Gestão ambiental - 719 trabalhos feitos para baixar – Page 3

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1 página = 275 palavras

EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO EM AÇÃO

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo principal, estudar a Inclusão digital e os seus desafios para democratização. O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. As atividades desenvolvidas contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que a relação entre o brincar e a aprendizagem, retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem. Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Criança em idade pré-escolar. Ludicidade. …

Palavras: 6325Páginas: 23

TÍTULO O PAPEL E IMPORTÂNCIA DO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

1 INTRODUÇÃO O processo dos alunos com necessidades educacionais especiais é um desafio para a educação e seus docentes, o progresso na educação vem com a responsabilidade de desenvolver métodos pedagógicos e buscar sempre inovações para uma educação eficaz a cada necessidade de aprendizagem para atuar de diferentes formas no processo de ensino. Os docentes diversas vezes sofrem com incerteza e instabilidade. (MINETTO, 2008, p.17). Para que o processo de inclusão seja obtido, é imprescindível que haja transformações nesse processo dentro da escola por meio da conscientização dos responsáveis da escola. Tendo em vista a precisão de docentes preparados no processo educacional e inclusivo. A finalidade deste artigo foi analisar a necessidades educacional referente ao processo de aprendizagem afim de possibilitar uma educação inclusiva. …

Palavras: 1375Páginas: 5

O uso dos jogos digitais como recurso pedagógico no contexto educacional durante a pandemia

Trabalho Interdisciplinar Pedagogia UNOPAR. Trabalho nota máxima…

Palavras: 2750Páginas: 10

ESCOLA E FAMÍLIA A IMPORTÂNCIA DESSA UNIÃO PARA A PRÁTICA COMPLETA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO

O trabalho fala sobre a inclusão da familia na escola. Possui 20 páginas somente de conteúdo (introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências), não possui elementos pré - textuais (resumo, sumário e etc..). Artigo sem plágio, já verificado no programa copyspyder. Por ser um trabalhado enviado em word favor verificar se as configurações foram mantidas pois há diferença nas versões de cada programa…

Palavras: 5500Páginas: 20

A importância do Pedagogo

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO TER UM OLHAR MAIS AMPLO AO TRABALHAR COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM…

Palavras: 550Páginas: 2

RESOLUÇÃO PORTFOLIO Uma gestão participativa em ambientes digitais

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3575Páginas: 13

RESOLUÇÃO PORTFOLIO A base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3025Páginas: 11

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL…

Palavras: 5500Páginas: 20

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: BNCC OBJETIVO PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL…

Palavras: 5500Páginas: 20

ATIVIDADES ARTÍSTICAS E LÚDICAS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ARTIGO CIENTÍFICO EXCLUSIVO. SEM PLAGIO E COM TODAS AS REFERÊNCIAS ANEXADAS. ENTREGA PARA UNAR NOTA RECEBIDA 9,8…

Palavras: 5500Páginas: 20

Gestão Democrática em Prol da Cidadania Crítica

Este estudo discute a gestão democrática como propiciadora do exercício e da formação da cidadania crítica. A gestão democrática é aliada com a cidadania, no intuito de entender como uma escola em processo de democracia pode contribuir para o exercício e a formação da cidadania. Aborda-se a escola como espaço social, e como tal discute a importância da participação da comunidade como um todo, destacando as ações necessárias para que essa participação seja possível. São apontadas na realidade a inércia e as dificuldades presentes na prática de uma gestão democrática, bem como os ganhos para a educação e a formação cidadã quando se viabiliza este processo, apontando as ações presentes em prol da cidadania crítica. Na realidade das escolas são analisados os dados obtidos na busca de uma escola democrática. O estudo procura refletir a gestão democrática, a fim de que essa não seja vista como uma utopia, mas sim como realidade (ainda que em passos difíceis de ser implantada), podendo contribuir significativamente para construção de cidadãos críticos e participativos…

Palavras: 5500Páginas: 20

A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa temática para que você possa adquirir novos saberes docentes, visando a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas…

Palavras: 3575Páginas: 13

A importância da ludicidade na Educação Infantil

Seja bem-vindo a este semestre! A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A importância da ludicidade na Educação Infantil. Escolhemos essa temática devido à sua relevância para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para as descobertas e aprendizagens vivenciadas nesta etapa…

Palavras: 2750Páginas: 10

QUAL A FINALIDADE DA PSICOMOTRICIDADE DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR

A finalidade da educação psicomotora não é a aquisição de habilidades gestuais. Entretanto, o trabalho psicomotor, resulta numa melhor aptidão para a aprendizagem, dentro do respeito ao desenvolvimento da criança…

Palavras: 2200Páginas: 8

A Importância do ato de ler

Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a leitura do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da palavra mundo…

Palavras: 275Páginas: 1

Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos - Semestres: 5° / 6° sem

PORTFOLIO BURGUESIA. SEU MELHOR CONCEITO Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos - Semestres: 5° / 6° sem Curso: Pedagogia Disciplinas: • Adolescência e Juventude no século XXI • Temas atuais em Educação • Gestão Educacional • Pedagogia em espaços não escolares • Relações Interpessoais e Administração de Conflitos…

Palavras: 3575Páginas: 13

A LUDICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. As atividades desenvolvidas contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que a relação entre o brincar e a aprendizagem, retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem. Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Criança em idade pré-escolar. Ludicidade. …

Palavras: 2475Páginas: 9

REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS – ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PORTFOLIO BURGUESIA NOTA 10 REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS – ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL…

