Gestão ambiental - 719 trabalhos feitos para baixar – Page 5

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A intolerância e os ataques à cultura afro-brasileira na educação

O trabalho tem como proposta trazer uma visão história de como a educação brasileira teve como base uma visão européia, eurocentrista e intolerante logo em seu início, e como isso reflete até hoje. Foi entregue em dezembro de 2018, onde obtive nota 8,2. …

Palavras: 7150Páginas: 26

AULA DE ESPANHOL COM FOCO NA LITERATURA, GRAMÁTICA E ASPECTOS CULTURAIS

TRABALHO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO, NO QUE TANGE A LICENCIATURA EM PORTUGUÊS- ESPANHOL…

Palavras: 2750Páginas: 10

Aspectos culturais na aula de Espanhol

Trabalho para o campo da educação, no que tange letras- espanhol…

Palavras: 2750Páginas: 10

Educação como Direito: O papel da escola para a transformação social

Trabalho relacionados a disciplinas educacionais, bem como serviço social e psicologia…

Palavras: 2475Páginas: 9

A importância dos jogos e brincadeiras para a educação infantil

O presente trabalho tem por finalidade de estudar os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual haja uma argumentação eficiente respaldado por teorias especializadas, buscando identificar, descrever e analisar a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Neste sentido, busca-se contribuir de forma considerável e abrangente para que os profissionais em especial o da educação infantil desenvolvam uma maior aceitação e práticas pedagógicas para ajudar a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social. …

Palavras: 4400Páginas: 16

Violência escolar no mundo globalizado

Este artigo tem por objetivo discutir brevemente a violência escolar, e como ela está inserida num contexto de mundo globalizado. Para isso, num primeiro momento será realizado um panorama das manifestações de atos violentos nas escolas, apresentando algumas de suas características, os possíveis motivos apontados pelos estudos das últimas décadas, e quais são as suas consequências. Em seguida, buscaremos inserir essas manifestações em escala global, e discutir quais são os principais desafios e as possíveis soluções para esse problema…

Palavras: 3300Páginas: 12

O processo de desenvolvimento infantil e a importância do brincar

Este trabalho tem por objetivo discutir a importância do uso do brinquedo, e suas contribuições no desenvolvimento do processo cognitivo entre crianças em fase pré-escolar, de 0 a 3 anos. Para isso, primeiramente verificaremos como o psicólogo Lev Vygotsky concebe o processo cognitivo, para a partir deste ponto, discutirmos as relações entre brinquedo, brincadeira, e o desenvolvimento do público infantil…

Palavras: 2750Páginas: 10

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO

Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do ensino da produção textual, especificamente no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica, para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Inicialmente serão feitas algumas considerações acerca das concepções de linguagem e a forma como cada uma orienta o trabalho de produção textual em sala de aula. Posteriormente será discutida, a produção de texto no ensino médio, fazendo algumas reflexões, especificamente sobre a argumentação e a subjetividade nas produções textuais dos alunos e, finalmente serão feitas algumas considerações sobre a importância da leitura para a formação de produtor de textos eficiente. …

Palavras: 4950Páginas: 18

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA UM RECURSO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A presente pesquisa tem como objetivo tecer considerações acerca do uso da Comunicação Alternativa na Educação Especial. Buscou nortear e iluminar os passos de quem caminha para alcançar um objetivo maior, uma educação especial de qualidade, que leve os alunos a se tornarem cidadãos, de fato e de direito. Ao final, foi possível constatar que a importância da Comunicação Alternativa como um sistema alternativo de comunicação que possibilita a inclusão e interação dos alunos que apresentam algum déficit em relação à fala. Assim, a criança ou jovem que esteja impedido de falar poderá se comunicar-se com outras pessoas de outras formas que não necessariamente a fala. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico…

Palavras: 2750Páginas: 10

A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Copyspider 0,9 nota 10 Universidade Anhembi - 2018…

Palavras: 11000Páginas: 40

CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O tem é co lúdico como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento cognitivo e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

O tema do artigo é: a importância que as atividades lúdicas têm no processo de construção da alfabetização. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A importância do Storytelling na alfabetização e no letramento

Trabalho de conclusão de curso da UNIP EaD no curso de Pedagogia, o trabalho foi apresentado em 2019 recebendo nota 10 da banca examinadora. …

