AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL REALIZADA COM FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DE ÁGUAS LINDAS GO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Desta forma, o presente artigo tem como objetivo principal pesquisar o nivel de conhecimento dos funcionários do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) do municipio de Águas Lindas de Goiás, sobre o sistema de gestão ambiental SGA da unidade, a fim de analisar como se aplica a sustentabilidade nesta estatal. A metodologia consistiu na pesquisa de campo, de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, realizada por meio da aplicação de um questionário. Os principais resultados demonstraram que os entrevistados possuem um conhecimento limitado (pouco ou nenhum) sobre a definição, as funções e a aplicabilidade de um sistema de gestão ambiental. Além disso, as opiniões dos funcionários do CDD se diferem, uma vez que, alguns afirmam existir práticas direcionadas a gestão ambiental na unidade e outros negam a existencia de atividades ligadas a proteção do meio ambiente.

Conclui-se que o CDD possui um sistema falho de gestão ambiental, que tende, portanto, a contribuir para ações danosas ao meio ambiente e a saúde pública. Sendo, portanto, capaz de promover equilíbrio entre a esfera ambiental (que busca o equilíbrio e a proteção do ambiente físico e de seus recursos), econômica (que requer e necessita de um sistema que facilite oportunidades, sem ultrapassar os limites ecológicos estabelecidos ou ferir algum direito humano) e social (que exige a construção de sociedades justas perante todos, capazes de proporcionar desenvolvimento humano e um nível, no mínimo, aceitável de qualidade de vida). ALMEIDA, 2004). Com essa mudança de conceitos, a importância de conferir princípios de sustentabilidade que pudessem promover a revisão de hábitos, atividades e processos produtivos, de governos, empresas e sociedade em geral, considerando não apenas a capacidade de suporte dos ecossistemas, mas também, a capacidade de suporte do sistema econômico (HUPPES, 2014).

A aplicação da política de desenvolvimento sustentável estabelece a implantação de sistemas de gestão ambiental, a racionalização do uso de recursos naturais e entre outros, que além de objetivar lucros, possibilita melhorias na imagem e reputação das empresas, bem como na captação vantajosa de recursos financeiros e maior vantagem competitiva (BURMANN, 2010). Neste contexto, a Gestão Ambiental pode ser definida como o conjunto de diretrizes e atividades administrativas operacionais que tem por finalidade implantar práticas e/ou métodos que possam reduzir ou evitar a ocorrência de impactos ambientais, de modo a neutralizar, na medida do possível, danos ao meio ambiente (CURI, 2011). Sendo de vital importancia, por exemplo, ao município de Águas Lindas de Goiás, que conta com duas unidades e como ressalta Maia (2016) a região possui graves problemas direcionados ao gerenciamento de resíduos.

Assim, o presente artigo justifica-se, dado o cenário de conflitos ambientais no país caracterizado pela presença de inúmeros acidentes, contaminações, impactos, multas e falhas nas atividades das organizações. De modo que, torna-se fundamental demonstrar a importância da conscientização, informação e/ou do treinamento dos colaboradores, para o sucesso do sistema de gestão ambiental. Uma vez que, a conscientização representa um dos principais pilares para a eficiência deste processo, bem como para o alcance das metas propostas. O objetivo deste trabalho compreende pesquisar o nivel de conhecimento dos funcionarios dos correios do municipio de Águas Lindas de Goiás, sobre o sistema de gestão ambiental SGA da unidade, a fim de analisar como se aplica a sustentabilidade nesta estatal.