Palavras: 2475Páginas: 9

O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS

2. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O ALUNO OCIDENTAL E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR 3. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA RELATÓRIO DESCRITIVO ANALITICO SOBRE O ENSINO DE ALUNOS AUTISTAS…

Palavras: 5775Páginas: 21

EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO

RESUMO O texto, a partir de uma revisão bibliográfica e de análise documental, visa alcançar dois objetivos básicos. Fazer uma retrospectiva histórica da dualidade estrutural entre a educação profissional e a educação básica, assim como a funcionalidade desse fenômeno ao tipo de desenvolvimento socioeconômico do país. Em seguida, se analisam possibilidades de articulação entre essas esferas educacionais com o fim de contribuir para o rompimento da mencionada dualidade. Conclui-se que, nos dias atuais, majoritariamente, o ensino médio privado e público, passa por uma crise de identidade e sentido. Conclui-se também que uma das formas de contribuir para a construção de sentido e identidade para o ensino médio é buscar a sua integração com a educação profissional e a ampliação gradativa e com qualidade da sua oferta nos sistemas públicos educacionais. Conclui-se ainda que essa expansão não visa, em princípio, a sua universalização. Entretanto, objetiva sedimentar as bases de uma futura educação tecnológica ou politécnica que deverá ser universal, pública, gratuita, laica e de qualidade, a ser implantada quando as condições objetivas da sociedade brasileira assim o permitir. Palavras-chave: educação básica. educação profissional. dualidade. integração …

Palavras: 8525Páginas: 31

GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

RESUMO Esta pesquisa foi realizada junto a sete universidades federais brasileiras com a finalidade de conhecer as ações estratégicas de gestão por elas desenvolvidas para atender aos alunos com deficiência, comparando suas ações internas quanto às políticas de educação inclusiva praticadas no processo de criação e consolidação dos respectivos núcleos de acessibilidade. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando um estudo comparativo dessas instituições federais de ensino superior com a UFMG para verificar as ações efetivadas na gestão das políticas públicas quanto ao apoio didático pedagógico aos discentes e, em especial, aos deficientes visuais. O estudo comprovou que quase todas as instituições pesquisadas estão cumprindo as recomendações legais orientadas pelo MEC e o processo de desenvolvimento das políticas de inclusão se dá nelas de forma diferenciada: enquanto em cinco delas o processo já está consolidado, numa ainda está em implantação e em outra existem apenas ações fragmentadas. Além disso, os coordenadores têm tido a preocupação de tratar a educação inclusiva de forma mais ampla aliando as políticas de ações afirmativas com a inclusão social de alunos oriundos da escola pública, de indígenas e afrodescendentes assegurando o ingresso no ensino superior. Palavras-Chave: gestão social, políticas públicas de inclusão, ensino superior, deficiência visual, núcleo de acessibilidade. …

Palavras: 4400Páginas: 16

RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA

RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto. …

Palavras: 1925Páginas: 7

O GESTOR E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

O artigo objetiva conhecer a função do gestor escolar como agente na concretização de uma gestão democrática. O que se pretendeu nesse estudo foi compreender a gestão e a organização escolar, bem como o que vem a ser a gestão democrática. Além disso, analisar papel do gestor enquanto articulador na realização do processo de ensino e de aprendizagem…

Palavras: 3850Páginas: 14

Resenha Didática

Resenha de livro Didática. Ideal para horas complementares…

Palavras: 550Páginas: 2

A FORMAÇÃO DOS DOCENTES E PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

trabalho totalmente escrito por mim , tenho outros prontos tambem , e nesse valoor eu ainda posso auxiliar o aluno dentro dos contextos escritos por mim com a finalidade de expor as ideias do comprador com mais enfase de detalhes . a minha nota reciba foi nove ai vai depender das exigencias abordadas pela sua banca porém nada que eu não possa modificar …

Palavras: 4125Páginas: 15

O ENSINO SUPERIOR E A REVOLUÇÃO DIGITAL: MOOCS, SPOCS, A MÍDIA SOCIAL, E O COME-COME

O presente trabalho é uma resenha do artigo O Ensino superior e a revolução digital: MOOCS, SPOCS, a mídia social, e o Come-Come, de Kaplan e Haenlein, que tem como finalidade fazer uma análise criteriosa da aprendizagem online à distância. Nota: 10,0…

Palavras: 1375Páginas: 5

SER E PERMANECER Uma perspectiva a respeito do educador da Educação Infantil

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO DE POS GRADUAÇÃO " RELAÇÃO COM O SABER" DA UFSCAR…

Palavras: 8250Páginas: 30

AULA SEQUENCIADA – tema: Movimento com ênfase em Equilíbrio, Coordenação motora e Expressividade

AULA SEQUENCIADA : DIDÁTICA. atividade apresentada no curso de Graduação em pedagogia pela PUCCAMP O tema que será abordado nas atividades propostas será o Movimento com ênfase em Equilíbrio, Coordenação motora e Expressividade…

Palavras: 2200Páginas: 8

A escola reproduz as relações sociais? Conceito de habitus e campo

REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS DE HABITUS E CAMPO DE BORDIEU E COMO AFETAM A REALIDADE ESCOLAR. objetivo : ligar os conceitos de Habitus e Campo às teorias da Relação com o saber de Bernard Charlot e da Biografização de Christine Delory-Momberger. Identificar possíveis diálogos e confrontos entre as teorias…

