Revisão Textual - Gestão ambiental - 258 trabalhos feitos para baixar

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A INTRODUÇÃO DO ALFABETO LIBRAS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

RESUMO- A Língua Brasileira de Sinais- Libras tem um papel fundamental na inclusão e comunicação dos indivíduos surdos na sociedade. Reconhecida legalmente através da Lei nº 5.626 de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, representa uma conquista marcada através de um longo período de mobilização e lutas sócias. No entanto, mesmo após um grande avanço, a admissão da Libras como primeira língua ainda encontra-se reduzida, principalmente quando nos referimos a inclusão de surdos na educação básica, em que muitas das vezes, os surdos ainda desconhecem ou até mesmo pouco conhecem a Libras. Desta forma, são induzidos a aprender o português como primeira língua. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância da aquisição da Libras como primeira língua para a comunidade dos surdos, como forma de representação e valorização da cultural e da identidade surda. Para tanto, através de um estudo de natureza bibliográfica, buscou-se refletir sobre a valorização da Libras como primeira língua, visando a garantia do indivíduo surdo ao direito a aprendizagem bem como sua inclusão social…

Palavras: 4125Páginas: 15

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A alfabetização consiste em um processo que vem motivando professores, pesquisadores e especialistas na busca por explicação, soluções e metodologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. No entanto, mesmo após um grande avanço o processo de alfabetização ainda apresenta dificuldades significativas e que, muitas vezes, essas dificuldades levam ao fracasso escolar. Partindo desse panorama, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados um melhor desenvolvimento no processo de alfabetização na educação infantil. Assim, encontramos no letramento uma eficaz ferramenta neste processo, uma vez que, essa perspectiva busca desenvolver no aluno habilidades de comunicação nos mais variados contextos sociais. Para tanto, partiu-se do método qualitativo de cunho bibliográfico, com esse estudo foi possível ampliar o campo de conhecimento sobre as estratégias de ensino que devem ser consideradas no processo de alfabetização dos alunos num contexto de letramento. …

Palavras: 5500Páginas: 20

ARTE E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO- O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o ensino da música aplicado no componente curricular Arte na educação infantil como ferramenta de desenvolvimento integral da criança, desta forma, buscou-se investigar os aspectos favoráveis, que o ensino e aprendizagem da música pode proporcionar aos educandos na educação infantil nos seus aspectos cognitivo, motor e social. Para tanto, partiu-se de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico analisando como o ensino de arte está prevista nos documentos oficiais e a importância do papel do professor neste processo. Com este trabalho, pretende-se levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando, sendo a música uma importante ferramenta neste processo. Assim, tais habilidades devem ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. …

Palavras: 3575Páginas: 13

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o ensino da música aplicado na educação infantil como ferramenta de desenvolvimento integral da criança, desta forma, buscou-se investigar os aspectos favoráveis, que o ensino e aprendizagem da música pode proporcionar aos educandos na educação infantil nos seus aspectos cognitivo, motor e social. Para tanto, partiu-se de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico analisando como o ensino de arte está prevista nos documentos oficiais e a importância do papel do professor neste processo. Com este trabalho, pretende-se levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando, sendo a música uma importante ferramenta neste processo. Assim, tais habilidades devem ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância da música para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação dos cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. …

Palavras: 4400Páginas: 16

A TEORIA DA AUTOPOIESE E SUA RELEV NCIA PARA A RETOMADA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

A dissertação sobre a teoria da autopoiese e sua relevância para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia é um trabalho científico ou acadêmico que analisa a aplicação da teoria da autopoiese no ensino. A teoria da autopoiese é uma teoria que se aplica a sistemas vivos, incluindo sistemas sociais, e permite compreender como esses sistemas se autoorganizam e se adaptam ao ambiente. A dissertação procura explorar como a teoria da autopoiese pode ser útil para compreender o processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia, considerando os fatores que influenciam esse processo, como a disponibilidade de recursos tecnológicos, as relações entre professores e alunos, e as estratégias de apoio aos alunos. A dissertação também avalia os limites da pesquisa atual sobre a teoria da autopoiese no ensino e aponta a necessidade de futuras pesquisas para explorar essa teoria de forma mais aprofundada e fornecer evidências mais consistentes sobre os efeitos da teoria no ensino…

Palavras: 1925Páginas: 7

Destruição Criativa

Resumo: O presente artigo visa a abordagem sobre economia de Destruição Criativa, teoria formulada pelo economista Austríaco Joseph Schumpeter em relação ao Capitalismo e suas transformações, esse artigo usará de questões Econômicas e sociais, fazendo referência em artigos e outros meios estabelecidos para que se consiga atingir o objetivo de se estabelecer relações entre a Economia de Destruição Criativa e o meio Social existente. Palavras chaves: Economia; Sociedade; Sociologia; Administração de Recursos e Teoria da Destruição criativa …

Palavras: 1650Páginas: 6

Gestão compartilhada

Resumo: O presente artigo apresenta a Gestão compartilhada, seu significado e respectiva atuação em prol do mercado e das questões de vivências atuais da sociedade contemporânea, tendo ênfase na gestão escolar, e fazendo uso de artigos, livros e ademais referências bibliográficas para que seja feito um comparativo teórico em prol das relações de gestão e gestão compartilhada em consideração ao ambiente escolar, sobre essa demanda se apresenta o seguinte artigo. Palavras chaves: Gestão Compartilhada; Sociedade; Gestão escolar. …

Palavras: 1650Páginas: 6

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Resumo: O presente artigo trata da relevância da produção de conhecimento acerca da inclusão, inclusão está que vai desde as camadas sociais a quesitos de outras maneiras de inclusão, seu significado e a importância em se tratar as necessidades de cada indivíduo para assegurar a produção de conhecimento para a Inclusão. Palavras chaves: Inclusão; educação; sociedade; conhecimento …

Palavras: 1650Páginas: 6

Portfólio Projeto de Vida e a Formação Integral dos Sujeitos - Pedagogia 5º e 6º Semestres

