A MÚSICA COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

sob orientação da Professor: Avaliado em ______ / _____ / _____ Nota Final: ( ) _____________ ______________________________________________________ Professor- Orientador ____________________________________________________ Professor Examinador Dedico este trabalho a minha família, sempre uma fortaleza na minha vida; aos meus amigos e professores que fizeram parte da minha vida estudantil pelo carinho e afeto, por serem estas personalidades presentes em minha vida. Agradeço a realização deste trabalho a Deus em primeiro lugar, que me fortaleceu durante minha caminhada com saúde, força, coragem e determinação para não desistir frente às dificuldades que se apresentaram ao decorrer desta caminhada, a todos os professores, que fizeram parte desta graduação e cada um que participou do meu conhecimento acadêmico, e mim ajudou preparando-me para exercer uma profissão, ofertando o horizonte superior, aos meus familiares, por todo o suporte, carinho e ajuda que me deram e a todos que de alguma forma participaram desta realização na minha vida, o meu muito obrigado.

“A música tem um grau de importância muito elevado na sociedade, infelizmente muitas das vezes ela passa despercebida”. Wagner'd Rock RESUMO A música como intervenção psicopedagógica é uma realidade da educação na sociedade contemporânea, pois são inúmeros os benefícios da musicalização no ambiente escolar. Este artigo irá realizar uma análise bibliográfica onde buscaremos compreender a maneira como a música pode ser trabalhada na sala de aula influenciando o processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo como problemática de saber por que os professores utilizam constantemente a música no ambiente educativo com prioridade na educação infantil. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS. INTRODUÇÃO O processo de ensino e aprendizagem é bastante complexo e para se produzir bons resultados é preciso buscar formas diferenciadas para estimular e colaborar com o desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida, sendo então a música uma grande colaboradora no processo educacional e deve ser utilizada conforme orientações psicopedagógicas.

No ambiente da sala de aula os psicopedagogos desenvolvem atividades fundamentadas na música como forma de intervenção psicopedagógica no processo de ensino e aprendizagem, pois é possível desenvolver diversas habilidades com base nas parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, canções e outras atividades lúdicas que torna prazerosa e estimulante à aprendizagem. Neste artigo buscaremos por meio de uma análise bibliográfica compreender a maneira como a música pode ser trabalhada na sala de aula influenciando o processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo como problemática de saber por que os professores utilizam constantemente a música no ambiente educativo com prioridade na educação infantil. A discussão referente à música como intervenção psicopedagógica é justificável pelo fato de ser uma prática muito constante no cotidiano escolar e precisa ser analisado conforme fontes bibliográficas para assim compreender melhor a realidade da aprendizagem em que as crianças estão inseridas no contexto contemporâneo.

descreve que, Aquelas dificuldades experimentadas por todos os indivíduos em alguma área de conhecimento e/ou algum momento de sua vida escolar, já as de problemas secundários são consequência de outras dificuldades que podem ser bem detectadas e que atuam primeiramente, sobre o desenvolvimento humano normal e, secundariamente sobre as aprendizagens específicas. O processo de ajuda parte do indivíduo que traz com sigo todos os seus problemas e desafios relacionados à aprendizagem desde a educação infantil, assim a psicopedagogia se direciona ao mesmo com o proposito de ajuda no processo de aprender. Segundo Romcy (2014); “Todo diagnóstico psicopedagógico trata-se de uma investigação, constituindo-se em uma pesquisa dos processos de aprendizagem que não vão bem, quando comparados ao que é esperado o sujeito apresentar”.

p. A psicopedagogia é um ramo de estudo que se localiza tanto em clínicas, como em instituições de ensino, umas delas a conhecida como Psicopedagogia Institucional onde seu trabalho se baseia no planejar, analisar e identificar, trabalhando através de diagnósticos e tarefas interdisciplinares com os outros agentes da escola e outros profissionais. A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO A música é algo que se tornou um instrumento de diversão e entretenimento muito utilizado pelo homem além de contribuir com a aprendizagem, estando no convívio de várias sociedades. Ao ser compreendido como a arte dos sons, tudo o que ouvimos como o som das árvores balançando com a força do vento, a chuva caindo no telhado, todo tipo de sons da natureza ou não são definidos como matéria prima da música é essencial principalmente na aprendizagem das crianças no início da vida estudantil.