Palavras: 550Páginas: 2

A infância da modernidade sob a ótica foucautiana

Este texto busca abordar alguns conceitos da teoria de Foucault e sua perspectiva de infância. Há uma breve revisão histórica sobre a infância e sua “descoberta” com Ariès, um importante historiador francês. Abordaremos também a criança como sujeito e sua institucionalização através dos estudos de Moruzzi. Buscaremos relacionar as ideias dos três autores ao longo. O texto está organizado em quatro tópicos, no primeiro faremos uma breve introdução ao pensamento de Foucault, suas principais ideias e em seguida, sua perspectiva sobre a infância. O tópico seguinte aborda a criança e a infância numa perspectiva histórica através dos estudos de Ariès e por fim no ultimo tópico chamado a institucionalização da criança e da infância é trazido algumas questões quanto ao processo histórico das instituições de ensino. Por fim, as conclusões possuem reflexões e opiniões pessoais baseadas nos autores citados ao longo do texto. O TRABALHO FOI ENTREGUE NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO " A RELAÇÃO DO SABER" DA UFSCAR NO ANO DE 2020…

Palavras: 2750Páginas: 10

Resenhas Alfabetização

O trabalho contém três resenhas sob o tema Alfabetização. Ideal para horas Complementares…

Palavras: 1650Páginas: 6

ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA CRIANÇA COM AUTISMO: UMA REVISÃO NARRATIVA

RESUMO Os processos de ensino-aprendizagem para crianças autistas apresentam desafios, nessa perspectiva a ampliação das discussões sobre métodos que potencializem essa dinâmica são essenciais. Objetivou-se com o presente artigo contribuir com esta discussão a partir do conhecimento sobre o autismo e as alternativas metodológicas para o ensino da criança autista, por meio de artigos já publicados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de cunho exploratório, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. Na coleta de dados foram selecionados, após critérios de inclusão e exclusão, 14 documentos a partir das bases de dados Scielo e Periódicos CAPES. O artigo, a partir do material coletado, aborda as dificuldades no processo de inclusão do aluno autista na sala de aula; os resultados ainda demonstraram que, entre as práticas pedagógicas de ensino que podem auxiliar nesse processo, são relevantes as atividades que estimulam as funções cognitivas como as práticas lúdicas com jogos e brincadeiras, a utilização de recursos visuais, rodas de história e atividades de compreensão da escrita. No processo de inclusão, é essencial que o professor elimine rótulos e acredito no potencial dos seus alunos, sem esperar resultados imediatos, mas sim, compreendendo e trabalhando no tempo de cada criança. Com isso, fica claro que ainda são escassas as práticas pedagógicas relacionadas diretamente ao ensino da criança autista, portanto, é essencial que novos estudos sejam desenvolvidos para a construção de novas hipóteses e métodos que possam tornar o ensino-aprendizagem do autista uma ação eficaz. Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Métodos de Ensino. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista. …

Palavras: 3025Páginas: 11

O homeschooling: benefício da inovação ou limitação das relações humanas de crianças e adolescentes da mesma faixa etária

O homeschooling ou ensino doméstico/domiciliar é a modalidade de ensino fora do regime tradicional da escola, cuja custódia da educação é de total responsabilidade dos pais, e o governo exige apenas uma avaliação de desenvolvimento anual. …

Palavras: 550Páginas: 2

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE PROFESSORES E ALUNOS COM TRANSTORNO ASPECTO AUTISTA

Os objetivos explorados nesse artigo, são complexas as questões que envolvem a inclusão, pois se trata de uma realidade a ser trabalhada, compreendida e aceita pela escola, pela família e pelo meio social. …

Palavras: 4950Páginas: 18

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO NAS RELAÇÕES ENSINO APRENDIZAGEM

Este trabalho abordou a importância do Psicopedagogo Clínico e Educacional, pois esta profissão atualiza e amplia a apresentação completa e sucinta dos procedimentos básicos da ação psicopedagógico, e também as funções multidisciplinares que este profissional exerce, sendo que nesta perspectiva, o psicopedagogo não é um mero “solucionador” de problemas…

Palavras: 2750Páginas: 10

Sequência didática - Educação científica

Sequência didática composta por três aulas sobre os temas interdisciplinares: Cosmologia, Atmosfera da Terra, a Vida e Morte das Estrelas…

Palavras: 2200Páginas: 8

Trabalho de Pedagogia Disciplina História da Educação

Atividades da disciplina História da Educação, curso Pedagogia…

Palavras: 3025Páginas: 11

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS

A motivação para esse estudo vem de encontro com outro estudo feito por varios autores O Trabalha aborta como iremos utilizar as historias em quadrinho como ferramenta Muito mais do que um simples passatempo Assim como alguns momentos historicos vividos pelos quadrinhos . Foram realizadas pesquisas e observações que envolviam quadrinhos como recurso didático com alunos da 3° série do Ensino Fundamental I; A continuidade desse estudo se concretiza através da produção da dissertação de mestrado, que envolve a utilização das histórias em quadrinhos além das aulas. As histórias em quadrinhos como recurso didático as aulas de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental …

Palavras: 5225Páginas: 19

EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA vs EDUCAÇÃO REGGIO EMÍLIA

A maneira como avaliamos, pensamos, compreendemos, deduzimos e abordamos as crianças afetam sua experiência como criança. A infância é um período fundamental e precisa ser entendida como uma etapa da própria vida, não só como uma preparação para o futuro e, por isso, a educação é o elemento principal que define a infância…

Palavras: 550Páginas: 2

A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO

A emoção oferece as bases para o desenvolvimento cognitivo. É importante que o adulto incentive a criança a expressar sentimentos, ideias e pensamentos. Mesmo aqueles que pareçam errôneos na perspectiva do adulto. Nessa fase, a criança busca referências e imita o comportamento do adulto. Então, ele se torna um mediador no desenvolvimento da personalidade infantil…

