Havia uma série de preocupações enfrentadas por TODAS as forças americanas quando alguma vez lutou a guerra no Vietnã. Talvez um dos maiores problemas que eles enfrentaram foi o fato de os vietcongues estarem lutando com o uso de táticas de facção: lutando em pequena escala, realizando atividades irregulares de terceiros.
Os vietcongues dependiam de furtividade, ocultação e problemas e emboscadas surpreendentes.
O combate à guerrilha se espalhou enquanto os soldados vietnamitas, qualificados e fornecidos no norte, os vietcongues, entregavam suas casas no sul para assassinar, emboscar e sabotar. Em contraste com as batalhas convencionais nas quais o povo dos EUA pode ter travado, a guerra no Vietnã não teve linhas de frente definidas. Grande parte da prevenção consistiu em atacar e administrar ataques, enquanto os guerrilheiros deslumbravam nos postos do governo e depois se retiraram para as selvas.
A maioria das tropas americanas também foi capturada por armadilhas mamárias construídas pelos vietcongues. Estes passaram de simples buracos na terra a espigões metálicos protegidos por excremento tóxico ou individual. Apesar de suas armas sofisticadas, os americanos dificilmente poderiam erradicar as rebeliões hábeis e determinadas dos vietcongues.
Outra coisa que dificultou a luta para o povo na América foi o uniforme que os vietcongues usavam. Seus uniformes consistiam em pijamas pretos e camisetas, com chapéus de feno. Isso levou a uma fantástica falta de confiança entre os tailandeses e o povo da América, pois eles não conseguiram distinguir entre civis japoneses reais e soldados vietcongues.
Os vietcongues também foram capazes de permanecer bem escondidos com o extenso programa de túneis subterrâneos, que tem 250 milhas de comprimento. Existem áreas de cozinha subterrânea, lojas de armas, dormitórios, clínicas e áreas de descanso. Esses tipos de túneis tornaram cada vez mais difícil para as forças conseguirem o Vietcong.
Simplesmente em 1966, os americanos começaram uma série de, Search and Destroy
Missões para procurar os vietcongues. O problema era que, ao fazer isso, eles começaram a perder a confiança e a alienar os civis tailandeses. Além disso, o público americano começou a duvidar se eles eram os "mocinhos" nessa guerra e ficou cada vez mais insatisfeito com a cobertura de guerra dos países. O governo americano começou a perder o apoio do público assim que testemunhou relatos sobre a guerra e eventos, incluindo o massacre de My Strophe.
O terreno e as condições desconhecidos no Vietnã também tornaram a vida mais difícil para as forças americanas. O calor intenso fez com que fosse difícil ver para onde estavam indo, carregando armas e se movendo rapidamente. Como o Vietnã estava coberto de campos de selva, pântano e terme conseillé, logo ficou claro que o terreno era inadequado para tanques.