Palavras: 11275Páginas: 41

PTI - Os desafios e possibilidades de igualdade de gênero no espaço escolar

1º) Pesquisar e realizar a leitura de materiais sobre diversidade e igualdade de gênero, com foco na fase da adolescência. 2º) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, o acadêmico também poderá utilizar para a elaboração do projeto os materiais disponibilizados pelas disciplinas de semestre: 3º) Após o processo de reflexão, dê início à elaboração da produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios: Passo.1: Com base nas leituras indicadas, nos materiais pesquisados e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolva uma produção de no mínimo 4 laudas e no máximo 8 (sem contar introdução, conclusão e referências). Passo.2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Passo 3: Considere as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. Seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões abaixo. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto:  A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada pela transição da infância para a vida adulta. Nesta fase, várias são as transformações pelas quais os adolescentes passam, seja a nível biológico (com o crescimento dos ossos, amadurecimento das características sexuais secundárias), seja a nível psicológico (envolvendo alterações de humor, desejo de viver intensamente, atração sexual, necessidade de aceitação, questionamento sobre a vida, entre tantos outros). Todas essas mudanças levam o adolescente a um objetivo: conseguir sua autonomia e independência. Diante disto, questiona-se: qual a importância da família e da escola nesta fase do desenvolvimento? De que maneira o grupo de amigos, de iguais, pode influenciar, tanto positiva quanto negativamente, neste desenvolvimento? A escola é o espaço de socialização do conhecimento científico, visto que a partir do acesso ao saber as pessoas realizam uma leitura do mundo e de sua participação social. Estudos apontam que a luta contra os preconceitos e desigualdades se dá por meio da reflexão crítica propiciada pelo saber. Por tais questões os professores devem conhecer os direitos de seus alunos e serem mediadores destas discussões que formam pessoas críticas e humanas, que conhecem seus direitos e deveres. Com base no exposto e a partir das indicações dos artigos, reflita sobre as seguintes questões: O que as legislações revelam sobre o direito à igualdade de gênero? Quais são os caminhos possíveis para que isso se efetive na escola? Portfólio Igualdade Gêneros. Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar…

Palavras: 2475Páginas: 9

AS MÍDIAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Este trabalho monográfico apresenta como tema "As mídias como suporte pedagógica na escola". Escolheu-se o tema diante da seguinte problemática: Até que ponto os professores encontram-se capacitados e adaptados as novas TICs e Mídias existentes no contexto educacional? Partindo deste pressuposto é que traço-se o objetivo geral desta investigação: Analisar a concepção dos professores de uma escola de Ensino Médio e Fundamental da rede estadual de ensino diante das diferentes mídias existentes na escola. Portanto este estudo justifica-se em demonstrar como as novas tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de aprendizagem, ligadas as novas tecnologias, enfatiza-se as mídias existentes no contexto educacional e que pouco são exploradas pelos professores. …

Palavras: 13475Páginas: 49

Implicações do Bullying na Educação Infanto Juvenil

TCC de pedagogia, sobre bullying e suas implicações no processo de aprendizagem. Contem: Resumo Em Português; Introdução; Desenvolvimento; Fundamentação Teórica; Material E Métodos; Considerações Finais e Referências …

Palavras: 4950Páginas: 18

MONOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

FACULDADE KURIOS - FAK - PEDAGOGIA 2014 (Aprovado)…

Palavras: 13750Páginas: 50

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

A formação em Pedagogia possibilita ao profissional múltiplas possibilidades de atuação na sociedade. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo tecer algumas considerações acerca da formação em Pedagogia, entre as quais: Educação Infantil, Administração e Supervisão e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico. Ao final foi possível concluir que a atuação pedagógica é uma tarefa complexa que requer uma boa qualificação para poder enfrentar com êxito o processo de ensino e os desafios que surgem. O pedagogo não pode se ficar estagnado, pelo contrário, deve sempre estar estudando, pesquisando e se atualizando para que possa alcançar os objetivos propostos…

Palavras: 3300Páginas: 12

AUTISMO INFANTIL: ENTENDER/COMPREENDER PARA INCLUIR

Originalidade: 98% INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 2015…

Palavras: 9625Páginas: 35

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

A marca identitária do coordenador pedagógico na escola. Uma abordagem personalista. O currículo oculto de uma escola se mostra pelas ações de todos os atores educacionais envolvidos na comunidade escolar, assim como na forma como são tratados os reflexos e resultantes destas ações. Dentro deste espectro, o coordenador pedagógico influencia determinantemente no fluxo de informações que perpassam as relações entre professores, diretores, supervisores, alunos e familiares. Sua forma e estilo de gerenciamento garantem não apenas o sucesso das propostas estabelecidas no projeto político pedagógico e no regimento interno da escola, como também afeta nas estruturas identitárias da instituição. …

Palavras: 5500Páginas: 20

UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL

Este artigo, resultante de uma pesquisa de caráter bibliográfico, teve por objetivo mostrar os benefícios do uso da internet no ensino da língua espanhola. Ao final foi possível constatar que a internet se faz fortemente presente no cotidiano dos alunos, assim cabe aos professores, especialmente de língua espanhola, adotar essa tecnologia para facilitar o processo de ensino aprendizagem, especialmente porque ela proporciona ao aluno utilizar a língua em situações reais, além de outros benefícios que serão apontados ao longo do texto…

Palavras: 2200Páginas: 8

ORIENTADOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo, tem como objetivo geral discutir o papel do Orientador Educacional na Educação Infantil e, como objetivos específicos, apresentar uma breve contextualização histórica do Orientador Educacional no Brasil; Verificar as principais atribuições profissionais do orientador educacional e discutir como o orientador educacional pode contribuir para a melhoria da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Ao final foi possível concluir que a visão de orientação que temos atualmente deixa para trás as funções desempenhadas por esse profissional no passado e que nem sempre colaboravam com o processo educativo.O orientador tornou-se um mediador entre o aluno e o meio social, participando da discussão de problemas que fazem parte do contexto escolar. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO INFANTIL

