Pedagogia - 1052 trabalhos feitos para baixar – Page 10

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Professores, alunos e Letramento Literário: como as TIC podem contribuir para o ensino de Literatura no Século XXI

Trata-se de resenha crítica do artigo “Aprendizagem móvel: uma proposta de letramento literário com auxílio de recursos digitais”, publicado na revista “Novas Tecnologias na Educação”, edição de julho de 2020…

Palavras: 1650Páginas: 6

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, geralmente exteriorizados na infância, e pode ser causado por diversos motivos, a mencionar: hereditariedade; substâncias ingeridas na gravidez; sofrimento fetal; exposição a chumbo; deficiência hormonal, dentre outros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4% da população mundial tem o transtorno de déficit de atenção. No brasil, dois milhões de pessoas fazem parte dessa estatística, sendo quase seis mil delas adolescentes e crianças. …

Palavras: 3300Páginas: 12

ENGAJAMENTO ACADÊMICO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

O artigo analisa o engajamento acadêmico e as respectivas implicações pedagógicas. O vocábulo engagement revela-se portador de uma multiplicidade de significados cuja abrangência e complexidade dificultam as tentativas de estabelecimento de um conceito único capaz de congregar os inúmeros aspectos que o compõem…

Palavras: 3575Páginas: 13

INTERDISCIPLINARIDADE, CURRÍCULO E TECNOLOGIA

O presente estudo discute a relação entre currículo, interdisciplinaridade e tecnologia a partir de uma perspectiva detalhista das origens, conceitos históricos, virtudes e funcionalidades. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Práticas pedagógicas 1

Práticas pedagógicas 1…

Palavras: 550Páginas: 2

Práticas pedagógicas infância, juventude e vida adulta aula 3

Práticas pedagógica, infância, juventude e vida adulta Aula 3 Pratica sobre o desenvolvimento humano e uma atividade pra ser realizada em sala de aula …

Palavras: 550Páginas: 2

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE uma abordagem em meio ao universo do menor infrator

Atualmente as discussões referentes ao direito universal a informação, econômica e cultura, pensando em como a educação pode auxiliar na formação de identidades culturais, formando cidadãos que são abertos a questões da diversidade, são tolerantes e que sabem como usufruir dos direitos civis respeitando os demais. Quando se trata de educação deve-se ter em mente que por meio dela é possível realizar a transmissão de conhecimento, saberes, hábitos, comportamentos nas vivências sociais, podendo-se até moldar as atitudes buscando desenvolver condições para a preservação da cidadania e da identidade cultural de cada um que se faz presente em nosso mundo. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Projeto de TCC O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

TEMA: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA…

Palavras: 3300Páginas: 12

Projeto de TCC A CONSTRUÇÃO DO PPP COMO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA

PROJETO: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA…

Palavras: 2750Páginas: 10

Resenha crítica Leitura e alfabetização no Brasil uma busca para além da polarização

Trata-se de uma resenha crítica sobre um texto que fala acerca dos processos de letramento…

Palavras: 550Páginas: 2

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR UNOPAR ANHANGUERA Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual interdisciplinar sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. …

Palavras: 2200Páginas: 8

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL - PEDAGOGIA MODELO UNOPAR - ANHANGUERA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL MODELO UNOPAR ANHANGUERA - PEDAGOGIA …

Palavras: 10175Páginas: 37

O PROCESSO DE INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O presente trabalho discute a importância da educação especial em um ambiente educacional inclusivo e examina o tópico da educação especial e inclusiva a fim de melhor compreender a educação inclusiva e seus princípios à luz dos novos paradigmas e da legislação recente. De acordo com a LDB, educação especial refere-se a uma forma de educação fornecida no sistema de educação regular para estudantes com deficiências diversas, distúrbios de desenvolvimento, e inteligência ou inteligência excepcional. Os professores devem ser adequadamente treinados a fim de atender às demandas de cada aluno em sala de aula, desde materiais até espaço para as aulas. Antes da proposta atual, entendemos que a educação inclusiva é um sistema educacional híbrido, que combina educação regular com educação especial baseada nos artigos e leis existentes. Assim, a educação inclusiva requer que a Educação Especial seja ministrada em escolas regulares. de reflexão crítica, como resultado da redefinição de sua função de prover cuidados educacionais especializados. Teorias educacionais críticas encaram o currículo como um domínio político que enfatiza a diversidade e a cultura da escola, que constitui a realidade, como resultado de um currículo renovado e ampliado. O conhecimento está intimamente ligado a esta perspectiva. Neste sentido podemos considerar que os PCN’s têm como principal objetivo dentro da educação especial a adaptação curricular e os debates referentes ao currículo na Educação Especial estão inseridos nas determinações legais da BNCC que busca apontar os direitos e objetivos ligados a aprendizagem dos estudantes ao mesmo tempo que procura orientar a produção dos currículos nos sistemas de ensino…

Palavras: 4125Páginas: 15

A NEUROPSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA

O presente trabalho teve a intenção de pesquisar as contribuições e implicações da Neurociência na formação dos neuropsicopedagogos no processo de ensino e aprendizagem na educação básica por isso, estabelecemos os seguintes objetivos: Identificar a influência e a contribuição das Neurociências na formação do neuropsicopedagogo ao lidar com o fracasso escolar no exercício de sua prática. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A importância da leitura no contexto escolar

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância de se priorizar o trabalho com a leitura em sala de aula, dada sua importância no desenvolvimento das competências e habilidades dos sujeitos envolvidos. A escola, vista como formadora do conhecimento, tem o papel de fornecer mecanismos para a construção de um aluno autônomo e crítico capaz de refletir sobre a funcionalidade da língua em diferentes contextos de uso. Tomando por base essa premissa, a leitura torna-se indispensável dentro do contexto escolar, porque o ato de ler proporciona ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a vida em sociedade. Assim, é relevante discutir sobre a importância de se promover um trabalho responsável e coerente de leitura dentro do contexto escolar, bem como refletir sobre sua importância em meio ao processo de ensino e aprendizagem. feito em agosto, em Jundiaí/SP; nota 10…

Palavras: 8525Páginas: 31

Ensinar Música na Educação Infantil

O aprendizado torna-se mais prazeroso quando há música. Música tem o poder de encantar. Portanto, levar a música para a sala de aula, como auxílio pedagógico é fundamental, tanto para o desenvolvimento do ensino aprendizagem como também o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e convívio social. A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula, além de permitir que a criança expresse suas emoções e sentimentos, desenvolvendo a acuidade e o senso artístico, Jundiaí, em setembro de 2022 nota 10…

Palavras: 8525Páginas: 31

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento da criança por permitir a apropriação da cultura por meio de atividades criativas e prazerosas de aprendizagem. Desta forma, os jogos e brincadeiras são levados para dentro da sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, proporcionando ao aluno a aproximação do conteúdo, além de desenvolver a socialização, a criatividade, a coordenação motora de maneira divertida e atraente para a criança. Desta forma, o trabalho com o lúdico vem ao longo dos anos conquistando reconhecimento e espaço como metodologia para o ensino e aprendizagem. No entanto, mesmo após um avanço nas pesquisas sobre a eficácia do lúdico no desenvolvimento da criança ainda depara-se com instituições que persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais…

Palavras: 3300Páginas: 12

MODELAGEM MATEMÁTICA O USO DA GEOMETRIA PLANA EM METODOLOGIAS DE ENSINO

MODELAGEM MATEMÁTICA O USO DA GEOMETRIA PLANA EM METODOLOGIAS DE ENSINO…

Palavras: 8250Páginas: 30

Bilinguismo a importância da segunda lingua para a vida

Existem diversas maneiras de se aprender a língua inglesa, todas elas são instrumentos importantes para levar ao bilinguismo, de acordo com a definição do Dicionário Oxford Languages, bilinguismo seria o uso concomitante de duas línguas por um falante, ou grupo, com igual fluência ou com a proeminência de uma delas. Diante disso se leva que o aprendizado de duas línguas se define como bilinguismo, uma vez que o falante consegue ser fluente em ambas as línguas. O inglês se coloca em diversas fases do dia a dia das pessoas, as vezes implícito em lugares como jogos, séries, comandos de computador, ou até mesmo em palavras que anexamos no nosso cotidiano, sem nos darmos conta de sua importância e origem, assim como Crush, Love, e outras, as vezes até simples frases de camisetas, com seus significados internacionais. …

Palavras: 2750Páginas: 10

EDUCAR E ENSINAR ATRAVES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

O presente trabalho discutiu sobre educar e ensinar através dos jogos e brincadeiras, com o objetivo de compreender a importância do ensino lúdico e o uso de jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil, discutindo a importância de aulas lúdicas nas escolas. …

Palavras: 4400Páginas: 16

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS

A relação entre família e escola é um assunto polêmico e de extrema importância para os estudantes, onde a necessidade de participação da família como um todo é fundamental. Porém, como se dá a importância de uma boa relação entre família e escola para os alunos?…