Todos os portfólios possuem capa, sumário, bibliografia, nos padrões da ABNT, todo completo. Com muito comprometimento, atendendo alunos de todo o Brasil, oferecendo o melhor conteúdo. Basta realizar algumas alterações no texto, dar sua originalidade e toque pessoal, para que não ocorra duplicidade. E Caso haja cálculos, não é necessário alterações. Aqui tem HONESTIDADE e você terá todo nosso apoio ao realizar a compra. Vale ressaltar, que podemos conversar, esclarecer dúvidas e entender qual a sua necessidade acadêmica. Atendemos portfólios dos cursos de Administração, Ciências contábeis, de Gestão, Tecnologias e outros cursos. #ads #administracao #cienciascontabeis #contabilidade #laborlife #unopar #Anhanguera #economia #portofolio #PortfolioAnhanguera #pti #portfolioead #Portfoliouniderp #portfoliounopar #produçaotextualinterdisciplinar #gestaopublica #biomedicina #recursoshumanos #gestaofinanceira #gestaohospitalar #pedagogia…

Palavras: 4400Páginas: 16

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL X HELENA ANTIPOFF

ESSE TRABALHO ACADEMICO FOI REALIZADO COM O INTUITO DE VERIFICAR E COMPROVAR ATRAVÉS DOS AUTORES O QUANTO E INTERCULTURALIDADE TEVE O TRABALHO DE HELENA ANTIPOFF NO BRASIL…

Palavras: 1100Páginas: 4

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO RESUMO Este trabalho tem como objetivo principal, de demonstrar a importância da influência da tecnologia, para o desenvolvimento do aprendizado no período da pandemia. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa com o intuito de descrever sobre as escolas, novas gerações e novas tecnologias, buscando descrever de acordo a história até os dias atuais, no cenário atual da educação digital. Os resultados encontrados foram: Que a educação deve seguir o desenvolvimento social. Diante disso, cabe ao professor, se utilizar de ferramentas digitais, para melhor associação do aluno, no universo que ele está inserido, fazendo com que o conhecimento, possa ser passado e transmito de forma fortalecedora, refletindo no educando, a absorção eficiente de todos os conhecimentos, fornecidos pelo educador de forma eficiente e definitiva. …

Palavras: 3850Páginas: 14

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO…

Palavras: 4125Páginas: 15

LIBRAS E AS DIFICULDADES DA INCLUSÃO

A língua de sinais brasileira é composta por línguas de sinais chinesas típicas e segue os mesmos princípios da linguagem falada. Eles absorvem o conteúdo cultural do usuário, incluindo regionalismo, expressões típicas e linguagem. Esta é uma língua viva, cada país tem a sua própria língua, não é uma língua universal, por isso, sob a premissa de promover a inclusão, mesmo que diferente dos outros métodos, será ensinada a todos os alunos independentemente do sexo. O pré-requisito é respeitar o estilo e o tempo de aprendizagem dos alunos, para que as pessoas possam obter conhecimentos de forma igualitária. Palavras-chave: Língua. Libras. Inclusão. …

Palavras: 3025Páginas: 11

INDISCIPLINA ESCOLAR

O presente artigo tem por finalidade analisar a indisciplina no ambiente escolar, suas causas, manifestações e quais fatores colaboram para o agravamento do problema. Também aborda percursos adequados para a mudança de caráter disciplinar, apresentando estratégias para a possível solução de conflitos existentes na escola. Através da pesquisa realizada, busca-se melhorar o convívio escolar, sendo que em todas as escolas os casos de indisciplina são comuns, mas não podem ser simplesmente tratados com uma simples conversa com o orientador pedagógico e uma promessa de que não se repita as atitudes que por fim acabam acontecendo repetidamente envolvendo os mesmos personagens a cada versão dos fatos…

Palavras: 3025Páginas: 11

Paper de estágio Uninassau Diversidade nos anos iniciais Aprendendo a respeitar as diferenças do outro

O seguinte trabalho reuniu as etapas do desenvolvimento do projeto de estágio virtual, tendo como área de concentração o eixo educação e diversidade enfatizando o tema diversidade nos anos iniciais: aprendendo a respeitar as diferenças do outro. A escolha desse tema se deve a necessidade que as escolas na atualidade tem de repensar novos modelos de educação que respeitem a diversidade e as diferenças de cada um, essa diversidade vai muito além das múltiplas culturas, da aparência, nacionalidade e etnia. As discussões que o tema trouxe implica em muitas outras questões, a diversidade proporcionou uma remodelação do sistema de ensino trazendo para as salas de aula alunos que antes eram mantidos em outras instituições escolares, separados dos demais. Foram produzidas atividades que auxiliem na adaptação de práticas pedagógicas para o ensino remoto, e também que promova a integração, formação do caráter, possibilitando desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, como respeito, empatia, fraternidade, solidariedade, autoconsciência, autogestão, consciência social. A metodologia adotadas foram realizadas a distância, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, estudos e reflexão de: estratégias metodológicas e documentos curriculares; formas e procedimentos de avaliação; elaboração dos planos de aula e em suas socializações; promovendo assim uma condução, apropriação e reflexão sobre esse ciclo de atividades da prática letiva. …

Palavras: 1650Páginas: 6

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO TRADICIONAIS E ATUAIS UMA REVISÃO DE LITERATURA

Texto em formatação ABNT. comparação entre métodos tradicionais e atuais de avaliaçãoescolar. No contexto escolar a avaliação, tem como finalidade atribuir notas com o intuito de mapear a vida do aluno, no que diz respeito às suas aptidões e atribuindo-lhe valores estimados mediante as realizações de suas atividades de teor avaliativo. A atual prática demonstrada pela avaliação do rendimento escolar, tem mostrado como sua principal função, a classificação e não o diagnóstico…

Palavras: 3025Páginas: 11

OS JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento da criança por permitir a apropriação da cultura por meio de atividades criativas e prazerosas de aprendizagem. Desta forma, os jogos e brincadeiras são levados para dentro da sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, proporcionando ao aluno a aproximação do conteúdo, além de desenvolver a socialização, a criatividade, a coordenação motora de maneira divertida e atraente para a criança. Desta forma, o trabalho com o lúdico vem ao longo dos anos conquistando reconhecimento e espaço como metodologia para o ensino e aprendizagem. No entanto, mesmo após um avanço nas pesquisas sobre a eficácia do lúdico no desenvolvimento da criança ainda depara-se com instituições que persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais…

