SISTEMA DE CONTROLE DE VENDAS E DE ESTOQUE DE LOJA DE eLETRÔNICOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Figura 3 – Organograma da empresa. Figura 4 – Caso de Uso. Figura 5 – Diagrama de Classes. Figura 6 – Modelo Conceitual de Dados. Figura 7 – Diagrama de Sequências – Incluir Fornecedor. Figura 18 – Diagrama de Classe de Projeto. Figura 19 – Estrutura Física da tabela de Fornecedores. Figura 20 – Estrutura Física da tabela de Débito. Figura 21 – Estrutura Física da tabela de Produto. Figura 22 – Estrutura Física da tabela de Nota de Entrada. Quadro 2 - Descrição: Caso de Uso "Controlar Forma de pagamento". Quadro 3 - Descrição: Caso de Uso "Registrar Compra. Quadro 4 - Descrição: Caso de Uso "Controlar Cliente". Quadro 5 - Descrição: Caso de Uso "Registrar Venda". Quadro 6 - Descrição: Caso de Uso "Emitir Nota fiscal". Proposta do Projeto. Método de Trabalho. Previsão de Alocação de Recursos. Cronograma do Projeto – primeira parte.

Cronograma do Projeto – segunda parte. Justificativa de Escolha do Sistema. O Sistema. Funcionamento do sistema. O Ambiente do Sistema. A definição do escopo. Diagrama de Transição de Estado 4. Diagrama de Atividades 4. Projeto de Interfaces 5. Projeto Físico 5. Diagrama de Classe de Projeto 5. Os benefícios de se ter um sistema informatizado e especializado no negócio são inúmeros, como já bem mencionados, mas não se pode desprezar a minimização de desperdícios, de gargalos e de ociosidade nos processos inseridos na atividade fim da empresa. Segundo pesquisas recentes da FERCOMERCIO problemas como erros administrativos, desperdícios, gargalos logísticos e quebras operacionais são responsáveis por cerca de 7,11 bilhões de reais no setor em 2016. É de extrema necessidade que a empresa modernize seus processos e controles de qualidade, visto que no sistema atual não é confiável estando registrado em anotações em papéis avulsos e tabelas do Excel.

Método de Trabalho Será realizado o levantamento de requisitos através de ferramentas como entrevistas com os gestores, preenchimento de questionários e reuniões. Estes requisitos poderão sofrer alterações no decorrer do projeto, pois as metodologias adotadas permitem esta flexibilidade em mudanças nos requisitos. Apesar de ser uma pequena loja, seus produtos e serviços são bastante procurados pelos moradores da região e adjacências. Tudo isso pela boa fama que a empresa tem em vender produtos de qualidade com preço acessível, bom atendimento ao cliente, forma de pagamento facilitada e um excelente pós venda. Esse prestígio adquirido na região faz com que a ELETROMAX seja uma das principais lojas de eletrodomésticos do bairro. Atividades da Empresa A Atividade fim da loja é a venda de eletrodomésticos de qualidade com preços acessíveis aos seus clientes.

A empresa trabalha com as principais marcas de eletrodomésticos do mercado e conta com um grande estoque de produtos diversificados como, televisores, fogões, geladeiras, computadores e outros. Para acompanhar essa expansão a empresa está disposta a se modernizar e a se aprimorar. A loja tem objetivo de também se expandir geograficamente, criando filiais em outros bairros da cidade. O grande sucesso da empresa é força motriz que impulsiona sua vontade de ampliar sua qualidade e conquistas mais e mais clientes fidelizados. Tecnologias – Aspectos 9 Pelo aumento significativo do número de clientes e principalmente pelo aumento da demanda de serviços, se torna de suma importância para a sobrevivência da empresa que os aspectos tecnológicos da empresa sejam aperfeiçoados, pois hoje já existe um pequeno gargalo operacional no sistema atual adotado para atender as necessidades do público alvo da empresa.

