A Influencia da Tecnologia na Educação Básica

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Analisar se as tecnologias digitais permanecem no contexto da Educação Básica; e certificar de como os professores da Educação Básica veem a utilização das tecnologias digitais no método pedagógico. Nesta linha, teve como fundamento teórico, autores como Folque, (2011) Kenski (2007), Levy (2010); Pinto; Pretto, (2006); Veen; Wrakking, (2011);Vygotsky (1989) entre outros tantos que pesquisamos para este artigo. Palavras-chave: Mídia. Educação. Contexto Escolar. A Informática na Educação Fundamental. Metodologia. Considerações finais. Referencias. Sumario de fotos Aula de informática infantil. Divertindo no computador com a professora. Introdução As crianças estão diante de uma abundancia de informações e recursos tecnológicos que as propiciam ampliar de forma autônoma e compartilhada. Na escola, trazem conhecimentos preliminares que devem ser respeitados, são os congênitos digitais, por estarem em uma atmosfera na qual as mídias estão presentes na sociedade.

“Nesta diretriz, os indivíduos que nasceram mergulhados no mundo digital interatuam concomitantemente, com as diferentes mídias” (ALVES, 2008, p. e 07). São diversos questionamentos de como as TDICs podem ser introduzido no contexto escolar de jeito significativo. A partir da atividade com as aplicações de computador, internet, jogos de interação etc. assim, as crianças estarão diante de conjunturas que suscitam o desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva e social. Delimitação do Tema: Observar a importância da inclusão digital na Educação Básica, tomando como base as Escolas de Educação Básica, com a iniciativa de incluir as aulas de informática, para as crianças. Objetivos: 1. Com isso, o emprego das ferramentas tecnológicas aumenta a frequência; condigno à curiosidade, diversidade e interação.

Desenvolvimento: O referencial que apresenta neste trabalho estabelece base legal teórica para desenvolver o presente artigo. Segundo Schon: O Conhecimento não se aplica á ação, mas esta encarnada nela; é por isto que é um conhecimento na ação. O conhecimento é uma relação que se estabelece entre a pratica e a teoria, num modo de ver e interpretar o nosso modo de agir no mundo. p. Ultimamente o numero de programas de educação a distancia por computador explodiu. DEMO, 2007 p. Aula de informática na escola, Fonte Google O computador pode ajudar, mas também pode criar problemas como a falta de limites e de horários para utilizar, os sites que não são abertos á maiores de 18 anos entre outros. Portanto, deve fazer mediação no emprego desta mídia tecnológica e moderna.

A internet também chega no contexto tecnológico expondo que ela e o computador são importantes, pois o alunos podem realizar diversas atividades no contexto escolar, com auxilio do professor. É o que foi percebido ao realizar uma pesquisa com professores nas escolas. Com relação ao panorama da educação atual a internet e a computação são as primeiras fontes tecnológicas utilizadas pelos professores para o bom desenvolvimento do conhecimento do aluno, o professor que não sabe lidar com estas tecnologias está fadado ao fracasso em sua sala de aula. TAJRA, 1998 p. Aula de Geografia, Fonte: Google A educação tecnológica deve ser uma prática para o professor ter as condições para passar o conhecimento ao aluno. Hoje em dia os professores tem que saber utilizar os meios tecnológicos para passar dentro da sala de aula, os alunos estão mais modernos, mais tecnológicos e os professores devem usar essas tecnologias a seu favor na sala de aula.

Segundo Almeida (1988, p. A tarefa dos educadores, convém desenvolver uma pedagogia do uso da informática na educação. Com o ajuda da informática, o aluno descobre circunstâncias não imagináveis com suas mídias diferentes, suas novidades em 3D fazendo com que crie um vicio na frente da tela, deve ser trabalhado para não transformar numa adversidade. O computador vem sendo utilizado na escola como o recurso didático, no qual tem também papel essencial de marketing na escola. A segunda situação vem deixando a cada dia de ser um fator diferencial entre as escolas, percebemos uma grande tendência independentemente da escola ser publica ou privada em adquiri o equipamento para o seu cotidiano (TAJRA, 1998 p. Depois de expor o conceito sobre a importância da informática na educação, é essencial que primeiro o professor especialize ou adéque ao contexto da informática e compreenda como usar os multi-meios que existem na ferramenta Diversão no computador com a professora, Fonte: Google 18 3.

Metodologia: O desenvolvimento presente trabalho se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir de toda bibliografia de muita importância e eficiência, Admite ao pesquisador conseguir uma postura cientifica quanto à composição de informações das manufaturas cientificam existentes para composição dos relatórios e quanto à sistemática do conhecimento que é transmitido dia a dia. Com a revisão bibliográfica procurou se mostrar os trabalhos concretizados por diversos autores, a importância que a era tecnologia tem no Ensino, mostrando os meios tecnológicos mais aplicado dentro da sala atualmente. Usou-se pesquisa quantitativa com duas turmas da Escola sobre as tecnologias e com cinco professores que atuam nas series para acrescentar a pesquisa. Levando em consideração as contribuições descobertas nas fontes pesquisadas de expressiva relevância para melhor compreensão sobre a influência da mídia no desenvolvimento da identidade da criança de hoje em dia.

Portanto, juntos a escola e os professores devem procurar cursos para especialização para atualizarem com relação das novas tecnologias, e com relação a disciplina para melhor adequar a concepção do dia-a-dia do aluno, propiciando o melhor ensino aprendizado simultaneamente com novas tecnologias que são usadas continuamente pelos estudantes e irá ajuda-los no mercado de trabalho. Referencias ALARCÃO, Isabel. Org. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto Editora, 2000. Curitiba. Ed. IBPEX. BRANDÃO, C. O que é educação. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. P. O Porvir desafios das linguagens do século XXI. Curitiba. Ed. IBPEX. Ed. Autêntica, 2002. FARFUS. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba. Ed. IBPEX.

KOVEL, J. Os contextos de mudança de ensino superior e quatro futuros para a educação a distância. Disponível: http://sunsite. Os Sete saberes necessários á educação do futuro. Rio de Janeiro. NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural. São Paulo: Ed. N. septiembre / diciembre, 2000. Disponível em http://www. oei. es/revista. TAJRA. S. Informática na Educação professor na atualidade. São Paulo. Ed. Disponível em:< http://www. inst-informatica. pt/servicos/informacaoe-documentacao/biblioteca- digital/gestao-e-organizacao/BRASIL_livroverdeSI. pdf>. TEIXEIRA, I.

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