A ARTE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Foram consultadas as bases LILACS e MedLine (por meio do portal da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS) e SciELO (Scientific Electronic Library On Line), Google Academic, assim como livros relacionados ao tema. Foram utilizados os descritores isolados ou combinados: arte, inclusão e ensino fundamental. Foram inclusos artigos dos últimos 10 anos no idioma português. Na seleção do material, foi realizada uma leitura dos resumos para a identificação dos artigos mais aderentes aos objetivos da pesquisa. Verificou-se que a arte é uma ferramenta de inclusão no ensino fundamental, proporcionando um espaço seguro e criativo para os alunos expressarem suas ideias e emoções. Em lugar de estar preocupado em mostrar a então chamada evolução das formas artísticas através dos tempos, pretendemos mostrar que a arte não está isolada de nosso cotidiano, de nossa história pessoal.

No que o indivíduo tem dificuldade expor, seja pela linguagem oral ou outra forma, a arte surge como uma alternativa criativa, assim possibilitando inúmeras vias, para expor ideias bem como, o entendimento dos demais, produzindo significados que são entendidos a nível universal, ou até mesmo expressar algum recorte histórico como no caso do quadro “Guernica – 1937”, do importante pintor Pablo Picasso, que descreve os momentos de tensão e dificuldade da guerra na Espanha, marcando assim sentimentos, emoções produzidas por meio do entendimento do que está posto na arte, tornando vivas as memórias (TORRES, 2015). A arte propicia o processo de aprendizagem por meio do intercâmbio de ideias e experiências com o meio cultural e social, criando uma linha de movimento e vínculo que percorre a história atravessando séculos, tendo em vista que traz o passado e confere uma importância para o presente, estruturando, trazendo um arcabouço de conhecimento que permite ao homem se posicionar para o futuro, sendo agente e transformador social.

A ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL A arte e o aspecto lúdico desempenham um papel de extrema importância no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Eles representam um desafio constante no qual os jovens são incentivados a reagir diante de diferentes situações. Os eixos são diferenciados, apoiados nos objetivos de compreender como a arte é constituída, criar e inventar novas realidades e pensar a produção artística presente na realidade. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96 - trouxe uma ampliação das práticas a serem adotadas no ensino da arte. No entanto, ainda é necessário considerar que muitas ações precisam ser implementadas no campo da arte nas escolas, uma vez que persiste um certo desinteresse pelo tema, além do fato de muitos professores ainda estarem despreparados para aplicar a legislação do Ministério da Educação (MEC).

Levando em conta o tempo disponível para as aulas e a existência de outros conhecimentos considerados mais prioritários, o objetivo e o desafio consistem em estabelecer diretrizes que sejam capazes de responder à realidade das crianças dentro dos contextos que elas irão enfrentar, em relação a situações e problemas. É importante que a educação em arte seja relevante e contextualizada, proporcionando aos alunos experiências significativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral. Nem todos os estudantes têm aptidão para matemática ou línguas, mas a arte oferece uma oportunidade para que cada um mostre seus talentos e se sinta valorizado. Por exemplo, um aluno que luta com a escrita pode se destacar na música ou na pintura, permitindo-lhe desenvolver autoconfiança e autoestima (RODRIGUES; LIMA; VIANA, 2023).

Portanto, a arte também ajuda a criar um ambiente inclusivo ao valorizar a diversidade cultural. Por meio da exploração de diferentes formas de arte de diferentes culturas, os alunos podem ampliar sua compreensão do mundo e desenvolver empatia e respeito pelas diferenças. Além disso, a arte pode ser um veículo para discutir questões sociais e promover a conscientização sobre temas como igualdade, justiça e sustentabilidade. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www2. senado. pdf Acesso em 05 de junho de 2023. RODRIGUES, Polyana Marques Lima; LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano.

 Saberes docentes em ação, v. n. mec. gov. br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=7171-3-7-artes-jussamara&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05 de junho de 2023.

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