SISTEMA WEB DE ECONOMIA COLABORATIVA VOLTADO PARA SERVIÇOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

Palavras-chave: Projeto de Sistema Web, palavra-2, palavra-3. PROPOSTA DO PROJETO O presente trabalho visa o desenvolvimento de sistema requerido por uma empresa fictícia simulada para os fins deste estudo do ramo de serviços de informação na internet, cuja solicitação de projeto fundamenta-se na intenção comercial de melhorar e alterar o modelo de negócio do seu atual portal de anúncios online a fim de explorar o modelo de negócio multilateral, modelo este, que conecta oferta e demanda e, segundo a empresa contratante, vêm se mostrando uma tendência de mercado. A contratante solicita o desenvolvimento de um sistema de economia colaborativa voltado para serviços, sistema web multiplataforma e dispositivos, intitulado EC-Service. Proposta Inicial A aplicação a ser desenvolvida tem como pressuposto a disponibilização de um ambiente virtual que permita anúncios de serviços em geral e mecanismos para negociações entre os usuários interessados na troca de serviços.

Seguindo a tendência de modelo de negócio de plataforma multilateral que conecta oferta e demanda, e linkando aos conceitos de economia colaborativa, a proposta é desenvolver um sistema disponível nos ambientes web e mobile onde pessoas que tenham um serviço a oferecer possam anunciá-lo na plataforma ao passo que possam efetuar a busca por outros serviços anunciados a fim de efetuar a "troca", ou seja, a negociação dos serviços. Após definido e documentado as requisições inicias do projeto, as reuniões passarão a ser quinzenais e servirão para atualizar o contratante quanto ao andamento do projeto, bem como sanar dúvidas que incorram no decorrer do desenvolvimento. Todas devidamente documentadas. O projeto será gerenciado utilizando-se método misto com base, essencialmente, na metodologia PMBOK3, conjuntamente à elementos da metodologia ágil Scrum4 no que se refere ao processo de desenvolvimento e atualização do andamento do projeto para a empresa contratante.

Previsão de alocação de Recursos Pretende-se utilizar nesse projeto o mínimo de recursos possível para o seu desenvolvimento dentro dos requisitos e prazos estabelecido, empregando inclusive, em determinadas tarefas, o acúmulo de funções dos profissionais envolvidos. Recursos Humanos • Um analista de sistemas com acúmulo de função de gerente de projeto; • Um administrador de banco de dados (DBA); • Um desenvolvedor PHP; • Um analista de testes. Atividade da Empresa XXX-nome-a-definir tem como principal atividade, a disponibilização de portais, conteúdo e serviços de informação na internet, atuando através de seu portal "Mão na massa Classificados" como intermediadora de negócios online. Organograma Conforme já mencionado, a Startup6 possui equipe enxuta, com sócios e colaboradores acumulando funções e um dos pontos centrais é que a empresa não possui uma equipe própria de TI, terceirizando, portanto, suas demandas de desenvolvimento de sistemas.

Figura 1: Organograma da Empresa Fonte: elaborado pelo autor 2. Mercado Consumidor De acordo com dados do Relatório Global Entertainment and Media Outlook da Price WaterhouseCoopers (PwC, 2017), o acesso à internet para os mais variados propósitos e o mercado de publicidade online no Brasil cresce à taxas significativas e de maneira mais acelerada que a média mundial, o país ocupa a 8º posição no ranking de investimentos em publicidade online. O Gráfico 2 exibe as taxas de crescimento anual de diversos tipos de mídia no Brasil com destaque para o segmento de publicidade na internet, segmento este, que a XXX-nome-a-definir explora e pretende aumentar e diversificar suas ações nesse sentido à partir do lançamento do novo portal (projeto descrito neste trabalho) visando aumentar a rentabilidade proveniente dos anunciantes ao oferecer um portal mais moderno e com conteúdo mais segmentado à cada perfil de usuário e tipos de serviços procurados, o que segundo plano estratégico da empresa, atrai maior número de anunciantes.

br/ > Esses portais concorrentes, relatam bons números quanto aos seus negócios, no entanto, XXX-nome-a-definir possui um projeto que considera mais inovador que visa aquecer esse mercado e será melhor detalhado nas especificações do projeto. Em observações realizadas na internet, ponderou-se a necessidade de inovar e oferecer maior interatividade e economia entre os usuários no intuito de aumentar a procura por esse tipo de negociação colaborativa pela internet. Expansibilidade do Negócio A empresa projeta aumentar, no período beta do novo portal, 30% do número de usuários cadastrados, e após o primeiro ano do lançamento, manter essa taxa de crescimento em 10% ao ano. Esses números são otimistas devido ao planejamento estratégico que envolve os recursos e tecnologias do EC-Service, e também as ações massivas ações de marketing que serão executadas nos período pré-lançamento e lançamento.