Restrições do projeto As principais restrições é a grande demanda devido ao pequeno quadro de funcionários e de espaço para o trabalho. No momento em que o produto passa pelo caixa para registro é feito manualmente um cupom fiscal para o cliente que realizou a compra. O Ambiente do Sistema A gerente da loja é responsável por toda organização de estoque, aquisição de novas mercadorias, cadastra novos fornecedores e produtos, realiza pagamentos e controla todo o fluxo de caixa. Sua visão dos processos da empresa é maior em relação aos outros funcionários. Os Caixas e atendente se limitam ao atendimento dos clientes lançamento de compra e pedidos. A definição do escopo Visa a total informatização dos processos da empresa com objetivo de um efetivo controle financeiro, logístico e empresária.

Diagrama de Casos de uso 14 Figura 4 – Diagrama de caso de Uso 4. Especificações dos casos de uso Quadro 1 - Descrição: Caso de Uso "Logar Sistema" Denominação do Caso de Uso Logar Sistema Caso de Uso Geral Ator Principal Atores Secundários Resumo Gerente, atendente de vendas, atendente de caixa. NSA Caso de uso que descreve a autenticação de usuário e senha ao sistema. Usuário deve estar registrado previamente no sistema Acesso ao sistema é liberado. Condições Prévias Condições Posteriores Fluxo Principal Atividades do Ator 1. Selecionar opção registro de formas de pagamento. Atividades do Sistema 2. Apresenta o registro das Formas de pagamento. Seleciona criar nova forma de pagamento. Abrir formulário. Informa as informações do fornecedor e dos produtos que foram encomendados pela empresa.

Grava as informações e lança no estoque. Cria documento de despesa. Quadro 4 - Descrição: Caso de Uso "Controlar Cliente" 17 Denominação do Caso de Uso Caso de Uso Geral Ator Principal Atores Secundários Resumo Controlar Cliente Atendente de vendas N/A Este caso uso descreve a etapa de cadastro de Clientes Condições Prévias Condições Posteriores Controla Forma de pagamento Fluxo Principal Atividades do Ator 1. Selecionar opção Cadastro de Cliente. O produto deve estar previamente registrado no sistema Emitir Nota fiscal Emitir valor a receber Fluxo Principal Atividades do Ator 1. Selecionar opção registro de venda. Atividades do Sistema 2. Apresenta tela de registro de vendas. Preenche dados do formulário. Imprime o boleto. Validações e/ou Restrições 1 Número do documento deve existir na base de dados.

Quadro 7 - Descrição: Caso de Uso "Controlar Usuário" Denominação do Caso de Uso Caso de Uso Geral Ator Principal Atores Secundários Resumo Condições Prévias Condições Posteriores Controlar Usuário Gerente N/A Caso de uso que descreve a etapa de liberação permissão de acesso ao sistema a usuários. N/A Fluxo Principal Atividades do Ator 1. Selecionar opção Registro de Usuário. CPF do usuário o que está sendo registrado não pode existir na base de dados. Quadro 8 - Descrição: Caso de Uso "Controlar Produtos" Denominação do Caso de Uso Caso de Uso Geral Ator Principal Atores Secundários Resumo Condições Prévias Condições Posteriores Controlar Produtos Gerente N/A Caso de uso que detalha a etapa de cadastro de produtos N/A Emitir Estoque Fluxo Principal 20 Atividades do Ator Atividades do Sistema 1.

Selecionar opção cadastro de Produto. Apresenta tela de cadastro do produto. Seleciona adicionar novo produto. Quadro 9- Descrição: Caso de Uso "Controlar Atendente de vendas" Denominação do Caso de Uso Controlar Atendente de vendas Caso de Uso Geral Ator Principal Atores Secundários Resumo Gerente N/A Caso de uso que detalha processo de cadastro de Atendente de vendas N/A N/A Condições Prévias Condições Posteriores Fluxo Principal Atividades do Ator 1. Selecionar opção cadastro de Atendente de vendas. Atividades do Sistema 2. Apresenta tela de cadastro de Atendente de vendas. Seleciona adicionar novo atendente de vendas. Seleciona adicionar novo Atendente de caixa. Apresenta tela de cadastro de Atendente de caixa. Preenche dados do formulário. Faz o salvamento dos dados do formulário. Fluxo Opcional – Atendente existente na base de dados Atividades do Ator Atividades do Sistema 1.