Palavras: 4675Páginas: 17

PROJETO EDUCATIVO TCC

TCC …

Palavras: 4400Páginas: 16

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES…

Palavras: 4400Páginas: 16

Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Portfólio interdisciplinar - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos…

Palavras: 3025Páginas: 11

Gestão do projeto educativo Pedagogia

Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia O objetivo da disciplina de Gestão do Projeto Educativo é proporcionar, para você, reflexões e investigações, as quais terão como resultado a produção de um projeto. O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a elaboração projeto, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência , para promover o seu desenvolvimento intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências, realizadas durante o curso, vinculadas às inovações que encontramos na atualidade. Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento acadêmico e a realidade estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de um projeto direcionado para o contexto escolar e contexto não escolar. Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o projeto é condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse sentido, é avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos. É importante reforçar que o trabalho se constituirá de uma elaboração teórica que não precisará ser, efetivamente, aplicada, seja em contexto escolar ou contexto não escolar. Gestão do projeto educativo Pedagogia 2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), o projeto que deverá ser produzido por você transcende a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado mais vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um conceito que remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e da colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente. A qualidade de um projeto, característica que leva à sua efetividade, está atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência significativa da área do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à realidade social mais geral” Gestão do projeto educativo Pedagogia (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um projeto na disciplina de Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos de aula; a elaboração de um projeto envolve todo um processo de construção do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se deve atentar, sintetizadas, conforme Vasconcellos (2002), em três dimensões:  análise da realidade;  projeção de finalidades;  formas de mediação. Em síntese, por meio da organização deste projeto, você deverá: analisar as contribuições das metodologias ativas no processo de gestão dos processos educativos; compreender determinado contexto de atuação pedagógica (comunidade, escola, alunos); delimitar o alcance das ações previstas em sua execução (objetivos, metas, resultados esperados) e definir os procedimentos necessários e adequados ao seu desenvolvimento (metodologias, recursos). A partir dessas premissas, para a elaboração de seu projeto, o acadêmico deve considerar os seguintes elementos:  Introdução (Apresentação do Tema);  Objetivos;  Problematização;  Referencial Teórico;  Método;  Cronograma;  Recursos;  Avaliação;  Referências. Os livros das diversas disciplinas cursadas na graduação são uma fonte importante de informação. Os conteúdos estudados nesses componentes curriculares ajudarão na escolha e interligação dos temas que podem ser contemplados no projeto. 2.1 TEMA Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se deseja provar ou desenvolver” construindo uma ideia inovadora sobre o que está sendo estudado. A escolha de um tema está balizada, frequentemente, por fatores internos (afinidade pessoal, compatibilidade com a área) ou externos (tempo, acesso a materiais etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003). O tema do Projeto deve ser direcionado para a atuação do pedagogo, contemplando as principais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Deve ser uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem mais ativa e participativa dos alunos. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e competências propiciadas a partir da utilização de metodologias ativas, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia as quais são desenvolvidas pelo pedagogo e que possibilite o domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a organização Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e não formais. É importante que o projeto se efetive como um instrumento para a Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma visão mais global da realidade. O enfoque deverá apresentar coerência Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia com a habilitação que o seu curso proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso. Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como: Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Os pontos acima, se bem refletidos, irão direcionar a elaboração do seu projeto. Sabe por quê? Muitas vezes, temos uma ideia interessante, mas não é possível de ser estudada no contexto educacional devido à complexidade da temática ou, até conseguimos desenvolver em sala de aula, mas não encontramos materiais necessários para a leitura sobre o assunto e fica um projeto sem fundamentação teórica e os limites não ficam bem delineados, muitas vezes, confuso, até mesmo para o próprio professor. Por isso, a necessidade de levar em consideração essas observações, para desenvolver seu projeto. Para refletir sobre a escolha do tema, é necessário considerar os seguintes aspectos: Vale ressaltar que você deverá escolher uma destas linhas para a construção do seu Projeto Educativo. Após a seleção de uma das linhas, você deverá escolher um tema que apresente coerência com os estudos realizados no curso e o trabalho desenvolvido nas linhas: docência (Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental) ou gestão (em contexto escolar ou em contexto não escolar). O Projeto deve ser identificado por um tema, que precisa ser bem definido, observando os objetivos que pretende alcançar, os quais devem estar alinhados à utilização das metodologias ativas. Sendo assim, o processo deve acontecer da seguinte forma: 2.2 OBJETIVOS Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar, possibilitando o aumento dos conhecimentos sobre determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 156). Nesta etapa, você deve especificar qual o propósito , aquilo que almeja com o estudo do tema e o que pretende alcançar ao propor esse Projeto para o contexto escolar e contexto não escolar. 2.3 PROBLEMATIZAÇÃO A problematização inicia-se a partir da observação das situações do cotidiano escolar e de estudos já realizados, Gestão do projeto educativo Pedagogia verificando-se dificuldades, questões conflitantes, possibilidade de aprimoramento e outros fatores que podem delimitar um tópico de estudo e gerar uma pergunta. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia a A noção de “problema” está atrelada a “uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 159). Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade encontrada e que se pretende resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 127). Para desenvolver este item, reflita e discorra: como o tema selecionado pode ser trabalhado para superar uma dificuldade ou situação identificada em contexto escolar ou contexto não escolar? Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Dessa forma, para organizar este item, você deve, primeiramente, apresentar o contexto observado, situar a dificuldade identificada Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia a e, por fim, apresentar reflexões capazes de delinear o campo teórico dentro do qual serão buscadas soluções para o problema motivador do projeto. 2.4 REFERENCIAL TEÓRICO Para Marconi e Lakatos (2003, p. 225), “pesquisa alguma parte da estaca zero”, assim como qualquer ação pedagógica sempre estará baseada em algum conhecimento precedente. A revisão bibliográfica é importante, pois fundamenta seu Projeto teoricamente e favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item, você deve apresentar as principais teorias que se relacionam com seu Projeto. Cabe à revisão bibliográfica a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. Vale ressaltar que “a ciência lida com conceitos”, e os “conceitos Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia podem ter significados diferentes de acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 225), daí a necessidade deste item. Nesta parte, você deverá discutir/analisar as ideias de autores diferentes que subsidiem o tema que escolheu. Ou seja, você deverá pesquisar artigos, livros, dentre outros materiais que tratam do tema escolhido. Não é recomendado o uso de livros didáticos. Assim, para a elaboração da revisão bibliográfica, você deverá seguir os seus passos: 1° PASSO: Ler o artigo denominado “Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda” de José Moran (TEXTO 1). Independentemente do tema que você escolher, você deverá construir um projeto a partir de uma das metodologias ativas, sendo assim, é preciso que você aprofunde esse tema e esse texto te auxiliará. 2° PASSO: Realizar a leitura dos seguintes artigos, conforme a linha de pesquisa adotada por você DOCÊNCIA Ler os artigos denominados “Metodologia ativa do ensino da matemática na educação infantil” de Bruna Linhares, Iorlete Lima Ferreira e Luciana Salazar dos Reis (TEXTO 2) Produção Textual Gestão do projeto educativo Pedagogia e “Metodologias ativas de aprendizagem: construção do conhecimento” de Rosimary Batista da Silva e Luciene Lima de Assis Pires (TEXTO 3). GESTÃO Ler o artigo denominado “Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma experiência com docentes da educação básica” de Antônio Eustáquio Ferreira (TEXTO 4). 3° PASSO: Com base na leitura dos textos, construa um texto entre cinco a sete páginas que aborde a seguinte reflexão: Atenção: Seu texto NÃO precisa abordar as duas linhas, mas apenas a que você escolheu para realizar o seu projeto. Os textos indicados são leituras essenciais, mas você poderá selecionar outros artigos para complementar. 2.5 MÉTODO O método refere-se ao caminho traçado para que os objetivos propostos sejam atingidos. Segundo Trujillo (1974, p. 24), método é a “forma de proceder ao longo de um caminho. Na ciência os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo”. Ainda, conforme Kaplan e Grawitz (1975, p. 18), “A característica distintiva do método é a de ajudar a compreender, no sentido mais amplo, não os resultados da investigação científica, mas o próprio processo de investigação”. Richardson (2012, p. 22) explica que: método é o caminho ou a maneira para chegar a determinado fim ou objetivo, distinguindo-se assim, do conceito de metodologia, que deriva do grego méthodos(caminho para chegar a um objetivo) + logos (conhecimento). Assim, a metodologia Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método. Por exemplo, o método científico é o caminho da ciência para Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia chegar a um objetivo. A metodologia são as regras estabelecidas para o método científico, por exemplo: a necessidade de observar, a necessidade de formular hipóteses, a elaboração de instrumentos etc. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Visando uma reflexão sobre os temas atuais que envolvem o trabalho do pedagogo, você deverá selecionar uma metodologia ativa para a construção do seu projeto. As metodologias ativas estão articuladas com o uso das tecnologias e a inovação na educação. Nesse sentido, Produção Textual Gestão do projeto educativo Pedagogia partimos da relevância da tecnologia em decorrência das novas formas de viver, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia na reorganização dos processos pedagógicos e na relação aluno /aluno e professor/aluno, interferindo , assim, nos processos de ensino e de aprendizagem. Frente a este cenário, cabe atentar para o que indicam Silva, Sampaio Lima e Bandeira Andriola (2016, p. 90 apud PEREIRA; SILVA, 2018, p. 64), pois segundo Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia eles “[…] os futuros professores devem ser preparados para enfrentar os desafios atuais de uma sociedade em constante mudança.” Diante desse cenário de mudanças, surge a ideia de que o aluno possa atuar como protagonista de seu conhecimento e, que o professor seja um mediador desse processo. Para isso, indica-se como uma das possibilidades o uso de metodologias ativas, por favorecerem a formação de Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo, ou seja, protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que “As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas” (MORÁN, 2015, p. 04). Gestão do projeto educativo Pedagogia As metodologias ativas, segundo Morán (2015) partem da ideia de que não basta apenas o aluno ler sobre o tema, mas é necessário experimentar e vivenciar, sendo assim, as propostas de metodologias devem, Portfólio Gestão Pedagogia necessariamente, estar relacionadas aos objetivos pretendidos. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Para Morán (2015), a criação de desafios, atividades e jogos relacionados às competências são fundamentais para o sucesso na aprendizagem. Materiais e métodos alicerçados em desafios, atividades, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia histórias, jogos que mobilizam os alunos, em cada etapa, permitindo aprendizagem colaborativa e/ou individualizada, recrutando tecnologias adequadas (e possíveis) em cada momento são essenciais para o sucesso da aprendizagem. Neste sentido, o papel do professor caracteriza-se como mediador e incentivador ao contrário do que se via alguns anos atrás, em que o professor explicava e os alunos, por sua vez, eram os receptores. A partir desse contexto, você deverá escolher uma metodologia ativa para a construção do seu projeto. Destacamos que ela deve ser pertinente ao tema que você selecionou e ter condições de atender os seus objetivos. Segue abaixo algumas metodologias, reflita e escolha uma para compor seu projeto: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS Do inglês project-based learning (PBL), faz com que os alunos construam seus saberes de forma colaborativa, por meio da solução de desafios. Assim, o estudante precisa se esforçar para criar, explorar e testar as hipóteses a partir de sua própria vivência. O professor pode incluir tecnologias como vídeos ou fóruns digitais, além de propor atividades que envolvam elementos físicos, bem como cartazes e maquetes. Parte-se da ideia de permitir que o estudante busque o saber por si mesmo por meio da presenta do professor como mediador e orientador, dando feedbacks e mostrando erros e acertos ao longo do processo. Gestão do projeto educativo Pedagogia SALA DE AULA INVERTIDA A sala de aula invertida, também chamada de flipped classroom, é derivada do ensino híbrido. Seu diferencial reside no uso da tecnologia – especialmente a internet Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia –, pois mistura a experiência digital e de sala de aula, potencializando o aprendizado. Trata-se de uma pré-aula que pode ser um vídeo, um texto ou outro material, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia o qual o aluno estuda por conta própria para, então, na aula, o professor poder conduzir a aula em continuidade com o que fora estudado. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS É focada na parte teórica da resolução de casos. O método promove a interdisciplinaridade, um dos focos centrais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Propõe-se a construção de conhecimento por meio de debates e júris, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia discutindo em grupo um problema. Na prática, o aluno estuda um determinado assunto antes da aula. Depois, traz suas dúvidas e dificuldades para o encontro com o professor e os colegas, debatendo sobre sua interpretação. GAMIFICAÇÃO É o uso de elementos como jogos e desafios em situações de sala de aula. Utilizada, principalmente, para gerar maior engajamento, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia motivar a ação, promover a aprendizagem ou resolver problemas de modo criativo. Dessa forma, o professor gamifica aspectos normais de sala de aula por Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia meio de desafios individuais ou em grupo, promovendo maior engajamento em sala de aula.2.6 CRONOGRAMA DO PROJETO Após a escolha da metodologia ativa, você deverá descrever todo o percurso Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia…