Aspectos Tecnológicos XXX-nome-a-definir, embora seja uma empresa de serviços de internet, possui estrutura tecnológica enxuta visto que o foco da empresa é no negócio, sendo portanto, a infraestrutura e serviços que demandam alta tecnologia, em grande parte terceirizados, como os serviços de hospedagem, servidores de e-mail, automação de marketing e intermediários de pagamentos online. Já no back-end há o login para área restrita à usuários, onde cada um pode consultar sua lista de serviços favoritos, visualizar os serviços já trocados, alterar cadastro pessoal e trocar mensagens com outros usuários. Há ainda, área restrita aos administradores do sistema que podem controlar os registros de usuários e visualização de relatórios gerenciais. Funcionamento do Sistema Atual Os usuários acessam o sistema via navegador da internet, deslogados podem realizar busca por anúncios, visualizar informações básicas dos anúncios, porém sem acesso a troca de mensagens e demonstrações de interesse pelo anúncio.

Ao logar-se, cada usuário pode acessar informações restritas do anúncio e anunciante, demonstrar interesse e trocar mensagens com o anunciante. Caso na troca de mensagens, os usuários reafirmam o interesse na troca de serviços, os mesmos realizam concretizam a negociação, que não engloba pagamento de taxas ao portal, em que a função do sistema é apenas servir de interface e meio de encontro entre pessoas com interesses compatíveis. Situação Desejada • Inserção no mercado de mais uma plataforma de negócio disruptivo; • Receber acessos dos mais diversos dispositivos por meio de layout adequado, responsivo e que englobe satisfatória experiência de usuário; • Oferecer recursos mais modernos, não somente mais eficazes como também mais atrativos para os usuários; • Integração com sistema de pagamentos online; • Inserção de help-desk e melhorias na área de suporte; • Inserção de recursos de segurança e controle administrativo.

O SISTEMA PROPOSTO O sistema a ser desenvolvido, tal como o sistema atual, utilizará linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL, no entanto será utilizado PHP Orientado a Objeto (OO), ao contrário do sistema atual que é escrito em PHP procedural. Seus requisitos funcionais e não funcionais, diagramas de casos de uso de classes seguem descritos a seguir. Lista de Requisitos do Sistema Em análise prévia, identificou-se problemas de segurança acerca das conexões com o Banco de Dados (BD) e acessos indevidos de usuários fakes. Constatou-se também poucas opções de filtros para buscas dos usuários. RF03] Pesquisar usuários: Prioridade: Essencial. Para maior segurança, a pesquisa completa por usuários somente poderá ser realizada se o usuário que está pesquisando estiver logado.

Sem logar-se no sistema, a busca é possível, mas os dados disponíveis para visualização serão mínimos, de forma a não expor a privacidade dos usuários cadastrados. RF04] Pesquisar anúncios: Prioridade: Essencial. A busca por anúncios poderá ser realizada pelos seguintes critérios/filtros: código do anúncio, tipo de anúncio, palavras-chave, anunciante, cidade, raio geográfico e áreas de interesse. Após alcançar três acordos, ainda que os valores coincidam, será preciso o pagamento da taxa de serviço para continuar usando o sistema. Se os valores não coincidirem, o usuário que tem o serviço mais barato será redirecionado para tela de "inserção de créditos no sistema" para que realize pagamento da diferença que ficará em poder do site, até que a concretização seja marcada como concluída pelos usuários.

Após conclusão da negociação, esse saldo é transferido para o usuário pertinente, descontado taxa de serviço do sistema. RF08] Inserir, transferir e resgatar créditos no sistema: Prioridade: Essencial. O usuário que tiver cobrança será direcionado para tela de pagamento que utilizará de gateway de pagamento para a intermediação financeira. O cadastramento é efetuado apenas por quem está cadastrado como administrador do sistema inicialmente. Este deve cadastrar todos os outros usuários administrativos e operacionais, bem como definir permissões de acesso. O formulário de cadastro de usuário administrativo tem poucos campos, apenas foto, nome, apelido, email e breve descrição de perfil. RF12] Cadastrar, excluir, alterar e bloquear usuário/cliente: Prioridade: Essencial. Usuários administrativos ou operacionais que tenham permissão para tal, poderão efetuar as alterações pertinentes no cadastro dos usuários/clientes sempre que necessário, exceto senha e CPF que são dados protegidos por criptografia MD5.

