SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE REQUISITOS DE SOFTWARE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Palavras-Chaves: Sistema, Gerenciamento, Requisitos de Software. LISTA DE SIGLAS BR: Brasil; PT: Português; UML: Linguagem de modelagem unificada. LISTA DE FIGURAS Figura 1: Organograma da empresa 12 Figura 2: Caso de uso 17 Figura 3: Diagrama de Classe 26 Figura 4: Diagrama de Entidade Relacionamento 27 Figura 5: Modelo Lógico 28 Figura 6: Projeto de interface do Login 29 Figura 7: Diagrama de Sequência – incluir novo requisito 29 Figura 8: Diagrama de estado 30 Figura 9: Diagrama de atividade de Inclusão de Projeto 31 Figura 10: Modelo físico da tabela de projetos 31 Figura 11: Modelo físico da tabela de funcionários 32 Figura 12: Modelo físico da tabela de requisitos 32 Figura 13: Modelo físico da tabela de tempo 33 Figura 14: Modelo físico da tabela de perfil 33 Figura 15: Modelo físico da tabela de usuário 33 Figura 16: Diagrama de implantação 35 Figura 16: Diagrama de componentes 35 LISTA DE TABELAS Tabela 1: Descrição do caso de uso “Fazer Login” 18 Tabela 2: Descrição do caso de uso “Logoff” 19 Tabela 3: Descrição do caso de uso “Cadastrar Perfil” 20 Tabela 4: Descrição do caso de uso “Cadastrar Usuário” 21 Tabela 5: Descrição do caso de uso “Cadastrar Projetos” 22 Tabela 6: Descrição do caso de uso “Cadastrar Requisitos” 23 Tabela 7: Descrição do caso de uso “Cadastrar Tempo” 24 Tabela 8: Descrição do caso de uso “Cadastrar Funcionários” 25 SUMÁRIO 1.

PROPOSTA DO PROJETO 09 1. MÉTODO DE TRABALHO 09 1. PREMISSAS DE RESTRIÇÕES DO PROJETO 13 3. O SISTEMA ATUAL 14 3. JUSTIFICATIVA DE ESCOLHA DO SISTEMA 14 3. O SISTEMA 14 3. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA 14 3. MODELO LÓGICO 28 4. PROJETO DE INTERFACES 29 4. DIAGRAMA DE SEQUÊNCIAS 29 4. DIAGRAMA DE ESTADO 30 4. DIAGRAMA DE ATIVIDADES 30 4. O sistema deve ser online, de forma a possibilitar que todos os membros acompanhem o andamento do projeto de qualquer local e que as informações acessadas relatem a etapa real em que o desenvolvimento se encontra. Atualmente, uma empresa fictícia trabalha destinando as tarefas verbalmente para os membros da equipe, e no caso de haver uma tarefa que dependa da outra, muitas vezes um funcionário fica ocioso por não saber que a tarefa anterior já foi concluída. Sem o controle adequado, o gerente de projeto na maior parte das vezes não sabe como está o andamento do projeto, dificultando passar informações reais para o cliente, incidindo em muitos atrasos e problemas judiciais.

A proposta de projeto consiste então, em criar um sistema que gerencie os requisitos de software de um determinado projeto, permitindo o controle das tarefas já realizadas e a emissão de relatórios por tarefa e por membro da equipe. MÉTODO DE TRABALHO O método de trabalho consiste em, realizar reuniões para identificar as necessidades de gerenciamento da empresa e identificar os requisitos do projeto. ORGANOGRAMA Abaixo, na Figura 1, apresentamos o organograma atual da empresa. Nela podemos observar como o CEO controla tudo, abaixo dele tem a secretária responsável pelo atendimento a todas as ligações e e-mails que são encaminhados de forma geral para a empresa, devendo encaminhar para o responsável. Abaixo do CEO temos o gerente de projeto, responsável por coordenar todo o time de desenvolvimento, programadores, design gráfico, DBA e analista desistemas.

Figura 1: Organograma da Empresa 2. MERCADO CONSUMIDOR O mercado consumidor é constituído por clientes diversos, desde pequenos empresários que precisam de um site, até empresas um pouco maiores que precisam de um site com gerenciamento de vendas, estoque e emissão de nota fiscal. Também se deseja a geração de relatórios, por tarefa, membro da equipe e projeto, de forma a poder acompanhar o status do desenvolvimento em tempo real. PROBLEMAS DO SISTEMA ATUAL O problema do modelo atual é que ele não suporta um maior crescimento da empresa, seja em questão de clientes ou de novos membros da equipe, devido a não existir um controle das tarefas distribuídas ou de seu status de conclusão 3. MOTIVAÇÃO PARA O NOVO SISTEMA Identificamos as seguintes vantagens para a implantação e utilização do novo sistema: • Melhor gerenciamento das tarefas e de seus responsáveis; • Possibilidade de saber qual tempo foi gasto em cada tarefa, projeto e por pessoa; • Maior comunicação e organização da equipe; • Maior controle do projeto pelos gestores.