Palavras: 3850Páginas: 14

Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental Curso: Pedagogia Semestre: 3° / 4° sem A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos essa temática para favorecer a reflexão sobre a utilização das tecnologias no contexto educacional, visando a articulação com as competências gerais e componentes curriculares apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aprovada em 2018, a BNCC apresenta competências que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, entre elas, a competência 5: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018, p. 9). (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em áreas do conhecimento e componentes curriculares que estabelecem competências específicas articuladas com as competências gerais. Para garantir o desenvolvimento dessas competências específicas, os componentes curriculares apresentam um conjunto de habilidades (aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos) que se relacionam a diferentes objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos), que são organizados em unidade temáticas (arranjo de objetos de conhecimento) de acordo com as especificidades de cada componente curricular. A língua portuguesa é um dos componentes curriculares da área de Linguagens e a finalidade das experiências relacionadas a esse componente é possibilitar, aos estudantes, a participação de práticas de linguagem diversificadas que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas (BRASIL, 2018). As vivências oportunizadas no componente curricular Língua Portuguesa devem contribuir com a ampliação dos letramentos nas diversas práticas sociais e esse letramento contribui de modo significativo com o processo de alfabetização, visto que o letramento e a alfabetização são interdependentes e indissoci veis ” agda l a eti a o e letramento camin os e descamin os , n. 29, 2004). Considerando que a BNCC valoriza as situações lúdicas de aprendizagem e procura contemplar a cultura digital no contexto da sala de aula, observa-se a importância de refletir sobre o trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisar ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o interesse e aprendizagem dos alunos. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual interdisciplinar sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização e o envolvimento em práticas diversificadas de letramentos, nos anos seguintes, o trabalho está pautado na progressão do conhecimento pela consolidação das aprendizagens anteriores, na ampliação das práticas de linguagem e na experiência estética e cultural dos alunos, assim, os estudos da BNCC são fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações presentes no documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala de aula, considerando as especificidades da etapa a ser trabalhada. Atuando como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Paula percebeu o interesse que seus alunos têm por celulares, tablets, computadores e outras ferramentas digitais. Então, decidiu estudar sobre como essas ferramentas poderiam ser utilizadas no processo de alfabetização e letramento dos alunos e nas avaliações realizadas. A partir desse interesse, a professora decidiu matricular-se em um curso de formação continuada ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de seu município que irá abordar esses e outros assuntos pertinentes ao tema. Ao final do curso de formação, os cursistas terão que apresentar uma atividade final como resultado das reflexões e aprendizagens realizadas. SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) Durante o curso de formação continuada, Paula teve a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC, refletir sobre a importância da avaliação no processo educacional, realizar leituras sobre a utilização da tecnologia no contexto educacional, conhecer aplicativos, plataformas digitais, jogos on-line, entre outras ferramentas que poderiam ser utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Para receber a certificação do curso, os professores inscritos devem se reunir em grupos para elaborar um plano de aula, voltado ao 1o e/ou 2o ano do Ensino Fundamental, que contemple práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades presentes no componente curricular Língua Portuguesa, bem como outras informações contidas no modelo de plano de aula a ser produzido, estabelecendo paralelos com a alfabetização e o letramento e com a utilização de ferramentas tecnológicas. Como você realizaria a proposta? ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens a serem considerados: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Educação Gestão e Sustentabilidade, Salvador – BA, no 1 2o) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização (A introdução deverá ter 1 lauda). 3o) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas atividades indicadas a seguir (O desenvolvimento deverá ter de 2 a 3 laudas): a) elaboração de um texto sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. b) elaboração de um plano de aula (modelo em anexo) voltado ao 1o e/ou 2o ano do Ensino Fundamental utilizando ferramentas tecnológicas (tablets, computadores, aplicativos, jogos on- line, sites, lousa digital, entre outros, considerando as especificidades do processo de alfabetização e letramento dos alunos). 4o) Para finalizar, você deve fazer as Considerações finais apresentando a sintetização dos elementos discutidos. (As considerações finais devem ter 1 lauda). 5o) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho. …

Palavras: 3025Páginas: 11

Fichamento da obra Pedagogia do Oprimido

É um fichamento de citação do livro "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire…

Palavras: 3025Páginas: 11

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEORIA E PRÁTICA

O pedagogo está realmente preparado para atender um aluno com deficiência?…

Palavras: 2475Páginas: 9

OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO

O objetivo deste trabalho é identificar os desafios dos professores diante desse aluno que é incluído com diagnóstico de autismo na escola. Através desta pesquisa, pretende-se entender as práticas pedagógicas do professor que contribuem para a interação social dos alunos autistas no espaço escolar…