Palavras: 5500Páginas: 20

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Atualmente presencia-se uma significativa evolução nas práticas pedagógicas, nas políticas públicas da educação e na percepção do aluno em seu processo de formação. No entanto, mesmo diante dos avanços nas pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem ainda depara-se com resultados preocupantes que, muitas vezes, levam ao fracasso escolar. Partindo desse cenário, a psicopedagogia surge da necessidade de compreender o processo de desenvolvimento da aprendizagem, e com isso criar condições necessárias para garantir o desenvolvimento integral do aluno, intervindo em problemas que atribuem a defasagem escolar. Para tanto, busca fundamentos da Pedagogia, da Psicologia e das diversas áreas que se dedicam e atuam no estudo do desenvolvimento do indivíduo e no aprimoramento dos processos de aprendizagem. Desta forma, o psicopedagogo cria estratégias que possibilitem minimizar as dificuldades em relação ao desempenho dos alunos e na atuação do professor. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho objetiva realizar uma breve análise sobre a importância da Psicopedagogia no âmbito institucional, uma vez que, está ciência possui conhecimentos que possibilitam diagnosticar problemas de aprendizagem e criar estratégias educacionais. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do conhecimento sobre o processo de aprendizagem para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. …

Palavras: 4400Páginas: 16

PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇAO DE SURDOS

Este relatório de estágio tem como objetivo observar e analisar os processos avaliativos do desempenho escolar dos estudantes surdos na educação básica. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica seguida de observação em sala de aula finalizando com regência. Em relação a temática selecionada para este estágio, a avaliação de surdos, foi possível observar que a professora sente muita insegurança ainda tanto em elaborar o planejamento de conteúdo, na utilização de recursos didáticos e ainda mais quanto a avaliação da aluna, recorrendo por diversas vezes ao profissional intérprete de Libras. Concluímos então que a avaliação do aluno surdo é tradicional utilizando a mesma base para os alunos ouvintes sem quaisquer considerações diferenciadas ou adaptações e flexibilizações, necessitando assim que as ações de forma conjunta da escola em relação a prática e avaliação deste sujeito sejam revistas. Palavras-chave: estágio; avaliação; regência…

Palavras: 3300Páginas: 12

ESCOLA E FAMÍLIA A IMPORTÂNCIA DESSA UNIÃO PARA A PRÁTICA COMPLETA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO

O trabalho fala sobre a inclusão da familia na escola. Possui 20 páginas somente de conteúdo (introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências), não possui elementos pré - textuais (resumo, sumário e etc..). Artigo sem plágio, já verificado no programa copyspyder. Por ser um trabalhado enviado em word favor verificar se as configurações foram mantidas pois há diferença nas versões de cada programa…

Palavras: 5500Páginas: 20

A importância do Pedagogo

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO TER UM OLHAR MAIS AMPLO AO TRABALHAR COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM…

Palavras: 550Páginas: 2

RESOLUÇÃO PORTFOLIO Uma gestão participativa em ambientes digitais

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3575Páginas: 13

RESOLUÇÃO PORTFOLIO A base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3025Páginas: 11

A LUDICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. As atividades desenvolvidas contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que a relação entre o brincar e a aprendizagem, retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem. Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Criança em idade pré-escolar. Ludicidade. …

Palavras: 2475Páginas: 9

EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO

RESUMO O texto, a partir de uma revisão bibliográfica e de análise documental, visa alcançar dois objetivos básicos. Fazer uma retrospectiva histórica da dualidade estrutural entre a educação profissional e a educação básica, assim como a funcionalidade desse fenômeno ao tipo de desenvolvimento socioeconômico do país. Em seguida, se analisam possibilidades de articulação entre essas esferas educacionais com o fim de contribuir para o rompimento da mencionada dualidade. Conclui-se que, nos dias atuais, majoritariamente, o ensino médio privado e público, passa por uma crise de identidade e sentido. Conclui-se também que uma das formas de contribuir para a construção de sentido e identidade para o ensino médio é buscar a sua integração com a educação profissional e a ampliação gradativa e com qualidade da sua oferta nos sistemas públicos educacionais. Conclui-se ainda que essa expansão não visa, em princípio, a sua universalização. Entretanto, objetiva sedimentar as bases de uma futura educação tecnológica ou politécnica que deverá ser universal, pública, gratuita, laica e de qualidade, a ser implantada quando as condições objetivas da sociedade brasileira assim o permitir. Palavras-chave: educação básica. educação profissional. dualidade. integração …

Palavras: 8525Páginas: 31

GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

RESUMO Esta pesquisa foi realizada junto a sete universidades federais brasileiras com a finalidade de conhecer as ações estratégicas de gestão por elas desenvolvidas para atender aos alunos com deficiência, comparando suas ações internas quanto às políticas de educação inclusiva praticadas no processo de criação e consolidação dos respectivos núcleos de acessibilidade. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando um estudo comparativo dessas instituições federais de ensino superior com a UFMG para verificar as ações efetivadas na gestão das políticas públicas quanto ao apoio didático pedagógico aos discentes e, em especial, aos deficientes visuais. O estudo comprovou que quase todas as instituições pesquisadas estão cumprindo as recomendações legais orientadas pelo MEC e o processo de desenvolvimento das políticas de inclusão se dá nelas de forma diferenciada: enquanto em cinco delas o processo já está consolidado, numa ainda está em implantação e em outra existem apenas ações fragmentadas. Além disso, os coordenadores têm tido a preocupação de tratar a educação inclusiva de forma mais ampla aliando as políticas de ações afirmativas com a inclusão social de alunos oriundos da escola pública, de indígenas e afrodescendentes assegurando o ingresso no ensino superior. Palavras-Chave: gestão social, políticas públicas de inclusão, ensino superior, deficiência visual, núcleo de acessibilidade. …

Palavras: 4400Páginas: 16

RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA

RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A FORMAÇÃO DOS DOCENTES E PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

trabalho totalmente escrito por mim , tenho outros prontos tambem , e nesse valoor eu ainda posso auxiliar o aluno dentro dos contextos escritos por mim com a finalidade de expor as ideias do comprador com mais enfase de detalhes . a minha nota reciba foi nove ai vai depender das exigencias abordadas pela sua banca porém nada que eu não possa modificar …