Palavras: 550Páginas: 2

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA REGGIO EMÍLIA

Através da criação de uma escola para crianças pequenas conduzida pelo município era garantido o direito de uma escola de qualidade, onde todos possuem os mesmos direitos e são oferecidas as mesmas oportunidades. É analisado o construtivismo de Piaget, afirmando a existência de uma construção do conhecimento pelas crianças…

Palavras: 550Páginas: 2

JEAN PIAGET CONHECIMENTO

O conhecimento é o resultado da objetificação humana. Consequentemente, à medida que a humanidade se torna de fato humana, o conhecimento é passado para a próxima geração. As características humanas não são herdadas, mas tratadas e desenvolvidas ao longo da história. Portanto, uma pessoa tem que receber um treinamento de mediação com outras pessoas, e o professor tem um papel decisivo na formação escolar, pois foi eleito o responsável por orientar a formação dos alunos…

Palavras: 550Páginas: 2

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Sistema de avaliação educacional brasileiro que envolve a ação educativa…

Palavras: 550Páginas: 2

CONCEITOS DE PROBABILIDADE PARA CRIANÇAS

Trabalho de conceitos de probabilidade para crianças. Neste projeto, tem duração de 4 aulas. Conteúdo: Probabilidades…

Palavras: 825Páginas: 3

Pedagogia

PAPER DE ESTÁGIO …

Palavras: 4400Páginas: 16

Artigo Completo de Revisão - Tema: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA CRIANÇA COM AUTISMO UMA REVISÃO NARRATIVA

É um artigo de revisão completo, original, livre de plágio, muito bem escrito, pronto para submissão. RESUMO Os processos de ensino-aprendizagem para crianças autistas apresentam desafios, nessa perspectiva a ampliação das discussões sobre métodos que potencializem essa dinâmica são essenciais. Objetivou-se com o presente artigo contribuir com esta discussão a partir do conhecimento sobre o autismo e as alternativas metodológicas para o ensino da criança autista, por meio de artigos já publicados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de cunho exploratório, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. Na coleta de dados foram selecionados, após critérios de inclusão e exclusão, 14 documentos a partir das bases de dados Scielo e Periódicos CAPES. O artigo, a partir do material coletado, aborda as dificuldades no processo de inclusão do aluno autista na sala de aula; os resultados ainda demonstraram que, entre as práticas pedagógicas de ensino que podem auxiliar nesse processo, são relevantes as atividades que estimulam as funções cognitivas como as práticas lúdicas com jogos e brincadeiras, a utilização de recursos visuais, rodas de história e atividades de compreensão da escrita. No processo de inclusão, é essencial que o professor elimine rótulos e acredito no potencial dos seus alunos, sem esperar resultados imediatos, mas sim, compreendendo e trabalhando no tempo de cada criança. Com isso, fica claro que ainda são escassas as práticas pedagógicas relacionadas diretamente ao ensino da criança autista, portanto, é essencial que novos estudos sejam desenvolvidos para a construção de novas hipóteses e métodos que possam tornar o ensino-aprendizagem do autista uma ação eficaz. Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Métodos de Ensino. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista. …

Palavras: 3025Páginas: 11

TCC - TEMA A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

TCC - A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO…

Palavras: 3575Páginas: 13

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: DE CRIANÇAS HIPERATIVAS

Artigo científico: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: DE CRIANÇAS HIPERATIVAS Este artigo teve por objetivo a reflexão junto aos processos de inclusão do aluno portador de Déficit de atenção/hiperatividade-TDAH no ambiente escolar. Nota: 10 dez …

Palavras: 3025Páginas: 11

INCLUSÃO SOCIAL E DEFICIÊNCIA: A EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O sujeito que apresenta características “normais” têm dificuldades na compreensão das pessoas que apresentam alguma deficiência intelectual, bem como sua necessidade do direito de exercer a sua sexualidade. A sexualidade de todo ser humano tem como bases as relações afetivas e eróticas que vão ser desenvolvidas entre os sujeitos, sendo assim a mesma é importante independentemente da presença ou ausência de deficiências. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma reflexão sobre a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual quando a temática é Educação Sexual. Ficou nítido através dessa revisão bibliográfica que quando a temática é sobre sexualidade da pessoa com deficiência intelectual, existe uma grande maioria de pessoas conservadoras que acredita que eles são desprovidos da mesma, além de serem infantilizados…

Palavras: 2200Páginas: 8

Higiene da alimentação

Fala sobre a importância da higiene na educação infantil e sobre a higiene alimentar…

Palavras: 1650Páginas: 6

Jogos e Brincadeiras no Aprendizado de crianças deficientes visuais, autistas e com síndrome de Down

Projeto de Conclusão de Curso de Pedagogia, com citações, referências, imagens e livre de plágio. Este trabalho é sobre uso de jogos na educação e ensino de crianças com Autismo, Síndrome de Down e Deficiência Visual…

Palavras: 5225Páginas: 19

A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TCC para pós graduação em Supervisão Escolar. Retrata como proceder com a avaliação nas séries finais em ano de pandemia…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NOTA 10 O presente artigo tem como tema a importância da afetividade na aprendizagem, tendo como objetivo analisar e discutir a importância do desenvolvimento de um bom relacionamento afetivo entre professor e aluno, e, como essa relação pode contribuir na sala de aula de maneira receptiva e encantadora, percebendo que o desenvolvimento afetivo está simultaneamente ligado ao desenvolvimento cognitivo. A pesquisa realizada teve como principal objetivo buscar informação comprovadas na área da Educação sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem da criança A metodologia empregada baseou-se na pesquisa bibliográfica onde procurei me apropriar em vários autores que apontam de como trabalhar as dificuldades através da afetividade. Mas para isso o professor deve estar envolvido de forma afetiva com seu aluno para poder diagnosticar qual o seu quadro de dificuldade e também de potencialidade. …