Trabalho original, sem plágio Copyspider: 0,4% Centro Universitário São Lucas…

Palavras: 9625Páginas: 35

Gestão Democrática da Educação: Um desafio da Contemporaneidade

Trabalho original , sem plágio. Testado e aprovado por programas como Copyspider. .... Instituto Metodista Izabela Hendrix - 2014 O estudo desenvolvido neste trabalho tem como eixo temático “gestão democrática da educação: um desafio da contemporaneidade”. Trata-se de um tema que vem sendo amplamente discutido por várias esferas da sociedade, e principalmente pelos indivíduos diretamente envolvidos no trabalho educacional. …

Palavras: 4400Páginas: 16

Entrevista sobre inclusão

entrevista sobre inclusão para ser realizado ao um professor de educação especial…

Palavras: 1100Páginas: 4

Diário de campo de inclusão

O presente trabalho a presenta uma observação sobre a inclusão de Alunos com necessidades especiais no ensino fundamental nos anos iniciais e finais …

Palavras: 1375Páginas: 5

Plano de aula Educação Infantil

Plano de aula para educação infantil, para relatórios ou ser usado em sala de aula, por professores do ensino infantil…

Palavras: 1375Páginas: 5

Dificuldade de Aprendizagem- Dislexia Ensino Fundamental

Atualmente a dificuldade de aprendizagem em sala de aula, é algo que nós, educadores, encontramos com maior frequência. Foi escolhido a dislexia, pois atinge entre 10 e 15% dos educandos; e nós professores devemos saber como reconhecer, e como ajudar o aluno que apresente tal dificuldade…

Palavras: 2200Páginas: 8

HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O presente trabalho visa debater alguns aspectos relacionados a presença do Sistema de Educação a Distância em nossa sociedade, visa servir de orientação inicial para aqueles que desejam conhecer melhor, esta forma de aprendizagem. Dessa maneira, temos que o ensino a Distância é considerado um recurso de grande importância, pois este, oferece a oportunidade de ensino a pessoas que, em sua maioria das vezes já estão inseridas no mercado de trabalho, e não encontram a flexibilização de horário para estar todo dia em um ambiente de sala de aula. Destarte, este ensino sofreu diversas evoluções e discriminações ao longo do tempo, conseguindo evoluir e crescer. Dessa maneira este artigo utilizou-se de método dedutivo de pesquisa bibliográfica, para chegar a melhor definição de Educação a distância, discutir as características deste ensino, os desafios que surgiram ao longo do tempo e as soluções apresentadas para o efetivo funcionamento e superação da discriminalidade sofrida nesta modalidade de ensino. …

Palavras: 3575Páginas: 13

USO DAS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Vivemos em um momento histórico em que as tecnologias ganham cada vez mais espaço no meio social, tornando-se praticamente impossível ignorá-las. Nesse contexto, as crianças, desde muito cedo têm acesso a essas tecnologias, que têm influenciado cada vez na sua educação. Desta forma, muitas delas já chegam à escola com uma carga de conhecimento significativa em relação ao uso dessas tecnologias, demonstrando, com frequência, tédio, cansaço e desinteresse de aulas tradicionais baseadas apenas no velho quadro de giz e em longas aulas expositivas, muitas vezes, com conteúdos desvinculados de sua realidade social. Diante disso, este ensaio tem por objetivo analisar os benefícios que a tecnologia pode trazer para o processo de ensino aprendizagem. Ao final foi possível constatar que, quando bem utilizadas, as tecnologias podem trazer uma gama de benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, especialmente, para que os alunos se tornem mais aptos a intervir na sociedade, visando à conquista da sua cidadania…

Palavras: 1650Páginas: 6

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância da atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. Adota como procedimento o levantamento bibliográfico. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória. Em relação à abordagem do problema é classificada como uma pesquisa qualitativa. Ao final foi possível concluir que muitas crianças enfrentam dificuldades em seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Assim, o professor e a equipe escolar, especialmente o psicopedagogo, devem estar estimulados a fim de desenvolver maneiras alternativas que favoreçam o desenvolvimento integral do educando, fazendo que o mesmo assuma o seu potencial afetivo e criativo, com a finalidade de corrigir suas deficiências de aprendizagem…

Palavras: 4125Páginas: 15

OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO EM BUSCA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA

A concepção de gestão democrática e participativa vem sendo muito debatida nos últimos tempos. A gestão escolar veio para aperfeiçoar os processos diários realizados nas instituições, aumentar e melhorar a eficiência do ensino nas escolas. A gestão engloba todas as atividades realizadas nas escolas, como elaborar e executar as propostas pedagógicas, administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros com uma gestão democrática e participativa. Este trabalho tem o intuito de analisar abordagens que tratam desse tema e explicá-lo de forma clara e concisa. Para isso, procura-se, por meio de referenciais e diversos estudos na área, debater a temática, revisando abordagens clássicas, documentos e autores até chegar a estudos recentes, em um período no qual a preocupação com a gestão escolar é cada vez maior, onde buscam-se gestores que atuem com eficiência e qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

DEMO, Pedro; Pesquisa e tomada de decisão, INEP, Brasília, Junho de 1987

Resenha…

Palavras: 275Páginas: 1

Resenha

BARCELOS, Valdo. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. Petrópolis. Vozes. 2010. 142 p…