Palavras: 4125Páginas: 15

A infância da modernidade sob a ótica foucautiana

Este texto busca abordar alguns conceitos da teoria de Foucault e sua perspectiva de infância. Há uma breve revisão histórica sobre a infância e sua “descoberta” com Ariès, um importante historiador francês. Abordaremos também a criança como sujeito e sua institucionalização através dos estudos de Moruzzi. Buscaremos relacionar as ideias dos três autores ao longo. O texto está organizado em quatro tópicos, no primeiro faremos uma breve introdução ao pensamento de Foucault, suas principais ideias e em seguida, sua perspectiva sobre a infância. O tópico seguinte aborda a criança e a infância numa perspectiva histórica através dos estudos de Ariès e por fim no ultimo tópico chamado a institucionalização da criança e da infância é trazido algumas questões quanto ao processo histórico das instituições de ensino. Por fim, as conclusões possuem reflexões e opiniões pessoais baseadas nos autores citados ao longo do texto. O TRABALHO FOI ENTREGUE NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO " A RELAÇÃO DO SABER" DA UFSCAR NO ANO DE 2020…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE PROFESSORES E ALUNOS COM TRANSTORNO ASPECTO AUTISTA

Os objetivos explorados nesse artigo, são complexas as questões que envolvem a inclusão, pois se trata de uma realidade a ser trabalhada, compreendida e aceita pela escola, pela família e pelo meio social. …

Palavras: 4950Páginas: 18

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES ENSINO APRENDIZAGEM

Este trabalho abordou a importância do Psicopedagogo Clínico e Educacional, pois esta profissão atualiza e amplia a apresentação completa e sucinta dos procedimentos básicos da ação psicopedagógico, e também as funções multidisciplinares que este profissional exerce, sendo que nesta perspectiva, o psicopedagogo não é um mero “solucionador” de problemas…

Palavras: 2750Páginas: 10

Higiene da alimentação

Fala sobre a importância da higiene na educação infantil e sobre a higiene alimentar…

Palavras: 1650Páginas: 6

Planos de aula educação infantil e ensino fundamental I

Planos de aula com proposta e descrição a atividades…

Palavras: 10725Páginas: 39

A importância da educação a distância

Dissertação argumentativa sobre A importância da educação a distância…

Palavras: 275Páginas: 1

COMO MELHORAR OS MODELOS DE GESTÃO

O Brasil passou anos, por um lento processo, até que se pudesse ter a existência de uma Educação Infantil de qualidade. Dessa maneira, com o passar dos tempos a legislação passou a ter documentos que apresentam a importância da educação de qualidade, para todos e com metas a serem desenvolvidas e conquistadas. Esse estudo apresenta uma reflexão sobre os modelos de gestão e como pode existir melhorias sobre o mesmo, tendo como objetivo geral apresentar os desafios da gestão e como podemos melhorar os modelos de gestões existentes. Através de uma revisão bibliográfica de artigos, livros, revistas, teses de mestrado e doutorado e documentos legais sobre a temática. Foi possível verificar, que os grandes desafios da gestão estão relacionados a qualidade das práticas pedagógicas que serão desenvolvidas na escola, a formação continuada dos professores e a colaboração de todos no processo de ensino aprendizagem das crianças, sendo assim se existir uma…

Palavras: 2200Páginas: 8

Breve resumo histórico da EJA

A Educação de Jovens e Adultos ao longo da história tem sofrido inúmeros embates nos campos educacionais e políticos. As mais variadas visões de realidade sobre essa modalidade, foram alterando sua importância e formato e viabilizando ou não o acesso de jovens e adultos a educação. Ora, a Educação de Jovens e Adultos era vista como apenas um processo de alfabetização que aumentaria os indices educacionais do país ou prepararia o adulto para a mão de obra desenvolvimentista, ora foi vista como importante para reinserir individuos no mercado de trabalho ou até apenas como uma modalidade corretora das lacunas deixadas pela educação do país. Desde o período imperial, perpassando pela primeira república, pela MEB, MOBRAL, até chegarmos a LDB e o Parecer CNE/CEB 11/2000 discutiremos como a classe dominante manteve quase que fixa sua visão a respeito dessa modalidade e de como os espaços relegadas a EJA são quase sempre lesivos ou deficitários para o processo de aprendizagem…

Palavras: 2750Páginas: 10

PORTFÓLIO A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas - PEDAGOGIA 2 E 3 SEMESTRE

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido. Caso prefira o exclusivo, abra um pedido no site direcionado a mim…

Palavras: 3025Páginas: 11

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

A democracia é um direito constitucional conquistado através de um logo processo marcado por lutas e mobilizações sociais, neste sentido, um governo democrático está fundamentada na participação de todos os cidadãos de maneira igualitária nas mais diversas esferas sociais. A educação é uma ferramenta importante na consolidação da democracia, pois objetiva formar sujeitos críticos preparados nos aspectos físicos, social, cognitivo e emocional para exercer o seu papel social. …

Palavras: 5500Páginas: 20

PLANO DE AULA: DIA DA ÁRVORE – 21 DE SETEMBRO

Plano de aula interdisciplinar para o Ensino Fundamental (anos iniciais) Tema: Dia da árvore!…

Palavras: 1650Páginas: 6

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NA ESCOLA

O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre a acessibilidade arquitetônica em instituições de ensino. Assim, reconhece-se que para que a inclusão de fato aconteça é preciso eliminar os obstáculos que limitam ou até mesmo impossibilitam a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em ter acesso as mais diversas dependências que compõem a estrutura escolar. Em vista disso, o estudo dá ênfase a arquitetura da escola que deve dispor de um ambiente preparado para acolher a todos. …

