ATIVIDADES LÚDICAS PARA AÇÕES PREVENTIVAS DA OBESIDADE INFANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Cuiabá-MT 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS DAISY DE PAULA XAVIER ATIVIDADES LÚDICAS PARA AÇÕES PREVENTIVAS DA OBESIDADE INFANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Aprovado em: ____ / ____ /18 Orientadora: Profa. Esp. Dilce Maria Bortolanza ________________________________ Profa. Natacya Caetano Coordenadora do Curso Cuiabá-MT 2018 ATIVIDADES LÚDICAS PARA AÇÕES PREVENTIVAS DA OBESIDADE INFANTIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA XAVIER, Daisy de Paula  BORTOLANZA, Dilce Maria  RESUMO: Este artigo com o título “Atividades lúdicas para ações preventivas da obesidade infantil da Educação Básica” tem por objetivo descrever atividades lúdicas utilizadas na educação básica que abordam alimentação saudável em uma escola privada de Cuiabá-MT. Utilizou-se como referencial teórico os seguintes autores: Santos, Crostato, Pina e Mello, Lima e Mioto, Gerhardt e Silveira.

It is a qualitative study, using the bibliographic methodological procedure. The research is applied in nature, which aims to generate knowledge for practical application, aimed at solving specific problems. The data collection was performed and analyzed through the application of the data collection instrument prepared by the researcher himself, in an interview conducted with pedagogues working in basic education in a private school, involving the maternal, preschool and primary education of the 1st to the 5th grade. Of the total number of teachers responsible for basic education in the selected institution, only 50% participated. Of the eight, four teachers committed to participate in the interview from beginning to end, 3 refused to participate and 1 was on medical leave. Portanto, sendo a população alvo deste estudo. Existem diversas formas de abordar este assunto, então pensando neste tema, surgiu a seguinte questão no qual foi o norteador desta pesquisa: Quais atividades lúdicas são utilizadas na escola, quando se trata de alimentação saudável na educação básica? Com intuito de atingir o seguinte objetivo: Descrever atividades lúdicas utilizadas na educação básica que abordam alimentação saudável em uma escola privada de Cuiabá-MT.

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que segundo Godoy (1995), este tipo de pesquisa, tem o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental. A análise será realizada após entrevista com professores que atuam na educação maternal, pré-escolar e fundamental (1º ao 5º ano) que abrange crianças com idade de 1 a 10 anos. É uma pesquisa de natureza aplicada, que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. ” Percebe-se que desde o passado as leis visavam o melhor para as crianças. Buscando envolve-lo em todos os aspectos, tanto emocional quanto físico.   Trata-se de um tema de grande importância para sociedade, pois envolve diretamente a população infantil atual e futura, já que atualmente, as indústrias e mercados estão investindo em alimentos que potencializam o acúmulo de gordura corporal, visando o lucro para sua empresa.

Porém coloca em risco a saúde da população infantil, que em decorrência desse acúmulo de gordura em excesso, pode acarretar complicações futuramente. Tais complicações como hipertensão arterial, diabetes Mellitus e doenças cardiovasculares (MONDINI, 1994 APUD CONCEIÇÃO et al, 2010). Esta estratégia pedagógica pode ser usada para estimular a construção do conhecimento humano, pois ela pode exercer um papel importante de contribuir com o progresso pessoal dos participantes e também contribuir para o alcance dos objetivos da instituição (SANTOS, 2010). O professor nas creches e escolas tem grande responsabilidade na tentativa de propagar o aprendizado aos alunos, fazendo uma articulação com os conteúdos curriculares propostos pela instituição responsável. E é neste momento, que ele pode fazer uma integração com o lúdico, colocando em prática brincadeiras, jogos e até mesmo utilizar brinquedos que vão facilitar o aprendizado agradando ambas as partes, obtendo um resultado satisfatório.

E refletindo sobre a responsabilidade do profissional na área de educação, chega-se à conclusão que, devem ser preparados através de capacitações para lidar com diferentes etapas que surgirão em seu trabalho. Principalmente para ampliar sua visão de maneira a enxergar as necessidades da realidade no qual está inserido, desta forma, desenvolvendo habilidades, valores, aumento do conhecimento pedagógico e respeito a diversidade encontrada no espaço (LIMA; SGARBI; GAUNA, 2017). É uma pesquisa de natureza aplicada, que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Também é um estudo exploratório, no qual proporciona uma familiaridade maior com o problema, buscando deixa-lo mais explícito (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Os resultados obtidos irão facilitar a busca tanto para pedagogos quanto para outros profissionais que queiram realizar uma ação com a faixa etária atingida na educação básica.

Reforçando o que já foi dito no início deste trabalho, para dar base fundamental e científica ao trabalho, foi utilizado o procedimento metodológico bibliográfico, com dados analisados após preenchimento do instrumento de coleta de dados feito pelo pesquisador para organização e facilidade no ato da análise dos dados. O período de coleta de dados foi entre o mês de abril e maio de 2018, presencialmente na instituição escolhida para realização da pesquisa. Quadro 1. Crianças de 2 a 3 anos Nível de Ensino: Educação Infantil Série: Maternal I e II Total alunos: 18 Atividade: A importância da Alimentação Saudável na Educação Infantil Materiais Necessário Descrição • Livro “O gato xadrez no jardim das delícias” • Figuras de frutas e verduras impressas • Papel sulfite • Tesoura • Cola • Caixa de som • Música: “Batidão das frutas” - Palhaço Talento • Frutas para salada de frutas 1º Iniciar a aula fazendo a leitura do livro e apresentar para as crianças as figuras e pedir para que cada criança aponte uma fruta ou verdura de sua preferência.

