PIM III - GESTÃO AMBIENTAL

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

XXXX Cidade/ Estado 2018 ENIVALDO APARECIDO DA SILVA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III (PIM III) Grupo GPA Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título Superior Técnico em Gestão Ambiental apresentado à Universidade Paulista – UNIP. Aprovado em: BANCA EXAMINADORA _______________________/__/___ Prof. Nome do Professor Universidade Paulista – UNIP _______________________/__/___ Prof. Nome do Professor Universidade Paulista – UNIP _______________________/__/___ Prof. Nome do Professor Universidade Paulista – UNIP RESUMO Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), referente à projeto de pesquisa realizado no Terceiro bimestre do segundo período do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental da Universidade Paulista – UNIP. PATRIMONIO 8 2. BALANÇO PATRIMONIAL E PATRIMONIO LIQUIDO 8 2. BALANÇO CONTÁBIL E PATRIMONIAL DA EMPRESA 9 2. LIQUIDEZ DA EMPRESA 11 2. GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA 12 3 ESTATÍSTICA APLICADA 14 4 O SETOR DE MARKETING AMBIENTAL DA EMPRESA 15 4.

Ao longo dos anos, têm diversificado o mercado, alcançando o mercado online e possui importantes sites de comércio eletrônico em sua estrutura de negócios. A GPA comanda as seguintes subsidiárias: Pão de Açúcar (rede de supermercados), Casas Bahia (rede de varejos móveis e eletroeletrônicos), Extra (rede de varejo formada por lojas multiformato), Assaí Atacadista (bandeira de atacado de autosserviço do GPA), Pontofrio (rede de lojas de eletroeletrônicos e móveis) e Cdiscount (e-commerce) (BRASIL, 2018a). Umas das mais importantes subsidiárias é a rede Pão de Açucar. No ano de 2005 apresentava 185 lojas, 245. m² de área de vendas, 2. Santos, no livro texto da UNIP (2012) descreve três funções distintas exercidas pela contabilidade: 1) Orientação: compreende a elaboração de relatórios contábeis (balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício, por exemplo), por meio dos quais é comunicada a situação econômica e financeira da entidade.

Podemos dizer que aí temos a essência da contabilidade, pois seu objetivo é o fornecimento de informações úteis. Controle: constitui-se de processos pelos quais a administração é informada de que a entidade está agindo de acordo com os planos e as políticas anteriormente estabelecidas. Registro: para que possam existir controle e orientação, é necessário que os fatos econômicos e financeiros que ocorrem numa entidade sejam registrados. Compreende o registro, a análise e a classificação dos fatos, bem como a escrituração e o arquivo dos documentos gerados pelos fatos. Isso quer dizer que o Patrimônio Líquido da empresa é feito com base na diferença dos bens e direitos que a empresa possui e as obrigações que têm ou simplesmente a subtração do Ativo pelo Passivo, podendo este resultado ser positivo, quando o conjunto de bens e direitos é maior que as obrigações, pode-se ter também um resultado negativo, quanto o valor monetário do conjunto das obrigações e bens é maior que o conjunto de bens e direitos e finalmente, mas muito difícil de acontecer na prática, temos o resultado nulo, que nada mais é do que quando o valor dos bens e direitos equipara-se ao valor das obrigações, ou seja há um valor do ativo exatamente igual ao do passivo.

BALANÇO CONTÁBIL E PATRIMONIAL DA EMPRESA As tabelas abaixo referem-se ao fechamento contábil do grupo GPA, relativo ao mês de Junho, dos últimos cinco anos (2014-2018) e tem seus valores expressos em moeda corrente nacional, ou seja o valores são expostos em reais. Abaixo, nas tabelas 3 e 4 é demonstrado o quadro geral do grupo GPA, de forma mais abrangente e implica na contabilidade geral dos ano de 2014 a 2018, observando o 2º trismestre de cada ano, onde é demonstrado todo o balanço ATIVO | PASSIVO realizado. Tabela 3 - Demonstrações do Balanço Patrimonial ativo consolidadas do 2º trimestre, no período de 2014 a 2018. Ativo 06/2018 06/2017 06/2016 06/2015 06/2014 Ativo Total 46. Critério de Consolidação Consolidada Critério de Elaboração IFRS* Fonte: Econoinfo. IFRS: International Financial Reporting Standards. normas internacionais de contabilidade, um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board).

Tabela 4 – Demonstrações do Balanço Patrimonial passivo e patrimônio líquido consolidadas do 2º trimestre, no período de 2014 a 2018. Passivo e Patrimônio Líquido 06/2018 06/2017 06/2016 06/2015 06/2014 Passivo Total 46. Provisões 1. Passivos sobre Ativos Não-Correntes a Venda e Descontinuados 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Lucros e Receitas a Apropriar 15,0 19,0 1. Patrimônio Líquido Consolidado 13. Critério de Consolidação Consolidada Critério de Elaboração IFRS** Fonte: Econoinfo. IFRS: International Financial Reporting Standards. Além disso, a expansão e maturação da subsidiária Assaì permitiu um rescimento de +7,8%, apesar do forte impacto da deflação alimentar (BRASIL, 2018b). No panorama geral, a GPA obteve R$ 462 milhões, de lucro, alcançando duas vezes mais, no mesmo período, o lucro obtido em 2017. Eliminando os créditos fiscais o lucro alcançou R$ 185 milhões, revertendo o prejuízo do ano anterior.