SITUAÇÃO DESEJADA Temos como situação desejada um controle adequado e controle de todos os requisitos de um projeto, sabendo quem é o responsável por cada requisito, qual seu status de conclusão, entre outras informações. O SISTEMA PROPOSTO Aqui iremos detalhar as informações, requisitos e diagramas para gerar a documentação do sistema, que será utilizada para fazer sua implementação. • [RF10]: Logoff: O sistema deve permitir que os usuários desloguem de seus perfis. DIAGRAMA DE CASOS DE USO Figura 2: Caso de Uso 4. ESPECIFICAÇÕES DE CASO DE USO Nome do Caso de Uso Logar sistema Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de autenticação no sistema Pré-condições Usuário cadastrado no sistema Pós-condições Acesso ao sistema liberado Fluxo Principal Restrições/ Validações 1.

Informar login e senha 1. Login e senha precisam existir. Apresento tela de cadastro de perfil 4. Preenche os dados do formulário 5. Salva dados do formulário Fluxo Exceção Ações do Ator Ações do Sistema 1. Sistema informa que perfil já se encontra cadastrado. Abre formulário de cadastro Tabela 3: Descrição do caso de uso “Cadastrar Perfil” Nome do Caso de Uso Cadastrar Usuários Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de cadastro de usuários no sistema Pré-condições Usuário logado e com permissão adequada Pós-condições Manter usuário Fluxo Principal Restrições/ Validações 1. Seleciono adicionar item 3. Apresento tela de cadastro de item 4. Insiro as informações 5. Salva dados do formulário Fluxo Exceção Ações do Ator Ações do Sistema 1.

Sistema informa que projeto já se encontra cadastrado. Seleciono opção de adicionar item. Usuário precisa estar logado e com permissão adequada 2. Seleciono adicionar item 2. O requisito já deve ter sido cadastrado. Apresento tela de cadastro de item 4. Abre formulário de cadastro Tabela 8: Descrição do caso de uso “Gerenciar Funcionári 4. MODELO CONCEITUAL DE DADOS O diagrama entidade relacionamento apresenta o funcionamento das tabelas de uma forma mais geral, e servirá como base para o modelo lógico e para o correto entendimento das relações entre as tabelas, de acordo com as formas normais. Figura 4: Modelo conceitual de dados 4. MODELO CONCEITUAL DE CLASSES O modelo lógico é a estrutura final do banco de dados que será implementado e atenderá as necessidades do sistema. O código fonte de geração das tabelas encontra-se no Apêndice 1.

DIAGRAMA DE ATIVIDADES O diagrama de atividades mostra o fluxo temporal de ações. Apresentasse na Figura 9 o diagrama de atividades para a inclusão de um novo projeto, no primeiro caso não ocorre nenhum problema e o projeto é inserido com sucesso, já no segundo caso temos a tentativa de inclusão de um projeto duplicado, nesse caso o sistema informa e não permite o cadastro duplicado. Figura 9: Diagrama de atividade de Inclusão de Projeto. PROJETO FÍSICO DE BANCO DE DADOS O projeto físico demonstra a implantação do banco de dados proposto no modelo lógico no PhpMyAdmin. Figura 10: Modelo físico da tabela de projetos. O sistema deverá ser implantado no servidor e a impressora é um item opcional que permite que se imprimam os relatórios gerados pelo sistema, tem-se o diagrama demonstrado na Figura 16.

Figura 16: Diagrama de implantação. DIAGRAMA DE COMPONENTES O diagrama de componentes apresentado na Figura 17 demonstra quaisquer dependências que o sistema venha a ter, e com eles podemos procurar reutilizar código. Figura 17: Diagrama de componentes. CONCLUSÃO Nesse trabalho apresento o projeto TCC referente a construção de um sistema de gerenciamento de requisitos de software, permitindo assim um maior controle das etapas já concluídas e do desenvolvimento do projeto. br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_te ses_e_dissertacoes_4ed. pdf>. Acesso em: 21 março 2019. ANEXOS OU APÊNDICE -- -- Table structure for table `funcionarios` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `funcionarios` ( `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `endereco` varchar(100) NOT NULL, `cpf` varchar(20) NOT NULL, `cargo` varchar(50) NOT NULL, `salario` varchar(20) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `perfil` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `perfil` ( `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `acao` varchar(100) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `projetos` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `projetos` ( `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `inicio` varchar(20) NOT NULL, `fim_estimado` varchar(20) NOT NULL, `custo` float NOT NULL, `responsavel` int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `requisitos` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `requisitos` ( `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `responsavel` int(11) NOT NULL, `inicio` varchar(20) NOT NULL, `fim` varchar(20) NOT NULL, `prioridade` int(11) NOT NULL, `concluida` int(11) NOT NULL, `id_projeto` int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `tempo` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `tempo` ( `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `id_requisito` int(11) NOT NULL, `id_funcionario` int(11) NOT NULL, `porcentagem` float NOT NULL, `comentario` text NOT NULL, PRIMARY KEY (`id`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- -------------------------------------------------------- -- -- Table structure for table `usuario` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `usuario` ( `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `login` varchar(100) NOT NULL, `senha` varchar(100) NOT NULL, `id_perfil` varchar(100) NOT NULL, `id_funcionario` int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ;.

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