Palavras: 550Páginas: 2

Inclusão

Trabalho de conclusão de curso sobre Inclusão, que representa hoje um dos marcos da conquista pela igualdade de direitos, e gradativamente, vem conquistando espaço nos discursos das políticas públicas, nas iniciativas de líderes da sociedade, ou mesmo em movimentos da própria classe…

Palavras: 8525Páginas: 31

Docência na Educação Infantil

Com os avanços tecnológicos, bem como, com a significativa evolução intelectual e psicológica dos indivíduos, são fatores que contribuem para um maior desenvolvimento do pensar na sociedade. Muitos estudos estão sendo realizados ressaltando a importância de métodos de ensino e aprendizagem adequados e os seus impactos a cada nível de ensino na educação básica e a atuação do docente como um veículo de conhecimento…

Palavras: 5775Páginas: 21

INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

Este artigo tem por objetivos discutir a inclusão da disciplina de Língua Espanhola no currículo do ensino médio, fazendo uma reflexão acerca da importância dessa língua e investigar quais são as dificuldades encontradas em relação ao seu ensino nas escolas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Acredita-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa poderão trazer contribuições significativas para alunos, professores, pais e sociedade em geral, pois permitirão maiores esclarecimentos acerca do ensino da Língua Espanhola. …

Palavras: 3300Páginas: 12

INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS

No final do século XX, entramos num período conhecido como “era digital”, no qual a tecnologia se faz presente relevantemente em nosso cotidiano. Onde é possível visualizar transformações na sociedade. Isso também se aplica aos métodos de ensino, que ainda se configuram em um método tradicional, acarretando um desafio não somente às instituições de ensino brasileiras, as quais foram concebidas – construídas – na era conhecida como industrial, mas também aos profissionais desta área. Isso porque, hoje em dia, os estudantes são digitais, ou seja, utilizam a tecnologia praticamente em todas as suas atividades diárias, ou seja, possuem uma vida praticamente virtual. No entanto, o as instituições de ensino públicas brasileiras ainda apresentam uma defasagem nessa questão. Frente a essa questão, este artigo visa analisar o cenário brasileiro quanto a inclusão digital no ensino público. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Desafio Pedagogia

Ana é coordenadora do curso de Pedagogia de uma faculdade instalada em uma grande cidade e resolveu levar para seus alunos e alunas uma ampliação sobre a visão da atuação profissional do Pedagogo…

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS

Esta pesquisa buscou refletir sobre quais as contribuições do brincar para os educandos da Educação Infantil, destacando os seus principais elementos, tendo como objetivo geral compreender as principais contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil de 4 a 5 anos. E os objetivos específicos foram os seguintes: contextualizar historicamente o brincar na Educação Infantil de 4 a 5 anos; identificar as principais diretrizes do brincar para o desenvolvimento da Educação Infantil e por fim descrever as contribuições do brincar na prática educativa, desenvolvida na Educação Infantil. A metodologia tratou-se de uma revisão bibliográfica de autores que discutem o objeto de estudo e fontes legais atuais, tendo como os principais autores utilizados, tais como: Barbosa (1997), Barros (2009), Dias (2013), Freire (1996) e entre outros. Podemos concluir que o brincar contribui de uma maneira significativa para o processo de construção de identidade da criança, na sua socialização o meio, além de propiciar elementos de contribuição no campo cognitivo, social e emocional. Porém para que este direito seja efetivado na prática são necessários investimentos públicos do Estado para melhoria da escola e da formação continuada dos professores. Palavras-chave: Brincar na Educação Infantil; Contribuições; Desenvolvimento; Papel do professor. …

Palavras: 9350Páginas: 34

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS PRINCÍPIOS

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS PRINCÍPIOS…

Palavras: 825Páginas: 3

REDEFININDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL

REDEFININDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL…

Palavras: 2750Páginas: 10

O letramento no cotidiano da Educação Infantil: perspectivas para a prática

O letramento no cotidiano da Educação Infantil: perspectivas para a prática…

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES

Este artigo tem por objetivos discutir a importância da formação continuada, identificar suas contribuições para os professores e investigar quais são as dificuldades encontradas por eles para efetivar sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Acredita-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa poderão trazer contribuições significativas para os professores, pois permitirão maiores esclarecimentos acerca formação continuada, apresentando seus benefícios, bem como darão maior sustentação a trabalhos que possam refletir e orientar a formação continuada…

Palavras: 4125Páginas: 15

CURRÍCULO E PROJETO PEDAGOGICO

O presente trabalho vem com o intuito de abordar a educação, com ênfase na importância da Base Nacional Comum Curricular na vida dos estudantes e dos profissionais de educação…

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO

Este artigo, de caráter bibliográfico, apresenta algumas reflexões acerca da afetividade na escola, por acreditar que afetividade não pode ser desvinculada do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, objetiva-se apresentar reflexões acerca da importância da afetividade para a construção do conhecimento, tecer considerações acerca do o papel do professor no que diz respeito à afetividade, bem como, apresentar considerações sobre a importância do trabalho conjunto entre família e escola no que diz respeito ao desenvolvimento da afetividade. Os resultados obtidos comprovaram a importância da afetividade no meio escolar, não só para a aprendizagem, mas também para o desenvolvimento da criança…