Fluxo Opcional – Fornecedor existente na base de dados Atividades do Ator Validações e/ou Restrições Atividades do Sistema 1. Informa ao usuário que o CNPJ existe na base de dados. Abre formulário de registro de fornecedor. Não pode haver CNPJ duplicado na base de dados Quadro 12 2- Descrição: Caso de Uso "Lançar no Estoque" Denominação do Caso de Uso Caso de Uso Geral Lançar no Estoque 23 Ator Principal Atores Secundários Resumo Condições Prévias Condições Posteriores Fluxo Principal Atividades do Ator 1. Selecionar opção lançar no estoque. Condições Prévias Condições Posteriores Fluxo Principal Atividades do Ator Atividades do Sistema 24 1. Selecionar opção emitir contas a receber. Abre tela de emissão de contas a receber. Consulta o documento a ser emitido.

Preenche as informações do formulário. Quadro 15 - Descrição: Caso de Uso " Emitir Contas a Receber" Denominação do Caso de Uso Caso de Uso Geral Ator Principal Resumo Condições Prévias Condições Posteriores Fluxo Principal Atividades do Ator 1. Selecionar opção Emitir contas a receber. Emitir Contas a Receber Atendente de caixa Caso de uso que detalha processo de criação do documento de contas a receber. Atividades do Sistema 2. Abre tela de lançamento de contas a receber. Essa inclusão não poderá acontecer caso haja na base de dados do sistema outros clientes ou fornecedores com o mesmo CPF. O 27 sistema deve permitir a exclusão de clientes ou de fornecedores por nome, CPF ou pelo código interno e também atualizar os dados dos clientes ou dos fornecedores.

Caso esses dados estejam em pedidos ou em documentos de cotas a receber ou a pagar já gerados,  esses documentos devem receber essa atualização também. RF2): Controlar condições de pagamento (registrar, alterar e excluir). Refere-se as condições de pagamentos que a empresa ofertará, bem como o controle adequado do  número de parcelas e meios que o cliente poderá realizar o apagamento. Esse registro não pode ser realizado no caso de já existir no sistema um produto com a mesma chave identificadora. O sistema deve permitir a exclusão de produtos por nome ou código identificador e permitir a atualização das informações referente àquele produto. Caso esses produtos estejam em pedidos já gerados pelo sistema, esses pedidos também devem ser atualizados REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS DO SISTEMA  (RNF1): Um cronograma com os detalhes para o processo de desenvolvimento deve ser construído.

No qual constem, toda relação homem-hora para cada fase do projeto com  datas bem definidas de início e término. RNF2): Os relatórios mensais gerados pelo sistema não dever ultrapassar mais que 7 segundos para serem exibidos. Diagrama de Atividades Nesse diagrama mostramos o fluxo de ações para 2 casos, incluir um novo fornecedor e alterar um cadastro de fornecedor existente. Figura 11 – Diagrama de Atividades – Incluir fornecedor 36 Figura 12 – Diagrama de Atividades – Alterar fornecedor 4. Projeto de Interfaces Exibimos a seguir 4 telas, na Figura 13 temos a tela de login, ela é responsável por permitir que somente usuários cadastrados possam acessar o sistema. Na Figura 14 temos um menu geral do sistema no lado esquerdo, e no lado direito temos uma listagem dos fornecedores já cadastrados, a partir dessa tela podemos incluir um novo fornecedor clicando em “Cadastrar novo”, editar um fornecedor já existente clicando em “Editar” e excluir o mesmo clicando em “Excluir”.

Também é possível navegar pelas outras telas do sistema através do menu na esquerda. Ambiente do Sistema Nesse capítulo iremos discorrer sobre a definição do ambiente para implantação do sistema, abordando tanto as questões de hardware e software, quanto a justificativa da linguagem de programação que foi utilizada. Definição do Ambiente Físico Para o bom desempenho do sistema foram indicados os seguintes equipamentos: Hardware 1PC all in one hd 1 Tb, i5 8Gb; 1 Notebbok i7, hd 2 Tb. Gb ram; 1 Ultrabook i7 hd 1 Tb. Gb ram; 1 multifuncional láser; Software MS Office 2016 professional; PostgreSQL; BrModelo; EasyPHP; PHPMyAdmin Apache Server Sistemas operacionais Debian, e Windows 10. Linguagem de Programação e Banco de Dados Para o desenvolvimento desse projeto foi escolhido a linguagem de programação PHP, utilizando banco de dados MySql, a escolha deu-se devido as duas tecnologias serem gratuitas e não exigirem muito do servidor, não exigindo por exemplo, a compra de softwares proprietários.