Além disso, os questionários foram aplicados na presença do pesquisador, possibilitando assim, reforçar as questões abordadas ou ainda, contribuir para o fornecimento de informação. Análise e apresentação de dados Após as entrevistas, os dados coletados foram revisados, organizados e quantificados para a apresentação, análise final e, consequentemente, alcance dos resultados. Para isto, utilizou-se a planilha eletrônica do Microsoft Excel, que possibilitou a formulação de tabelas e gráficos, que foram responsáveis por auxiliar na apresentação e discussão dos dados, de forma clara, correta e objetiva. Além disso, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico que pudesse auxiliar, bem como enriquecer os conhecimentos voltados aos SGA e a avaliação do conhecimento de funcionários em correios, de modo a complementar o estudo e discutir os possíveis resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Na presente pesquisa contribuíram para os resultados 21 funcionários do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD), de Águas Lindas de Goiás. Em que as organizações passam a rever os seus processos produtivos, suas atividades e produtos, buscando formas de tornar-los ecologicamente sustentáveis. De modo a estabelecer processos que não provoquem impactos ao meio ambiente ou a sociedade, que possam ainda contribuir para a melhoria do cenário de degradação no território brasileiro ou na melhoria da performance ambiental dos seus consumidores e clientes, por meio do fornecimento de produtos e serviços que atendam este objetivo (ARAÚJO et al. A sustentabilidade é aplicada no setor empresarial, de acordo com Amorim (2009), por meio de modelos de gestão, responsáveis por estabelecer o uso racional de insumos e a redução ou eliminação de desperdícios.

Coral (2002) ressalta que um dos principais instrumentos da sustentabilidade empresarial constitui a gestão ambiental, que visa administrar o desperdício, reduzir o consumo de energia e materiais, destinar os resíduos de forma adequada, estabelecer um controle de riscos, bem como atuar na aplicação de métodos de reaproveitamento e reciclagem (CORAL, 2002). Levando em consideração estes conceitos, é possivel observar no Gráfico 1, que os entrevistados no CDD de Águas Lindas de Goiás, quando questionados sobre o que seria um SGA (questão n° 2), demonstraram um significativo desconhecimento sobre o tema. Desta forma, corresponde a gestão empresarial que se orienta para evitar, na medida do possível, danos ao meio ambiente (CURI, 2011). O conceito e a função de um Sistema de Gestão Ambiental está associado, portanto, de acordo com o mesmo autor, em elaborar e estabelecer normas, objetivos ou procedimentos, como o monitoramento contínuo, que tenham por finalidade melhorar o desempenho econômico e ambiental da organização.

Desta forma, é utilizado para implementar uma política ambiental e gerenciar seus aspectos, principalmente, por meio do controle de processos e atividades da organização empresarial, de forma a mantê-la dentro da legalidade e em conformidade com as normas exigidas pela fiscalização ou órgãos ambientais. Sendo assim, o SGA prevê a adoção de ações preventivas e corretivas relacionadas a existentes ou possíveis ocorrências de impactos negativos sobre o meio ambiente. Estas ações são expressas em planos, programas e/ou procedimentos específicos, que associados à conscientização e ao treinamento de indivíduos podem possibilitar a conquista de novos objetivos e metas ambientais (ALMEIDA, 2004). Apesar destes três itens estarem incluídos corretamente nas funções de um SGA, ainda é possível notar a ausência de total conhecimento destes, uma vez que, nenhuma destas alternativas alcançou a margem de 100%.

Tabela 2 – Funções da Gestão Ambiental Funções Reciclagem de copos descartáveis 38,10% Aproveitamento de folhas (chamex) 23,81% Estacionamento seguro 0% Educação ambiental 71,43% Café nas horas 0% Um SGA prevê a adoção de medidas direcionadas a emissões atmosféricas, efluentes líquidos, resíduos sólidos e preservação de recursos hídricos. Desta forma, propõe medidas adequadas de gerenciamento de resíduos, de modo a estabelecer sistemas corretos de coleta e disposição final, bem como incentiva processos de reciclagem e/ou tratamento. Além disso, estabelece o controle e a redução do consumo de água, propondo, também, sistemas de reuso ou de aproveitamento de águas pluviais (CURI, 2011). Os programas de reciclagem possuem grandes vantagens, visto que evitam a extração de novos recursos da natureza e eliminam etapas do ciclo produtivo, que envolvem consumo de energia e utilização de produtos químicos, considerados poluidores (FERNANDES; LEITE, 2007).

Em relação a existência de programas de minimização de impactos ambientais, 9,52% alegam que sim, existem. Enquanto que, 61,90% dos entrevistados negam e 25,57% não souberam responder, como evidencia o Gráfico 5. Gráfico 5 – Programas de minimização de impactos ambientais Segundo Marques (2011), o termo “impacto ambiental” pode ser definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, a qual é resultante das atividades humanas (direta ou indiretamente), sendo capazes de reduzir a qualidade dos recursos naturais disponíveis, assim como a segurança e bem-estar da população. As organizações, dos mais variados setores, são obrigadas por inúmeras leis ambientais a controlar, cuidar e ter ciência de que suas atividades organizacionais podem causar impactos ambientais e sociais, devendo investir e/ou buscar estabelecer princípios de melhoria contínua, de modo a evitar, minimizar ou neutralizar os impactos gerados (CURI, 2011).

