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Como fazer um relatório simples: exemplos de trabalho acadêmico prontos

 

Sumário rápido:

 

Em algum momento da sua trajetória acadêmica, preparar um relatório será uma das suas atividades. Trata-se de um documento científico que, portanto, deve cumprir as regras da ABNT. Um relatório também precisa ter capa, sumário, resumo, fundamentação teórica e muito mais itens. Existem vários formatos de relatório e o melhor para você dependerá dos seus objetivos. Observe a seguir tudo o que você precisa saber para criar seu relatório.

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Como fazer um relatório - foto3

Precisa fazer seu relatório, mas está com dificuldades? Confira neste artigo completo como fazer um relatório sem problemas. | Foto: Unsplash

Se você quer uma definição bem curta e objetiva, saiba que, segundo a ABNT, um relatório é um “documento que descreve formalmente o progresso ou resultado de pesquisa científica e/ou técnica”.

Dessa maneira, um relatório nada mais é do que descrever por escrito um relato que você faria de oralmente, ou seja, nesse documento você vai descrever um fato ou uma situação, apontando dados, características e fatos importantes para compor a sua visão. Diferente de um relato oral onde o transmissor acaba se perdendo na narração, o relatório serve justamente para que o autor conte de maneira clara, resumida e concisa os fatos, facilitando o entendimento do leitor.

Nessa esteira, ao elaborar um relatório, por exemplo, de pesquisa de mercado, o autor estará auxiliando a empresa a decidir de forma embasada, pois com esse relatório de mercado é possível aferir como está a procura de determinado objeto, como está a demanda dele, ou qual setor está mais em alta no momento, e uma infinidade de informações, auxiliando na tomada de decisão.

Apesar de ser uma espécie de documento muito exigido em exercícios escolares, como já dissemos ela está presente no mercado de trabalho, bem como esse gênero textual está presente também em cursos de graduação e pós-graduação. Lembre-se sempre que o relatório deve respeitar as normas cultas da língua portuguesa, além de ser redigido de forma clara e concisa.

Como fazer um relatório

Uma dica que vale não somente para esse tipo de documento, mas para vários outros é antes de começar sempre fazer um rascunho, coloque os pontos fundamentais que deverão constar de forma cronológica, ou seja, da forma em que eles irão aparecer em seu texto. Elas são as palavras para começar um relatório de qualidade.

Outro passo se você quer saber como começar um relatório, é reunir em um papel todas as informações pertinentes ao seu objeto de relatório, antes de escrever de fato. Separe todas as informações que puder encontrar sobre ele, seja através de livros, artigos, ou até mesmo pesquisas realizadas, você irá juntar esses dados em uma folha, porque aí quando começar a escrever de fato, poderá pegar as informações do seu próprio papel, ao invés de ficar toda hora parando para consultar uma fonte diferente, você observará que esse processo acelerou bastante a sua escrita.

O próximo passo é pegar essas informações que você separou e colocá-las em ordem cronológica, ou na ordem em que serão necessárias em seu texto. Como já falamos isso acelerou seu processo de escrita, e te ajudará a não deixar nenhuma informação de fora.

Por último, obviamente é chegada a hora de redigir o conteúdo de fato, faça isso descritivamente, concisa e clara. Lembre-se que você está descrevendo algo para que um terceiro entenda, clareza é tudo. Outro ponto importante é o autor evitar emitir opinião que não seja embasada em fatos. Apesar de ser um gênero textual descritivo, deve evitar críticas na hora do relato.

Estrutura de um relatório

Sabemos que pode parecer um bicho de sete cabeças estruturar esses tipos de trabalho, por isso mesmo vamos te mostrar aqui exemplos simples de como fazer um relatório crítico, analítico, descritivo, relatório de um livro e outros. O básico é o mesmo, podendo modificar algumas informações mediante exigência própria da faculdade ou empresa. Vamos conferir.

1. Capa do relatório

A capa da maioria dos trabalhos acadêmicos segue as exigências da instituição, regras de como fazer um relatório. Por isso, além de verificar as normas para capa de relatório pela ABNT, verifique com sua Universidade a estrutura de escrita exigida. De uma forma generalizada a capa sempre contém o nome do autor do texto, a instituição a que pertence, a titulação do relatório, local, data e o curso. Lembre-se disso: a capa dos relatórios, segundo a ABNT, é opcional.

2. Folha de rosto

Nem todos contém a folha de rosto, mas se você optar por fazer, ou for requerido confeccionada uma das informações contidas nela são similares às da capa, como nome da instituição, título do relatório, o nome do autor ou autores, local e data.