Palavras: 4400Páginas: 16

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

nota 10 O Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) constitui um dos mais importantes transtornos relacionados ao desenvolvimento humano. A criança que apresenta esse transtorno se depara com dificuldade na relação familiar, escolar e social, o que pode acarretar muitas consequências no seu desenvolvimento. O presente trabalho objetiva apresentar uma análise construtiva em relação aos alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade. Este estudo também vai descrever o comportamento e as características desses alunos, bem como procurar melhorar a qualidade do ensino que lhes é oferecida, visto que este é um dos maiores desafios para o professor. O resultado deste estudo baseia-se em uma melhor compreensão do tema onde ficou demonstrado a importância que os profissionais psicopedagogos, a escola, a sociedade e o governo, precisam dar para os alunos com TDAH, a fim de fazê-lo cada vez mais digno de todo e qualquer cidadão…

Palavras: 3575Páginas: 13

O LÚDICO E O IMAGINÁRIO COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

NOTA 10. O jogo é uma forma de oferecer as crianças um ambiente de aprendizagem prazeroso, motivador, mas planejado. Professores ocupados em alfabetizar de modo tradicional, esquecem que as crianças têm seu tempo e precisam de estímulos, deixando de lado os jogos, sendo estes instrumentos fundamentais para a alfabetização e o letramento. Tanto na alfabetização quanto no letramento, os jogos são coadjuvantes, representando mais do que uma mudança de concepções, e sim baseada numa mudança de valores. O jogo passa a ser mais que uma atividade recreativa, começa a fazer parte da cultura da criança. Esta pesquisa tem por objetivo estudar, compreender, perceber, como a ludicidade e o imaginário pode auxiliar o professor em sala de aula para que o aluno possa de maneira produtiva desenvolver a aprendizagem, contribuindo de maneira positiva no processo de alfabetização e letramento. …

Palavras: 3850Páginas: 14

As novas tecnologias aplicadas a educação

O acelerado avanço tecnológico tem impactado profundamente a sociedade, atualmente vivencia-se a era do conhecimento. Tais transformações têm gerado questionamentos em várias áreas do conhecimento, inclusive na educação básica. Uma vez que, a educação objetiva formar cidadãos críticos, preparados e conscientes para exercer o seu papel social. Sendo assim, para acompanhar esse processo de inovação é preciso à inserção de novas metodologias que promovam o desenvolvimento do aluno, garantindo lhe mais autonomia no seu processo de aprendizagem. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na sociedade e a negligencia desses novos paradigmas podem provocar uma incoerência com as exigências sociais acarretando um ensino anacrônico. Neste sentido, defende-se as Metodologias o trabalho teve nota 10. …

Palavras: 4125Páginas: 15

RELATÓRIO DE ESTÁGIO II - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho com nota máxima pela a instituição de ensino, perfeito para ser usado como base para a elaboração de um novo trabalho, o trabalho não possui plágio…

Palavras: 7425Páginas: 27

A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas

Trabalho com nota máxima pela a instituição de ensino, perfeito para ser usado como base para a elaboração de um novo trabalho, o trabalho não possui plágio…

Palavras: 3025Páginas: 11

Gestao escolar democrática

Artigo científico …

Palavras: 4125Páginas: 15

Planos de aula educação infantil e ensino fundamental I

Planos de aula com proposta e descrição a atividades…

Palavras: 10725Páginas: 39

A importância da educação a distância

Dissertação argumentativa sobre A importância da educação a distância…

Palavras: 275Páginas: 1

COMO MELHORAR OS MODELOS DE GESTÃO

O Brasil passou anos, por um lento processo, até que se pudesse ter a existência de uma Educação Infantil de qualidade. Dessa maneira, com o passar dos tempos a legislação passou a ter documentos que apresentam a importância da educação de qualidade, para todos e com metas a serem desenvolvidas e conquistadas. Esse estudo apresenta uma reflexão sobre os modelos de gestão e como pode existir melhorias sobre o mesmo, tendo como objetivo geral apresentar os desafios da gestão e como podemos melhorar os modelos de gestões existentes. Através de uma revisão bibliográfica de artigos, livros, revistas, teses de mestrado e doutorado e documentos legais sobre a temática. Foi possível verificar, que os grandes desafios da gestão estão relacionados a qualidade das práticas pedagógicas que serão desenvolvidas na escola, a formação continuada dos professores e a colaboração de todos no processo de ensino aprendizagem das crianças, sendo assim se existir uma…

Palavras: 2200Páginas: 8

POSSUI UM TOTAL DE 11 PÁGINAS TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realiza

POSSUI UM TOTAL DE 11 PÁGINAS TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3025Páginas: 11

Juventudes, relações raciais e gênero: debates contemporâneos

Juventudes, relações raciais e gênero: debates contemporâneos. Esta atividade é dividida em tópicos que são considerados relevantes para esta temática. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Breve resumo histórico da EJA

