TELHADO ECOLÓGICO: A importância da implantação em centos urbanos

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

JUSTIFICATIVA 6 3. PROBLEMA 8 4. OBJETIVOS 9 4. Objetivo geral 9 4. Objetivos específicos 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10 1 INTRODUÇÃO O crescimento acelerado e desordenado dos municípios, ao longo dos anos, contribuiu para um maior desequilíbrio de ecossistemas e, também, para perda da qualidade do ambiente urbano, acarretando, entre outros fatores, a perda da qualidade de vida nas grandes metrópoles. Acredita-se que os telhados ecológicos sejam uma alternativa para o setor da construção civil e assim, para a melhoria da qualidade ambiental e social das edificações, que constituem elementos fundamentais para o desenvolvimento do país. Uma vez que, podem propor a economia de energia, a redução de consumo e da emissão de gases poluentes (poluição do ar), a manutenção do ciclo hidrológico local e o aumento da vida útil da estrutura.

Sendo assim, em meio a este cenário preocupante que caracteriza as áreas urbanas, é necessário o desenvolvimento de pesquisas e estudos que visem apresentar instrumentos que possam promover o melhor planejamento dos centros urbanos e assim, busquem o equilíbrio entre a esfera ambiental (utilização racional de recursos naturais e energéticos), econômica e social (aumento da qualidade de vida), com o objetivo assim, de fornecer informação, instrução e/ou demonstrar a sua aplicabilidade. JUSTIFICATIVA Em meio aos desafios globais existentes no território brasileiro, como as mudanças climáticas, a ocorrência de enchentes, a escassez e a grande degradação de recursos naturais, fundamentais para a sobrevivência e para o desenvolvimento da vida, se torna importante estudar e incentivar métodos que possam auxiliar e proporcionar soluções a estes problemas, no campo da construção civil.

Tendo em vista que, o setor é responsável por inúmeras obras de expansão dos municípios e, principalmente, pela construção de edificações e residências, que se encontram em um elevado número nestas áreas e podem afetar, diretamente, o equilíbrio dos ecossistemas e a qualidade de vida. Do ponto de vista acadêmico, poderá ser utilizado como base para o desenvolvimento de novos estudos, uma vez que, buscará apresentar informações relevantes e de qualidade sobre o tema. Já do ponto de vista profissional, o presente estudo poderá fornecer um maior conhecimento aos profissionais de engenharia civil e assim, incentivar o uso desta tecnologia nas atuais e futuras obras, podendo propor melhorias no setor da construção civil e assim, ganhos ambientais, econômicos e sociais.

Enquanto que, perante a sociedade, o presente estudo poderá, também, fornecer informação e assim, aprimorar o conhecimento desta tecnologia, para a busca e/ou inciativa do usuário, em buscar implanta-la. PROBLEMA Levando em consideração que o telhado ecológico vem sendo visto como uma alternativa ideal para estabelecer um melhor planejamento urbano, que visa princípios sustentáveis e, portanto, o equilíbrio entre as esferas (ambiental, econômica e social), e, também, da necessidade da implantação de ferramentas que possam tornar os sistemas construtivos e seus produtos menos impactantes, surge a interrogativa: a implantação do telhado ecológico é capaz mesmo de favorecer o planejamento sustentável nos centros urbanos? Quais podem ser suas principais contribuições e impactos para estas áreas? Representa uma ferramenta viável e, realmente, vantajosas? Como podem auxiliar os centros urbanos? 4 OBJETIVOS 4.

Objetivo geral O presente trabalho terá como objetivo principal demonstrar a importância da implantação do telhado ecológico em centros urbanos, evidenciando seus principais benefícios para estas áreas, em termos ambientais, econômicos e sociais. C. Tecnologias Sustentáveis: a importância dos telhados verdes na amenização microclimática. f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal da Paraíba. Rio de Janeiro, 2005. ASTM E2777. Sandard Guide for Vegetative (Green) Roof Systems. West Coshohocken, 2014. BALDESSAR, S. Telhado Verde e sua contribuição na redução da vazão da água pluvial escoada. f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012. f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável). Universidade de Brasília. Brasília, 2004. CAMPANELLA, T. COSTA, L. N. A.

O papel da resiliência urbana e do metabolismo urbano na questão da redução de risco de desastre. f. São Paul: USP, 2002. CRUZ, W; LEONI, A. Coberturas verdes na região metropolitana de Curitiba – Barreiras e potencial de estabelecimento na visão dos profissionais da construção civil. f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil). p. DILLY, D. P. A. Tratado sobre o sistema de telhado verde extensivo para coberturas planas em edificações de pequeno e médio porte. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2012. FERRAZ, I. L. S. Telhados verdes associados com sistema de aproveitamento de água de chuva: projeto de dois protótipos para futuros estudos sobre esta técnica compensatória em drenagem urbana e prática sustentável na construção civil.

f. Monografia (Graduação em Engenharia). Universidade Federal do Rio de Janeiro. f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de Brasília. Brasília, 2008. GOMES, Y. Porto Alegre: Bookman, 2010, 362 p. KLEIN, L. B. Controle qualitativo e quantitativo do escoamento pluvial em diferentes tipos de coberturas. f. A. Cobertura Verde. f. Monografia (Especialização em Construção Civil). Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2013. LEICHT, E. Depleção abiótica e potencial de aquecimento global no ciclo de vida de telhado verde comparativamente a um telhado convencional. f. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil). Universidade de Brasília. Brasília, 2017. New York: The MacGraw Inc, 2009, 92p. MASHIKI, M. Y. Geoprocessamento na identificação de ilhas de calor e influência do uso e ocupação do solo na temperatura aparente da superfície no município de Botucatu/SP.

f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013. MORENO, J. O futuro das cidades. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental). São Carlos, 2008. OLIVEIRA, E. W. N. Universidade Estadual Paulista. Guaratinguetá, 2014. PALMEIRA, A. N. Balanço de Energia em Telhado Verde. R. A implementação do telhado verde como método compensatório aos efeitos da ocupação inadequada das cidades pela ineficiência da ocupação inadequada das cidades pela ineficiência do planejamento urbano: uma avaliação do município de Fortaleza. f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Cidade). Universidade de Fortaleza. B. Proposta de implantação de um sistema de telhado verde extensive utilizando a técnica wetland. f. Monografia (Graduação em Engenharia). Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sustainable building: an international overview of current and future activities. In: 18th International Conference on Passive and Low Energy Architecture – PLEA 2001. Florianópolis, p. SADDI, K. G. f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015. SAVI, A. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016. SILVA, N. C. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 2019. SILVA, T. F. Tecnologia alternativa em drenagem urbana: Telhado verde. Best Management Practices. São Paulo: Livro Digital. Disponível em: <http://pliniotomaz. com. br>. B. Bioclimatologia e sustentabilidade urbana: suas interfaces conceituais e as implicações no processo de planejamento urbano. In: XV ENANPUR, Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano, Recife, Anais da XV ENANPUR, 2013. VECCHIA, F.

Cobertura Verde Leve: Ensaio Experimental. VIEIRA, T. J. Comparação da variação de temperatura interna de um ambiente coberto com telhado verde e outro com telhado convencional. f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental). Guidelines for drinking-water quality: incorporating 1 st and 2nd addenda. Vol. Recommendations. ed. Geneva: Who Press, 2011.

179 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download