3. Resumo

Como o nome sugere, o resumo de relatório é uma pequena parte do relatório em si. É nele onde os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do relatório devem estar presentes. Imagine o seguinte, alguém precisa entender de forma rápida sobre o que o seu relatório se trata, o que pode ser feito? Simples, ler o resumo de um relatório.

Como fazer um relatório - foto1

Só comece a escrever seu relatório depois que compreender todas as regras e formatos de um relatório científico e acadêmico. | Foto: Unsplash

4. Sumário

O sumário é uma listagem de cada uma divisões e das seções do texto, exatamente na mesma ordem e com o mesmo destaque gráfico que aparecem no material.

5. Introdução de relatório

A introdução desse gênero textual serve para você apresentar os objetivos do conteúdo que será apresentado, qual atividade foi desenvolvida durante a pesquisa, se foi um questionário, se foi uma pesquisa de campo. Aproveite esse momento textual para descrever com riqueza de detalhes o conteúdo que será tratado, além disso, é a hora de conceituar, definir e especificar o objeto que será retratado, utilize fontes que trazem embasamento a sua redação. Além disso, justifique a importância da realização desse relatório.

Exemplo de introdução:"O presente relatório de Estágio Supervisionado do curso de Direito da Faculdade de Salvador, possui como objetivo solucionar demandas jurídicas sob a supervisão da gestão do escritório de advocacia, onde foi realizada a pesquisa. Para tanto foi utilizada a metodologia tal, como forma de realizar a coleta de dados."

6. Desenvolvimento

No desenvolvimento, ou seja, no corpo do texto em si, é hora de você trazer informações quanto aos objetivos, os materiais utilizados, qual método foi aplicado, se houver gráficos, questionários e tabelas elas serão expostas aqui. Vamos te explicar cada um deles aqui.

Objetivos

Os objetivos se dividem em dois: objetivos gerais e objetivos específicos. Os objetivos gerais como o nome já sugere tem por fito informar fazendo um apanhado geral do porque esse trabalho é importante, porque ele tem que ser desenvolvido. Já os objetivos específicos vão demonstrar esmiuçadamente todas as etapas do trabalho que levarão até a obtenção do objetivo geral;

Métodos e materiais

Métodos e materiais utilizados, nesse parágrafo você terá que relatar todo material utilizado na confecção do texto, além de descrever quais os métodos, ou seja, as técnicas que você utilizou. Seja bem detalhista nessa parte;

Resultados

Resultados, caso seja necessário, é nesse momento que você irá utilizar gráficos e tabelas para demonstrar os resultados obtidos com a confecção desse trabalho, se você utilizar tabelas ou gráficos terá que fornecer um título para elas, deixando o leitor saber do que se trata. Além disso, toda vez que for iniciar o parágrafo com um resultado deve explicar ao leitor como chegou àquela conclusão de um relatório, narrando com riqueza de detalhes.

7. Conclusão de Relatório

Bom, nesse momento é a hora de finalizar o relatório. Nessa parte você irá unir a conclusão com os dados coletados durante a pesquisa, afinal foi através desses dados que você chegou às conclusões. Nesse momento, a depender do modelo de relatório feito há a possibilidade de trazer recomendações também.

Lembrando que as considerações finais de um relatório devem ser expostas de maneira clara, objetiva, correlacionando a resposta encontrada com os dados colhidos. Se for fazer uma recomendação está também deverá ser exposta claramente com indicação de ordem prática, e relacionada aos resultados a que se chegou.

Exemplo:

“Quero enviar este relatório de estágio supervisionado realizado no Escritório de Advocacia para relatar que foi possível conhecer melhor a realidade das demandas jurídicas nesses escritórios, assim como entender as dificuldades que esses profissionais enfrentam no dia-a-dia.”

Portanto, quando for construir essa parte do trabalho, pense dessa forma: eu quero passar rapidamente o que o meu relatório diz a respeito. Como fazer isso? Como explicar em algumas linhas um trabalho tão grande? Como fazer um resumo de relatório perfeito? Ao responder essas perguntas você terá a informação para o seu resumo.

8. Referências

Poucas pessoas pensam nas referências quando estudam como fazer um relatório científico, mas elas são bastante importantes. Nesse momento você irá dar crédito a todos os autores que usou para basear seu texto, seja sua fonte livros, artigos, links da internet, dentre outros. Lembrando sempre que você deve fazer a lista desses autores ou links online em ordem alfabética. Aqui vemos que montar um relatório não é tão diferente de outros trabalhos.

Exemplo:

PEDROSA, Mário. Desafios da advocacia: uma questão pragmática. 4. ed. Sarmento: Vazio, 2020.

