RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BERÇÁRIO E MATERNAIS I, II E III

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Trata-se de um momento singular na trajetória acadêmica do formando, em que se toma conhecimento do trabalho realizado nas escolas de educação infantil, de modo amplo. De acordo com Pimenta (1995, p. “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente. ” A possibilidade de acompanhar a atuação de professores titulares da Educação Infantil ambienta o futuro pedagogo, proporcionando a vivência da sala de aula. O contato direto com a experiência de outros profissionais do ramo é extremamente rico. O relatório em pauta contempla a síntese de COLOCAR A CARGA HORÁRIA TOTAL DO ESTÁGIO de prática exclusiva designadas para o trabalho de campo em voga, objetivando o estudo, a análise, a vivência generalizada do ambiente educacional e de seu escopo - e a conseqüente ampliação da experiência pedagógica face ao ensino infantil na contemporaneidade.

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 2. Estudo, reflexão e análise do Projeto Político-Pedagógico da escola-campo para o Ensino infantil O Projeto Político Pedagógico (PPP) para o Ensino Infantil da Escola NOME DA ESCOLA foi considerado na realização desse estágio, por se tratar da planificação teórica que direciona a realização das atividades A análise desta ferramenta é significativa para o acompanhamento do trabalho das quatro professoras titulares, já que “a avaliação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, contribui consideravelmente para formação do pedagogo, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação” (Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995). Esse instrumento é importante por formalizar a meta de contsrução de um ensino de qualidade com viés cidadão, envolvendo educadores, estudantes, pais e a comunidade como um todo.

 Seu objetivo primário reside na edificação da autonomia infantil, promovendo atividades que aprimorem a capacidade mental e física dos alunos. APAGUE O “DESDE” E NÃO PREENCHA ESSE CAMPO. Todo o trabalho foi conduzido sob a supervisão da professora NOME DA ORIENTADORA DO ESTÁGIO. A Escola COLOCAR O NOME DA ESCOLA fica na região COLOCAR A REGIÃO DA CIDADE (CENTRO, SUL, NORTE, LESTE) da cidade, no seguinte endereço: COLOCAR O ENDEREÇO COMPLETO DA ESCOLA. Este estabelecimento de ensino está vinculado à Secretaria MUNICIPAL OU ESTADUAL de Educação, e a professora NOME COMPLETO DA DIRETORA é a diretora em exercício. A escola funciona em período integral para o berçário e para as três turmas do maternal delimitadas para a realização do estágio.

PERFIL DO CORPO DOCENTE informar o perfil dos professores que acompanhou durante a realização do estágio. Informe o número de horas que realizou neste estágio, nível e quantos professores acompanhou Destaque as informações de cada professor conforme é solicitado. Você pode utilizar um nome fictício para identificar os professores, assim como utilizar uma tabela para colocar estas infor 2. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES Todas as atividades elaboradas pela equipe docente são estruturadas com vistas ao desenvolvimento global dos educandos. O trabalho pedagógico busca congregar várias perspectivas, estimulando o desenvolvimento cognitivo, as competências socioemocionais, a linguagem e a autonomia motora. A música é um elemento muito utilizado pelas professoras. Ela é um instrumento oportuno para que as crianças conheçam melhor umas às outras (a começar pelo nome); ela também é usada para que as primeiras noções numerais sejam apreendidas.

Em todos estes momentos, ela figura como elemento recreativo, de cunho integrador. Essa metodologia também ajuda a exasperar uma atmosfera de acolhimento, de alegria e de bem-estar para todos. Por meio da música, muitas inquietações dos educando também são dirimidas. Os livros são utilizados em vários momentos do dia como, por exemplo, numa sessão de contação de histórias após o café da manhã; antes de dormir, as crianças também escolhem um livrinho para interação; partindo-se daquilo que a criança já conhece , a oralidade também é sempre incentivada. Para fomentar a estruturação de uma rotina, as refeições são sempre feitas no mesmo horário. Pela manhã, todas as crianças são incentivadas a tomar leite (puro, sem aditivos), quando também é oferecido um acompanhamento.

O cardápio do almoço e do lanche da tarde são bastante variados, sempre primando por oferecer uma alimentação natural e saudável. As refeições são feitas de modo coletivo: os bebês menores são acomodados em cadeirinhas com segurança e, as crianças maiores, sentam-se juntas nas mesinhas. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.        FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. MONTESSORI, Maria. A criança – (tradução de Luiz Horácio da Mata). São Paulo : Nórdica, s. d. PIMENTA, S.

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