Análise - Gestão ambiental - 27 trabalhos feitos para baixar

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AUTISMO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

foi analisar os desafios e as possibilidades de inclusão de crianças com autismo em escolas públicas. Além disso, percebemos que é complexo e requer conhecimento e discussão para melhor atender a todos os alunos. Só assim a inclusão social pode realmente acontecer…

Palavras: 3850Páginas: 14

O GESTOR E SUA ESSENCIALIDADE NO AMBITO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Este estudo vem a analisar a importância da gestão pedagógica para organização de educação em tempo integral, e como se deu a implementação do ensino integral ao longo das décadas. Buscando assim compreender como a gestão democrática e participativa em uma escola de tempo integral pode colaborar para um ensino de qualidade. Para isso foi realizado uma análise bibliográfica e leitura de outras documentos e publicações relacionados ao tema central desta pesquisa, alguns autores utilizados para dar embasamento teórico a essa pesquisa foram, Texeira (1997), Franco (2003), Gonzalez e Bernardo (2013), Feitosa e Oliveira (2019), Elias (1998), Dourado (20011), Paro (2010), e Freitas (2005). Dentre os tópicos discutidos neste artigo, conclui-se que a expansão da jornada escolar precisa ser vista como muito mais do ampliação de horas, gestão escolar precisa enxergar além da práxis, abraçar a comunidade, os alunos e o ambiente a sua volta, para obter sucesso em suas ações. …

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Este artigo destaca a importância da educação matemática desde a primeira infância, onde o ensino deve ser eficaz, envolvente e holístico. Dessa forma, discute-se como o jogo estruturado, as trajetórias de aprendizado e a instrução integrada podem ser ferramentas pedagógicas úteis para fornecer experiências matemáticas estruturadas, que garantem experiências educativas. O desenvolvimento profissional de alta qualidade deve incutir atitudes positivas em relação à matemática como disciplina e disposições produtivas em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. …

Palavras: 5225Páginas: 19

Papel da família na educação infantil

0.Resumo 0.1 Palavras-chave Introdução: 1.1. Contextualização do tema 1.2. Objetivos do artigo 1.3. Justificativa da escolha do tema Revisão de literatura: 2. O papel da família na educação infantil: a colaboração entre família e escola para o desenvolvimento integral das crianças Metodologia: 3.1. Tipo de pesquisa realizada 3.2. Descrição da amostra 3.3. Instrumentos utilizados 3.4. Procedimentos adotados Resultados: 4.1. Análise dos dados coletados 4.2. Apresentação dos resultados Discussão: 5.1. Comparação dos resultados com a literatura 5.2. Interpretação dos resultados 5.3. Implicações para a prática pedagógica Conclusão: 6.1. Síntese dos principais pontos do artigo 6.2. Contribuições do estudo para a área da educação infantil Referências: 7.1. Lista de referências bibliográficas consultadas e citadas no artigo 7.2. Adequação às normas da ABNT…

Palavras: 2750Páginas: 10

A Importância da Família no Aprendizado Escolar

Este artigo trata da importância da família no aprendizado escolar apresenta no ano 2023 para conclusão de pós- graduacção em psicopedagogia institucianal clínica e educação infantil. Foi entregue dia 09/02/2023 para faculdade Acesita. Sendo aprovado…

Palavras: 2475Páginas: 9

A POTÊNCIA DIDÁTICA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA A DOCÊNCIA

O presente artigo busca trazer uma discussão referente ao auxílio e maneiras em que os REA – Recursos Educacionais Abertos, trazem para o processo de ensino-aprendizagem dentro de nossa sociedade contemporânea. Por meio do discorrido, esse trabalho estende-se à abordagem referente a maneira de como os REA podem potencializar os aspectos metodológicos dentro do processo de ensino e aprendizagem, visando uma maior democratização e liberdade ao se lecionar. O devido estudo foi realizado por meio de embasamentos bibliográficos, realizando a obtenção de dados e informações por meio de periódicos científicos e pesquisas em banco de dados, abordando artigos, dissetações, teses e outros. Desse modo, comprovou-se que, com o advento da pandemia, os REA contribuiram com o processo de ensino remoto, semi-presencial e presencial, mostrando que estão presentes como um enorme aliado a obtenção de conhecimento. Ademais, Com esta necessidade de cada vez se utilizar as REA no ambiente de educação, precisamos deixar o alerta de que o professor deve se utilizar de uma visão crítica para o uso das mesmas, avaliando suas necessidades, perspectivas e principalmente de que forma elas podem contribuir para cada assunto tratado…

