SISTEMA DE INTEGRAÇÃO DE DROGARIAS E MEDICAMENTOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Farmácia

Documento 1

Palavras-Chaves: Sistema, Gerenciamento, Drogarias, Integração. LISTA DE SIGLAS BR: Brasil; CRFMG: Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais; PT: Português. LISTA DE FIGURAS Figura 1: Organograma da drogaria. Figura 2: Caso de uso. Figura 3: Diagrama de Classe. Figura 14: Modelo físico da tabela de perfil. Figura 15: Modelo físico da tabela de reserva. Figura 16: Modelo físico da tabela de usuario. Figura 17: Modelo físico da tabela de vendas. Figura 18: Modelo físico da tabela de venda_item. Tabela 9: Descrição do caso de uso “Reservar Medicamento”. SUMÁRIO 1. PROPOSTA DO PROJETO. MÉTODO DE TRABALHO. CRONOGRAMA PROPOSTO. JUSTIFICATIVA DE ESCOLHA DO SISTEMA. O SISTEMA. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA. O AMBIENTE DO SISTEMA. A DEFINIÇÃO DO ESCOPO. DIAGRAMA DE SEQUÊNCIAS. DIAGRAMA DE ESTADO. DIAGRAMA DE ATIVIDADES. PROJETO FÍSICO DE BANCO DE DADOS.

DEFINIÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO. Atualmente, cada franquia trabalha com um sistema sem separado, que não permite a integração nem um relatório global. A proposta de projeto consiste então, em criar um sistema que integraria essas franquias, de forma web, através da geração de um novo sistema que deverá ser utilizado em todas as lojas da rede. MÉTODO DE TRABALHO O método de trabalho consiste em, realizar reuniões para identificar as necessidades de cada uma das lojas da rede e dessa forma, identificar os requisitos do projeto. Dessa forma, através dos diagramas UML que serão feitos e do projeto de banco de dados teremos o mapeamento do desenvolvimento do sistema que será desenvolvido e implementado. Essas etapas irão compor a documentação do projeto.

Com a grande surto de doenças como lepra, Luís XIV acompanhado de várias medidas na área da saúde ampliaram o número de farmácias, e, posteriormente proibiram que um médico fosse proprietário de uma botica, dessa forma iniciou-se a separação do local onde se vendiam remédios de quem fazia o diagnóstico. No Brasil, as boticas surgiram no período colonial, vendendo medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos. Era habitual que o medicamento fosse manipulado na frente do paciente de acordo com sua prescrição médica. Somente a partir de 1950 que a sociedade começou a exigir uma qualificação do farmacêutico e dos serviços da farmácia. Posteriormente houve uma separação das drogarias e farmácias, onde as drogarias são lojas que comercializam medicamentos e demais produtos alimentícios, sendo que essas não podem manipular medicamentos.

PREMISSAS DE RESTRIÇÕES DO PROJETO Como restrição destacamos que não encontramos uma rede de farmácias a qual aplicar o projeto, e caso fosse de real implantação, podia ser encontrado uma certa resistência de algumas lojas da rede e funcionários pela modificação do sistema e por isso exigir um novo cadastro de todos os produtos. O SISTEMA ATUAL Nesse capítulo analisaremos o funcionamento do sistema atual, seja ele automático ou manual. JUSTIFICATIVA DE ESCOLHA DO SISTEMA Devido a expansão das lojas da franquia, que já estão na 5 loja, e com possibilidade de abertura de outras, desejamos integrar os sistemas desde já, para futuramente oferecer um melhor serviço e atendimento a seus clientes. O SISTEMA Hoje, cada loja da rede trabalha com um sistema diferente, basicamente todos contém os seguintes módulos: controle de estoque, controle de acesso, financeiro, registro de ponto dos funcionários.

Todos os sistemas são offline, ou seja, instalado diretamente nas máquinas dos funcionários da loja, e isso ocasiona, entre outros problemas, que caso uma máquina apresente problema, é necessário ligar para a empresa dona do sistema para que essa faça a instalação em outro computador. PROBLEMAS DO SISTEMA ATUAL O sistema atual apresenta alguns dos diversos problemas apresentados abaixo:  Dificuldade de fiscalização dos preços praticados por cada franquia;  Dificuldade de acompanhamento das vendas e do faturamento de cada loja da rede;  Impossibilidade de acesso de um sistema de estoque de uma loja da rede por outra;  Tempo de repasse de planilhas com valores de medicamentos que cada rede precisa utilizar para atualizar seu sistema. O SISTEMA PROPOSTO Aqui iremos detalhar as informações, requisitos e diagramas para gerar a documentação do sistema, que será utilizada para fazer sua implementação.