Palavras: 3300Páginas: 12

A importância da afetividade na rotina da Educação Infantil

O presente artigo tem como principal objetivo discutir a importância da afetividade na rotina da educação infantil, tendo na Base Nacional Comum Curricular e legislações como a Lei de Diretrizes e Bases como referências a respeito do conceito de educação infantil e sua delimitação. Gonçalves (2015), Barbosa e Horn (2001) conceituam a rotina no periodo da educação infantil. Para melhor delimitar as fases do período infantil e a afetividade, observamos os trabalhos de Vygotsky (1995, 2003 e 2004) e Wallon (1995). Todos estes conceitos citados foram desenvolvidos através de revisão bibliográfica. Fica evidente através dos estudos supracitados que há uma importância fundamental do afeto na rotina da educação infantil, tendo em vista, que os individuos têm na afetividade um processo comum de desenvolvimento dos processos cognitivos, emocionais e sensório-motor e portanto, torna-se importante que o docente de educação infantil compreenda que o afeto é fundamental na rotina escolar dos discentes infantes. …

Palavras: 3025Páginas: 11

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA X TDAH NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O presente artigo tem como objetivo explicitar a questão do TDAH e dislexia na educação, trabalhando as questões de inclusão, a relação professor alunos e a aprendizagem no processo educativo; o objetivo geral da pesquisa destaca a análise do TDAH e a dislexia. …

Palavras: 4125Páginas: 15

POESIA NO RÁDIO ESCOLAR

Artigo sobre ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOCULTURAIS E TECNOLÓGICOS DO RÁDIO E A EDUCAÇÃO…

Palavras: 1650Páginas: 6

A LUDICIDADE OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. As atividades desenvolvidas contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que a relação entre o brincar e a aprendizagem, retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem. Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Criança em idade pré-escolar. Ludicidade. …

Palavras: 2475Páginas: 9

A Arte para Desenvolvimento Profissional

Usar a arte como um importante instrumento para educação e o desenvolvimento profissional, é eficaz e funciona para o desenvolvimento de novas experiencias e de diferenciar os níveis de consciência e formação de si mesmo e de vários meios da personalidade. Muitos autores afirmam e definem esse desenvolvimento, logo, temos Max que afirma o ser social como algo que vai ser compreendido na raiz histórica e no material, assim tem-se a visão da concepção do homem e suas necessidades. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é sobre o desenvolvimento profissional através da arte, por intermédio de um levantamento bibliográfico qualitativo de livros, artigos científicos, dissertações e Sites. Assim, ficou evidente que foram necessários muitos anos até que a Arte passasse a ser vista além de uma simples manifestação artística. Atualmente temos no trabalho artístico uma representação cultural, histórica, subjetiva e que contém todo elemento inerente ao estilo e história do artista…

Palavras: 2200Páginas: 8

LÚDICO: UM RESGATE AO PRAZER DE APRENDER

Existe um mundo onde as crianças brincam, se divertem, criam brincadeiras novas, usam toda a sua inocência para usufruir de todas as singularidades, surpreendem, transformam, enfim, um mundo onde a criança é sua forma mais pura, uma simples criança que gosta de brincar. Este mundo está acabando. …

Palavras: 2475Páginas: 9

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PRÍNCIPIOS NORTEADORES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA

O artigo tem como intenção elucidar como a introdução da documentação pedagógica no ensino pode orientar e fazer refletir o professor no processo educacional. O uso da documentação pedagógica como um instrumento de reflexão da prática de ensino pode favorecer positivamente o trabalho docente, gerando novas formas de se trabalhar os saberes…

Palavras: 2475Páginas: 9

A Importância do brincar no Desenvolvimento Psicomotor da Criança Portadora de Necessidades Especiais

Este artigo questiona a importância em desenvolver pesquisas para auxiliar os educadores no que diz respeito ao desenvolvimento psicomotor das crianças, inclusive portadores de necessidades especiais. Tem como objetivo analisar a realização das atividades lúdicas no ambiente escolar buscando compreender a eficácia do brincar e da psicomotricidade em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Trabalho entregue em 13/05/2020 Nota:10,00…

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho realizado teve como tema: A importância da literatura na educação infantil, e objetivo: Identificar condições que venham contribuir para o desenvolvimento do hábito da leitura na escola; Desenvolver o gosto pela leitura dos mais variados gêneros textuais; Compreender a importância do ato de ler; Apresentar a leitura como forma de entretenimento. A problemática apontada girava em torno de buscar soluções para entender: Como a leitura na escola pode contribuir para a formação do conhecimento dos educandos tornando-os bons leitores críticos e reflexivos? Esse trabalho foi realizado com o intuito de utilizar um fator determinante na vida de estudantes e professores, uma vez que se trata de um dos processos mais relevantes na formalização do conhecimento. A importância da prática do hábito de ler vem a cada dia ganhando força em seus diversos caminhos, pois é um dos diversos segmentos, sendo um dos requisitos básicos na aprendizagem do individuo. No âmbito de desenvolver um espaço para o hábito da pratica da leitura no espaço escolar e, principalmente, em sala de aula, o educador deve se questionar sobre o papel da leitura na vida social do aluno em formação…

Palavras: 3850Páginas: 14

APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho tem por objetivo verificar se os jogos e brincadeiras estão sendo usado como instrumento facilitador da aprendizagem em turmas da educação infantil, pois enquanto a criança se diverte, ela interage com o mundo e o meio ambiente de forma prazerosa e dinâmica, além de preparar-se para o aprender pedagógico, exercitando sua imaginação. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa do tipo bibliográfica. Sendo uma ferramenta pedagógica, o lúdico constitui-se um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, que possibilita à criança a construção de seus conhecimentos por meio de desafios, formulação de hipóteses, resolução de problemas de modo efetivo e concreto…

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO ATUAL

O tema deste artigo versa sobre a “Importância da Gestão Escolar na Educação Atual”, vem mostrar o quão é relevante uma escola está sedimentada numa administração democrática e participativa, ganhando desta forma uma instituição que prima pela união de todos em prol de uma escola verdadeiramente inclusiva no que diz respeito a todos os atores que fazem parte de um educandário. …

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO ESCOLAR EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Este trabalho trás como tema, “A Importância da Orientação Escolar Educacional no Ensino Fundamental” e tem como objetivo geral, evidenciar a verdadeira função de um orientador educacional no âmbito escolar e como o mesmo exerce um papel de suma importância para a vida dessas instituições de ensino. Para obtenção exitosa do objetivo proposto neste artigo, essa pesquisa foi fundamentada em literaturas específicas sobre orientação escolar e as reais atribuições do orientador escolar no auxílio do ensino-aprendizagem dentro de um educandário. …