Sistema help-desk e atendimento por tickets para suporte e atendimento ao usuário/cliente. Requisitos Não Funcionais [RNF01] Responsividade: Prioridade: Essencial. Desenvolver layout de modo que suporte multi-dispositivos, fixos e móveis. RNF02] Usabilidade e experiência de usuário (UX): Prioridade: Desenhar layout considerando padrões de UX, de modo a facilitar usabilidade e experiência do usuário. RNF03] Desempenho: Prioridade: Essencial. Especificações dos Casos de Uso Tabela 1: Descrição do Caso de Uso: "Logar Sistema" Nome do caso de uso Logar sistema Caso de uso geral Ator principal Usuário/cliente, administrador /operacional Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de autenticação dos usuários ao sistema. Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado.

Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login e senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Tabela 2: Descrição do Caso de Uso: "Cadastrar Perfil" Nome do caso de uso Cadastrar perfil Caso de uso geral Ator principal Usuário/cliente Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de cadastramento de perfil do cliente no sistema. Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado. Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Enviar e-mail para recuperação de senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Tabela 3: Descrição do Caso de Uso: "Editar Perfil" Nome do caso de uso Editar perfil Caso de uso geral Ator principal Usuário/cliente Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de alteração/edição do perfil de cliente no sistema.

Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado. Esquecer senha. Enviar e-mail para recuperação de senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Tabela 4: Descrição do Caso de Uso: "Excluir Perfil" Nome do caso de uso Excluir perfil Caso de uso geral Ator principal Usuário/cliente Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de exclusão do perfil de cliente no sistema. Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Comunicar que login ou senha não são válidas. Esquecer senha. Enviar e-mail para recuperação de senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Tabela 5: Descrição do Caso de Uso: "Cadastrar Anúncio" Nome do caso de uso Cadastrar anúncio Caso de uso geral Ator principal Usuário/cliente Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de cadastramento de anúncio no sistema.

Informar login ou senha errados. Comunicar que login ou senha não são válidas. Esquecer senha. Enviar e-mail para recuperação de senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Fluxo Exceção - Usuário ou senha inválidos Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login ou senha errados. Comunicar que login ou senha não são válidas. Esquecer senha. Enviar e-mail para recuperação de senha. A senha precisa estar correta. Fluxo Exceção - Usuário ou senha inválidos Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login ou senha errados. Comunicar que login ou senha não são válidas. Esquecer senha. Login precisa existir e estar ativo. A senha precisa estar correta. Fluxo Exceção - Usuário ou senha inválidos Ações do Ator Ações do Sistema 1.

Informar login ou senha errados. Comunicar que login ou senha não são válidas. Restrições/Validações 1. Login precisa existir e estar ativo. A senha precisa estar correta. Fluxo Exceção - Usuário ou senha inválidos Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login ou senha errados. Libera acesso ao sistema. Restrições/Validações 1. Login precisa existir e estar ativo. A senha precisa estar correta. Fluxo Exceção - Usuário ou senha inválidos Ações do Ator Ações do Sistema 1. Valida Login e senha. Libera acesso ao sistema. Restrições/Validações 1. Login precisa existir e estar ativo. A senha precisa estar correta. Informar login e senha. Valida Login e senha. Libera acesso ao sistema. Restrições/Validações 1. Login precisa existir e estar ativo.

Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login e senha. Valida Login e senha. Libera acesso ao sistema. Restrições/Validações 1. Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login e senha. Valida Login e senha. Libera acesso ao sistema. Restrições/Validações 1. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado. Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login e senha. Valida Login e senha. Libera acesso ao sistema. Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado. Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login e senha. Valida Login e senha. Tabela 17: Descrição do Caso de Uso: "Intermediar disputas" Nome do caso de uso Intermediar disputas Caso de uso geral Ator principal Admin Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de abertura de disputa entre clientes.

Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado. Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar login e senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Tabela 18: Descrição do Caso de Uso: "Bloquear anúncio" Nome do caso de uso Bloquear anúncio Caso de uso geral Ator principal Admin Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de abertura de disputa entre clientes. Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado. Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1. Enviar e-mail para recuperação de senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Tabela 19: Descrição do Caso de Uso: "Bloquear usuário" Nome do caso de uso Bloquear usuário Caso de uso geral Ator principal Admin Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de abertura de disputa entre clientes.

Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Pós-condições Acesso ao sistema é liberado. Esquecer senha. Enviar e-mail para recuperação de senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Tabela 20: Descrição do Caso de Uso: "Consultar relatórios" Nome do caso de uso Consultar relatórios Caso de uso geral Ator principal Admin Atores secundários Resumo Este caso de uso descreve a etapa de abertura de disputa entre clientes. Pré-condições Usuário estar cadastrado no sistema. Comunicar que login ou senha não são válidas. Esquecer senha. Enviar e-mail para recuperação de senha. Fonte: Elaborado pelo autor. Modelo Conceitual de Classes Figura 3: Modelo Conceitual de Classes Fonte: Elaborado pelo autor.

455 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download