Palavras: 3025Páginas: 11

APREDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES COGNITIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 6325Páginas: 23

A INTRODUÇÃO DO ENSINO EAD NO BRASIL

O presente trabalho é um estudo qualitativo do tipo revisão bibliográfica, cujo objetivo é traçar um panorama histórico geral das diferentes formas de desenvolvimento da educação a distância no Brasil. …

Palavras: 2200Páginas: 8

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 5500Páginas: 20

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INTEGRADA À EMOCIONAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Artigo para fim de curso (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 4400Páginas: 16

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Em um cenário de constantes incertezas econômicas e sociais, a educação infantil passa a empoderar sua importância laboral, tendo em vista que a criança tem a mordomia de absorver, desde cedo, os requisitos essenciais que o auxiliarão com um discernimento crítico sobre o mundo, bem como desenvolver atributos profissionais importantes para sua construção cívica…

Palavras: 3850Páginas: 14

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL

RELATORIO DE APRESENTAÇÃO DO TCC,NOTA RECEBIDA 10…

Palavras: 1210000Páginas: 4400

TECNOLOGIA SOCIAL

Resumo: O presente trabalho apresenta a relação da Tecnologia Social com os meios vigentes ao que consta sua execução perante a sociedade, implementando seu conceito e terminologia e fazendo uso de vias e referências bibliográficas para que seja executado sobre melhor via e maneira, ao se tratar da tecnologia social e todas as suas aplicações perante a sociedade, principalmente ao se contestar a importância de tal tecnologia para prover certo desenvolvimento social, ainda mais em se tratando de aspectos conjuntos, como é o caso da educação. Palavras chaves: Tecnologia Social, Educação, sociedade, desenvolvimento. …

Palavras: 1650Páginas: 6

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Esse estudo é justificável e de grande importância, assim como antes inúmeros avanços na educação de crianças pequenas, tais como, por exemplo, grandes contribuições teóricas e avanços significativos na legislação Brasileira em relação ao direito da criança à educação de qualidade em todos os casos, a realidade revela uma grande discrepância entre o que está em a lei e a vida cotidiana de muitas instituições infantis, especialmente no que diz respeito a especialistas e suas habilidades na educação infantil…

Palavras: 3850Páginas: 14

ARTIGO AFETIVIDADE PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ARTIGO AFETIVIDADE PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL…

Palavras: 4125Páginas: 15

OS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil ao desenvolvimento e aprendizagem. Seu principal objetivo é revelar a atividade psicológica e motora que aparece em obras literárias e escolas, como isso visando entender sua aplicabilidade e sua teoria e prática no desenvolvimento motor infantil.Neste contexto, buscamos entender a atividade psicomotora como o conceito principal de crianças, educação infantil e a aplicação de exercícios psicológicos na educação infantil.Além de entender mais sobre o assunto da psicomotricidade e enfatizar sua importância para a educação infantil, pois é necessário adquirir habilidades motoras e bom desempenho acadêmico.O estudo possui a metodologia de revisão bibliográfica qualitativa - descritiva. Palavras-chave: Psicomotricidade,Educação infantil, habilidades motoras, desenvolvimento infantil. …

Palavras: 6875Páginas: 25

Internalização dos Currículos

O texto mencionava a internacionalização da área curricular. Em busca de livros e periódicos recentemente indexados socializando investigações que exploram conceitos e definições conceituais de internacionalização da educação em geral e dos currículos em particular constatamos que apesar de inúmeros estudos sobre o tema, raro são os trabalhos dedicados ao aprofundamento dos aspectos conceituais relacionados à internacionalização do currículo. Para os propósitos deste estudo é importante compreender o fenômeno da internacionalização da educação em seus diversos aspectos e peculiaridades. A internacionalização dos programas de estudo ajuda a formar um indivíduo que é inicialmente aquele que se dedica a absorver outras culturas conhecendo suas normas e valores em como experiências e conseguindo aplicá-las a outras culturas e seus hábitos. A internacionalização do currículo deve desenvolver competências nesta área que lhe permitam desempenhar o seu papel na transformação da sociedade atual permitindo o respeito pela diversidade em como pela cultura e pela vida dos outros…

Palavras: 2200Páginas: 8

ATIVIDADES ARTÍSTICAS E LÚDICAS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ARTIGO CIENTÍFICO EXCLUSIVO. SEM PLAGIO E COM TODAS AS REFERÊNCIAS ANEXADAS. ENTREGA PARA UNAR NOTA RECEBIDA 9,8…

Palavras: 5500Páginas: 20

O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS

2. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O ALUNO OCIDENTAL E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR 3. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O ENSINO DE ALUNOS AUTISTAS…