Os instrumentos de percepção são necessários para que o indivíduo possa ser sensível à música, apreendê-la, recebendo o material sonoro/musical como significativo. A musicalização é um processo em que as potencialidades de cada individuo são trabalhadas e preparadas de modo a reagir ao estímulo musical (PENNA, 2014, p. É um vasto campo que detêm o número de definições, no estudo de Rousseau (citado por CANDÉ, 1994, p. A música desde sempre foi considerada uma prática fundamental quanto o processo de aprender desempenhando um papel surpreendente na educação, desde muito tempo os filósofos antigos colocavam a música no cotidiano da educação. O ritmo e a harmonia entram nos retiros da alma onde é lá que esses irão se estabelecer e promover o surgimento da graça do corpo e da mente, sendo algo que só se encontra em pessoas que são educados da maneira certa.

É graças a música que conseguimos desenvolver uma essencial qualidade em nossas personalidades mudando muita das vezes o jeito que nos comportamos. Na época conhecida na história como Idade Média e Renascimento, a música era tida como um dos mais importantes pilares entre os quatro para o desenvolvimento da aprendizagem, completando esse grupo tinha a Geometria, Astronomia e a Aritmética, portanto com o passar dos tempos e da era das transformações no campo da educação, a música foi uma das primeiras a ser cortada do campo educacional, mesmo essa sendo considerado o meio capaz de desenvolver várias capacidades no ser humano. A aula de música ou com musicalização nas escolas proporciona ao estudante, vários benefícios dentre eles o desenvolvimento da mente, controle das emoções, assim proporcionando uma paz interior de espírito, além de fazer esse individuo melhorar sua concentração, sendo uma prática fundamental na educação infantil, portanto se cada vez mais cedo o aluno receber educação com base na experiência musical esse com certeza desenvolverá mais sua capacidade estando preparado para as experiências futuras.

A música é algo tão importante, pois as crianças que têm contato com ela ouvem ou desenvolve alguma prática com a emissão dos sons musicais, são crianças que crescem com percepções mais desenvolvidas, principalmente crianças relacionadas com práticas musicais em grupo, essas crescem com poder de saberem a necessidade de se trabalhar em equipe, cooperando com os outros e compreendendo a necessidade da socialização. A criança que aprende com a música por meio de práticas que necessitem do coletivismo, além de desenvolver a criatividade ainda aprender sobre as normas da socialização. O sujeito menor que é criativo consequentemente terá um melhor raciocínio e desenvolve assim meios para enfrentar suas dificuldades em prol de sair delas.

É nesse sentido que o ensino com a música seja lá qual o ambiente se desenvolva, além de proporcionar o desenvolvimento da construção do crescimento do ser humano, promove a alegria, felicidade cultural, alegria do conhecimento através da música, assim sendo, as alegrias adquiridas com o encontro com a música, referente àquilo que ela tem como suas maravilhas, suas obras. A música desempenha um papel essencial, pois simplesmente por não estar com uma visão distante do futuro, ao sucesso futuro, só tendo existência e se justificando pela felicidade em cultura que promove aos alunos em sua etapa de aluno. Os instrumentos sonoros musicais devem ser explorados por cada criança, sendo usado para praticar suas várias possibilidades de utilização: o corpo, a utilização da natureza e seus elementos, alguns dos instrumentos que são convencionais, e também outros vários que possam vir a serem feitos como: instrumentos de percussão e sopro, de utilidade em bandinhas etc.

algo bem visto e confirmado é que quando a criança é proporcionada a ser o próprio inventor de seus instrumentos e sente prazer pelo exercício da atividade manual, torna-se um ser, mais propício a entender e compreender os campos da música, valendo destacar que o empoderamento sobre a música busca uma aprendizagem educacional integral. O ato de compreender os sons é entender que eles podem ser de diferentes formas, sendo as chamadas não vocais, onde são utilizados instrumentos ao invés da voz, ainda temos vocais, pré-verbais e verbais. A melodia se entende por sons em sequência, diferentes e organizados de uma maneira específica. A realidade é que com notas iguais é possível fazer composições variadas e/ou necessário. A MÚSICA NA APRENDIZAGEM Ao se destacar o sentido do aprendizado em uma criança e a importância em trabalhar essa com seus significados, pelo fato das variadas mudanças que ocorre no contexto global são fatores contribuintes para deixar o sistema educacional acuado, é interessante que a educação faça suas conclusões a respeito do caso e busque a força para superar propiciando ao aluno o conhecimento sistematizado a fim de esse vir a adquirir seu desenvolvimento intelectual, visto que quando se tem uma aprendizagem que está significada e prazerosa para o estudante o sujeito adquire o alcance da alegria cultural pelo fato de estar aprendendo, assim sendo a construção de um conhecimento em períodos diversos do desenvolvimento intelectual da realidade presente.