Palavras: 3025Páginas: 11

INCLUSÃO DO ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR

A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar estudos no sentido de verificar as implicações referentes ao processo de inclusão do aluno portador de deficiência visual no ensino regular, buscando investigar quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores quanto à inclusão destes alunos, apresentar possíveis ferramentas que podem facilitar o trabalho com os alunos portadores de deficiência visual e verificar a existência de material didático adaptado. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Ao final foi possível concluir que a educação para as pessoas com necessidades especiais neste caso portador de deficiência visual, precisa fazer valer a lei, não apenas no que se refere à aceitação deste aluno na sala de aula de ensino regular, mas no direito que todas as pessoas têm de uma educação efetiva. Palavras-chave: Inclusão; deficiência visual; ensino. …

Palavras: 7425Páginas: 27

Contação de Histórias no Processo de Alfabetização na Educação Infantil

Essa monografia pretende apresentar a contação de histórias como uma ação que contribui no processo de alfabetização, gerando de forma lúdica benefícios cognitivos por meio da criatividade e imaginação…

Palavras: 8250Páginas: 30

DEFICIÊNCIA MENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho foi desenvolvido com vistas a aprofundar conhecimentos relacionados acerca dos alunos portadores de deficiência mental na educação infantil. Tem como objetivos caracterizar a deficiência mental; compreender a inclusão destes alunos na educação infantil e tecer considerações acerca da atuação do professor junto a este público. Quanto á metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Ao final foi possível concluir que a inclusão dos portadores de deficiência mental ocorrerá de maneira efetiva a partir do momento em que o educando seja aceito com base nos valores construídos e definidos pelo seu grupo social, tendo respeitada sua identidade cultural. O professor deve conhecer as particularidades e necessidades de seus alunos realizando assim, uma prática docente coerente encontrando soluções para minimizar as dificuldades que estes alunos venham a ter no processo de aprendizagem…

Palavras: 3850Páginas: 14

ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO

Este artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, teve como objetivo discutir a importância da leitura e estratégias para a formação de um leitor crítico. Ao final foi possível concluir que ainda há muitas dificuldades em relação a prática da leitura e que para superá-las é necessário que as crianças desde a infantil recebam incentivo à leitura e, que quando estiverem na escola, continuem tendo o incentivo dos professores, os quais, além de darem o exemplo de ser bons leitores, devem principalmente realizar atividades que priorizem a formação de um leitor mais crítico e autônomo. …

Palavras: 6875Páginas: 25

A importância da leitura e do estímulo do ato de ler na educação infantil

Projeto de pesquisa referente ao tema: A importância da leitura e do estímulo do ato de ler na educação infantil. Contém: Tema, delimitação do tema, introdução, objetivos geral e específicos, justificativa, problematização, hipóteses, fundamentação teórica, metodologia e referências…

Palavras: 3300Páginas: 12

POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO

Este artigo buscou apresentar reflexões acerca das políticas públicas educacionais, tendo em vista verificar as evoluções e o que ainda precisa ser melhorado na política educacional brasileira. Caracteriza como um estudo bibliográfico. Ao final foi possível concluir que ao longo da história a política educacional brasileira avançou. No entanto, o maior desafio ainda continua a elaboração de políticas que visem à melhoria da qualidade da educação oferecida aos alunos. Concluiu-se também que é fundamental que os profissionais da educação e toda a sociedade civil tenham conhecimento acerca das políticas públicas para que assim possam exigir melhorias bem como participar da elaboração de novas políticas. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

Neste artigo será feita uma análise das mudanças ocorridas no contexto da educação. Esse processo que acontece em vários contextos da sociedade está dividido em três modalidades que são: a educação formal, educação não formal e a educação informal. Destacando dessa forma a atuação do pedagogo na empresa, uma vez que a sua formação lhe fornece um amparo teórico e prático para o desenvolvimento dessa função, seus conhecimentos, habilidades e competências os possibilitarão uma maior produtividade, num viés empresarial. Portanto, a pesquisa visa esclarecer o entendimento da pedagogia empresarial, destacando a atuação do pedagogo para além da sala de aula e da administração escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico. Ao final foi possível concluir que a atuação do pedagogo na empresa é de extrema relevância tanto para a empresa quanto para os funcionários, seja no aspecto profissional e/ou pessoal. …

Palavras: 6325Páginas: 23

A importância do brincar na educação infantil

esse trabalho fala de como é importante do brincar na educação infantil…

Palavras: 275Páginas: 1

Os alunos da EJA – seus conhecimentos e expectativas de aprendizagem

Os alunos da EJA – seus conhecimentos e expectativas de aprendizagem…

Palavras: 275Páginas: 1

TCC - AUTISTA ATENDIMENTO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NAS ESCOLAS

Esta pesquisa problematiza o campo em que se situa o atendimento das salas multifuncionais, focada no processo ensino-aprendizagem dos alunos TEA (Transtorno do Espectro Autista) com apoio total das salas de recursos multifuncionais. A educação especializada deve desenvolver o potencial de cada indivíduo, com aprofundamento de conhecimento, explorando técnicas nos seus procedimentos…