Palavras: 5775Páginas: 21

O GESTOR E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

O artigo objetiva conhecer a função do gestor escolar como agente na concretização de uma gestão democrática. O que se pretendeu nesse estudo foi compreender a gestão e a organização escolar, bem como o que vem a ser a gestão democrática. Além disso, analisar papel do gestor enquanto articulador na realização do processo de ensino e de aprendizagem…

Palavras: 3850Páginas: 14

Artigo Completo de Revisão - Tema: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA CRIANÇA COM AUTISMO UMA REVISÃO NARRATIVA

É um artigo de revisão completo, original, livre de plágio, muito bem escrito, pronto para submissão. RESUMO Os processos de ensino-aprendizagem para crianças autistas apresentam desafios, nessa perspectiva a ampliação das discussões sobre métodos que potencializem essa dinâmica são essenciais. Objetivou-se com o presente artigo contribuir com esta discussão a partir do conhecimento sobre o autismo e as alternativas metodológicas para o ensino da criança autista, por meio de artigos já publicados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de cunho exploratório, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. Na coleta de dados foram selecionados, após critérios de inclusão e exclusão, 14 documentos a partir das bases de dados Scielo e Periódicos CAPES. O artigo, a partir do material coletado, aborda as dificuldades no processo de inclusão do aluno autista na sala de aula; os resultados ainda demonstraram que, entre as práticas pedagógicas de ensino que podem auxiliar nesse processo, são relevantes as atividades que estimulam as funções cognitivas como as práticas lúdicas com jogos e brincadeiras, a utilização de recursos visuais, rodas de história e atividades de compreensão da escrita. No processo de inclusão, é essencial que o professor elimine rótulos e acredito no potencial dos seus alunos, sem esperar resultados imediatos, mas sim, compreendendo e trabalhando no tempo de cada criança. Com isso, fica claro que ainda são escassas as práticas pedagógicas relacionadas diretamente ao ensino da criança autista, portanto, é essencial que novos estudos sejam desenvolvidos para a construção de novas hipóteses e métodos que possam tornar o ensino-aprendizagem do autista uma ação eficaz. Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Métodos de Ensino. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista. …

Palavras: 3025Páginas: 11

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: DE CRIANÇAS HIPERATIVAS

Artigo científico: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: DE CRIANÇAS HIPERATIVAS Este artigo teve por objetivo a reflexão junto aos processos de inclusão do aluno portador de Déficit de atenção/hiperatividade-TDAH no ambiente escolar. Nota: 10 dez …

Palavras: 3025Páginas: 11

INCLUSÃO SOCIAL E DEFICIÊNCIA: A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O sujeito que apresenta características “normais” têm dificuldades na compreensão das pessoas que apresentam alguma deficiência intelectual, bem como sua necessidade do direito de exercer a sua sexualidade. A sexualidade de todo ser humano tem como bases as relações afetivas e eróticas que vão ser desenvolvidas entre os sujeitos, sendo assim a mesma é importante independentemente da presença ou ausência de deficiências. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma reflexão sobre a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual quando a temática é Educação Sexual. Ficou nítido através dessa revisão bibliográfica que quando a temática é sobre sexualidade da pessoa com deficiência intelectual, existe uma grande maioria de pessoas conservadoras que acredita que eles são desprovidos da mesma, além de serem infantilizados…

Palavras: 2200Páginas: 8

13 - ARTIGO - POSTURA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA PARALELAMENTE AOS VALORES LIGADOS A ESTE PROFISSIONAL

O artigo trata da postura do professor em sala de aula paralelamente aos valores ligados a este profissional, mostrando por meio de conceitos éticos ligados a estes dois fatores (professor x valores). Apresenta contribuições de como resgatar algumas atitudes positivas em sala de aula e discute a necessidade de um compromisso de conduta. O artigo tem o objetivo de discutir/refletir sobre como deve ser a postura do profissional. No primeiro momento, veremos quais seriam os valores para uma prática educativa, após, a influência que estes valores exercem sobre os alunos e para concluir a conduta do professor com os demais colegas professores…

Palavras: 4950Páginas: 18

A importancia do proceeso ensino aprendizagem

relação social no processo ensino aprendizagem…

Palavras: 1925Páginas: 7

CAMINHOS DA LEITURA EM ESCOLAS BRASILEIRAS

Este artigo foi escrito esse ano por três profissionais diferentes, o artigo também foi revisado 2 vezes, e posso garantir está muito bem escrito. …

Palavras: 4125Páginas: 15