Uma das tarefas do profissional da educação é a compreensão do que seria mais importante para doar as práticas pedagógicas e psicopedagógicas de modo a contribuir com o aprendizado, pois sua colaboração precisa ser de uma forma integralizada, sendo que a música é um agente eficiente na aprendizagem. No contexto do século XIX é possível ver como o papel do professor e da escola promove o aprendizado e o desenvolvimento do aluno impulsionado pelo aprendizado, à participação da escola na construção do psicológico adulto do sujeito, é mais do que importante e sim necessária. É na escola e em lugares voltado para a construção do aprendizado que o sujeito passa a maior parte do seu tempo, portanto o que detém para esses espaços a preparação adequada para que o real desenvolvimento do aprender realmente aconteça na prática.

Para que a aprendizagem aconteça de maneira permanente, é visto a necessidade do professor, pedagogo e/ou psicopedagogo procurem alternativas, adotando posturas com a intenção de alcançá-las pelo fato de como é dito por Vasconcellos (1999, p. Conhecer a música ajuda a compreender o mundo de forma mais sensível, sobretudo se é utilizada como recurso para isso, além de completar, assim, o arco de conhecimento humano. Carvalho, Moreira, & Isaias, 2017, p. A música pode proporcionar várias coisas, uma delas é um ambiente receptivo à entrada, sendo a mesma causadora de um efeito calmante, aliviando e distribuindo mais energia, além de quando é utilizada com suavidade somente ao fundo, disponibiliza uma sensação de calma, melhorando o grau de energia física e concentração gerando uma maior atenção, os benefícios que a música tem para a psicopedagogia são inúmeros, e principalmente quando essa está direcionada ao desenvolvimento de habilidades, como leitura, escrita e na matemática, contudo está inserida no contexto das muitas áreas do conhecimento.

A música como estimulo a aprendizagem trás e cataloga o timbre, a melodia e a estrutura rítmica (Lazaretti, 2016). O psicopedagogo distribuirá várias tarefas que desenvolveram as habilidades e competências que são requerimentos do aprendizado escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS O desenvolvimento humano apresenta uma necessidade da intervenção musical para estimular suas emoções, habilidades mentais, desenvolvimento corporal, socialização e consegue proporcionar esse desenvolvimento na forma de aprender de forma bastante prazerosa e lúdica. O trabalho psicopedagógico com a utilização da música tem se tornado cada vez mais utilizado, pois além de apresentar características lúdicas também se destaca como estimulo a aprendizagem de forma relaxante e personifica a ideia de uma atividade concreta e palpável para o processo de ensino- aprendizagem.

A música precisa ser trabalhada com as crianças desde os primeiros dias na sala de aula em consonância com a psicopedagogia, pois dessa forma reduz a possibilidade de estresse e colabora com o equilíbrio mental humano, sendo parceira nas atividades de alfabetização, motora, socialização, auditiva, comunicação e favorece a aprendizagem de maneira geral. Conclui-se que são diversas as maneira como trabalhar a música em sala de aula e que essas têm forte influência no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento das crianças, pois os professores utilizam constantemente a música no ambiente educativo com prioridade na educação infantil baseado em orientações psicopedagógicas que se fundamentam na relevância da mesma para desenvolvimento integral das crianças.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. jun/1995. BEYER, E. A abordagem cognitiva em música: uma crítica ao ensino da música a partir da teoria de Piaget. Porto Alegre, 1988. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Impare educação e a metodologia sensibile: a formação humanista por meio da educação musical. II Congresso Internacional-Uma nova pedagogia para a sociedade futura/ protagonismo Responsável, 0(0), 233-242. CANDÉ, Roland de. História Universal da Música. ª ed. Porto Alegre. V. set. Lazaretti, M. L. O ensino de música na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003. MALUF, A. C. M. G (Org. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice (pp. Campinas, SP: Autores Associados. Pasqualini, J. C. Música (s) e seu ensino.

ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2014. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA, v. n. Dislexia: proposta de intervenção. Fortaleza, CE, HBM Shopping das Cópias, 2014, p. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do Conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1999.

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