Empresas deixam de lucrar grandes quantias devido a gargalos operacionais, perdas e desperdícios. Para que isso seja evitado deve-se ter como visão de negócio a redução de custos operacionais e administrativos, ganho de produtividade, ou seja, “fazer muito mais com poucos recursos de modo satisfatório’. Um sistema de informação personalizado às necessidades do negócio, conforme exposto nesse projeto, foi desenvolvido para a loja de venda de eletrodomésticos ELETROMAX, com a finalidade de tornar palpáveis esses benefícios. A implementação de metodologias eficazes no controle dos processos foram elaboradas com base nos requisitos funcionais do negócio para o atendimento imediato das necessidades da empresa. Todo sistema foi desenvolvido de forma a contento, numa corrida contra o tempo de sofrimento da ELETROMAX vivia com seu antigo sistema semi-manual e obsoleto em que executava suas atividades.

ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. xvii,515p. Chen, P. Modelagem de dados: a abordagem entidade-relacionamento para projeto logico. A. UML 2: Uma Abordagem Prática. Ed. No vatec Editora, 2009. BAZZOTTI, Cristiane. Um modelo para o projeto conceitual de bases de dados orientadas a objetos complexos. São Paulo. Vídeo aulas da Universidade Estácio de Sá. indisponíveis para não alunos da instituição. ANEXO  Scritps do banco de dados --- Table structure for table `atendente` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `atendente` ( `id_atendente` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `cpf` varchar(15) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_atendente`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `cliente` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `cliente` ( `id_cliente` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `endereco` varchar(100) NOT NULL, `cpf` varchar(20) NOT NULL, `estado` char(2) NOT NULL, `cep` varchar(10) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_cliente`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- --------------------------------------------------------51 -- Table structure for table `debito` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `debito` ( `id_debito` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `data_emissao` date NOT NULL, `data_vencimento` date NOT NULL, `data_pagamento` date NOT NULL, `valor` double NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_debito`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `estoque` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `estoque` ( `id_movimentacao` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `tipo_movimentacao` char(2) NOT NULL, `estoque_inicial` int(11) NOT NULL, `estoque_atualizado` int(11) NOT NULL, `data_movimentacao` date NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_movimentacao`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `fornecedor` -52 CREATE TABLE IF NOT EXISTS `fornecedor` ( `razao_social` varchar(100) NOT NULL, `cnpj` varchar(20) NOT NULL, `endereco` varchar(100) NOT NULL, `estado` char(2) NOT NULL, `cep` varchar(10) NOT NULL, `id_fornecedor` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, PRIMARY KEY (`id_fornecedor`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `item_nota` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `item_nota` ( `id_nota` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `id_produto` int(11) NOT NULL, `quantidade` int(11) NOT NULL, `valor_unitario` double NOT NULL, `valor_total` double NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_nota`,`id_produto`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `notaDeEntrada` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `notaDeEntrada` ( `id_nova_entrada` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, 53 `data_emissao` date NOT NULL, `valor` double NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_nova_entrada`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `nota_saida` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `nota_saida` ( `id_nota` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `id_produto` int(11) NOT NULL, `quantidade` int(11) NOT NULL, `valor_unitario` double NOT NULL, `valor_total` double NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_nota`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `produto` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `produto` ( `id_produto` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `tipo_servico` int(11) NOT NULL, `valor` double NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_produto`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; 54 -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `tipo_credito` -- CREATE TABLE IF NOT EXISTS `tipo_credito` ( `id_credito` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `data_emissao` date NOT NULL, `data_vencimento` date NOT NULL, `valor` double NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_credito`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; -- ---------------------------------------------------------- Table structure for table `tipo_pagamento` -CREATE TABLE IF NOT EXISTS `tipo_pagamento` ( `id_pagamento` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `n_parcelas` int(11) NOT NULL, `desc_pagamento` varchar(50) NOT NULL, PRIMARY KEY (`id_pagamento`) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ; 55.

193 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download