Palavras: 6050Páginas: 22

O ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÈS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o uso da música como recurso metodológico na educação infantil. Assim, coloca-se que a música contribui com o processo de interação das crianças com seus pares, ao passo que, pode funcionar como uma importante ferramenta pedagógica auxiliando na aprendizagem desses sujeitos…

Palavras: 5775Páginas: 21

RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Este artigo traz uma reflexão sobre as relações de gêneros empreendidas nos espaços escolares, especialmente, nas aulas de Educação Física. Com isso, buscou-se contribuir com novas práticas sociais, aonde o respeito mútuo ganha status de ator principal, vindo, desse modo, a desconstruir estereótipos, possibilitando, assim, a articulação de ações igualitárias que promovam o pleno desenvolvimento dos sujeitos. …

Palavras: 5225Páginas: 19

A importância do Lúdico na sala de aula

O brincar faz parte da vida de toda criança, vindo a estimular a imaginação desses sujeitos, sendo um importante instrumento de ensino-aprendizagem. …

Palavras: 11000Páginas: 40

ENFRENTAMENTO OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

O presente artigo aborda a temática da Educação Inclusiva numa perspectiva psicopedagógica percebendo-a como um dos elementos inerentes à formação do sujeito. …

Palavras: 4950Páginas: 18

Projeto de Estágio

Projeto de Estágio I: Tema Educação, Escola e Politicas Públicas, para alunos de 5 anos…

Palavras: 5775Páginas: 21

Monografia de Gestão

MONOGRAFIA SOBRE GESTÃO EM EDUCAÇÃO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO EDUCACIONAL…

Palavras: 11275Páginas: 41

O que é Didática?

O termo didática é conhecido desde a Grécia antiga e lá significava “instruir, ensinar, fazer aprender”. Em 1633, Comênio, um educador tcheco, escreveu um livro chamado Didactica Magna, no qual definia Didática como sendo a arte de ensinar tudo a todos. …

Palavras: 1925Páginas: 7

PROJETO DE ARTIGO

Projeto elaborado para fazer o artigo cientifico…

Palavras: 3575Páginas: 13

Texto crítico reflexivo do o brincar, o educar e o cuidar na Educação Infantil e Educação Fundamental

O texto traz uma reflexão sobre a ausência do brincar na Educação Fundamental. …

Palavras: 550Páginas: 2

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E O PAPEL DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO

Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como objetivo central discutir a importância da leitura e a necessidade de formação de um leitor mais crítico e reflexivo e a importância da família neste processo. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica, para levantamento e análise do que já se produziu sobre acerca desta temática. Ao final foi possível constatar que quando a criança convive, desde cedo com a variedade de material escrito que a sociedade oferece, percebendo em seu meio a valorização do ato de ler, ela terá muito mais chances de se tornar leitora e, consequentemente, um adulto mais crítico e reflexivo…

Palavras: 3850Páginas: 14

REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DOCENTE COM ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA REGULAR

Este artigo tem como objetivo tecer considerações acerca da prática pedagógica voltada para os alunos com autismo nas escolas regulares. O trabalho embasou-se em pesquisa bibliográfica com base em diversos autores, englobando livros, bem como artigos disponíveis em sites da internet. Ao final foi possível concluir que as pessoas autistas são ainda pouco compreendidas pela sociedade, devido à falta de conhecimento sobre esta condição. Sendo assim, os desafios encontrados pelos alunos autistas e educadores ainda se apresentam em grande número, especialmente no que diz respeito à formação docente…

Palavras: 5500Páginas: 20

GESTÃO ESCOLAR E O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA

O trabalho apresenta uma análise sobre os desafios encontrados na formação de leitores nas escolas públicas. Objetiva-se a reflexão e investigação sobre a importância da leitura e as estratégias utilizadas para alcançar metas, verificando o quanto à falta do hábito de leitura tem prejudicado os alunos quanto à qualificação para a vida profissional, para o seu dia-dia em sala de aula no que refere-se a interpretação de texto ereflexão dos vários textos apresentados em outras disciplinas, além dos de Língua Portuguesa.Apresenta-se algumas definições de aprendizagem relacionando-se as mesmas as causas do fracasso escolar. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a abordagem quantitativa e qualitativa, focalizando a pesquisa bibliográfica.Utilizou-se como referências o ponto de vista de vários educadores a respeito do tema, onde destaca-se, Sole, que vem apontando reflexões sobre a aprendizagem da leitura, bem como as ponderações pessoais sobre o objeto a ser investigado. Prevaleceu-se como ferramenta para a pesquisa, questionários que trazem perguntas subjetivas para melhor conhecer as causas e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no que trata esta pesquisa. Foram questionários de fácil entendimento. Após a análise dos questionários identificou-se que o grande problema diagnosticado, é que nossos alunos não desenvolveram este hábito de leiturano decorrer de sua vida, seja no âmbito escolar, seja no âmbito social, isto gerou uma grande lacuna em suas vidas.Então, comunidade (pais), junto aos gestores são importantes aliados para vencerem os desafios encontrados e obterem os resultados esperados…

Palavras: 13200Páginas: 48

EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: MERCADO DE TRABALHO E PERSPECTIVAS