LISTA DE REQUISITOS DO SISTEMA De acordo com as reuniões realizadas, identificamos os seguintes requisitos funcionais, que são os requisitos responsáveis pelo funcionamento do sistema. RF01]: Gerenciamento de usuários: O sistema deve tratar os usuários de acordo com as permissões que esse possui. RF02]: Gerenciamento de perfis de usuários: o sistema deve liberar as funções de acordo com cada perfil. Figura 2: Caso de Uso. Nome do Caso de Uso Logar sistema Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de autenticação no sistema Pré-condições Usuário cadastrado no sistema Pós-condições Acesso ao sistema liberado Fluxo Principal Restrições/ Validações 1. Informar login e senha 1. Login e senha precisam existir. Válida login e senha 2.

Apresento tela de cadastro de perfil 4. Preenche os dados do formulário 5. Salva dados do formulário Fluxo Exceção Ações do Ator Ações do Sistema 1. Sistema informa que perfil já se encontra cadastrado. Abre formulário de cadastro Tabela 3: Descrição do caso de uso “Cadastrar Perfil” Nome do Caso de Uso Cadastrar Usuários Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de cadastro de usuários no sistema Pré-condições Usuário logado e com permissão adequada Pós-condições Manter usuário Fluxo Principal 1. Restrições/ Validações 1. Usuário precisa estar logado e com permissão adequada 2. Seleciono adicionar loja 3. Apresento tela de cadastro de loja 4. Preenche os dados do formulário 5. Seleciono o item existente e adiciono a quantidade dele 5.

Salva dados do formulário Fluxo Exceção Ações do Ator Ações do Sistema 1. Sistema informa que usuário já se encontra cadastrado. Sistema informa que campos como endereço ou CNPJ não estão preenchidos corretamente. Abre formulário de cadastro Tabela 6: Descrição do caso de uso “Gerenciar Estoque” Nome do Caso de Uso Gerenciar Funcionários Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de gerenciamento de funcionários no sistema Pré-condições Usuário logado e com permissão adequada Pós-condições Manter funcionário Fluxo Principal 1. Abre formulário de cadastro Tabela 7: Descrição do caso de uso “Gerenciar Funcionário” Nome do Caso de Uso Gerenciar Medicamentos Caso de Uso Geral Ator Principal Usuário Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de gerenciamento de medicamentos no sistema Pré-condições Usuário logado e com permissão adequada Pós-condições Manter medicamento Fluxo Principal 1.

Seleciono opção de Restrições/ Validações adicionar 1. Usuário precisa estar logado e com medicamento. permissão adequada 2. Apresento a tela de cadastrar medicamento. A loja recebe uma notificação de reserva. Tabela 9: Descrição do caso de uso “Reservar Medicamento” 4. DIAGRAMA DE CLASSE Abaixo temos o diagrama de classe, nele é possível visualizar os atributos, classes, operações e relação entre os objetos. Figura 3: Diagrama de Classe. DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO O diagrama entidade relacionamento apresenta o funcionamento das tabelas de uma forma mais geral, e servirá como base para o modelo lógico e para o correto entendimento das relações entre as tabelas, de acordo com as formas normais. Figura 8: Diagrama de estado 4. DIAGRAMA DE ATIVIDADES O diagrama de atividades mostra o fluxo temporal de ações.

Apresentasse na Figura 9 o diagrama de atividades para a inclusão de um novo medicamento, no primeiro caso não ocorre nenhum problema e o medicamento é inserido com sucesso, já no segundo caso temos a tentativa de inclusão de um medicamento duplicado, nesse caso o sistema informa e não permite o cadastro duplicado. Figura 9: Diagrama de atividade de Inclusão de Medicamentos. PROJETO FÍSICO DE BANCO DE DADOS O projeto físico demonstra a implantação do banco de dados proposto no modelo lógico no PhpMyAdmin. DEFINIÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO Para o bom desempenho do sistema, os requisitos mínimos são os seguintes: Hardware - 1 servidor com 2GB de ram e 30Gb de espaço em disco - 1 impressora jato de tinta (opcional) Software - 1 servidor com o sistema operacional CentOs - Apache - PhpMyAdmin qualquer versão - Php versão 5.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E BANCO DE DADOS A linguagem de programação utilizada foi o PHP, devido a ser uma linguagem gratuita, orientada a objetos e já de grande aceitação no mercado, de forma a se encontrarem profissionais caso o sistema precise de suporte ou ser continuado. Para o banco de dados optamos por utilizar o PhpMyAdmin por motivos similares a escolha da linguagem de programação PHP. DIAGRAMA DE IMPLANTAÇÃO O diagrama de implantação demonstra como será feita a implantação do sistema nos dispositivos (hardware) disponíveis, sendo eles uma impressora e um servidor. O sistema deverá ser implantado no servidor e a impressora é um item opcional que permite que se imprimam os relatórios gerados pelo sistema, tem-se o diagrama demonstrado na Figura 19. br/externo/institucional/historia_historia.

php>. Acesso em 12 de novembro de 2018. Exame. Disponível em <https://exame.

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