TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Palavras-chave: Matemática. Contextualização. Informação. Tecnologia INTRODUÇÃO O estudo buscou realizar uma revisão sistemática no que tange o papel da tecnologia, enquanto facilitadora no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. A justificativa para essa linha de investigação surgiu a partir da percepção do quanto essa ferramenta – se bem utilizada – pode tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos, mediante uma proposta de ensino mais lúdica, que parte de um instrumento que é tão presente no dia-a-dia dos mesmos. Muitos autores consideram a educação matemática como um modelo único de transmissão do conhecimento, onde não é apenas necessário o simples domínio do conteúdo, mas a maneira como ele é apresentado e as considerações sobre o ambiente onde o aluno está inserido também são importantes (D’AMBROSIO, 1996, p.

As expectativas principais se concentram na valorização e na ênfase na aprendizagem dos discentes em relação ao ensino de seus professores. O que mais interessa é a obtenção de uma consciência científica, desenvolvimento da capacidade de análise, síntese e avaliação. Por outro lado, a visão da matemática como disciplina – que desperta ansiedade e medo nos estudantes – é evidência também da urgência de estudos e reflexões acerca de novas estratégias e metodologias que contribuam para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem (ALBINO, 2013, p. O debate em torno do processo de ensino-aprendizagem de matemática ganhou muita força nos últimos anos. OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA Uma vez que a tecnologia está presente de forma intensa na vida dos cidadãos, se torna um dever dos docentes das novas gerações construir novos modelos do espaço dos conhecimentos.

Portanto, é importante refletir sobre a análise e investigação da prática do professor na sala de aula, observando-se como ele ensina, isto é, como concebe a aprendizagem matemática dos alunos. Na medida em que os estudantes tenham oportunidade de serem os próprios agentes construtores do seu conhecimento, passarão a pensar, criticar, investigar, refletir e terão ambientes de ensino mais descontraídos (ALBINO, 2013, p. Nesse cenário, a educação voltada para o uso de metodologias inovadoras se demonstra ainda mais desafiadora, já que a habilidade que as crianças e jovens possuem com novas tecnologias, comparada com aquelas que os professores possuem, é, normalmente, muito maior. Dessa forma, surgem também novos meios para se educar e complementar a educação padrão, como o EAD (ensino aberto e a distância) e a utilização de plataformas modernas e interativas, assim como, aplicativos de celulares.

Então, comprova-se a essencialidade de utilizar todas essas tecnologias para ensinar matemática nas escolas. AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Tendo em vista um aumento constante da demanda por educação de qualidade no mundo, os educadores devem encontrar junto às novas tecnologias, modos de tornar a educação mais flexível, barata, atraente e, é claro, eficaz, deixando os alunos mais livres e tornando as aulas mais dinâmicas, a fim de atender a todos e respeitar as individualidades de todos aqueles que querem aprender, tendo em vista que não existe um modelo de educação ideal para todos os alunos, sobretudo no que diz respeito às crianças, que ainda estão formando suas personalidades e descobrindo suas preferências. Esse é o entendimento de (LEVY, 2010, p.

que entende o seguinte: Os sistemas educativos encontram-se hoje submetidos a novas restrições no que diz respeito à quantidade, diversidade e velocidade de evolução dos saberes. Em um plano puramente quantitativo, a demanda de formação é maior do que nunca. Na busca da quebra de paradigmas, não basta só conscientizar a sociedade é preciso formar os educadores para fazer acontecer e acompanhar essas mudanças globais sem perder a identidade cultural e a riqueza dos saberes tradicionais. Por fim, vale salientar que os educadores precisam valorizar os elos tradicionais, combinados com as tecnologias que chegam de forma cada vez mais veloz, a fim de permitir aos alunos um desenvolvimento intelectual condizente com o mundo em que vivem e no qual vão se desenvolver. Entretanto, é importante notar que, para que tais avanços almejados sejam devidamente solidificados na sociedade brasileira se demonstram necessárias políticas públicas inteligentes que ajudem os educadores a implementar tais posturas modernizadoras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A matemática se faz presente no cotidiano escolar desde os tempos mais remotos, quando as antigas civilizações a utilizavam para realizar diversas operações envolvendo os números e os cálculos. Com o passar dos anos a matemática sofreu uma série de transformações quanto ao seu currículo, modos, meios e métodos de se ensinar, os quais foram repensados por influência das características da sociedade cultural da década de 90. ufjf. br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_thais_albino. pdf. Acesso em: Jan. BALL, D. Disponível em: https://onlinelibrary. wiley. com/doi/10. j. x. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E4(09), 1–15. Disponível em: https://doi. org/10. risti. e4. São Paulo: Saraiva, 2001. GOMES, M. L.

M. História do Ensino da Matemática: uma introdução. MICOTTI, M. C. de O. O ensino e as propostas pedagógicas. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. PALLIS, G. Programa de incentivo á formação continuada de professores do ensino médio. PUC-RIO, 2016. SANCHEZ, J. N.

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