A presente pesquisa terá como tema a modalidade de Ensino a Distância (EaD) e como os estudantes que optam pela mesma se inserem no mercado de trabalho. O objetivo principal deste trabalho é analisar os efeitos da nova modalidade de ensino na Educação Superior, a Educação a Distância (EaD), comparando-a com a Educação Presencial e apresentar a situação profissional e perspectivas futuras dos estudantes de cursos de graduação na modalidade à distância. Com relação ao tipo de pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória e como técnica de documentação será aplicado um questionário com um grupo de informantes a fim de levantar dados para análise. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Controle internos

trabalho relativo a fonte de pesquisa um perfeito trabalho…

Palavras: 2200Páginas: 8

Docente da EAD

RESUMO A educação a distância é um método capaz de democratizar o ensino, pois este alcança muitos lugares de difícil locomoção, com o advento da internet, este tem se tornado cada vez mais popular se expandindo no Brasil, com este movimento, vê-se a necessidade de compreender mais …

Palavras: 2200Páginas: 8

A gestão na Educação Infantil

Breve histórico da gestão da Educação Infantil junto a um estudo de caso. Artigo escrito com nota máxima para a disciplina: Gestão da Educação Infantil, Centro Universitário Claretiano, curso Pedagogia,ano2018…

Palavras: 550Páginas: 2

A criança: seu desenvolvimento, aprendizagem e diretos

A criança ao interagir com o ambiente, ela constrói conhecimentos. Este fato foi estudado em diferentes enfoques e diferentes abordagens por Piaget e Vygotsky. Artigo escrito com nota máxima no curso de Pedagogia, Ead, no ano de 2018 pelo Centro Universitário de Batatais…

Palavras: 550Páginas: 2

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Este artigo científico descreve a importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento. O mesmo conceitua e descreve a diferença de alfabetização e letramento. O trabalho relata a realidade da educação no Brasil e descreve a importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem…

Palavras: 2750Páginas: 10

CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA ESCOLA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS INDISCIPLINADOS

Dissertação em 27 linhas sobre CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS INDISCIPLINADOS…

Palavras: 275Páginas: 1

O QUE AS ARTES MARCIAIS PODEM AJUDAR NA SOCIABILIZAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA

O presente estudo tem o intento de levantar questões a respeito das Artes Marciais e a sociabilização da criança, geralmente em idade escolar. A origem das Artes Marciais são milenares. E hoje, repercutem como modalidades de educação física extra escolar. Enquadrado em um molde curricular, a Arte Marcial é mais que isso. Ela traz benefícios e qualidade de vida ao aluno que escolhe educar-se sob suas diretrizes milenares. A metodologia deste estudo é qualitativa, com levantamento de referencial teórico, muita pesquisa na área de Educação Física, para rebater o conceito de desporto da Arte Marcial e Competitividade. A criança bem sociabilizada pode trazer para as aulas mais valores e para os companheiro de arte marcial melhor exemplo. …

Palavras: 8800Páginas: 32

O perfil de um aluno EAD - A capacidade para organizar seu tempo

Trabalho para discussão do quão importante é a organização do tempo para um aluno EAD…

Palavras: 275Páginas: 1

Fundamentação para compreensão de processos avaliativos para educação infantil

RESUMO Com o objetivo de entender a avaliação da aprendizagem, o trabalho traz conhecimentos básicos envolto das definições do tema. Buscando compreender processos avaliativos no ambiente da pré-escola, o objetivo é de coletar meios comuns desta prática RESUMO Com o objetivo de entender a avaliação da aprendizagem, o trabalho traz conhecimentos básicos envolto das definições do tema. Buscando compreender processos avaliativos no ambiente da pré-escola, o objetivo é de coletar meios comuns desta prática …

Palavras: 1650Páginas: 6

Brinquedos e Brincadeiras

O trabalho segue mostrando a história do conceito de infância que surgiu após a era medieval, para enfim definir brincadeira e sua importância para crianças no seu desenvolver social e motor, detalhando jogos também.No decorrer do conteúdo se desenvolve a relação do professor da educação infantil com …

Palavras: 5500Páginas: 20

A transposição da oralidade para o processo da escrita

Trabalho considerado excelente pelo corpo docente da universidade Unopar Pitágoras. Contextualizado e dentro das norma ABNT. Trabalho postado a 5 meses atrás…

Palavras: 4125Páginas: 15

História das Instituições e Práticas Educativas: Análise do Currículo na escola vila zilda natel,nos anos de 1980-1991

RESUMO Este trabalho é resultado da análise de dados parciais coletados por meio da pesquisa intitulada: O Ensino de Arte e o currículo nas séries iniciais: Um estudo de caso na Escola Vila Zilda Natel (Guarujá) entre os anos de 1980-1990. O objetivo deste estudo foi investigar as práticas educativas e o currículo de Arte nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Guarujá- SP. O problema de pesquisa que orienta a reflexão abordada é: Como ocorreram as práticas educativas de Arte ministradas por professoras das séries iniciais da educação básica e como essas práticas se articulavam com as propostas curriculares da época? Palavras - chave: Prática Educativa de Arte, Instituição Escolar e Currículo Publicado no SBHE - Anais- VI Congresso Brasileiro da História da Educação Espírito Santo - Vitória…