Como fazer um relatório - foto2

Faça anotações, pegue referências e busque por informações verdadeiras para fazer um relatório e ser aprovado na sua faculdade. | Foto: Unsplash

Normas da ABNT para o relatório

Obviamente não poderiam faltar as nossas queridas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todo estudante acadêmico tem um caso de amor e ódio com as normativas da ABNT.

Existe uma norma específica da ABNT para esses documentos. É a NBR 10719, Relatório Técnico e/ou Científico - Apresentação, de 2015. A ABNT é essencial para fazer um relatório e qualquer outro trabalho avaliativo.

Segundo a norma ABNT 10719, os elementos obrigatórios da estrutura dos relatórios são: folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.

Mas, não esqueça de consultar as instruções e diretrizes de sua instituição, caso ela tenha. Quando as instituições não elaboram seus próprios manuais com diretrizes, o mais recomendado é seguir a ABNT por inteiro.

Além da NBR 10719, outras normas são necessárias para as diversas seções do relatório ABNT. Confira todas as normas da ABNT para o relatório.

  • NBR 6023, Referências – Elaboração

  • NBR 6024, Numeração progressiva das seções de um documento escrito

  • NBR 6027, Sumário – Apresentação

  • NBR 6028, Resumo – Apresentação

  • NBR 10520, Citações em documentos.

Esse gênero textual, deverá ter a sua redação escrita em fonte Arial ou Times New Roman, espaçamento entre linhas de 1,5 cm (ou algum outro recomendado pela instituição). Respeite o afastamento do texto com a borda, se utilizar gráficos ou qualquer outro tipo de tabela visual, faça uma legenda ou um título explicando-o, para que o leitor consiga entender.

Respeitar a norma culta da língua portuguesa é essencial, tendo em vista que se trata de um texto técnico, evite uso de gírias e terminologia chula. Porém, caso seja necessário usar uma linguagem mais técnica, faça um referencial teórico e lembre-se de acreditar ao final do trabalho caso utilize fontes de outros autores.

Quanto ao número de páginas não existe uma quantidade precisa, importante é abordar todas as atividades desenvolvidas ao longo do período trabalhado, o relatório pode ter quinze folhas ou mais, a depender do tempo de duração, e da área estagiada, e das atividades desenvolvidas. O importante mesmo é caprichar no conteúdo.

Modelos e exemplos de relatórios prontos

Além das normas, você pode pesquisar um exemplo de relatório na internet. Existem vários disponíveis que podem servir de inspiração.

Um exemplo de um relatório pronto pode ser o empurrão que falta para destravar suas ideias, mesmo que depois você prefira fazer do seu jeito. Veja o que mais você encontra com uma boa pesquisa no Google:

  • Modelo de relatório online, bastante comum agora, em tempos de atividades remotas.

  • Modelo de relatórios prontos para várias finalidades.

  • Modelo de relatório simples pronto no Word.

Porém, para ficar tudo ainda mais simples e fácil para você, separamos uma série de relatórios prontos nos links a seguir. São materiais técnicos e científicos de diversas áreas do conhecimento. Leia e utilize-os como inspiração:

Por fim, considere a seguinte tabelas de dicas quanto a itens certos e errados quanto à elaboração de relatórios:

Certo

Errado

👍 Reúna de antemão todas as informações complementares e os documentos que você irá precisar.

👎 Redigir o relatório sem considerar as normas ABNT para relatório ou às diretrizes da instituição para a qual está submetendo o material.

👍 Elabore um texto descritivo, conciso e claro, estruturar o conteúdo em introdução, desenvolvimento e conclusão.

👎 Não anotar as referências que utilizou.

👍 Buscar modelos que possam ser replicados.

👎 Preocupar-se apenas com os dados técnicos dos relatórios e esquecer questões de língua portuguesa: coesão, clareza, correção.

Tipos de Relatório

Bem, como já explicamos um pouco sobre o significado do relatório e a importância da sua utilização seja no âmbito escolar, ou em atividade profissional. Vale trazer à baila alguns tipos de relatório para facilitar a sua compreensão e o entendimento acerca do tema. Vamos conferir:

Individual ou coletivo

O relatório pode ser elaborado por um único autor ou por vários (uma equipe, um grupo de estudo etc).

Simples ou complexo

O relatório simples é curto e objetivo, sem entrar em muitos detalhes sobre o assunto. Já o relatório complexo, além de ser mais extenso, o nível de profundidade e detalhamento é maior. Pode apresentar números, estatísticas, comparações.

Parcial ou completo

O relatório parcial apresentará apenas parte de um conteúdo (exemplo: relatórios parciais de projetos de pesquisa). O relatório completo trará um conteúdo do início ao fim.

