Inclusão do educando autista. Uma leitura do sistema educacional Brasileiro

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O processo de inclusão do aluno com TEA. Papel do professor. Considerações teóricas da atenção ao aluno com TEA. RESULTADOS E DISCUSSÕES. CONCLUSÃO. O resultado alcançado é baseado nas considerações teóricas e análises críticas realizadas na atividade jogo de ensino-aprendizagem em séries finais da Educação Infantil, e a proposta de ferramentas didático metodológicas que permitam aos docentes implementar o processo de inclusão dos alunos com TEA, como ferramenta para a aprendizagem. Complementa-se que família é a base para o processo de aprendizagem do educando com TEA. No momento em que a família é amparada por uma equipe multidisciplinar, em que o Neuropsicopedagogo participa, o mesmo processo de aprendizagem da criança com TEA é aprimorado e potencializado.

PALAVRAS-CHAVE: Autismo. Aprendizagem. Nesse sentido, é muito importante que os professores tenham conhecimento da compreensão teórica do TEA, constitui um desafio científico de extraordinária magnitude para garantir o bem-estar integral daqueles que possuem essa condição de vida, na qual existem deficiências significativas na socialização, caracterizadas pelo baixo desenvolvimento de sua competência, e comunicação. A partir da abordagem Neuropsicopedagógica, nasceu com o objetivo de explicar os processos de aprendizado e suas mudanças. Para isso, é estabelecida a relação e a contribuição existente entre neuropsicologia e pedagogia conceitual; para que esta abordagem. O modelo neuropsicopedagógico busca compreender a aprendizagem a partir do funcionamento do cérebro e processos psicológicos que fazem parte do ser humano. Assim, esta abordagem estabelece um conjunto de princípios para alcançar um desenvolvimento curricular que dê a todas as pessoas, igualdade de oportunidades para aprender.

O que foi obtido dos documentos coletados maio (2022). METODOLOGIA A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar o quadro geral do processo de inclusão realizado no contexto escolar, em resposta ao Sistema Educacional Brasileiro para garantir o direito à educação das crianças com TEA. Os métodos e técnicas utilizados foram determinados a partir do objetivo central da investigação. Foram utilizados métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos, que permitiram obter e tabular os dados e fatos fundamentais que caracterizam o fenômeno a ser obtido. Inicialmente, pretende-se fazer o levantamento bibliográfico, buscando publicações a respeito do tema em questão, atribuindo a pesquisa um caráter exploratório, com fase inicial centrada na investigação bibliográfica. Quanto aos objetivos, se realizará um estudo exploratório e descritivo.

De acordo com Gil (2010), uma das características da pesquisa exploratória é proporcionar uma visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato e ainda torna-se, muitas vezes, um primeiro passo para uma pesquisa mais ampla. Ainda segundo Gil, as pesquisas descritivas são, “juntamente com as exploratórias, as que habitualmente realizam os pesquisadores sociais preocupados com a atuação prática. São também as mais solicitadas por organizações como instituições educacionais, empresas comerciais, partidos políticos etc. ” (p. Comparação de dados coletados previamente. ►Aplicação de métodos estatísticos descritivos 3. Investigação bibliográfica: ►Revisão bibliográfica e documental 4. Métodos: ►Lógica dedutiva: buscar motivações lógicas e causais das avaliações e o envolvimento no processo de ensino.

►Análise e síntese. Os estudantes que recebem acomodações são mantidos com as mesmas expectativas acadêmicas que seus colegas de classe; por outro lado, modificações implicam em mudanças que aumentam essas expectativas. As adaptações curriculares variam de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Os programas de educação individualizada listam as acomodações ou modificações que um aluno deve receber. As salas de aula inclusivas podem conter vários alunos com necessidades especiais que são integrados em período integral na sala de aula geral ou um ou dois alunos que passam o tempo todos os dias em uma sala de aula de educação especial e uma sala de aula geral. De qualquer maneira, o papel como professor de educação geral é criar uma comunidade propícia a ajudar todos os alunos a atingir objetivos acadêmicos e comportamentais; no entanto, para atingir esse objetivo se precisa da comunicação.

► De acordo com as particularidades psicopedagógicas, são feitos ajustes curriculares e acesso ao currículo. ► São estabelecidas estratégias educacionais que contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade humana, que são aceitas e apoiadas por seus colegas e outros membros da comunidade escolar. ► Garante a participação consciente de todos os alunos, em todas as atividades, independentemente da necessidade educacional especial, por meio de relações interpessoais positivas e enriquecedoras. ► É garantida a inclusão da família e da comunidade nos principais processos educacionais e a partir de uma visão integrativa que contribui para a educação de todos igualmente. Os elementos expostos permitem facilitar ao professor como realizar o processo de inclusão escolar, porém considera-se necessário conhecer as características da escola com TEA para facilitar uma atenção de acordo com suas necessidades especiais.

YNERARITY 2018, p. tradução nossa) Nesse sentido, a educação brasileira nasce do signo da lei, igual à lei, em sua dimensão jurídica e política do projeto, bem como em sua realidade histórica. Ou que implique uma 13 atenção adequada e eficiente às pessoas com deficiência como prioridades da política educacional e social que implica elevar a qualificação da vida e a equalização de oportunidades. A Neuropsicopedagogia é definida como a disciplina que busca entender como a função cerebral dá origem às atividades mentais, como perceção, memória, linguagem e até mesmo consciência. MARQUES, 2019, ALBRIGHT, KANDEL. A Neurociência Cognitiva tem como objeto de estuda a compreensão, na prática, sobre como a nossa mente processa as informações, como isso possibilita aprender, desenvolver e acumular conhecimentos e aperfeiçoar as múltiplas inteligências.