Palavras: 4400Páginas: 16

A BNCC NA GESTÃO ESCOLAR Administração Supervisão e Orientação

O objetivo deste artigo é discutir os conhecimentos exigidos do gestor escolar de acordo com a BNCC, no efetivo exercício da função, frente aos desafios da gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta. Uma diversidade de saberes que extrapolam a sua formação docente, pois são assuntos da Ciência da Administração…

Palavras: 4675Páginas: 17

O USO DE TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

O desafio é inserir as Tecnologias Digitais de Informação e comunicação (TDIC) na sala de aula de maneira que contribuem com o trabalho do professor e que atendam às necessidades do aluno. …

Palavras: 2750Páginas: 10

RELATÓRIO DO ESTÁGIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Estagio Obrigatório Presencial/Unopar RELATÓRIO DO ESTÁGIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES…

Palavras: 7150Páginas: 26

Redação fundamentos da educação brasileira e politicas publicas

É uma redação de 28 linhas sobre os fundamentos da educação brasileira e politicas publicas…

Palavras: 275Páginas: 1

RESENHA de ALMEIDA Patrícia CA BIAJONE J Saberes docentes e formação inicial de professores Educação e Pesquisa v 33 n 2 2007

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007…

Palavras: 825Páginas: 3

A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Resumo crítico sobre a relação entre a Base Nacional comum curricular e as tendências pedagógicas, introdução, embasamento teórico e conclusão…

Palavras: 1650Páginas: 6

A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Tcc, Pedagogia …

Palavras: 1650Páginas: 6

A influência da Gestão Escolar no desenvolvimento da escola e de seus alunos

Texto e referências em formato APA, podendo ser editado para ABNT. O presente trabalho aborda a questão da influência da gestão escolar no desenvolvimento da escola e de seus alunos, principalmente em relação aos alunos com necessidades especiais. …

Palavras: 7975Páginas: 29

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO LER E ESCREVER

Introdução 1. Ensinar a ler 1.1 História da escrita 1.2 História do ensino 1.3 Deficiência em ler e escrever 1.4 A arte de ensinar a ler 1.5 Pais e professores 2. Diferentes práticas de alfabetização 2.1 Proposta de Alfabetização Fônica 2.2 Proposta de Alfabetização Global 3. Objetivo da pesquisa 4. Método 4.1 Local e participantes 4.2 Instrumentos e procedimentos 4.2.1 Instrumento 1 4.2.2 Instrumento 2 4.2.3 Instrumento 3 4.2.4 Instrumento 4 5 Cronograma Referências…

Palavras: 8525Páginas: 31

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DE CRIANÇAS ENTRE 0 E 3 ANOS

Este trabalho tem como foco apresentar uma pesquisa bibliografia sobre A Importância do Brincar no desenvolvimento da capacidade de expressão entre crianças de 0 e 3 anos…

Palavras: 8525Páginas: 31

Importância do desenho no desenvolvimento cognitivo infantil

Este artigo aborda a importância do uso do desenho na infância para o desenvolvimento cognitivo da criança. O objetivo geral foi explorar de que maneira o desenho tem influenciado o desenvolvimento das funções cognitivas infantil. Para isso buscou-se identificar a relação entre o desenho e o desenvolvimento da cognição durante a infância, identificar a importância do desenho na alfabetização infantil e evidenciar a influência dos estágios do desenho no desenvolvimento humano. A importância deste estudo se justifica pela contribuição que este tema trará para esclarecer o que os autores da área publicaram sobre o tema. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, dando prioridade às publicações de maior relevância para o esclarecimento do tema. Cabe ressaltar que o desenho na infância nem sempre é visto como uma ferramenta útil do ensino-aprendizagem na escola, por isso essa proposta traz a necessidade de discussão sobre a importância dele no que se refere ao desenvolvimento cognitivo infantil…

Palavras: 3575Páginas: 13

A importância das atividades lúdicas para o trabalho do psicopedagogo no processo de alfabetização do aluno com TEA

O trabalho aborda como desenvolver atividades lúdicas e como o psicopedagogo faz um papel importante na educação, com crianças com transtorno do espectro autista. Foi entregue conforme o combinado no 31 de maio na FACUMINAS , obtive 95 pontos no trabalho…

Palavras: 1166550Páginas: 4242

RELATÓRIO DE ESTAGIO UNOPAR ANHANGUERA GESTÃO ADAPTADO À COVID 19

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Gestão Educacional e Espaços Não Escolares do Curso de Pedagogia…

Palavras: 4125Páginas: 15

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, abordando o tema A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL, com formatação ABNT…

Palavras: 4400Páginas: 16

Portifólio em grupo - semana cultural feira dos saberes

Portfólio interdisciplinar em grupo do curso de Pedagogia - unopar/anhaguera, abordando a temática cultural com a apresentação de um projeto aplicável a escolas de ensino infantil e fundamental…

Palavras: 2475Páginas: 9

Estágio II - anos iniciais do ensino fundamental - UnoparAnhanguera

Estágio obrigatório II (anos iniciais do ensino fundamental) da universidade Unopar/anhanguera do curso de pedagogia…

Palavras: 5775Páginas: 21

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM

O presente artigo tem como principal objetivo aprofundar conhecimentos sobre o brincar e as brincadeiras, apontando sua importância para o desenvolvimento da criança. Através da brincadeira são desenvolvidos o raciocínio lógico, resolução de problemas e a interação social, além da exposição e processamento de variadas emoções. O objetivo é discutir a importância das brincadeiras em sala, apresentando o processo e seu reflexo na formação do indivíduo. Justifica-se a escolha do tema pela relevância que apresenta na aprendizagem, para contribuição de material de estudo e pesquisa. O resultado da pesquisa indicou que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. É uma ferramenta primordial no desenvolvimento integral da criança, que merece atenção dos pais e dos educadores, pois é através delas que a criança descobre a si mesmo e o outro, além de ser um elemento significativo e indispensável para que a criança possa aprender com prazer, funcionando como exercícios úteis e necessários à vida. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica tendo como referência autores estudiosos do tema…

Palavras: 6050Páginas: 22

Análise da Gestão do Saneamento do Meio Como Princípio Fundamental para Garantia da Saúde Pública Município da Cidade de Tete - bairro Filipe Samuel

Monografia apresentada como exigência parcial para a obtenção do grau académico de Licenciatura em Administração Publica à Comissão Julgadora da Faculdade de Gestão dos Recursos Naturais e Mineralogia da Universidade Católica de Moçambique…

Palavras: 16775Páginas: 61

A GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO NA PERSPECTIVA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

O presente projeto de intervenção abordou a formação continuada de docentes para o século XXI. Quais são as diferenças que a formação de professores na atualidade apresenta em relação ao passado, e como essa nova metodologia de trabalho vem enriquecendo a qualidade dos educadores, beneficiando a integralidade do aluno. O objetivo foi o de demonstrar quais são os valores que vêm sendo ofertados aos futuros profissionais docentes que realizam a formação continuada e que se destacam como benéficos para o aluno, como a necessidade de compartilhar conhecimentos com os demais, de saber como solucionar problemas em sala de aula, e mais do que isso, estimular toda a capacidade que o estudante apresenta, e não somente em ser um aluno que se limite a reproduzir o conteúdo que foi repassado pelo educador. A justificativa para a escolha do presente tema, foi à necessidade de mostrar como existe um trabalho cada vez mais voluptuoso em relação à formação continuada de docentes, principalmente no século XXI, quando se passou a ver a educação como uma ferramenta de desenvolvimento integral muito mais transformadora. Nesse sentido, o trabalho te sua justificativa com relação a orientação educacional que faz parte do cotidiano da escola e da educação como um todo sendo que o profissional de orientação educacional busca desenvolver diversas funções de comunicação e gestão dentro do ambiente escolar. A fundamentação foi dividida em três partes, sendo que a primeira apontou aspectos fundamentais do orientador educacional no ambiente escolar demonstrando a importância desse profissional para o desenvolvimento das atividades escolares, para o contato direto com as demandas dos alunos e na solução de problemas dentro da instituição. Dessa maneira, o profissional da orientação educacional se torna um mediador das necessidades e das soluções que a escola deve desenvolver para que o aprendizado seja efetivado. A segunda parte a formação docente na atualidade, como a ética, a capacidade de observar problemas em sala de aula e de se preocupar em estimular as habilidades e potencial dos educandos. A terceira parte aborda a formação continuada e seus aspectos fundamentais para que o professor possa sempre estar atualizado e buscando novos conhecimentos para que o aprendizado de seus alunos seja um significativo e prepare para a cidadania e o mercado de trabalho. …

