Sistema imunológico e COVID 19 pra amanha

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Biomedicina

Documento 1

Ana RESUMO Palavras-chave​: ABSTRACT Keywords: SUMÁRIO 1. Introdução. Objetivos. Materiais e Métodos. Resultados. A maioria dos casos graves acometem os idosos e a gravidade da doença não se deve apenas à infecção viral, mas é fortemente influenciada pelas características imunológicas do hospedeiro. De fato, a infecção por SARS-CoV-2 e a destruição das células pulmonares desencadeia uma resposta imunológica local. Ocorrendo uma diminuição de células imunológicas, ou seja, células T citotóxicas, células NK, T reguladoras suprimidas, macrófagos/monócitos, aumentando a produção de citocinas pró-inflamatórias e preparando um sistema imunológico adaptativo com resposta de células T e células B. Na maioria dos casos, essa resposta imune é capaz de resolver a infecção.

Porém, em alguns casos, possuem uma produção exagerada das citocinas, podendo levar à sepse, que é responsável por 28% do total fatal de casos de COVID-19. Os critérios adotados para a seleção dos artigos foram: Artigos com resumos e textos completos, sendo todos textos completos gratuitos; artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de um ano; pesquisa realizada com os seguintes descritores “SARS-COV-2” AND “immune system”, onde foram encontrados 156 artigos, e “COVID-19” AND “immune system”, com 343 artigos, totalizando 499 artigos encontrados no final. O critério de exclusão dos artigos foi estudos que não atendessem os critérios de inclusão mencionados. Desses 499 artigos, 140 eram duplicados, sobrando 359 artigos. Dos 359 artigos, 322 foram excluídos por não estarem relacionados ao assunto e/ou serem revisão.

Para a organização e tabulação dos dados, as pesquisadoras elaboraram uma tabela contendo o título, objetivo, método, evidências e conclusão, seguindo o método de inclusão e totalizando 37 artigos selecionados para análise. Os artigos abordaram o sistema imunológico de forma direta e indireta. artigos/37,83% discutiram como o sistema imunológico se comporta na COVID-19 e as possíveis complicações que ele pode apresentar. artigos/21,62% apresentaram possíveis formas de tratamento ou mecanismos para o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus. discutem os grupos de riscos, idosos, indivíduos obesos Alguns artigos ou com doenças cardiovasculares, por exemplo, que são mais vulneráveis. artigos/8,10% comentam o risco de indivíduos imunocomprometidos contraírem a COVID-19. Outros artigos mostram como medicamentos naturais podem ajudar no sistema imunológico também, como é o caso do uso da cúrcuma, que pode aumentar a resposta do anticorpo mesmo se for tomado em doses baixas; compostos com derivados de Allium sativum (alho) é uma opção também, pois têm potencial para diminuir a expressão de citocinas pró-inflamatórias e reverter as anormalidades imunológicas para níveis mais aceitáveis (DONMA; DONMA, 2020).

Já outros artigos, sugerem que as pessoas são mais susceptíveis as infecções em algumas horas do dia, pois a função dos nossos sistemas de defesa segue um padrão rítmico diário (RAY; REDDY, 2020), mostrando também como o sistema imunológico comportamental afeta as pessoas que possuem transtorno obsessivo compulsivo (TOC), devido ao fato de que elas possuem muito medo de pegar a doença (McKay et. al 2020). Alguns artigos mostraram que pentoxifilina (PTX) é um inibidor da fosfodiesterase que aumenta os níveis de adenosina monofosfato cíclico, que por sua vez ativa a proteína quinase, levando a uma redução na síntese de citocinas pró-inflamatórias, sendo essa droga como uma alternativa de tratamento terapêutico para pacientes com COVID-19, pois ela ajuda a retardar a depuração viral (MALDONADO et.

al. Uma menor capacidade respiratória dessas pessoas pode também acabar contribuindo para quadros graves da doença. BENCIVENGA et al, 2020). A exacerbação do sistema imunológico é muito preocupante em idosos, pois geralmente eles possuem quadros de diabetes, hipertensão entre outros problemas de saúde, tornando o sistema imunológico fragilizado. Por isso, é extremamente necessária a atenção nessas pessoas, mais estudos que enfatizem esse risco e ofereçam formas de controle da ação do coronavírus no organismo (ZHENG, et al. CONCLUSÃO Neste ínterim, conclui-se que o quadro de infecção do vírus COVID-19 ainda não é completo de informações, pois os perfis de comportamento alteram-se de acordo com o sistema imunológico do hospedeiro e do hóspede. REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS CUCINOTTA D, VANELLI M.

​WHO declares COVID-19 a pandemic. ​Acta bio medica: Atenei Parmensis. Vol. No. BAHREINI, E. ​A comprehensive review of COVID-19 characteristics. ​Biological procedures online. Vol 22, 2020. TAY MZ, Poh CM, Renia L, MacAry PA, NgLF. ​COVID-19: a clue from innate immunity. ​Springer Nature, 2020. HENRIQUE, L. SALES, I. ABREU, DANIELA. ​Can overview of the imune system. ​Lancet, 2001. Z. KALEA, A. KLIMIS-ZAKAS, D. ​Nat Rev Mol Cell Biol, 2020. MCKAY, D. MINAYA C. STORCH EA. ​Conducting exposure and response prevention treatment for contamination fears during COVID-19: The behavioral immune system impact on clinician approaches to treatment. D,G. F,C. C,M,. D’ETTORRE,G. ​Targeting the NO-Cgmp-pde5 pathway in COVID-19 infection. FAN, L. YE, S. HUANG, Z. SHI, Q. SUN, Y. VARRICCHI, G. ​Elderly at time of CoronaVirus disease 2019 (COVID-19): possible role of immunosenescence and malnutrition​.

​Gerociência, Vol 1, 2020. ZHENG, Y. LUI, X. LIU, Z. SONG, M. ZHANG, W. HAN, J. IZPISUA, B.

30 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download