Essa consciência dos pontos fortes e de limitação é fundamental no processo de ensino, uma vez que possibilita desenvolver modelos de aprendizado que levem em conta o processo cognitivo de cada um e com soluções adequadas a cada pessoa. MARQUES, 2019) Portanto, a neurociência e a psicologia visam obter uma compreensão mais profunda do cérebro e da mente. Ao registrar respostas comportamentais e fisiológicas a certos estímulos e situações, podemos reconstruir e analisar como nosso cérebro processa e usa informações. ALBRIGHT; KANDEL; POSNER, 2000). Em relação à relevância, tornar-se-á um articulador que garante a coerência entre contextos e formação, concedendo sistematicidade, relações válidas, lógicas e coerentes entre o que se conhece e o que se age na psicologia.

Assim, o contexto formará o espaço fenomenal da ação humana fundamental, em fluxos constantes, trocas senti-pensamentos e não intencionais e comunicações verbais e não verbais, aspetos de grande importância para o conhecimento e atuação profissional do trabalho do Psicólogo. A influência de um professor em seus próprios objetivos deve ser totalmente desenvolvida e deve ser o resultado de uma preparação planejada conscientemente, cobrindo todas as áreas de desenvolvimento, incluindo a comunicação, onde o agente de desenvolvimento se tornará um agente de desenvolvimento de habilidades em diferentes contextos de ação. A inclusão, em resposta às demandas contemporâneas, exige um treinamento abrangente dos cidadãos que poderão participar socialmente do progresso social, com base em um desenvolvimento completo favorecido pela atenção individualizada, onde a linguagem mal é estabelecida como um elemento essencial da socialização.

Meio ambiente, mas também como ferramenta indispensável na aquisição e aplicação de novas situações, e dos conhecimentos alcançados em cada nível de ensino. tradução nossa). Os aspectos abordados em sua definição por García-Peñas et al. e a Associação Americana de Psiquiatria (2013), são de grande valor, divulgando as Transformações do Espectro do Autismo como um distúrbio que deriva do Sistema Nervo Central e afeta sofre e as pessoas em seu ambiente, principalmente em sua interação social e, portanto, em sua comunicação. Portanto, deve-se saber como reconhecer os sintomas que ocorrem, para poder ajudar a pessoa a se barbear antes que seja tarde demais. Assim, em relação à comunicação, como as pessoas têm essa condição de vida caracterizada por uma breve linguagem verbal (mais de 50% das pessoas autistas não possuem totalmente a linguagem verbal), dificuldades sensoriais devido a uma resposta inadequada a estímulos externos, falta reciprocidade na relação social, entre outros.

Alteração do desenvolvimento da interação recíproca social. Em algumas pessoas, existe uma regulamentação social significativa e outras passivas na interação social, eles são muito ativos no estabelecimento de interações, mas fazem de maneira estranha e unilateral. Todo mundo tem uma capacidade limitada de empatia e é capaz de mostrar afetos, mas eles levam no seu tempo. Alteração da comunicação verbal e não verbal. Algumas pessoas não desenvolvem um tipo de linguagem, outras mostram um fluxo enganoso, não têm capacidade para concluir uma troca comunicativa recíproca. Muitas vezes, há uma grande resistência à mudança, alterações insignificantes podem causar um profundo desconforto. Por outro lado (Díez-Cuervo, 2005). afirma que: “uma intervenção precoce específica, personalizada para a criança e sua família, leva a uma melhoria no prognóstico da maioria das crianças com autismo.

” (DÍEZ-CUERVO, 2005, p. É por isso que os programas educacionais para estudantes com TEA em seu objetivo geral devem ser focados em melhorar as habilidades necessárias para a comunicação, o comportamento acadêmico e social e essas habilidades para a vida cotidiana. R. POSNER, M. I. Cognitive neuroscience. Current Opinion in. Biasoli-Alves & R. Fischman São Paulo: Edusp;2001 p.  AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Autism Spectrum Disorder [Fact Sheet]. American Psychiatric Association. p.  BARTHÉLÉMY, F. et al. Traitement des fractures de l’angle mandibulaire par miniplaques vissées par voie transjugale. Rev. de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Presidência da República, Casa Civil.  BRASIL. Ministério da Educação. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev Bras Psiquiatr.

 CASTRO, S. A representação social de professores de alunos incluídos em rede regular de ensino. Monografia (Conclusão de curso de especialização em Educação Especial na área da Deficiência Mental) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2002 21  CHIZZOTTI, A. Crespo, y cols. Ed. Amarú, España, 1993. p. – 104  FONSECA, H. SILVEIRA, D. T. orgs). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS.  GOMES, C. G. S. MENDES, E. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. ªed. São Paulo: Avercamp.  LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodología científica. A educação guarda um tesouro. Editorial Santillana/UNESCO, Madri. Delors, J.  RICHARDSON, R. J. Conclusiones y recomendaciones de la 48a sesión de la Conferencia Internacional de Educación (ED/BIE/CONFINTED 48/5).

Ginebra, UNESCO OIE. Sitio web http://www. ibe. unesco.

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