A Educação de Jovens e Adultos ao longo da história tem sofrido inúmeros embates nos campos educacionais e políticos. As mais variadas visões de realidade sobre essa modalidade, foram alterando sua importância e formato e viabilizando ou não o acesso de jovens e adultos a educação. Ora, a Educação de Jovens e Adultos era vista como apenas um processo de alfabetização que aumentaria os indices educacionais do país ou prepararia o adulto para a mão de obra desenvolvimentista, ora foi vista como importante para reinserir individuos no mercado de trabalho ou até apenas como uma modalidade corretora das lacunas deixadas pela educação do país. Desde o período imperial, perpassando pela primeira república, pela MEB, MOBRAL, até chegarmos a LDB e o Parecer CNE/CEB 11/2000 discutiremos como a classe dominante manteve quase que fixa sua visão a respeito dessa modalidade e de como os espaços relegadas a EJA são quase sempre lesivos ou deficitários para o processo de aprendizagem…

Palavras: 2750Páginas: 10

13 - ARTIGO - POSTURA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA PARALELAMENTE AOS VALORES LIGADOS A ESTE PROFISSIONAL

O artigo trata da postura do professor em sala de aula paralelamente aos valores ligados a este profissional, mostrando por meio de conceitos éticos ligados a estes dois fatores (professor x valores). Apresenta contribuições de como resgatar algumas atitudes positivas em sala de aula e discute a necessidade de um compromisso de conduta. O artigo tem o objetivo de discutir/refletir sobre como deve ser a postura do profissional. No primeiro momento, veremos quais seriam os valores para uma prática educativa, após, a influência que estes valores exercem sobre os alunos e para concluir a conduta do professor com os demais colegas professores…

Palavras: 4950Páginas: 18

12 - ANALISE_MUDANÇAS NA SOCIEDADE E AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

Mudança simboliza uma palavra de ordem na sociedade atual, que significa “estar mudando” . Na sociedade ouve varias mudanças que o ser humano tanto se adaptou quanto se viu em algumas situações complicadas de compreensão e de adaptação. Ainda assim as mudanças nunca deixaram de existir e acontecer, ao contrario disso, esta cada dia, ou consideravelmente a cada minuto evoluindo. Ou seja, cada dia esta aparecendo algo novo e surpreendentemente estrondoso. O avanço tecnológico, por exemplo, cresce aceleradamente com um piscar de olhos. …

Palavras: 1925Páginas: 7

Relatório de Estágio - Gestão Educacional

Devido a Covid-19, o estágio de Gestão Educacional foi realizado em projeto de pesquisa, contendo: Introdução. 1 Relato das pesquisas obrigatórias. 2 Perguntas e respostas sobre regimento escolar: -O que é PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? -A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? -A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? 3 Perguntas e respostas sobre atuação da equipe diretiva: -Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola? -Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes? 4 Plano de ação. Conclusão. O arquivo em word e já está em formato da ABNT, não possui plágio, conteúdo totalmente autoral…

Palavras: 4400Páginas: 16

REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS – ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO As mudanças advindas da marcha inexoravel da evolução tecnológica humana tem se refletido no ensino, que por sua vez tem buscado se adaptar aos recursos midiaticos, tal como os profissionais que atuam nesta área. …

Palavras: 1375Páginas: 5

PORTFÓLIO A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas - PEDAGOGIA 2 E 3 SEMESTRE

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido. Caso prefira o exclusivo, abra um pedido no site direcionado a mim…

Palavras: 3025Páginas: 11

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

A democracia é um direito constitucional conquistado através de um logo processo marcado por lutas e mobilizações sociais, neste sentido, um governo democrático está fundamentada na participação de todos os cidadãos de maneira igualitária nas mais diversas esferas sociais. A educação é uma ferramenta importante na consolidação da democracia, pois objetiva formar sujeitos críticos preparados nos aspectos físicos, social, cognitivo e emocional para exercer o seu papel social. …

Palavras: 5500Páginas: 20

PLANO DE AULA: DIA DA ÁRVORE – 21 DE SETEMBRO

Plano de aula interdisciplinar para o Ensino Fundamental (anos iniciais) Tema: Dia da árvore!…

Palavras: 1650Páginas: 6

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NA ESCOLA

O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre a acessibilidade arquitetônica em instituições de ensino. Assim, reconhece-se que para que a inclusão de fato aconteça é preciso eliminar os obstáculos que limitam ou até mesmo impossibilitam a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em ter acesso as mais diversas dependências que compõem a estrutura escolar. Em vista disso, o estudo dá ênfase a arquitetura da escola que deve dispor de um ambiente preparado para acolher a todos. …

Palavras: 3300Páginas: 12

A importância da afetividade na rotina da Educação Infantil

O presente artigo tem como principal objetivo discutir a importância da afetividade na rotina da educação infantil, tendo na Base Nacional Comum Curricular e legislações como a Lei de Diretrizes e Bases como referências a respeito do conceito de educação infantil e sua delimitação. Gonçalves (2015), Barbosa e Horn (2001) conceituam a rotina no periodo da educação infantil. Para melhor delimitar as fases do período infantil e a afetividade, observamos os trabalhos de Vygotsky (1995, 2003 e 2004) e Wallon (1995). Todos estes conceitos citados foram desenvolvidos através de revisão bibliográfica. Fica evidente através dos estudos supracitados que há uma importância fundamental do afeto na rotina da educação infantil, tendo em vista, que os individuos têm na afetividade um processo comum de desenvolvimento dos processos cognitivos, emocionais e sensório-motor e portanto, torna-se importante que o docente de educação infantil compreenda que o afeto é fundamental na rotina escolar dos discentes infantes. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A realidade docente na sala de aula: relatos de uma professora iniciante

