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Elaborando uma monografia sobre educação infantil – Um desafio ao aluno

O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental. Em sala de aula acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante.

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A maioria dos cursos superiores do Brasil, exigem a realização de uma monografia para que o aluno seja aprovado completamente no curso. Assim, o aluno de Pedagogia, que escolheu como seu tema de uma monografia sobre educação infantil, precisa demonstrar no seu trabalho, a sua aptidão e disposição para desenvolver novas ideias para a educação pré-escolar.

Educação infantil ou educação pré-escolar consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino fundamental. É ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os cinco anos de idade de uma criança. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.

A educação infantil ou pré-escolar é ministrada em estabelecimentos educativos de vários tipos como berçários, creches, pré-escolas, jardins de infância, infantários ou jardins-escola. Apesar de não ser obrigatório, é direito da população que o Estado disponibilize o espaço e os educadores de forma pública. Existe, também, diversas instituições privadas que oferecem o serviço de educação infantil no Brasil.

No Brasil considera-se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche". O equipamento educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chama "pré-escola". Na educação infantil a avaliação se faz mediante acompanhamento a registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de educação infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

À avaliação da educação infantil é um dos assuntos mais debatidos na Educação brasileira. Organizações civis, áreas do Ministério da Educação (MEC) e gestores municipais estão debruçados sobre propostas de como analisar essa etapa do Ensino. À avaliação é prevista em lei, bem como outros aspectos da Educação infantil, como a matrícula obrigatória a partir dos 4 anos e a obrigatoriedade de diploma de pedagogia para os Professores e cuidadores.

Desde seu surgimento no Brasil, no final do século XIX, até meados da década de 1990, a escolinha infantil existia especialmente para atender a uma necessidade dos pais que trabalham. Foi só em 1996 que as Creches e Pré-Escolas passaram a fazer parte do sistema educacional. Foi nesse período que surgiram pesquisas sobre o impacto da Pré-Escola na vida Escolar futura das crianças. Descobriu-se que a qualidade dessa etapa de Ensino é determinante para o sucesso nos anos seguintes.

O aluno que está estudando na faculdade de pedagogia e já está perto de se formar, necessita redigir uma monografia. Algumas faculdades pré-determinam alguns temas para os alunos, o que pode facilitar no momento da escolha do tema, mas em maioria dos casos o aluno precisa escolher seu próprio tema. É importante o aluno se identificar com o tema que escolher, assim será muito mais fácil abordar o assunto de sua monografia sobre educação infantil. O aluno deve sempre pensar em algo capaz de despertar o interesse e proporcionar satisfação.

Abaixo estão listados alguns dos temas atuais de monografia, que certamente serão interessantes:

  • Estudo sobre a condição atual de educação infantil no Brasil
  • A indisciplina na educação infantil
  • Formação de professores para educação intantil
  • Os efeitos da participação ativa da família na educação das crinças de idade pré-escolar
  • A perspectiva profissional do profissional educador
  • Literatura Infantil
  • Métodos de ensino lúdicos
  • Novas práticas de Pedagogia para educação infantil
  • A importância das brincadeiras na educação infantil – Jogos e Brincadeiras
  • Alfabetização na educação infantil

Como se pode notar, há uma infinidade de temas que poderão ser desenvolvidas para dar origem a uma monografia sobre educação infantil exepcional.

Para entregar uma monografia perfeita, lembre-se que existem regras de formatação do texto, com o tamanho correto da fonte, espaçamentos, parágrafos, legendas e bibliografia. Também é importante não cometer erros de ortografia. Vale identificar também, que uma monografia exige o desenvolvimento de um tema único. É possível que o estudante faça algum tipo de correlação com outros temas e aborde outros assuntos no trabalho, mas o foco deve estar sempre bem definido.

Outro ponto importante sobre monografia é que ela deve estar intimamente ligada com alguma temática do curso superior que o estudante cursou. Também é possível fazer o trabalho com uma problemática já abordada por outro estudante, porém com um enfoque diferente para trazer mais conteúdo para o tema.

Uma monografia também deve seguir as regras da ABNT para que esteja dentro do padrão acadêmico e assim possa ser lido e compreendido pelos demais. É necessário que existe uma seleção de material de pesquisa para usar de apoio e que forneçam citações para comprovar o que o estudante está afirmando ou mesmo utilizadas para explicar porque o estudante não acredita em estas.

Porém, não existe espaço para incertezas em uma monografia e por isso, o estudante deve fazer afirmações que possam ser afirmadas por sua pesquisa acadêmica. O trabalho de orientação do aluno de monografia fica a cargo de um professor orientador determinado pela escolha da temática.

No fim do trabalho é necessário que se possa extrair dele um artigo para ser publicado em revistas ou livros da área, ter uma pesquisa que possa ser apresentada em congressos e também um trabalho que possa concorrer nos concursos destinados a esse tipo de pesquisa.

Não se pode desenvolver uma monografia sem contar com um bom referencial teórico. Portanto, procure materiais que possam ser úteis durante a pesquisa e alimente a sua base teórica com autores com credibilidade na área. Use livros, artigos científicos e dissertações para tornar a sua mnografia muito mais completa.

As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) devem ser estudadas antes de elaborar uma monografia sobre educação infantil. Elas definem como um trabalho acadêmico deve ser estruturado e quais são os elementos fundamentais.

É importante conhecer a estrutura do trabalho monográfico, conforme rege a normatização em vigor. Mas, vale ressaltar que é importante buscar também, informações sobre as solicitações de sua universidade, já que como mencionado acima, cada estabelecimento de ensino superior especifica as exigências obrigatórias a cumprir. As Normas da ABNT possibilitam a realização de um trabalho organizado e bem desenvolvido. Além da aparência padrão, é documento de entendimento universal.

A educação infantil é um espaço lúdico, onde as crianças aprendem da forma mais interessante e atravês das brincadeiras, pois se sabe que entre os 2 aos 5 anos, a criança não possui ainda a possibilidade de concentração como uma criança de outra faixa etária, já que é mais dispersa, muda constantemente de atividade. Assim, uma escola de educação infantil permite e incentiva o brincar de seus alunos. Na educação infantil é possível trabalhar o brincar de diversas formas, possibilitando, cada vez mais, um desenvolvimento global, ou seja, um desenvolvimento social, cognitivo e motor. Dessa forma, pode se deduzir que a educação infantil é a primeira porta de acesso da criança à sociedade, onde ela tem a oportunidade de construir suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo. Por isso, é muito inportante que um aluno de pedagogia, tenha boa disposição para expor as suas ideias no texto de seu trabalho acadêmico como a monografia, para ajudar a melhorar a base de teorias sobre a educação pré-escolar no Brasil.

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