Palavras: 3575Páginas: 13

PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL

PORTFÓLIO SEMANA CULTURAL VIRTUAL CURSO: PEDAGOGIA 4° e 5° semestre …

Palavras: 2475Páginas: 9

MONOGRAFIA- SANEAMENTO BÁSICO RURAL

O investimento do Brasil em saneamento básico visa principalmente a aos grandes centros urbanos, diferentes da realidade das populações rurais sofrem com a escassez desses serviços no país. Instabilidade da infraestrutura exposta e pessoas com diferentes níveis de poluição, o que colocará em risco a saúde pública.Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar instalações de saneamento básico em comunidades rurais.A falta de sistemas adequados de abastecimento de água potável e a falta de na prestação de serviços de esgoto, gestão de resíduos sólidos, águas pluviais e o controle vetorial pode levar direta ou indiretamente risco a saúde e o bem-estar individual e coletivo. As instalações de saneamento básico, entre outras coisas, devem assegurar meios adequados de participação populações rurais dispersas, inclusive por meio do uso de tecnologias apropriadas, como soluções para conciliar esse caráter econômico e social particular população. Por meio desse estudo, descobriu-se que as comunidades rurais são bastante deficientes no abastecimento de água potável, esgoto doméstico, tratamento adequado e disposição final dos resíduos sólidos. …

Palavras: 12100Páginas: 44

Políticas de ações afirmativas e discriminação positiva - a questão das cotas

Ações afirmativas envolvem políticas públicas que apontam à segurança de direitos historicamente recursados a classes minoritárias, como negros, mulheres e portadores de deficiência. Fundamentam-se no elemento de igualdade fundamental ou objetiva, que remete daquilo adotado através do liberalismo Frances e norte-americano assentado em uma construção clara de igualdade, qual seja, a de igualdade de oportunidades…

Palavras: 2750Páginas: 10

TECNOLOGIAS APLICADAS A GESTÃO ESCOLAR

Neste artigo procura-se analisar as limitações e as possibilidades da utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) nas escolas, obtendo um pensamento da função do gestor escolar. Estamos vivenciando o tempo da tecnologia, do acesso a informação, a comunicação coletiva, entre estes pressupostos, as tecnologias de comunicação e de informação constituem meios presentes e que contribuem para que o crescimento do ensino e aprendizagem aconteça de modo prático e colaborativo. A utilização das últimas tecnologias na conciliação escolar é cada vez mais uma condição importante durante o processo de ensino e aprendizagem seja contextuado e novo. A presente atividade pretende desenvolver como deve ser o papel do gestor educacional frente às dificuldades tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes meios sejam agregados à estudo pedagógicos do educador. Não se procura neste momento, estabelecer um ritual, porém somente construir rigores para debate. Citamos alguns pontos relacionados a aplicação das tecnologias na escola, considerando como o supervisor é fundamental nesse sistema de informação e estímulo ao exercício das tecnologias. …

Palavras: 4125Páginas: 15

O desafio da inclusão de crianças especiais na escola pública

Trabalho acadêmico para conclusão de graduação em Educação Inclusiva. Esse trabalho trata de uma Revisão bibliográfica sobre a educação inclusiva e a formação dos professores. O processo de Inclusão é uma luta mundial, para que haja na íntegra uma educação de todos, porém que essa inclusão seja feita de forma correta e humanista, não é necessário apenas garantir que o aluno esteja inserido na sala, mas que ele esteja sendo instruído de forma diferenciada respeitando seus limites e capacidades. Sendo assim, surge o problema: Como se dá a educação inclusiva de crianças especiais em escolas públicas? Tendo como objetivo geral: compreender acerca da educação inclusiva. E objetivos específicos: descrever a escola pública e apreender acerca da educação inclusiva em escolas públicas. Por meio desse estudo foi possível perceber que a educação inclusiva não é uma tarefa fácil, ela exige muito tanto do aluno, como da instituição e do professor, mas é uma tarefa muito gratificante, em virtude dos fatos mencionados é possível concluir que o trabalho alcançou os objetivos propostos…

Palavras: 3025Páginas: 11

RELATÓRIO DO ESTÁGIO ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E DEMAIS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E DEMAIS MODALIDADES DE EDUCAÇÃO. TIREI NOTA 10,00 FACULDADE ANHANGUERA…

Palavras: 3850Páginas: 14

TCC - A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TIREI NOTA 10.00 TCC FEITO EM 10/10/2021 FACULDADE ANHANGUERA…

Palavras: 8250Páginas: 30

Portfólio A importância do lúdico na Educação Infantil

Disciplinas: Aprendizagem da Matemática; Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; Corpo e Movimento; Educação de Jovens e Adultos; Ludicidade e Educação; Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil; Letramentos e Alfabetização…

Palavras: 3300Páginas: 12

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa temática para que você possa adquirir novos saberes docentes, visando a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas…

Palavras: 2750Páginas: 10

A prática educativa no contexto da diversidade atendida pela escola

Amanda é professora de uma escola municipal e mãe de uma menina com deficiência motora, decorrente de uma paralisia cerebral. Conhecedora das leis que determinam o direito das pessoas com deficiência, Amanda não se conforma em ver sua filha presa à cadeira de rodas apenas “assistindo” as atividades recreativas, impedida de participar da interação com outras crianças, seja no intervalo das aulas da escola ou espaços públicos como praças e parques. Essa situação a faz pensar sobre as dificuldades que as crianças com deficiência encontram para se divertirem nos espaços públicos. A escola em que leciona, onde sua filha também estuda, fica próxima ao parquinho público, sendo que este, muitas vezes, também é utilizado para o desenvolvimento de atividades escolares…

Palavras: 3300Páginas: 12

A Formação do Professor Frente as teorias e Concepções Pedagógicas Contemporaneas

O processo ensino aprendizagem é objeto de muitas pesquisas e reflexões em busca de melhores resultados, com isso, percebe-se a importância de repensar as práticas avaliativas, pois quando bem utilizada é uma ferramenta importante para obtenção das aprendizagens significativas. A avaliação classificatória ocorre ao final de um período com o objetivo de gerar uma nota e por meio da aplicação de instrumentos que, aparentemente, não repercutem em análises das aprendizagens. …

Palavras: 3025Páginas: 11

Relatório de estágio Anos Iniciais - UNOPAR e Anhanguera

Trabalho completo, com todos os itens soliticados e sem plágio. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Relatório de Estágio Educação Infantil - UNOPAR e Anhanguera

Relatório completo, com todos os itens solicitados e sem plágio. …

Palavras: 4950Páginas: 18

O SUPERVISOR ESCOLAR NA ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA INCLUSIVA

Supervisão escolar. Qualidade da educação. Matemática inclusiva…

Palavras: 13750Páginas: 50

RESOLUÇÃO PORTFOLIO Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3300Páginas: 12

RESOLUÇÃO PORTFOLIO Projeto de vida e formação integral dos sujeitos

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 4125Páginas: 15

Atividades sobre Edgar Morin

Atividades sobre o autor Edgar Morin e a relação com duas charges envolvendo problemas no ensino-aprendizagem. Perguntas respondidas: 1. Como Edgar Morin compreende que os educadores precisam refletir sobre a natureza do conhecimento a ser trabalhado pela escola? 2. A proposta de Edgar Morin é contrária ou afinada com as ideias passadas pelas charges? 3. Ao longo da história da educação, a escola tem se preocupa do com a ética do gênero humano, tendo em vista estabelecer um a relação de “controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a Humanidade como comunidade planetária” (MORIN, p. 2001)? 4. Proponha alguma solução para as situações apresentadas pelas charges. 5. Quais conselhos você daria para si mesmo para exercer a didática com ética e dinamismo frente aos desafios apresentados nas charges? …

Palavras: 1650Páginas: 6

ATIVIDADE DISCURSIVA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Educação e Diversidade…

Palavras: 550Páginas: 2

A aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia, uma vez que estes fazem parte do nosso cotidiano…

Palavras: 2750Páginas: 10

Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) abordará o protagonismo juvenil no contexto escolar. E o tema do trabalho será: Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos. Escolhemos este tema para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um ambiente de reflexão. …

Palavras: 4125Páginas: 15

PTI "A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”

Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática: “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa temática para que você possa adquirir novos saberes docentes, visando a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas…

Palavras: 2475Páginas: 9

Estágio Educação Infantil

Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Materiais Externos – Textos Estágios. A pasta “Textos Estágios” está compactada, sendo necessário baixá-la e descompactar. Ao acessar a pasta, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique na respectiva pasta para visualizar o texto. Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativoargumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio…

Palavras: 5500Páginas: 20

“Atuação Psicopedagógica no contexto escolar: uma avaliação frente a escola contemporânea”

A modernização do sistema educativo, atual, passa por uma descentralização e por um investimento das escolas como espaços de formação e não de frustração. Um dos primeiros passos do psicopedagogo seria realizar um diagnóstico buscando a história da escola, para entender melhor sobre a rede de movimentos e a identidade dessa instituição. Estabelecendo a partir daí um trabalho de ação preventiva que amenize ou impeça as dificuldades de aprendizagem, articulando uma postura de diálogos e contribuindo para que as mudanças possam acontecer na comunidade escolar…

Palavras: 2475Páginas: 9

REFLEXÃO E ANÁLISE CRÍTICA DOS MATERIAIS DE APOIO: CONCEITO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

CONTRIBUIÇÕES DE DAVID AUSUBEL PARA A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. PRODUZIR UMA ANÁLISE DE CADA UM. …