Esta resenha é resultado da experiência de uma eventual professora iniciante na rede pública de São Paulo, e pretende contribuir de alguma forma para as reflexões sobre o professor iniciante e o trabalho docente na escola pública, esta dividida em três capítulos, que destacam experiências como o primeiro salário, a violência no ambiente escolar e por fim, a relação docente-discente. A autora faz menção ainda aos seguintes autores: Freire (2002), Bueno (1995), Charlot (2008), Vasconcellos (2007), Nunes e Oliveira (2017), Tardif (2013), Delmanto e Faustinoni (2009), Libâneo (2014) e Perrenoud (2001)…

Palavras: 1100Páginas: 4

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM DISLEXIA X TDAH NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O presente artigo tem como objetivo explicitar a questão do TDAH e dislexia na educação, trabalhando as questões de inclusão, a relação professor alunos e a aprendizagem no processo educativo; o objetivo geral da pesquisa destaca a análise do TDAH e a dislexia. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Produção Textual Individual (PTI) terá como temática: o papel da cultura afro-brasileira e indígena para a democratização social.

Como Janeiro é recesso e quando volta as aulas todos ficam desesperado, peguei as orientações que eu tinha do ano passo e já deixei esse trabalho pronto…

Palavras: 2750Páginas: 10

POESIA NO RÁDIO ESCOLAR

Artigo sobre ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOCULTURAIS E TECNOLÓGICOS DO RÁDIO E A EDUCAÇÃO…

Palavras: 1650Páginas: 6

RELATORIO DE ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAS - ADAP AO COVID19 - TIREI NOTA MAXIMA

RELATORIO DE ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAS…

Palavras: 5500Páginas: 20

A LUDICIDADE OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. As atividades desenvolvidas contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que a relação entre o brincar e a aprendizagem, retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem. Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Criança em idade pré-escolar. Ludicidade. …

Palavras: 2475Páginas: 9

A Arte para Desenvolvimento Profissional

Usar a arte como um importante instrumento para educação e o desenvolvimento profissional, é eficaz e funciona para o desenvolvimento de novas experiencias e de diferenciar os níveis de consciência e formação de si mesmo e de vários meios da personalidade. Muitos autores afirmam e definem esse desenvolvimento, logo, temos Max que afirma o ser social como algo que vai ser compreendido na raiz histórica e no material, assim tem-se a visão da concepção do homem e suas necessidades. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é sobre o desenvolvimento profissional através da arte, por intermédio de um levantamento bibliográfico qualitativo de livros, artigos científicos, dissertações e Sites. Assim, ficou evidente que foram necessários muitos anos até que a Arte passasse a ser vista além de uma simples manifestação artística. Atualmente temos no trabalho artístico uma representação cultural, histórica, subjetiva e que contém todo elemento inerente ao estilo e história do artista…

Palavras: 2200Páginas: 8

LÚDICO: UM RESGATE AO PRAZER DE APRENDER

Existe um mundo onde as crianças brincam, se divertem, criam brincadeiras novas, usam toda a sua inocência para usufruir de todas as singularidades, surpreendem, transformam, enfim, um mundo onde a criança é sua forma mais pura, uma simples criança que gosta de brincar. Este mundo está acabando. …

Palavras: 2475Páginas: 9

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PRÍNCIPIOS NORTEADORES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA

O artigo tem como intenção elucidar como a introdução da documentação pedagógica no ensino pode orientar e fazer refletir o professor no processo educacional. O uso da documentação pedagógica como um instrumento de reflexão da prática de ensino pode favorecer positivamente o trabalho docente, gerando novas formas de se trabalhar os saberes…

Palavras: 2475Páginas: 9

A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil

A ideia principal é transmitir sobre os benefícios que traz na criança ao se contar uma história, também sobre como o professor mediador deve contar histórias para atingir as habilidades necessárias por meio de referências bibliográficas. O TCC foi apresentado à Faculdade Anhanguera dia 07/12/2020 com obtenção de nota máxima. O trabalho não contém plágio e será disponibilizado em Word formatado de acordo com a ABNT…

Palavras: 6600Páginas: 24

Pesquisa-ação: conceituação e exemplos

Resumo do que é a pesquisa-ação e como funciona na prática, seguido de exemplos…

Palavras: 825Páginas: 3

A Importância do brincar no Desenvolvimento Psicomotor da Criança Portadora de Necessidades Especiais

Este artigo questiona a importância em desenvolver pesquisas para auxiliar os educadores no que diz respeito ao desenvolvimento psicomotor das crianças, inclusive portadores de necessidades especiais. Tem como objetivo analisar a realização das atividades lúdicas no ambiente escolar buscando compreender a eficácia do brincar e da psicomotricidade em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Trabalho entregue em 13/05/2020 Nota:10,00…

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho realizado teve como tema: A importância da literatura na educação infantil, e objetivo: Identificar condições que venham contribuir para o desenvolvimento do hábito da leitura na escola; Desenvolver o gosto pela leitura dos mais variados gêneros textuais; Compreender a importância do ato de ler; Apresentar a leitura como forma de entretenimento. A problemática apontada girava em torno de buscar soluções para entender: Como a leitura na escola pode contribuir para a formação do conhecimento dos educandos tornando-os bons leitores críticos e reflexivos? Esse trabalho foi realizado com o intuito de utilizar um fator determinante na vida de estudantes e professores, uma vez que se trata de um dos processos mais relevantes na formalização do conhecimento. A importância da prática do hábito de ler vem a cada dia ganhando força em seus diversos caminhos, pois é um dos diversos segmentos, sendo um dos requisitos básicos na aprendizagem do individuo. No âmbito de desenvolver um espaço para o hábito da pratica da leitura no espaço escolar e, principalmente, em sala de aula, o educador deve se questionar sobre o papel da leitura na vida social do aluno em formação…

