RELATÓRIO DE ESTÁGIO - INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA LEITURA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Durante a participação no projeto, pude perceber o quanto importante é para aqueles que um dia sentiram-se excluídos, terem a chance de obterem consultorias jurídicas, contábeis, entre outras áreas, evidencia o quanto a sociedade está carente não só de alimentos e outros elementos necessários para obterem uma boa qualidade de vida, mas, lhes faltam também, o básico de informações para estar em sociedade. O objetivo central dessa ação é promover ações em prol da melhoria de vida das pessoas da comunidade carente e potencializar as energias de todo o grupo voluntariado, ou seja, ambos estão unidos para apenas uma questão, melhoria de vida para todos. Seja de uma faixa etária diferente, seja de gêneros diferentes ou de classes sociais difusas, todos, exclusivamente, todos estão em prol de promover o bem estar, através de ruas de lazer, cantinhos de leitura para crianças e ações que promovam o crescimento social.

Ter a oportunidade de participar de um projeto tão importante como este me fez enxergar o mundo com mais possibilidades de oportunidades que englobam todas as classes sociais, além de conseguir construir uma empatia com o outrem e o ato de desenvolver liderança própria, no qual irá ocorrer o fortalecimento de valores importantes para a formação do caráter, como humildade, respeito, responsabilidade e amor ao próximo. Vale salientar também, que a importância desse movimento em prol da sociedade irá transparecer o objetivo que a própria instituição de ensino possui para com seus alunos. Durante o dia do voluntário ficou evidente que com a inserção da tecnologia as crianças poderão responder positivamente aos anseios sociais e educativos, sem precisar requer alterações em toda a sua dinâmica.

Então, seria viável serem feitas mudanças dentro do ambiente que muitas daquelas crianças passam grande parte do seu dia. Desse modo, incluir as atividades que as mesmas têm em seu dia-a-dia será de suma importância para que tudo ocorra de uma maneira leve, sem necessariamente ser algum tipo de obrigação para as crianças. O momento de voluntariar me fez ver o quanto a inserção tecnológica tornou-se essencial para entender a criança/aluno, naquele momento, e futuramente. Ao analisar o pensamento do autor, Coelho, vemos: “Favoráveis para manter a atenção e o interesse desse difícil leitor a ser conquistado”. Volto então para a intenção principal do projeto, buscar melhorias para todos, principalmente aqueles que possuem uma renda per capta baixa, e consequentemente, não possuem acesso a melhorias no seu dia a dia.

Em seu pensamento, Arroyo afirma, [. nada justifica, nos processos educativos, reter, separar crianças, adolescentes ou jovens de seus pares de ciclo de formação, entre outras razões, porque eles aprendem não apenas na interação com os professores-adultos, mas nas interações entre si. Os aprendizes se ajudam uns aos outros a aprender, trocando saberes, vivências, significados, culturas. ARROYO (1998, p. A escola e a família são de fundamental importância na vida das crianças que não possuem aprendizado dentes de pequenos, claro que devo ressaltar que o momento que estávamos nos voluntariando para transmitir conhecimentos para os pais da daquelas crianças, as quais fizemos a leitura, seria de grande importância para a melhoria de suas vidas, conseguimos fazer com que aqueles alunos e futuros alunos pudessem obter a oportunidade de estarem em socialização nos diversos espaços dos quais elas encontram-se.

No olhar da autora Mariana de Lima (2008), “as políticas vigentes são de grande importância para inclusão dessas crianças, principalmente, dentro do meio educativo com seus métodos e suas responsabilidades para com os alunos”. Enfim, chegamos a um dos tópicos centrais do projeto ao qual trabalhamos, as políticas públicas que não são vigentes dentro do nosso país. Ao iniciar o projeto, a certeza de que tive foi que seria essencial cada ação feita naquele dia pelos meus colegas acadêmicos, ter como prioridade a melhoria de vida das pessoas de baixa renda e que não possuem oportunidades dignas de resolverem seus problemas, sejam jurídicos ou de outra área. O trabalho voluntário traz consigo, repito novamente, uma notoriedade social, principalmente por parte das empresas que apoiam projetos sociais, motivo geralmente relacionado à questão da responsabilidade social e corporativa, este ato de estar valorizando a realização de trabalho está cada dia ganhando mais espaço, já que o verdadeiro responsável por cuidar desse ato de ajudar o cidadão não o faz, todos aqueles, inclusivamente todos, irão auxiliar no crescimento social de quem necessita.

para estas pessoas (o voluntariado) o trabalho é uma fonte de satisfação e engajamento pessoal, contrariamente à visão mecanicista e impessoal do trabalho apresentada pelas teorias tradicionais da administração (ANDION, 2002, p. Atualmente, ao olhar do autor, atribui-se como profissionalização do trabalho voluntário aquele momento de descoberta pela instituição e seus alunos. Busco defender não só a ideia de um trabalho organizado, sistemático e voltado para objetivos organizacionais, mas também o que tange ao seu modelo de gestão adotado. A própria universidade por possuir a utilização de técnicas gerenciais que permitam o alcance de melhores resultados organizacionais pelos próprios alunos veteranos, que mentores de turmas novas, salienta que o projeto não é algo profissional e designado pelo interesse próprio da instituição, mas busca constantemente a melhoria da gestão educacional e de uma sociedade como o todo.

Desta maneira, a prática do voluntariado, numa organização que já possui uma estrutura administrativa definida, pode torná-lo uma adequação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos, incorrendo-se no risco de não levar em consideração as diferentes racionalidades que norteiam essa atividade, limitando-o a regras que não se aplicam em sua realidade, ou seja, ambos, alunos veteranos e gestão educacional que cuida a muitos anos desse dia ímpar para nossas vidas, administra de uma maneira que saibamos que estamos fazendo aquele movimento não por nós, mas para todos que necessitam daquele momento de aprendizagem. Desde o início, quis evidenciar a inclusão escolar no contexto da Educação Infantil, como possível, contudo este é um caminho repleto de desafios a serem enfrentados por nós cidadãos, educadores e pais, com conhecimento, determinação e amor.

As crianças, especialmente aquelas que não tiveram contato com a educação desde cedo possuem seu próprio tempo, que deve ser analisado com cuidado e precisão. Principalmente, dentro do campo do ensino da religião, assunto hoje com tantas divisões sociais. Então, saliento que é fundamental que nesta fase seja oportunizado o primeiro contato com o universo religioso, tendo como base o saber de si para que a criança consiga reconhecer as diferenças do contexto social que a cerca, pois através deste processo é que ela conseguirá crescer em seu aspecto social e cognitivo. Em minhas escritas chego à conclusão que este dia possui, também, como intuito, movimentar e incluir estas bases de ensino inclusivo, social e conforto, dentro do ambiente escolar que envolva toda a equipe gestora, o voluntariado permite-me utilizar da criatividade e dos meus aprendizados em sala de aula para auxiliar todos aqueles cidadãos.

Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 1998. BRASIL.  Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. ed. Centro de ciências e Educação, Universidade Federal De Santa Catarina: Florianópolis, 2008. CARVALHO, R. E.  Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. ed. br/fortalecimento-dos-valores-conheca-a-importancia-de-envolver-criancas-e-jovens-em-acoes-sociais-2/> Acesso em 27 de Agosto de 2022. SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A.

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