º Nesse intervalo é necessário que a auxiliar de sala vá preparar a salada de frutas. º Após a leitura da história, em uma roda de conversa se faz perguntas as crianças de modo a provocar a socialização de seus conhecimentos sobre a temática e impressões causadas a partir da história, utilizando as seguintes perguntas: a) Quais os alimentos o gato xadrez encontra? b) O que cada um deles conta para o gato? c) Quais destes alimentos vocês conhecem? d) Quais destes alimentos já experimentaram? e) Quais destes alimentos vocês gostam mais? Por quê? f) Quais destes alimentos vocês não gostam? Por quê? 3º Ainda na roda de conversa, peça de cada criança escolha uma figura com a fruta ou verdura que gosta e outra figura com a que ela não gosta.

º Entrega uma folha de sulfite cortada do meio e peça para que em um lado cole o alimento de gosta e no outro o que não gosta. Crianças de 6 anos Nível de Ensino: Ensino Fundamental I Série: 1º ano Total alunos: 40 Atividade: Alimentação Saudável – “A Cesta da Dona Maricota” Materiais Necessário Descrição • Livro “A Cesta de Dona Maricota” (Tatiana Belinky) • Cesta com figuras de frutas, legumes e verduras • Cartolina ou papel pardo • Cola • Tesoura • Panfletos de supermercado 1° - Conversar com os alunos sobre os alimentos e sobre a importância da alimentação para a saúde. Argumentar que a todo o momento nosso corpo precisa de energia para andar, correr, falar, estudar e até mesmo para dormir. Em seguida levantar as seguintes questões: a) Por que temos que comer? b) Quem gosta de comer fruta: Qual é a sua fruta preferida? c) O que vocês mais gostam de comer: verduras ou legumes? d) Como uma alimentação pode ser saudável? e) O que é preciso comer para ficar saudável? f) o que você come? g) O que você não gosta de comer? 2° - Realizar a leitura do livro, usando uma cesta com as figuras.

° - Pedir para as crianças colar na cartolina ou papel pardo o que tem na cesta de Dona Maricota. ° - Recortar dos panfletos dos supermercados os alimentos e em seguida separara-los em dois grupos saudáveis e não saudáveis. Crianças de 8 a 9 anos Nível de Ensino: Ensino Fundamental I Série 3º ano A e B Total alunos: 57 Atividade: Alimentação Saudável Materiais Necessário Descrição - Data Show - Caixa de Som -Vídeo escolhido no Youtube -Atividades Impressas -Frutas: Mamão, laranja, maçã, morango e banana. Primeiro apresenta o vídeo que aborda alimentação saudável, após o término entrega as atividades impressas com intuito dos alunos treinarem a leitura e interpretação de texto ao final montando uma receita de salada de fruta.

Para finalizar a atividade, todos vão a cozinha da instituição, acompanhados pela professora para fazer uma deliciosa salada de frutas e servi-los. Como se pode perceber, o número de atividades aplicadas com este tema é baixo, mas a justificativa neste caso, é que cada professor responsável por determinada faixa etária, aplica uma atividade na semana da saúde, já que são vários temas abordados, como por exemplo a higiene bucal entre outros. Durante a conversa com os participantes da pesquisa, tivemos a oportunidade de presenciar a provocação da autorreflexão quanto a importância e necessidade de abordar este tema e associa-lo com a prática, ou seja, com brincadeiras, lazer, momentos em que as crianças interajam entre si e aperfeiçoa suas habilidades.

Mas a elaboração desta pesquisa colaborou com a reflexão e estímulo dos professores e instituição envolvida, provocando-lhes o despertar para um tema que se bem trabalhado, pode contribuir para a prevenção de sobre peso e obesidades futuras. REFERÊNCIAS BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, Lei nº 8. de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www. gov. br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796. htm>. Acesso em: 29 Ago. BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Et al. Consumo alimentar de escolares das redes pública e privada de ensino em São Luís, Maranhão. Rev. Nutr. Campinas, 2010. unifesp. br/acta/pdf/v23/n2/v23n2a17. pdf>. Acesso em: 29 Ago. FÁTIMA, Cintia R. Acesso em: 17 mai.

GERHARDT, Tatiana E. SILVEIRA, Denise T. Métodos de pesquisa. Editora UFRGS, 1º edição. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2. pdf>. Acesso em: 25 Ago. Disponível em: <http://www. scielo. br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe. pdf>. Acesso em 26 Ago. com. br/conteudo/artigos/2. pdf>. Acesso em: 08 Mar. SANTOS, E. APÊNDICE A Centro Universitário da Grande Dourados Curso de Pedagogia Data: Nível de ensino: Série: Quantidade de Alunos Matriculados: Idade dos alunos: Nome da Atividade: Material necessário: Descrição da atividade: Sugestão de atividade que ainda não foi aplicada na escola:.

400 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download