Neste contexto, a ausência de programas de gerenciamento de impactos configura um cenário preocupante, uma vez que, tende a contribuir para o aumento de degradação ambiental de uma determinada região e incentivar práticas inadequadas dentro do ambiente organizacional. É a forma em que uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas. Conjunto de processos que auxiliam na minimização dos impactos ambientais causados pelas organizações devido às suas atividades, sejam elas produtos e/ou serviços. O conceito se relaciona com desenvolvimento zero, ou seja, as nações teriam que parar com seu desenvolvimento para gerar uma redução dos impactos ambientais. Os conceitos corretos compreendem as alternativas 1, 4 e 5, enquanto que os demais, apresentem outro significado, ou seja, estão incorretos no que se referem ao conceito de Gestão Ambiental.

As alternativas três e oito referem-se ao conceito de um sistema de gestão ambiental, alternativa seis ao conceito de ISO 14001 e a alternativa nove define o conceito de desenvolvimento sustentável. Desta forma, suas atividades tendem a gerar impactos e, consequentemente, favorecer o aumento de degradação ambiental no país, em especial, aos temas direcionados a disposição e reaproveitamento de resíduos sólidos, ao consumo excessivo de recursos hidrícos e energéticos, e a emissão de gases poluentes (em razão do frequente uso de veículos automotivos). Além disso, a falta de informação e/ou conhecimento favorece ações, atividades e hábitos danosos a saúde pública e ao equilíbrio dos ecossistemas. Visto que, o funcionário tende a reproduzir a mesma conduta dentro e fora do ambiente de trabalho.

Por fim, conclui-se que o nivel de conhecimento dos funcionários do CDD de Águas Lindas de Goiás é precário e que não há ações, bem como atividades claras de sustentabilidade nesta estatal, demonstrando um cenário oposto as informações divulgadas pela mídia dos correios. REFERÊNCIA AMORIM, A. P. B. SOUSA, A. A. MENDONÇA, P. Taubaté, 2008. BURMANN, L. L. Recursos naturais e sustentabilidade: a responsabilidade social, ambiental e jurídica das empresas. f. São Paulo: Pearson, 2011, 313 p. DANTAS, F. N. Análise da sustentabilidade empresarial nas Companhias Docas Brasileiras. f. DEREL. Vertente Ambiental. Disponivel em: <https://www. correios. com. Environmental Accounting and International Financial Reporting Standards (IFRS). International Journal of Business and Management, v. p. HUPPES, L. C. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas).

Universidade Federal de Lavras. Lavras, 2011. MELO, M. M. n. NEVES, F. O. Gestão Pública de Resíduos Sólidos: Problemática e Práticas de Gestão Oeste Paranaense. f. f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana). Universidade Federal de São Carlos – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. São Carlos. SOARES, A. Reciclagem do Plástico: Como fazer da reciclagem um negócio lucrativo. São Paulo, Artiber, 2004, 58 p. ANEXO I ACADÊMICO: MARCELO DOS SANTOS PEREIRA Professora orientadora: Ana Paula de Moura Curso: Gestão Pública Questionário 1) Total de participantes: a. Gênero: ( ) Feminino ( ) Masculino b. Situação Conjugal: ( ) Solteiro(a) ( ) Casado(a) ( ) Separado(a) ( ) Divorciado(a) c.       8 Conjunto de processos que auxiliam na minimização dos impactos ambientais causados pelas organizações devido às suas atividades, sejam elas produtos e/ou serviços.

      9 O conceito se relaciona com desenvolvimento zero, ou seja, as nações teriam que parar com seu desenvolvimento para gerar uma redução dos impactos ambientais.       10) Na sua opinião, o que os CDD-Águas Lindas poderia fazer para melhorar o meio ambiente e sua gestão ambiental? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

182 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download