrangência da mesma em vários níveis e modalidades: I -ensino fundamental, nos termos do §4º do art. da Lei nº 9. de 20 de dezembro de 1996; II -ensino médio, nos termos do § 11 do art. da Lei nº 9. de 1996 III -educação profissional técnica de nível médio; IV -educação de jovens e adultos; e V -educação especial. Segundo Mattar; Maia (2007, p 24), além do rádio, “alunos tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas, e a Rádio Escola utilizava também correspondências para contato com os alunos”. Na década de 1940, o Instituto Universal Brasileiro (IUB) foi fundado, e, de acordo com Mattar; Maia (2007), esses materiais eram palestras enviadas por e-mail. Em 1947, foi criada a Universidade da Aviação através do Grupo Senac, SESC e instituições de radiodifusão afins.

O destaque da década de 1960 foi a implantação do MEB, ou seja, o Movimento de Educação de Base, que promove a operação desde 1959. Vale ressaltar que, para Carvalho (2014), até a década de 1960, a formação a distância do Brasil era de melhor formação da classe trabalhadora. Com isso, o planejamento de cursos à distância pode ser mais bem compreendido e ajudar a refletir sobre cursos que já estão em andamento. Tanto os professores quanto os alunos precisam explicar esses diferentes conceitos, visando interagir dessa forma. Como em todos os processos que envolvem ensino, educação, há contextos envolvidos em sua formação, significado e ressignificação e sua função. Existem várias formas de ensino e processos educacionais. Devido a diversas necessidades, a educação a distância precisa ser realizada por meio de carta, rádio, televisão, internet e outros meios digitais.

Portanto, a reflexão sobre esses ambientes afeta o bem-estar de alunos e professores. REFERÊNCIAS BATISTA, C. J. F; SOUZA, M. M. de 25 de maio de 2017. Estabelece a regulamentação da Educação a Distância. Disponível em: http://www. planalto. gov. M. A (Org. A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Unesp, 2001. FREIRE, P. de. A. Fundamentos de metodologia científica. ed. São Paulo: Atlas, 2003.  O papel da educação a distância na mudança de paradigma educativo: da visão dicotômica ao continuum educativo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2007. MATTAR, J; MAIA, C. ABC da EaD: a educação a distância hoje.

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