Palavras: 3850Páginas: 14

A FALTA DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO

Este artigo tem a temática: A falta da Diversidade Linguística no Livro didático e objetiva identificar a forma que a diversidade linguística vem sendo trabalhada no livro didático, bem como a dificuldade do professor diante da variação linguística apresentada pelos alunos. Para a realização deste trabalho foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica produzida por pesquisadores que se destacaram no assunto. A investigação desenvolvida mostrou que existem diversos fatores que produzem diferenças na linguagem das pessoas, como por exemplo, fatores regionais, culturais, etc, que condicionam diferentes formas de expressão de cada falante. Além disso, as informações adquiridas revelaram a contribuição da Linguística no ensino da Língua Materna e mostrou que, embora alguns avanços, a instituição de ensino ainda está presa à gramática normativa, desprezando a linguagem popular usada pelos alunos das classes menos privilegiadas, dificultado assim, o aprendizado e a interação social dos estudantes, pois a influencia do material didático sulista quase que na sua totalidade é a peça fundamental nesse resultado. Por meio do estudo apresentado foi possível compreender o quanto é fundamental considerar a variação linguística pertinente à língua portuguesa, sendo necessário trabalhar com as variantes linguísticas no contexto escolar como meio de socialização e valorização cultural…

Palavras: 5225Páginas: 19

APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho tem por objetivo verificar se os jogos e brincadeiras estão sendo usado como instrumento facilitador da aprendizagem em turmas da educação infantil, pois enquanto a criança se diverte, ela interage com o mundo e o meio ambiente de forma prazerosa e dinâmica, além de preparar-se para o aprender pedagógico, exercitando sua imaginação. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa do tipo bibliográfica. Sendo uma ferramenta pedagógica, o lúdico constitui-se um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, que possibilita à criança a construção de seus conhecimentos por meio de desafios, formulação de hipóteses, resolução de problemas de modo efetivo e concreto…

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO ATUAL

O tema deste artigo versa sobre a “Importância da Gestão Escolar na Educação Atual”, vem mostrar o quão é relevante uma escola está sedimentada numa administração democrática e participativa, ganhando desta forma uma instituição que prima pela união de todos em prol de uma escola verdadeiramente inclusiva no que diz respeito a todos os atores que fazem parte de um educandário. …

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO ESCOLAR EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Este trabalho trás como tema, “A Importância da Orientação Escolar Educacional no Ensino Fundamental” e tem como objetivo geral, evidenciar a verdadeira função de um orientador educacional no âmbito escolar e como o mesmo exerce um papel de suma importância para a vida dessas instituições de ensino. Para obtenção exitosa do objetivo proposto neste artigo, essa pesquisa foi fundamentada em literaturas específicas sobre orientação escolar e as reais atribuições do orientador escolar no auxílio do ensino-aprendizagem dentro de um educandário. …

Palavras: 825Páginas: 3

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo visa a análise da importância do lúdico no desenvolvimento, aprendizagem e na construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. O objetivo desse trabalho é compreender o significado do universo lúdico, saber quão importante e significativo é o brincar; pois a criança comunica se com ela mesma e com o mundo, estabelecendo relações sociais, constrói conhecimento, personalidade e os benefícios que o mesmo proporciona no ensino e na aprendizagem infantil. …

Palavras: 8250Páginas: 30

O PERFIL DO EDUCADOR DA ATUALIDADE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO CONTEMPORANÊA

Este artigo versa sobre “O Perfil do Educador da Atualidade para Atender as Necessidades da Educação Contemporânea”. E tem como objetivo geral refletir sobre os paradigmas de professor que os dias de hoje requer. Especificamente pretende-se analisar a prática educativa e as exigências da sociedade; reconhecer o perfil do professor na atualidade e identificar a relação entre a Didática e a formação do professor, refletindo sobre seu compromisso social e ético. …

Palavras: 8250Páginas: 30

GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA DE QUALIDADE NO ENSINO PÚBLICO

O presente artigo trata-se de uma abordagem teórica cujo tema se refere à gestão escolar e a construção de uma proposta pedagógica democrática como requisitos de grande relevância para que o processo educativo tenha um padrão de qualidade aceitável. Seu objetivo é compreender a importância de se realizar uma administração democrática onde todos os agentes envolvidos no método de ensino-aprendizagem possam ter uma participação ativa e envolvente, desenvolvendo novas teorias e técnicas criativas para o alcance dos objetivos propostos. …

Palavras: 8250Páginas: 30

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho trás como tema, “A Importância da Contação de História na Educação Infantil “ e tem como objetivo analisar a importância da Contação de História no desenvolvimento psicologico, cognitivo, na linguagem, na escrita e na interação das crianças consigo e com o mundo que os rodeia…

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

As inovações no processo de administração escolar imprimiram mudanças na noção de função que pode ser sentida como uma visão superada, considerando-se que a autonomia da escola e a gestão atual extrapolam essa questão, em face da necessidade de construção de medidas participativas, a partir da interação entre a direção administrativa e o corpo docente. Conclui-se que refletir sobre a função de cada profissional no ambiente escolar favorecer a identidade e a redução de conflitos internos. É necessário que cada profissional como o orientador educacional possa se visualizar como um profissional na construção de conhecimentos e das competências necessárias para pensar e agir com horizontes mais amplos. …

Palavras: 825Páginas: 3