Palavras: 825Páginas: 3

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo visa a análise da importância do lúdico no desenvolvimento, aprendizagem e na construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. O objetivo desse trabalho é compreender o significado do universo lúdico, saber quão importante e significativo é o brincar; pois a criança comunica se com ela mesma e com o mundo, estabelecendo relações sociais, constrói conhecimento, personalidade e os benefícios que o mesmo proporciona no ensino e na aprendizagem infantil. …

Palavras: 8250Páginas: 30

O PERFIL DO EDUCADOR DA ATUALIDADE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO CONTEMPORANÊA

Este artigo versa sobre “O Perfil do Educador da Atualidade para Atender as Necessidades da Educação Contemporânea”. E tem como objetivo geral refletir sobre os paradigmas de professor que os dias de hoje requer. Especificamente pretende-se analisar a prática educativa e as exigências da sociedade; reconhecer o perfil do professor na atualidade e identificar a relação entre a Didática e a formação do professor, refletindo sobre seu compromisso social e ético. …

Palavras: 8250Páginas: 30

GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA DE QUALIDADE NO ENSINO PÚBLICO

O presente artigo trata-se de uma abordagem teórica cujo tema se refere à gestão escolar e a construção de uma proposta pedagógica democrática como requisitos de grande relevância para que o processo educativo tenha um padrão de qualidade aceitável. Seu objetivo é compreender a importância de se realizar uma administração democrática onde todos os agentes envolvidos no método de ensino-aprendizagem possam ter uma participação ativa e envolvente, desenvolvendo novas teorias e técnicas criativas para o alcance dos objetivos propostos. …

Palavras: 8250Páginas: 30

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho trás como tema, “A Importância da Contação de História na Educação Infantil “ e tem como objetivo analisar a importância da Contação de História no desenvolvimento psicologico, cognitivo, na linguagem, na escrita e na interação das crianças consigo e com o mundo que os rodeia…

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

As inovações no processo de administração escolar imprimiram mudanças na noção de função que pode ser sentida como uma visão superada, considerando-se que a autonomia da escola e a gestão atual extrapolam essa questão, em face da necessidade de construção de medidas participativas, a partir da interação entre a direção administrativa e o corpo docente. Conclui-se que refletir sobre a função de cada profissional no ambiente escolar favorecer a identidade e a redução de conflitos internos. É necessário que cada profissional como o orientador educacional possa se visualizar como um profissional na construção de conhecimentos e das competências necessárias para pensar e agir com horizontes mais amplos. …

Palavras: 825Páginas: 3

O LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O desenvolvimento da psicomotricidade é observado através da evolução da criança no processo de interação com o meio em que esta está inserida, ou seja, se dá numa conquista que aos poucos vai ampliando e desenvolvendo a capacidade de adaptar-se às suas necessidades. Este artigo tem por objetivo compreender a eficácia do lúdico e da psicomotricidade em relação à aprendizagem ao desenvolvimento psicomotor da criança. É necessário e preciso compreender a psicomotricidade e sua importância para o desenvolvimento infantil, além disso, entender a relação entre mente e corpo de acordo com a psicomotricidade, verificando como o uso do lúdico pode afetar o desenvolvimento psicomotor, assim como analisar de que forma o lúdico pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento psicomotor infantil…

Palavras: 825Páginas: 3

A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Este estudo aborda a violência no contexto escolar, fazendo uma breve análise do enfrentamento da violência na escola. Os objetivos consistiram em: compreender a abordagem histórica da violência; estabelecer a distinção entre violência, incivilidade e indisciplina; explicar as manifestações da violência na escola, violência da escola e violência á escola e identificar as ações realizadas na escola para minimizar o fenômeno da violência. As escolas devem unir forças com os pais, direção, professores e comunidade para dialogar sempre com alunos sobre não revidar com violência o que pode ser resolvido com um simples diálogo. Portanto, após esse estudo, os resultados apontaram que a violência urbana apresenta um impacto positivo, mas, infelizmente percebe-se que a escola localizada em cidades mais violentas tem maior número de evasão escolar afetando negativamente para a continuação dos estudos nas escolas por causa da violência que adentrou a âmbito educacional…

Palavras: 1100Páginas: 4

A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O presente artigo trata da importância da alfabetização na idade certa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Tem como objetivo, compreender a relevância de alfabetizar a criança na idade certa, ressaltando o quão é essencial um ambiente alfabetizador para propiciar o ensino da alfabetização e explicitar de forma significativa o ato de alfabetizar em processo integrado ao letramento…

Palavras: 1100Páginas: 4

Educação indigena

Trabalho na área da educação. Aborda acerca da inclusão social, especialmente quanto ao povo indígena. …

Palavras: 3850Páginas: 14

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL

O presente artigo de revisão faz uma análise acerca das concepções históricas da inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais em relação à inclusão escolar e social desses indivíduos. Para desenvolvimento deste estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica com base na literatura específica…

Palavras: 3575Páginas: 13

Interdisciplinaridade: uma prática na educação infantil

Este estudo faz uma analise reflexiva com base nos estudos bibliográficos (teses, artigos e livros de autores da área) que relatam práticas interdisciplinares na educação infantil envolvendo duas ou mais disciplinas do currículo escolar, sobre o tema: “Interdisciplinaridade: uma prática na Educação Infantil”. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Formação Continuada de Professores

O trabalho traz uma breve abordagem a cerca da importância da formação continuada do docente do ensino superior bem como o contexto da sua atuação…

Palavras: 3025Páginas: 11

O trabalho da Psicopedagogia com os Jogos Digitais

Sua apresentação se dará da seguinte forma, inicialmente serão sinalizadas algumas questões referentes a contextualização dos jogos digitais e seu processo de evolução na sociedade e sua importância na educação e no processo de aprendizagem. No segundo momento, serão apresentadas algumas possibilidades de intervenção psicopedagógica, que desafiam os educandos, a aprenderem dentro de um contexto motivador e lúdico. No terceiro momento, serão apresentadas algumas considerações sobre as possibilidades de trabalho com os jogos digitais no processo de intervenções psicopedagógicas. E por fim, serão destacadas as questões que nortearam este trabalho, a metodologia, o levantamento dos jogos digitais escolhidos e algumas considerações da pesquisa realizada…

