A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO NEURO PSICOPEDAGÓGICA NOS CASOS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Visa compreender aspectos sobre a aprendizagem humana, como esta acontece, sendo um dos eixos estudados durante o curso, bem como analisar sobre os estilos de aprendizagem e a importância do neuro psicopedagogo nesse sentido. O trabalho aborda ainda sobre a função no Neuro psicopedagogo e as principais atribuições no contexto educacional, com base nas orientações e princípios do presente Código de Ética do Neuropsicopedagogo articulado pela SBNPp (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia). Palavras-chave: Aprendizagem. Atendimento clínico. Atribuições Abstract Each person learns in a different way. É sabido que, todo indivíduo tem a sua forma única de aprender e, portanto, esses que aprendem de forma mais lenta, requer uma metodologia específica que corresponde a sua necessidade particular, seja ela originada de uma causa específica ou não, em detrimento aos demais que conseguem aprender de forma mais acelerada.

Familiares e responsáveis por esses indivíduos que apresentam comprometimentos relacionados à aprendizagem, ao ser informado pela escola sobre esses problemas, buscam, junto a instituição, alternativas para ajudar a criança a se desenvolver, muitas vezes buscam ajuda de profissionais externos à escola como Psicólogos, Terapia Ocupacional, Fonoaudiólogos, Neuro psicopedagogos Clínicos entre outros. Nesse sentido, o presente trabalho pretende, por meio de uma bibliografia apresentar os conceitos relacionados a aprendizagem humana, os desafios que as famílias e alunos com dificuldade enfrentam e a importante contribuição que o Neuro psicopedagogo Clínico desempenha na conquista do sucesso da aprendizagem desses alunos, somando aos demais componentes como professor regente, professor de apoio e à equipe multidisciplinar que já realiza o trabalho na escola. Desenvolvimento textual 1. A aprendizagem humana É possível ver em documentos de pensadores e estudiosos, o histórico da aprendizagem humana, que ela está presente na vida do homem desde à Antiguidade, pois, nesse período foi notado as intenções de passar conhecimento e produzir experiências entre um homem e o outro.

“os estilos como estruturas relativamente estáveis, que podem sofrer impacto de experiências vividas durante os anos de escolaridade, inclusive na etapa do ensino superior”. Portanto, pode se dizer que a aprendizagem humana acontece de diferentes maneiras, de acordo com cada realidade, ou seja, como a pessoa adquire e armazena informações. Para tanto, faz se necessário conhecer cada um dos estilos de aprendizagem e a relação deles com a aprendizagem e seus impactos. Os etilos de aprendizagem humana Quando se percebe que cada pessoa aprende de um jeito, é possível concluir que há várias aprendizagens, ou seja, vários estilos de aprendizagem que, embora muitas vezes relacionados ao gênero, eles independem dessas condições, nem mesmo relacionam se com o fator inteligência. Pesquisadores e estudiosos buscam assiduamente identificar os estilos de aprendizagem, de modo a explicar como as pessoas aprendem, ou seja, como recebem e armazenam informações.

A partir da visualização das imagens, é possível estabelecer relações entre ideias e abstrair conceitos. b) Estilo Auditivo: Estudantes com estilo auditivo possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pela palavra falada, sons e ruídos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada. c) Estilo Cinestésico: Encontramos neste grupo estudantes que possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pelo movimento corporal (SALDANHA; ZAMPRONI; BATISTA, 2016, p. Os profissionais que têm esse conhecimento, dificilmente irá dizer que um aluno não aprende, mas ao identificar as suas estratégias de aprendizagem, busca adaptar a metodologia para que o aluno consiga aprender do jeito dele, sobretudo, no que diz respeito aos alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem que, muitas vezes necessitam de estímulos múltiplos para que ele consiga aprender e alcançar melhores resultados na aprendizagem sistêmica.

A atuação neuro psicopedagógica clínica x problemas de aprendizagem O profissional neuro psicopedagógico clínico, atua junto à família, à escola e a equipe de demais profissionais que realizam o acompanhamento com o paciente/aprendente, ou seja, ambos consideram as avaliações, relatos e diagnósticos para traçar o plano de ação e contribuir com o avanço na aprendizagem. O Neuro psicopedagogo torna-se assim um elo na inclusão na rede regular. É função do neuropsicopedagogo promover processos inclusivos educacionais e conscientizar a comunidade escolar que o sentido do termo inclusão não significa promover a adequação ou a normatização de acordo com as características de uma maioria, seu significado está mais próximo da possibilidade de fazer parte, conviver e não se igualar.

SILVEIRA, 2019, p. É indissociável a atuação neuro psicopedagógica e a inclusão, pois, os pacientes que chegam à clínica com afã de uma ajuda a mais para auxiliar no seu desenvolvimento, geralmente são também alunos que recebem o Atendimento Educacional Especializado com professor de apoio e demais recursos. Nesse ponto o neuro psicopedagogo clínico em parceria com a escola e demais profissionais, torna esse aluno parte do todo, com os quais ele irá conviver e aprender do seu jeito. O profissional capacitado para essa atuação cria nos pacientes, aprendentes e demais envolvidos uma visão mais ampla e mais esperançosa sobre uma aprendizagem possível e mais significativa. Quanto ao fator da inclusão citado mais ao final do trabalho, é realmente indissociável, pois, na atuação neuro psicopedagógica, na maioria dos casos, os pacientes têm problemas de aprendizagem que precisam ser identificados e receber as técnicas adequadas para que o aprendente consiga aprender e ter sucessos escolares.

REFERÊNCIAS. DÌAZ, F. O. M; TARCIA, L. M. R; SIGULEM. D. A aprendizagem humana: cada pessoa com seu estilo. A. B. ESTILOS DE APRENDIZAGEM. Disponível em: http://www. gestaoescolar. S. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Disponível em: https://www. scielo. br/j/aval/a/CgyjHL3TRXbgwRdWphLbcks/?format=pdf&lang=pt.

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