Palavras: 1100Páginas: 4

PRODUÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR DENTRO DO BRASIL

INTRODUÇÃO Desde os primórdios das civilizações, a humanidade emprega energia derivada de muitas fontes. O Brasil tem grande potencial para aproveitamento de energia nuclear inicialmente, esse sistema fornecia energia sustentável para atender às necessidades da população. O objetivo deste artigo é apresentar uma visão concisa da produção de energia nuclear no Brasil. Em encontro, os diversos tipos de recursos de energia renovável como a energia eólica e solar são firmemente reabastecidos e jamais se acabam. Considerando que está próximo o fim dos recursos naturais em decorrência do colapso ecológica contemporânea, o emprego de energia renovável se tornou um dos grandes desafios do novo século. Por meio deste estudo bibliográfico procura entender e explanar a importância da energia renovável e os efeitos. O desenvolvimento da sociedade conduz em volta de energia adquirida e o seu consequente consumo. Com o progresso da produção de consumo em alto nível no mundo, apareceu nas últimas décadas uma apreensão muito enorme com os assuntos voltado ao meio ambiente. as energias renováveis surgem como opção para diminuir as consequências do colapso ambiental, contudo não tem a competência de suprir inteiramente a demanda atual de energia. O alvo deste estudo e pesquisa está voltado no entendimento do emprego da energia nuclear utilizada como um recurso energético empregados por empresas e indústrias no brasil, avaliando os lucros do emprego da energia. O consumo das energias renováveis e energéticas nas indústrias é um ato de total estratégica que necessita de um plano com objetivo de ter uma responsabilidade ambiental, bem como um amplo conhecimento relacionado aos recursos administrados. (RODRIGUES, 2006). No Brasil ainda que possua uma ampla extensão territorial e uma fartura na diversidade de recursos, existe uma espantosa dificuldade de abastecimento energético. A maior parte se encontra em regiões insuficientemente desenvolvidas, afastadas dos amplos centros consumidores e com intensas restrições ambientais. (ANEEL, 2002) Em meados dos anos 70 o mundo se encontrava em meio a crise do petróleo, esse marco na história fez com que eclodissem pesquisas com objetivos de encontrar fontes inesgotáveis, ou renováveis, para abastecimento de energia para população, outro fator que contribuiu consideravelmente para essas buscas é a preocupação com a preservação do meio ambiente, de modo a reduzir os desastres ambientais que tem crescido quando comparados aos últimos anos. Novas fontes de energias alternativas têm sido amplamente investigadas nas últimas décadas, como solução complementar a matriz energética atual, que baseia majoritariamente em hidráulica e biomassa. Estudos mais recentes apontam que uma energia que começou a ser utilizada em 1950 tem ganhado espaço e atenção no cenário nacional. O governo do Brasil, tenta suprir a crescente demanda de energia elétrica do país que se urbanizava aceleradamente, resolveu agir em duas vertentes: uma com a implantação do programa Proálcool e a outra investindo na geração de energia nuclear. A conversão de energia solar em energia elétrica a partir do princípio do elemento fotovoltaico é uma das formas mais promissoras de energia alternativa, sabe-se que painéis fotovoltaicos podem ser os grandes responsáveis pelo aumento da produção de energia limpa em grandes centros, seja para demandas residenciais ou empresariais, ganham cada vez mais adeptos. Muitos autores acreditam que adotar geração própria de energia nuclear é uma decisão acertada e que garante eficiência à produção e redução de custos em médio e longo prazo (ZANESCO et al., 2011). Sendo assim, é notória a necessidade de buscar novas alternativas para tentar diversificar a matriz energética brasileira. Uma proposta é a utilização de fontes energéticas consideradas “limpas” que são as que menos contribuem para emissão de gases que compõem o efeito estufa. A energia nuclear é uma fonte geradora de energia elétrica que pode contribuir muito para essa mudança por apresentar a vantagem de não emitir substâncias que contribuem com o aquecimento global. (SAPUNARU et al., 2014). Em reatores de usinas nucleares, a fissão nuclear é a técnica mais usada para o uso de energia. O princípio por trás disso ocorre inicialmente quando uma fonte primária chamada bomba de nêutrons dispara um nêutron que, ao ser acelerado, colide com um elemento radioativo em um reator. Essa colisão torna o átomo de urânio instável e se divide em dois átomos menores, liberando energia ao se dividir. (CARDOSO, 2012). A reação em cadeia de sucessivas rachaduras no urânio dentro do reator começa com a queima do primeiro nêutron que colide com o átomo de urânio, depois a quebra desse primeiro urânio, que se dividirá em 2 elementos diferentes, liberando energia e mais nêutrons, que mais tarde colidir com outros átomos de urânio, quebrando-os, liberando energia e 2 nêutrons extras, iniciando assim a chamada reação em cadeia Durante algum tempo, parecia que a energia nuclear poderia ter um fim. Contudo, nos últimos anos, a situação mudou novamente, graças acima de tudo aos programas em grande escala de energia nuclear O presente trabalho tenta mostrar as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear, visto que pode ser uma fonte bem interessante para diversificar o panorama do parque energético brasileiro. …

Palavras: 3025Páginas: 11

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL A PRODUTORES DE BASE FAMILIAR

RESUMO Este trabalho apresenta a importância da assistência técnica e extensão rural a produtores de base familiar. Foi possível constatar que a adoção de um novo modelo de desenvolvimento pelo Brasil, e a consequente criação e aumento de políticas públicas voltadas para a inclusão e a promoção do desenvolvimento rural sustentável, para o agricultor familiar. Com o objetivo de avaliar o efeito da utilização de assistência técnica sobre a renda mensal dos agricultores familiares. A qualidade dos alimentos orgânicos, tornando-se essencial para o acesso ao mercado consumidor e para garantir a credibilidade desses produtos e, assim, consolidar a agricultura orgânica como instrumento para o desenvolvimento da agricultura familiar. Neste sentindo, ainda têm diversos desafios para o desenvolvimento rural. A expansão da política, associada às análises sistêmicas para seu constante aperfeiçoamento, é, deste modo, um caminho promissor para o desenvolvimento econômico da agricultura familiar no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, Desenvolvimento rural, Políticas públicas. …

Palavras: 7975Páginas: 29

PORTFÓLIO Licenciatura 3°/4° A importância da ludicidade na Educação Infantil

Prezado aluno e aluna, Seja bemvindo a este semestre! A Produção Textual Interdisciplinar Individual importância da ludicidade na Educação Infantil (PT I ) terá como temática A . Escolhemos essa temática devido à sua relevância para o desenvolvimento infantil e e aprendizagens vivenciadas nesta etapa. , consequentemente, para as descobertas Crianças, jovens e adultos podem ter um envolvimento maior nas atividades realizadas em sala de aula e uma aprendizagem mais significativa a partir de proposições lúdicas. se rela Segundo Luckesi (2000, p.52), a ludicidade é um fazer humano mais amplo, que ciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento, a atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de plenitude que aquilo que é s ignificativ o e verdadeir o . Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, a ludicidade tornase ainda mais relevante, visto que as interações e a brincadeira são eixos estruturantes das práticas pedagógicas. De acordo com a Base Nacional Comum C urricular, “[...] A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, e ? possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções” Comum Curricular (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. : A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secreta Base Nacional ria de Educação Básica, 2018). Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), é possível identificar diferentes formas de explorar a ludicidade. Entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiência “O Eu, o outro e o nós”, por exemplo, identificamos o respeito a regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras, no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, observamos a experimentação de diferentes possibilidades corporais nas brincade iras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes, entre outros objetivos de aprendizagem que evidenciam esse viés com a ludicidade. O modo como o professor aborda determinada temática, as estratégias que utiliza ao longo das aulas, a proposição de um jogo, seja ele tradicional ou virtual ou as relações estabelecidas com os campos de experiência e objetivos de aprendizagem, estão diretamente ligadas à ludicidade. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Gerado ra de Aprendizagem…

Palavras: 3025Páginas: 11

Portfólio de Estágio adaptado à pandemia. UNOPAR/ANHANGUERA - PEDAGOGIA - ENSINO FUNDAMENTAL

O referido relatório foi desenvolvido por uma profissional com experiência na área. Atende com excelência todos os itens requisitados na estrutura trabalho. …

Palavras: 5500Páginas: 20

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

- O surgimento da Psicopedagogia se deu com a necessidade que o profissional da educação começou a ter, de tentar entender alguns problemas de aprendizagens e sua interferência no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. A problemática se desenvolve em torno da falta de preparo do professor pedagogo e sua falta de experiência e formação continuada para cuidar e educar alunos especiais. Como a psicopedagogia pode otimizar o relacionamento entre o professor e o aluno com transtornos de TDAH? O objetivo geral do trabalho é…

Palavras: 3025Páginas: 11

UNIVERSIDADE DE HONG KONG: CONECTANDO O LESTE E O OESTE

Tem como finalidade apresentar o surgimento e o desenvolvimento histórico deste importante centro de ensino superior asiático, tornando-se elo importante entre a China continental e o resto o mundo…

Palavras: 1375Páginas: 5

Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas

De fato, é essencial compreender os avanços obtidos na realidade brasileira acerca da inclusão do público-alvo da Educação Especial nas instituições de Ensino Superior. Nota, 10,00…

Palavras: 1375Páginas: 5

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MARXISTA.