Palavras: 4125Páginas: 15

A IMPORTÂNCIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBITENTE ESCOLAR

Educação Ambiental no ambiente escolar…

Palavras: 2750Páginas: 10

A NECESSIDADE DA HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Palavras – Chaves: Educação. Indivíduo. Mudanças…

Palavras: 1925Páginas: 7

DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou-se de revisão da literatura cientifica para levantamento e análise acerca do que já se produziu sobre o tema para tecer considerações importantes sobre a utilização de gêneros textuais na alfabetização e também no processo de letramento, uma vez que ambos estão relacionados. Sendo assim, teve por objetivos conscientizar o professor da importância de alfabetizar/letrando desenvolvendo novas estratégias para o sucesso na formação do indivíduo, como o uso de gêneros textuais. Ao final foi possível concluir que o ensino da Língua portuguesa baseado em gêneros textuais, abre um leque de possibilidades para o trabalho do professor em sala de aula…

Palavras: 4125Páginas: 15

Construindo meu projeto de Vida

O Projeto Pedagógico que iremos apresentar , tem como objetivo despertar no adolescente a responsabilidade de seu próprio futuro;pelas escolhas que irão fazer que começam no Hoje. Fazer com que reflitam sobre como organizar seu tempo e até mesmo sobre questões psicológicas envolvidas,nesse contexto falaremos sobre o papel da família , interesses pessoais ,entre outros assuntos. Geralmente no Sistema Educacional apenas no Ensino Médio é que os adolescentes começam a refletir sobre uma carreira , ou em seus objetivos futuros.Quando já é hora de prestarem vestibular e terem uma escolha definitiva. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Tecnologia e Letramento

Esse trabalho foi desenvolvido para a compreensão da importância da tecnologia na educação ,sugerindo um plano de aula utilizando a tecnologia como parte das atividades propostas…

Palavras: 2475Páginas: 9

A importância do Brincar na Educação Infantil

Esse trabalho foi desenvolvido para a reflexão da Importância do Educar,do Brincar e do Ensinar na Educação Infantil…

Palavras: 3025Páginas: 11

A Ação Supervisora

Este trabalho visa demonstrar a ação dos supervisores perante a instituição de ensino com o intuito de proporcionar um melhor desenvolvimento no ambiente educacional. Entregue em 11/02/2019 na Faculdade de Educação São Luís, com nota 10…

Palavras: 1375Páginas: 5

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Este projeto aborda a educação ambiental na escola e como esta pode auxiliar na formação de estudantes conscientes diante da importância do respeito ao meio ambiente. Inclui: INTRODUÇÃO 1. TEMA 1.1 Delimitação do tema 2. PROBLEMATIZAÇÃO 3. OBJETIVOS 3.1 Objetivo geral 3.2 Objetivos específicos 4. JUSTIFICATIVA 5. HIPÓTESE 6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7. METODOLOGIA 8. CRONOGRAMA REFERÊNCIAS …

Palavras: 6325Páginas: 23

INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO

Este artigo tem por objetivos refletir sobre a influência da família no desempenho escolar dos alunos, bem como discutir a importância da parceria entre família e escola para o sucesso da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. …

Palavras: 3575Páginas: 13

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL

O propósito deste artigo foi tecer considerações acerca da evolução da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. Para tanto realizou-se uma análise de documentos e autores que tratam sobre essa temática em questão. Ao final foi possível concluir que essa modalidade de ensino proporciona aos seus alunos uma educação libertadora e crítica. No entanto, embora tenha tido avanços ao longo da história, ainda necessita de reflexões que contribuam com subsídios teóricos e práticos para a sua melhoria. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. …

Palavras: 4675Páginas: 17

Os Efeitos Da Interação Professor-Aluno No Processo de Construção do Conhecimento em Língua Portuguesa na Educação Básica.

A ideia principal do artigo apresentando dia 10.12.2018 na Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) da cidade de Aracati CE. Foi mostra que a relação professor e aluno é de extrema necessidade para uma construção de conhecimento avançada e provedora para ambas partes, sendo essa relação construída em sala de aula ,para crescimento dos discentes. Nota Final : Nove. …

Palavras: 5225Páginas: 19

Os desafios da profissão docente diante de uma sociedade globallizada

O artigo mostra as dificuldades enfrentadas pela docência em relação a sociedade atual, principalmente no que diz respeito as novas tecnologias, a globalização!…

Palavras: 3025Páginas: 11

Educar Pela Pesquisa

Artigo sobre a importância do Educar pela pesquisa. O artigo mostra a importância da leitura e pesquisa na educação hoje, desde a educação infantil e mostra os benefícios de se fazer isso, de um jeito pratico e conciso!…

Palavras: 2750Páginas: 10

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Este trabalho tem por objetivo analisar a modalidade de Educação a Distância (EaD) no cenário educacional brasileiro. Verificou-se no estudo que a sociedade contemporânea vem passando por transformações expressivas no modelo educacional tradicional de forma dinâmica e globalizada, proporcionando um caminho amplo para a educação a distância por caminhar junto com as transformações sociais e tecnológicas, de forma flexível, que difere da necessidade de presencialidade física, mantendo os mesmos critérios de avaliação do método tradicional…

Palavras: 3300Páginas: 12