Tabela 5. Principais Destaques do segundo semestre de 2018 - GPA em relação a 2017. Lucro dos Acionistas Controladores – operação. em continuidade 462 196 136. Lucro (prejuízo) dos acionistas controladores - op. Em continuidade ECF* 3. p. Seguindo o raciocínio, Sá (2010) exemplifica que o índice que mede o grau de consolidação disponível é o grau de endividamento financeiro de curto prazo e que se chama de grau de endividamento financeiro de curto prazo, a relação entre o endividamento financeitro de curto prazo e o ativo circulante, sendo sua equação genética: Grau de Endividamento = Endividamento Financeiro de Curto Prazo Financeiro de Curto Prazo Ativo Circulante Na figura 1 é possível observar que a GPA obteve 1,3% da receita líquida em 2018 e redução de 0,5 p. p. em relação ao segundo trimestre de 2017.

As principais variações foram a redução do custo da dívida alinhado com a queda do CDI e o aumento das despesas com antecipação de recebíveis em função do maior volume de vendas e aumento da participação de não alimentosigura 1. Resultado financeiro Figura 1. No que se refere aos dados estatísticos do Grupo GPA, neste trabalho foi dado um destaque ao crescimento da produtividade do grupo ao longo dos anos. O gráfico 1 demonstra o aumento da produtividade da empresa, onde houve 34% de aumento na produtividade, mantendo a satisfação do(a) cliente. Gráfico 1. Vendas líquidas da GPA no período de 2013 a 2017. Fonte: BRASIL, 2018a. O Grupo promove ainda a arrecadação de medicamentos, pilhas, baterias, celulares e acessórios. Desde o início, em 2010, os clientes das lojas do Extra, Pão de Açúcar e Assaí depositaram mais de 30 toneladas de pilhas e baterias, evitando que esse material fosse descartado em lixo comum, o que pode contaminar os lençóis freáticos, rios e solo.

Até junho deste ano, cerca de 17 toneladas foram arrecadadas. Em outra iniciativa pioneira para a gestão de resíduos, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaram, em novembro de 2011, o programa Descarte Correto de Medicamentos, com o intuito de conscientizar o consumidor para importância do destino adequado para medicamentos vencidos e/ou fora de uso. Neste processo já foram arrecadadas quase 4,5 toneladas de medicamentos. ENDOMARKETING O grupo GPA têm investindo em endomarketing nas difrentes subfiliais. No ano de 2017 foi inaugurado o Canal de Diversidade na plataforma on-line de treinamento para seus funcionários, com conteúdos sobre os públicos prioritários do GPA, de acordo com a filial a qual cada funcionário pertence. Na plataforma on-line de treinamento são disponibilizados cursos de capacitação e apresentação dos produtos, onde o funcionário recebe conhecimento sobre os produtos e sobre como apresentá-los aos clientes pontenciais (BRASIL, 2018a).

Além disso o grupo GPA investiu na instalação do Workplace, plataforma social do Facebook para empresas. Com o objetivo de tornar a comunicação interna mais simples, dirigida e flexível, além de ganhar mais agilidade na comunicação, a Companhia deu autonomia para que os(as) colaboradores(as) possam compartilhar conteúdos relevantes para as suas áreas ou para o setor de varejo. Por isso, as lojas de Multivarejo e do Assaí possuem sistemas próprios de compostagem, o que faz com que o mínimo de resíduo – apenas o rejeito – seja destinado para aterros. Reviva | Reciclagem Via Varejo O programa é a soma de ações dos programas de gestão de resíduos sólidos recicláveis, das iniciativas de conscientização ambiental dos colaboradores e logística reversa de embalagens do consumidor da Via Varejo.

Os resíduos sólidos recicláveis das lojas Pontofrio e Casas Bahia, bem como alguns outros materiais descartados pelos clientes, como papelão, plástico, plástico bolha, papel branco, madeira e restos de material da área de recuperação de eletroeletrônicos, são alojados e encaminhados para a Central de Triagem na Central de Distribuição Via Varejo em Jundiaí, existente desde 2008. BEM-ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA O grupo GPA demonstra preocupação com o bem-estar dos funcionários e a evolução de gestão de pessoas. Esta preocupação pode ser observada gráfico 2 que mostra uma redução constante de turnover voluntário, ou seja, da rotatividade de funcionários, além de apresentar crescimento no índice de produtividade e no engajamento da equipe de funcionários ativos.

A integração da cadeia produtiva se segue, de maneira geral, um modelo que buscar respeitar ao meio ambiente e promover o diálogo transparente, com as partes e estímulo ao desenvolvimento sustentável. Neste sentindo, o grupo mantém uma série de programas, projetos e ações específicos que buscam desempenho superior em aspectos econômicos, ambientais e sociais, reforçando o conceito de gestão eficiente e a educação para o consumo consciente. Por fim, a concepção deste trabalho foi eficiente para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Contabilidade, Saúde Ambiental, Estatística Aplicada e Estrategia de marketing Ambiental. Através destas disciplinas foi possível realizar um panorama mais completo da empresa e conseguir avaliar melhor os dados obtidos.

REFERÊNCIAS ASSAF NETO, Alexandre. com. br/default_pt. asp?idioma=0&conta=28. Acesso em: 22. Set. Supermercado Assaí instala usina de energia solar em Goiânia. disponível em: https://www. pensamentoverde. com. br/sustentabilidade/supermercado-assai-instala-usina-de-energia-solar-em-goiania/. org/wiki/%C3%8Dndice_de_liquidez>. Acesso em: 22 Set. ECOINFO. Demonstrações de resultado da GPA, disponível em: http://www. econoinfo. GPA. Carta de ética para fornecedores. GPA/Groupe Casino, 2016, 9p. SÁ, Carlos Alexandre. Contabilidade para Não Contadores.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download