ANÁLISE CRITICA SOBRE O ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MARXISTA. -CONSIDERAÇÕES…

Palavras: 2475Páginas: 9

Desmatamento Ambiental nas favelas

Resolvi fazer esse projeto sobre as favelas no Brasil porque a maioria dos brasileiros aqueles que moram longe não imaginam como é a vida na favela. Lá tem vários problemas tanto com a saúde, com saneamento básico e principalmente com a degradação ambiental. Onde está concentrada a maioria das favelas no Brasil? Nas regiões rurais das cidades médias, que mais tarde se integram as cidades próximas, ampliando a extensão da cidade. Em todas as capitais brasileiras, que, sem exceção, possuem favelas com expressivo contingente populacional. …

Palavras: 6325Páginas: 23

ELDORADO BRASIL CELULOSE S/A - PIM VIII - UNIP

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de quatro disciplinas: Avaliação de Impactos Ambientais e Gerenciamento de Riscos, Planejamento Estratégico, Economia Ambiental e Financiamento de Projetos e Recuperação de Áreas Degradadas. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das quatro disciplinas pela empresa de capital aberto ELDORADO BRASIL CELULOSE S/A. No que diz respeito à avaliação de impactos ambientais, após traçar uma descrição do projeto de expansão da fábrica da ELDORADO sob análise e descrever as características e a logística de funcionamento do empreendimento, foi realizada uma análise contemplando os aspectos de um estudo de impacto ambiental, como áreas diretamente afetada, de influência direta e influência indireta, impactos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico para as diferentes fases, medidas mitigadores para os impactos ao solo, água e ar, gerenciamento da disposição de resíduos sólidos e líquidos, planos e programas ambientais. Também foram abordados os principais atos normativos que regulamentam a questão. Com relação ao planejamento estratégico, discorreu-se sobre a aplicação e definição do planejamento estratégico e sua necessidade de elaboração antes da realização de um estudo de impacto ambiental, bem como as vantagens em sua utilização. No que se refere à disciplina Economia Ambiental e Financiamento de Projetos, analisou-se se a ELDORADO CELULOSE S/A está ou não alinhada à economia ambiental e ao desenvolvimento sustentável, bem como se adota algum mecanismo ou políticas ambientais com o objetivo de proteger o meio ambiente e conservar os recursos naturais. Também foi falado sobre a atuação da companhia na recuperação de áreas degradadas, se há ou não a adoção e implementação de mecanismos ou medidas para se evitar ou minimizar a degradação de áreas ambientais pela ELDORADO, bem como se a empresa tem o compromisso de resguardar e preservar as áreas de conservação ambiental e a biodiversidade. Finalmente, foi externada a conclusão sobre os aspectos analisados sob o enfoque das matérias, principalmente da Avaliação de Impactos Ambientais e Gerenciamento de Riscos, propugnando-se ao final pela viabilidade ou não da implantação da extensão da fábrica da ELDORADO. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e/ou através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da companhia. A empresa estudada foi a ELDORADO BRASIL CELULOSE S/A unidade de Três Lagoas/MS. PALAVRAS CHAVE: meio ambiental, ELDORADO, avaliação de impactos ambientais, recursos naturais, recuperação de áreas degradas…

Palavras: 6875Páginas: 25

JBS S/A - PIM VI - UNIP

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: Gestão de Recursos Naturais, Ética e Legislação: trabalhista e empresarial e Auditoria e Certificação Ambiental. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pela empresa de capital aberto JBS S/A. No que diz respeito à gestão de recursos naturais, foi detectado o principal recurso natural utilizado nos processos industriais da empresa e sua relevância para a qualidade dos produtos, bem como seu ciclo de renovação, se renovável ou não. Buscou-se identificar as principais aplicações nos processos operacionais da empresa e para atendimento à legislação sanitária, bem como as prioridades e estratégias para garantir a máxima eficiência desse recurso natural. Por fim, discorreu-se sobre as políticas e estratégias essenciais adotadas pela cúpula da empresa no sentido de alcançar as prioridades definidas para melhorar o desempenho, priorizar a reutilização e dar efetivo tratamento aos efluentes gerados pelos processos produtivos. No que se refere à disciplina Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, analisou-se a responsabilidade social, postura ética e de cidadania da empresa. Constatou-se que a companhia adota um código de conduta e ética em todas as suas áreas e departamentos. Nele estão previstos comportamentos e ações esperadas de todos os envolvidos na organização, de como agir de forma ética, fazendo o certo sempre, de como agir de forma transparente, honesta e em conformidade com a lei. Discorreu-se sobre as obrigações e deveres dos colaboradores e líderes previstas no código de conduta e ética, bem como sobre as responsabilidade e penalidades em caso de descumprimento. Também foi falado sobre a abordagem de questões como assédio, violência e práticas ou condições inseguras na empresa em face dos colaboradores. Discorreu-se sobre a polícia de contratação da empresa, trabalho infantil ou forçado, punição física, abuso e trabalho análogo à escravidão. Abordou-se a polícia de transparência sobre o dados e registros contábeis da empresa. Por fim, no que concerne à disciplina Auditoria e Certificação Ambiental, discorreu-se sobre a necessidade de elaboração e implantação de um sistema de gestão ambiental e os critérios a se considerar para sua escolha, bem como sobre a instituição de uma cultura de sustentabilidade. Debateu-se sobre a postura da empresa com relação aos temas de proteção ambiental e quais estratégias se utiliza para conduzir ações de sustentabilidade. Verificou-se a estrutura e funções de alguns setores e departamentos dedicados aos assuntos e estratégicas de sustentabilidade, além dos critérios sociais e ambientais na compra de sua matéria-prima, sobre o compromisso com o meio ambiente e uso eficiente dos recursos ambientais, sobre seu relacionamento com seus públicos para a sustentabilidade dos negócios e sobre as boas práticas do bem-estar animal nas etapas do processo de produção. Finalmente, foi identificado qual o sistema de tratamento adotado pela JBS S/A da unidade de Iturama, suas características e seu funcionamento, com a indicação posterior de possíveis melhorias e adequações. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da companhia. A empresa estudada foi a JBS S/A unidade de Iturama/MG. PALAVRAS CHAVE: meio ambiental, JBS, auditoria ambiental, recursos naturais, ética e legislação…

Palavras: 7150Páginas: 26

JBS S/A - PIM V

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de quatro disciplinas: climatologia, matemática financeira, plano de negócios e, por fim, gestão de resíduos sólidos, efluentes e emissões. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das quatro disciplinas pela empresa de capital aberto JBS S/A. No que diz respeito à climatologia, foi analisado se a empresa se utilizou dos conceitos e estudos dos elementos e fatores climáticos para a definição da estação de tratamento. Também foi explicitado sobre os principais elementos do clima e do tempo, além dos dados climáticos das médias anuais da região. No que se refere à disciplina matemática financeira, analisou-se a utilização e aplicabilidade dos conceitos e técnicas nas operações conduzidas regularmente pela empresa, bem como a existência de política de gestão de riscos financeiros e ambientais e possíveis melhorias na eficiência e produtividade, redução de custos e desenvolvimento de novos negócios. Foram abordados os principais riscos financeiros e socioambientais e quais as medidas de mitigação deverão ser adotadas pela empresa. Por fim, no que concerne à disciplina gestão de resíduos sólidos, efluentes e emissões, discorreu-se sobre a necessidade de elaboração e implantação de um sistema de gestão ambiental e os critérios a se considerar para sua escolha, bem como sobre a instituição de uma cultura de sustentabilidade. Debateu-se sobre a postura da empresa com relação aos temas de proteção ambiental e quais estratégias se utiliza para conduzir ações de sustentabilidade. Verificou-se a estrutura e funções de alguns setores e departamentos dedicados aos assuntos e estratégicas de sustentabilidade, além dos critérios sociais e ambientais na compra de sua matéria-prima, sobre o compromisso com o meio ambiente e uso eficiente dos recursos ambientais, sobre seu relacionamento com seus públicos para a sustentabilidade dos negócios e sobre as boas práticas do bem-estar animal nas etapas do processo de produção. Por fim, foi identificado qual o sistema de tratamento adotado pela JBS S/A da unidade de Iturama, suas características e seu funcionamento, com a indicação posterior de possíveis melhorias e adequações. Na disciplina de plano de negócios foi elaborada uma panilha de custos de implantação do sistema de tratamento na empresa JBS, levando em consideração uma estimativa. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da companhia. A empresa estudada foi a JBS S/A unidade de Iturama/MG. PALAVRAS CHAVE: JBS, frigorífico, meio ambiente, sistema de tratamento…