Palavras: 4400Páginas: 16

Silvina Ermelinda Xavier de Brito

Silvina Ermelinda,Tinha grande influência na sociedade, era sócia do Gabinete Literário de Goiás e contribuiu com a construção de uma biblioteca através de doações de livros e contribuições de mais de 17 mil réis…

Palavras: 2750Páginas: 10

Contação de historias

resumo , introdução, denvolvimento e conclusao na visao do professor no processo ensino aprendizagem…

Palavras: 4125Páginas: 15

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A INCLUSÃO

Há que se mudar, pensar no desenvolvimento humano, deixar de justificar as falhas profissionais na deficiência do outro, é preciso vencer as incapacidades pessoas, em nome do compromisso e comprometimento com a responsabilidade social da profissão e do ato de “ensinar” ou seja mediar a aprendizagem. O objetivo do trabalho é analisar através de revisão bibliográfica a produção de conhecimento para a inclusão. A pesquisa tratou-se de revisão da literatura na busca de artigos publicados entres os anos de 2013 a 2020 sobre o critério de inclusões dentro de uma instituição e como educador precisa pautar-se em práticas que facilitem o processo de desenvolvimento da linguagem das crianças, tornando as suas interações cotidianas uma fonte fecunda de estímulos…

Palavras: 2475Páginas: 9

Portfólio A palavra escrita provoca laços e embaraços no mundo virtual - Pedagogia 202002

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido. Caso prefira o exclusivo, abra um pedido no site direcionado a mim…

Palavras: 2750Páginas: 10

QUALIDADE DE ENSINO E SAÚDE MENTAL.

Olá! Este trabalho pode ser classificado tanto para: pedagogia, sociologia ou ainda, psicologia. Ele está de acordo com as normas da ABNT e, contém orientações sobre como prosseguir corretamente com a dissertação. Aqui, forneço a ideia inicial e introdução. …

Palavras: 825Páginas: 3

EDUCAÇÃO DOMICILAR

Os pais hoje estão cada vez mais conscientes de que são capazes de desenvolver modelos de adaptação ao caráter da criança e ao estado psicológico da criança. E de utilizar o Ensino domiciliar como substituto da educação formal. Este estudo tem como objetivo determinar a educação domiciliar e como o papel da educação domiciliar na era digital atual. Este é um estudo de literatura. A educação domiciliar é a esperança dos pais de proporcionar uma educação capaz de desenvolver valores religiosos e morais nas crianças e proporcionar um ambiente de aprendizagem confortável para as crianças. …

Palavras: 1925Páginas: 7

PLANO DE CURSO: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este plano de curso tem o objetivo de servir como base curricular para o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da Educação Infantil, mais especificamente nos grupos de 04 e 05 anos. O conteúdo programático contemplará temas vinculados a vivência e a existência da criança de maneira que consiga estabelecer relação com o mundo ao seu redor, explore as possibilidades e principalmente tenha a sua humanidade deshttps://studybay.app/trabalhos-prontos/addenvolvida. …

Palavras: 6875Páginas: 25

SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE - HISTÓRIA

Primordialmente, será buscado perceber o conhecimento que as crianças já possuem, e permitir uma construção do conhecimento participativo e atrativo aos interesses dos discentes. Para tal, é preciso que o docente desenvolva uma aula que permita o dialogo, como exemplificamente uma roda de conversa mais livre, que possibilite que o discente sinta-se à vontade para contar suas experiências, o que já compreende sobre o conteúdo, além de seus anseios curiosos a respeito da temática. Sobretudo, é fundamental articular bem o repertório do conhecimento prévio por parte do aluno e o conteúdo a ser ministrado, para que deste modo abranja um leque maior de conhecimento dos educandos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

SEQUENCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA

Este trabalho foi elaborado com base em quatro aulas cujas temáticas foram: Alfabetização Cartográfica, Paisagem, Clima e tempo e Território em comunidades tradicionais. Visando elaborar planos de aula que abordem estes temas para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental…

Palavras: 3850Páginas: 14

BREVE RESUMO POLÍTICO - HISTÓRICO DA EJA

A Educação de Jovens e Adultos ao longo da história tem sofrido inúmeros embates nos campos educacionais e políticos. As mais variadas visões de realidade sobre essa modalidade, foram alterando sua importância e formato e viabilizando ou não o acesso de jovens e adultos a educação. Ora, a Educação de Jovens e Adultos era vista como apenas um processo de alfabetização que aumentaria os indices educacionais do país ou prepararia o adulto para a mão de obra desenvolvimentista, ora foi vista como importante para reinserir individuos no mercado de trabalho ou até apenas como uma modalidade corretora das lacunas deixadas pela educação do país. Desde o período imperial, perpassando pela primeira república, pela MEB, MOBRAL, até chegarmos a LDB e o Parecer CNE/CEB 11/2000 discutiremos como a classe dominante manteve quase que fixa sua visão a respeito dessa modalidade e de como os espaços relegadas a EJA são quase sempre lesivos ou deficitários para o processo de aprendizagem…

Palavras: 3025Páginas: 11

PORTFOLIO METODOLOGIAS ATIVAS NO TRABALHO COM BRINCADEIRAS E JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Curso: Pedagogia 5/6 - 2020/02

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 4125Páginas: 15

Sala de aula invertida: a contribuição dos jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais

As demandas que o mundo digital impõe aos processos educativos da contemporaneidade compõem o pano de fundo temático no qual esse artigo está situado. O presente trabalho tem como objetivo investigar e apresentar as possíveis contribuições dos jogos digitais educativos dentro da perspectiva da sala de aula invertida. Para tanto, foram interpretadas algumas bibliografias que discutem as temáticas e autorizam uma reflexão que intersecciona as questões em torno do mundo virtual, a sala de aula invertidas, ludicidade e jogos digitais nos processos de ensino aprendizagem das séries iniciais do Ensino Fundamental…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DO EJA E O PAPEL DO PROFESSOR NESSA MODALIDADE DE ENSINO