Eventual ou periódico

O relatório eventual não tem uma frequência definida, é produzido conforme a necessidade. Já no periódico, existe uma previsão de intervalo para sua elaboração (exemplo: mensal).

Conteúdo

Quanto ao tipo de conteúdo, o relatório pode ter especificidades diferentes, que farão com que ele tenha assuntos bastante próprios. O relatório poderá ser sobre questões econômicas, administrativas, técnicas, políticas ou científicas.

Fontes para aprofundar a pesquisa

Normas ABNT:

Vídeo com dicas para criar um relatório

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Perguntas frequentes

Como iniciar um relatório?

Para escrever seu relatório você deve começar por reunir todas as informações sobre o objetivo de um relatório ou assunto que irá relatar. Reúna todas as suas anotações sobre o tema, material bibliográfico, documentos e demais arquivos que servirão de base para o seu relatório. Em seguida, faça um rascunho dos principais temas do seu relatório, ordene de acordo com a ordem cronológica ou de importância. Pronto, você pode iniciar seu relatório descritivo.

Сomo finalizar um relatório?

Na conclusão do seu relatório você deve informar qual foi o resultado da atividade ou do estudo. Lembre-se de relacionar a sua resposta com o objeto relatado. Se, por exemplo, estiver fazendo um relatório de atividade jurídica, informe qual foi o aprendizado que você teve a partir da atividade e como ela pode contribuir para a sua formação profissional. O mesmo se aplica para um relatório de trabalho, onde será dado um passo a passo sobre a atividade que está relatando.

O que é um relatório de pesquisa?

Ao fazer uma pesquisa é comum que determinado pesquisadores elaborem um relatório de pesquisas. Trata-se de um documento onde será relatado, em pormenores, como se deu a pesquisa, dia após dia, com anotações do pesquisador e informações que julgar relevantes. Assim, quem tiver acesso à pesquisa saberá as dificuldades que o pesquisador teve durante a pesquisa e estará mais preparado para fazer sua própria pesquisa a partir do relato de um companheiro.

Para que serve um relatório?

Um relator serve, em geral, para registrar o progresso de uma pesquisa científica ou atividade acadêmica e ele tem muitas finalidades específicas. Um pesquisador de um órgão público, por exemplo, deve preparar relatórios para informar ao seus superiores qual o andamento da pesquisa, justificando o investimento do dinheiro público naquela atividade.

Como fazer um relatório de um artigo científico?

Ao ler um artigo científico grife todas as informações que julgar relevantes. Em seguida, anote-as em uma folha de rascunho e prepare um resumo com elas, sobre o artigo. Depois, comece a descrição do seu relatório, começando pelo objeto relatado, no caso, o artigo científico. Depois, desenvolva sua ideia sobre os aspectos abordados no artigo e, por fim, conclua com sua opinião sobre o artigo e as respostas trazidas por ele.

Como é feito um relatório?

Um relatório descreve o progresso ou o resultado de uma pesquisa, ou de uma atividade. Deve ser feito com folha de rosto, título, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências utilizadas. Há vários tipos de relatórios, desde um relatório simples de atividades até um relatório circunstanciado. Para escrever um relatório corretamente é importante ter em mente qual é o relatório solicitado.

Como fazer um desenvolvimento de um relatório?

No desenvolvimento do relatório localiza-se todo o conteúdo propriamente dito. Isso porque ali aparecerá a maior parte do detalhamento do estudo, pesquisa ou atividade em questão. Além disso, no desenvolvimento teremos os dados, resultados e metodologia utilizados.

Como fazer um relatório de um funcionário?

Um relatório de um funcionário deverá conter os resultados da avaliação de desempenho do funcionário em determinado período. Irá variar conforme o tipo de avaliação aplicada. Você pode pegar um exemplo de relatório pronto para iniciar o seu relatório sobre um funcionário.

Checklist para elaborar um relatório

⬜ Defina o tipo de relatório que atende aos seus propósitos: se relatório de leitura, de livro, se individual ou coletivo, parcial ou completo, simples ou complexo, eventual ou periódico, econômico, administrativo, técnico, político ou científico. Considere o público-alvo ao tomar a decisão.

⬜ O tipo de relatório irá determinar quais documentos e dados você deverá buscar para apoiar sua elaboração e análise.

⬜ Faça um rascunho ou um esqueleto do formato de um relatório.

⬜ Redija o texto de acordo com as regras da ABNT para relatórios.

⬜ Faça verificações para determinar se não faltou nenhum dado ou informação relevante.

⬜ Faça a revisão e passe a seus colegas e colaboradores para fazerem a leitura e darem contribuições, além de opinarem sobre a qualidade do conteúdo.

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