Palavras: 5775Páginas: 21

JBS S/A - PIM IV

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de três disciplinas: Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade, Dinâmica das Relações Interpessoais e, por fim, Química Ambiental. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das três disciplinas pela empresa de capital aberto JBS S/A. No que diz respeito à disciplina de fundamentos de ecologia, discorreu-se sobre a necessidade de elaboração e implantação de um sistema de gestão ambiental e os critérios a se considerar para sua escolha, bem como sobre a instituição de uma cultura de sustentabilidade. Debateu-se sobre a postura da empresa com relação aos temas de proteção ambiental e quais estratégias se utiliza para conduzir ações de sustentabilidade. Verificou-se a estrutura e funções de alguns setores e departamentos dedicados aos assuntos e estratégicas de sustentabilidade, além dos critérios sociais e ambientais na compra de sua matéria-prima, sobre o compromisso com o meio ambiente, uso eficiente dos recursos ambientais e sobre as boas práticas do bem-estar animal nas etapas do processo de produção, além da preocupação da empresa no cumprimento das normas de certificação. No que se refere à disciplina dinâmica das relações interpessoais, analisou-se a utilização e aplicabilidade dos conceitos e técnicas na estrutura da empresa, bem como a existência de política de gestão e incentivo em benefício dos colaboradores. Discorreu-se sobre as áreas responsáveis pela gestão de RH, sua cultura corporativa, estratégias para disseminar seus valores corporativos e políticas e programas sobre saúde e segurança, além de uma abordagem sobre a cultura de diálogo e relações de confiança. Também foi falado sobre pesquisas de diagnóstico realizadas na empresa. Comentou-se a política de contratação e sobre os programas de treinamentos e capacitações oferecidos pela companhia. Ademais, foram delineados comentários acerca da política de liderança e relacionamento, com a adoção de um código de ética pela companhia. Por fim, no que concerne à disciplina química ambiental, foi identificado qual o sistema de tratamento adotado pela JBS S/A da unidade de Iturama, suas características e seu funcionamento, com a indicação posterior de possíveis melhorias e adequações. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da companhia. A empresa estudada foi a JBS S/A unidade de Iturama/MG. PALAVRAS CHAVE: JBS, frigorífico, meio ambiente, sistema de tratamento. …

Palavras: 6325Páginas: 23

JBS S/A - PIM III

RESUMO Este trabalho teve por objetivo o estudo aplicado de quatro disciplinas: Saúde Ambiental, Estratégia de marketing ambiental, contabilidade e, por fim, estatística aplicada. Procurou-se analisar e verificar a aplicação das quatro disciplinas pela empresa de capital aberto JBS S/A. No que diz respeito à disciplina de saúde ambiental, discorreu-se sobre a necessidade de elaboração e implantação de um sistema de gestão ambiental e os critérios a se considerar para sua escolha, bem como sobre a instituição de uma cultura de sustentabilidade. Debateu-se sobre a postura da empresa com relação aos temas de saúde e segurança do trabalho e quais estratégias se utiliza para conduzir ações de sustentabilidade. Verificou-se a estrutura e funções de alguns setores e departamentos dedicados aos assuntos e estratégicas de sustentabilidade, além dos critérios sociais e ambientais na compra de sua matéria-prima e sobre o compromisso com o meio ambiente, uso eficiente dos recursos ambientais e sobre as boas práticas do bem-estar animal nas etapas do processo de produção, além da preocupação da empresa no cumprimento das normas de certificação e com a adotação de programas de gerenciamento de riscos ambientais. Discorreu-se sobre as áreas responsáveis pela gestão de RH, sua cultura corporativa, estratégias para disseminar seus valores corporativos e políticas e programas sobre saúde e segurança, além de uma abordagem sobre a cultura de diálogo e relações de confiança. No que se refere à disciplina estratégia de marketing ambiental, analisou-se a adoção pela companhia de mecanismos para engajar os colaboradores sobre temas estratégicos para assuntos voltados para a sustentabilidade e sobre a existência de princípios no dia a dia da companhia de política de meio ambiente e boas práticas, além de programas de educação ambiental. Sobre as matérias de contabilidade e estatística aplicada, analisou a adoção ou não pela companhia das normas e instruções sobre contabilidade, bem como sobre a utilização dos conceitos da estatística para a mensuração de quaisquer dados e para a tomada de decisões. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo e através de perguntas diretamente feitas aos envolvidos, bem como de pesquisa e levantamento de dados no portal da companhia. A empresa estudada foi a JBS S/A unidade de Iturama/MG. PALAVRAS CHAVE: JBS, frigorífico, meio ambiente, marketing ambiental, saúde e segurança do trabalho, saúde ambiental…

Palavras: 6325Páginas: 23

PROPOSTAS DAS AÇÕES PARA ATINGIR AS METAS 10, 11 E 12 DA PNE

Você é um educador e foi contratado para trabalhar para a secretaria da educação. Entre as metas da PNE, seu superior elegeu três delas: Meta 10, Meta 11, Meta 12. TEREFA Elabore uma proposta das ações que faria para atingir estas metas. Lembre-se: Recursos NÃO SÃO ILIMITADOS. seja realista! Soluções caseiras e parcimônia ! Data de Entrega: 30/04/2021 Local: FAVENI Nota Obtida: 07/07…

Palavras: 275Páginas: 1

A LEITURA, A PRODUÇÃO DE SENTIDOS E O PROCESSO INFERENCIAL

TAREFA Faça uma pesquisa e explique o estilo de cada um dos gêneros textuais acima citados. Identifique mais cinco gêneros textuais e dê exemplos deles. Faça uma redação sobre o seguinte tema: A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. Data de entrega: 26/04/2021 Local: FAVENI Nota Obtida: 06/06…

Palavras: 550Páginas: 2

A LDB E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL - SEMELHANÇAS E DIVERGENCIAS

Sua tarefa será realizar uma pesquisa sobre a LDB e a Constituição Federal e estabelecer um paralelo entre essas duas legislações. Quais são as semelhanças? Quais são as divergências? Data de entrega: 26/04/2021 Local: FAVENI Nota obtida: 07/07…

Palavras: 275Páginas: 1

A construção escolar das diferenças

Esta é uma resenha do texto de Guaracyra Lopes Louro, A Construção Escolar das Diferenças. In: Gênero Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Editora Vozes, 1997 p. 57-87. Submetido como avaliação na UNILAB- Bahia, obteve nota 9,0. …

Palavras: 825Páginas: 3

Resenha crítica: MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS

O trabalho se refere a uma resenha crítica sobre o artigo intitulado: MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL. Trás abordagens conceituais sobre a ideias do autor com críticas e apontamentos…

Palavras: 1375Páginas: 5

TCC Impactos da Modernização Agrícola

Um TCC sobre os impactos da modernização agrícola na sociedade, vantagens e tipos de investimento…

Palavras: 4950Páginas: 18

Resenha Crítica de Artigo - MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL

O trabalho é uma resenha crítica de uma artigo já publicado, intitulado: "MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL". Faço uma abordagem dos principais tópicos do artigo de forma descritiva e crítica. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Artigo de Revisão – Tema: INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

RESUMO A linguagem como ferramenta de comunicação, perpassa por diversas metodologias de expressão quando se trata de crianças, ou seja, não se tem apenas uma maneira de linguagem, mas sim várias, em especial na educação infantil. Assim, objetivou-se com essa pesquisa, realizar uma revisão sistemática de estudos, apresentando os tipos de linguagem, e as possibilidades e importância de desenvolver tais meios de comunicação e expressões na educação infantil. A pesquisa possui uma abordagem do tipo qualitativa, tendo como procedimentos a bibliográfica para coleta e análise de dados. Os documentos foram selecionados a partir das bases de dados Scielo e Google Scholar. Após a coleta, os critérios de análise foram empregados a partir da leitura de todo o material, compilando as principais informações, buscando a ampliação do conhecimento sobre o tema pesquisado e a relação das informações objetivadas neste estudo. Como resultados, foram selecionados três diferentes tipos de linguagens, sendo estes: a linguagem das artes visuais, a linguagem audiovisual e a linguagem do movimento. Estas expressões contribuem significativamente para o desenvolvimento de crianças em idade escolar, contribuindo na busca da superação de que apenas a linguagem verbal e escrita deve ser considerada, quando existem múltiplas linguagens. …

Palavras: 2750Páginas: 10

1ª PARTE - TCC - TEMA A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

TCC- TEMA: A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS FACULDADE ANHNAGUERA…

Palavras: 3575Páginas: 13

Sequência Didática - Aulas de Literatura

Este trabalho apresenta uma Sequência Didática elaborada para a primeira etapa da Unidade II de uma turma (fictícia) de 3º ano do Ensino Fundamental. A classe é composta de 16 alunos…

Palavras: 2475Páginas: 9