TRABALHO UNOPAR PRONTO SOMETE ALTERAR A CAPA COM DADOS …

Palavras: 4950Páginas: 18

Organograma atribuições de cargo escolar

o trabalho exclusivamente para futuros pedagogos, quero ajuda a todos que estão nessa área, sei quanto difícil elabora trabalhos acadêmicos, esse trabalho refere se a disciplina de gestão educacional…

Palavras: 1100Páginas: 4

A relação entre os distúrbios de aprendizagem e o processo de alfabetização

O objetivo geral do estudo é analisar as principais implicações dos distúrbios de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita sob um viés significativo, compreendendo também que os educandos que apresentam tais transtornos precisam de um trabalho específico que respeite todas as suas singularidades. A metodologia adotada no estudo corresponde à pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa baseada em autores que trabalham a temática em foco…

Palavras: 3575Páginas: 13

A importância do brincar na educação infantil

Fiz esse trabalho no ano de 2019, foi feito na disciplina de Leitura e Produção Textual I, no curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. Recebi nota 9,8 por esse trabalho…

Palavras: 2475Páginas: 9

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHO COMPLETO …

Palavras: 7425Páginas: 27

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO TICs Na Educação Especial

Artigo cientifico entregue ao Grupo Educacional Faveni no dia 17/05/20, como critério para aprovação em Pós-Graduação (Curso Informatica da Educação e Educação Especial), obtive a nota máxima 10,00. Este trabalho objetiva discutir a relação entre tecnologia e a educação, em especial a especial, uma vez que, com o avanço da tecnologia surgem novas possibilidades e exigências no processo de ensino e aprendizagem, sendo este, desenvolvido por meio de pesquisas bibliográfica. Hoje em dia, existem diversas mídias educacionais, o grande desafio é saber utilizá-las permitindo que elas possam contribuir, de modo válido, para o aprimoramento das práticas pedagógicas. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Uma análise da legislação vigente no que tange a Educação de Jovens e Adultos

Este trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão da literatura científica, a trajetória histórica da EJA e apresentar as perspectivas atuais para essa modalidade de educação. Através da análise dos marcos legais e operacionais da política, busca-se, neste texto, dialogar com essas questões, principalmente analisando, desde 1996 com a homologação de uma nova LDB, as propostas políticas dos entes federais para a implementação da EJA no país…

Palavras: 2200Páginas: 8

Estágio Supervicionado de Pedagogia do Ensino FundamentalI

Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula. O estágio em Ensino Fundamental é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional do Ensino Fundamental em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação. . É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente…

Palavras: 5775Páginas: 21

Políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas: currículo, gênero do discurso e Projeto Político-Pedagógico

Dissertação revisada, bem elaborada na área de Educação…

Palavras: 74525Páginas: 271

ARTIGO CIENTÍFICO(TCC)

nota máxima obtida. arquivo do projeto não disponivel…

Palavras: 2750Páginas: 10

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

O artigo evidencia as ferramentas que podem ser utilizadas na pratica do ensino, destacando os respectivos benefícios…

Palavras: 4125Páginas: 15

A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DO ENSINO DE LIBRAS

Trata-se de um artigo científico desenvolvido para a área de educação especial e aborda sobre o ensino de libras para estudantes surdos. O ano de produção foi 2019 e a nota 10,0…

Palavras: 2750Páginas: 10

O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho visa elucidar dúvidas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), visto que atualmente é um dos transtornos mais diagnosticados em crianças. Apenas com conhecimento sobre o assunto é possível desenvolver estratégias pedagógicas para incluir as crianças com TDAH. O educador preparado para lidar com o transtorno pode ajudar a criança adaptando sua maneira de apresentar o conteúdo durante as aulas. Palavras-chave: TDAH, educação infantil, déficit de atenção, hiperatividade, impulsividade…

Palavras: 4400Páginas: 16

A importância do brincar na educação infantil

O presente trabalho demonstra a importância do brincar para a evolução da criança, revelando como os jogos e brincadeiras contribuem para a construção do conhecimento, uma vez que, por meio do brincar, a criança aprende e amplia seu universo. Palavras-chave: brincar, educação infantil, pedagogia. …

Palavras: 3850Páginas: 14

A CONSTRUÇÃO DO HOMEM EMANCIPADO - UNOPAR

Portfólio da Unopar, realizado no segundo semestre do curso - FORMATADO E REVISADO…

Palavras: 2750Páginas: 10

INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO

O presente trabalho tem como tema, a Inclusão do portador Síndrome de Down, na rede regular de ensino. Investiga o problema, como a escola pode contribuir para atender as necessidades do aluno com Síndrome de Down, seja na integração, na relação professor x aluno, no desenvolvimento cognitivo e no projeto político pedagógico. A pesquisa teve como objetivo geral mostrar que essas crianças podem e devem estar inseridas no ensino regular convivendo com outras crianças e obtendo no seu desenvolvimento uma melhoria visível Também foi feita uma relação escola e família, e como quando se consegue fazer um trabalho em conjunto o desenvolvimento da criança com síndrome de down acontece de forma mais significativa. O processo de inclusão, quando bem elaborado e aplicado, tem como finalidade reduzir as diferenças, conseguindo assim, um resultado melhor. Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Down. Escola. Família …

Palavras: 4400Páginas: 16

A EFICÁCIA DA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

ARTIGO SOBRE A DIDÁTICA DO PROFESSOR…

Palavras: 2200Páginas: 8

O USO PEDAGÓGICO DE MÚSICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Este artigo tem por finalidade fazer um estudo sobre a prática pedagógica que faz uso de músicas no ensino de alunos portadores de necessidades especiais. O objetivo principal é analisar o recurso música como um facilitador do processo de aprendizagem, e como um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Para tanto, se fez o uso de textos teóricos que discorrem sobre a educação especial, bem como sobre a utilização de músicas na aprendizagem dos alunos inseridos neste contexto. A música configura-se como um importante e produtivo recurso para uma prática pedagógica inclusiva, que possa favorecer o desenvolvimento humano e essa pesquisa busca apresentar metodologias e práticas que possam ser mais produtivas quanto ao uso do recurso didático estudado…

Palavras: 3300Páginas: 12

O USO DA TECNOLOGIA ASSOCIADA À EDUCAÇÃO SOBRE UM OLHAR CRÍTICO

ARTIGO PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA…

Palavras: 5775Páginas: 21