Gestão do projeto educativo Pedagogia

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Dessa forma, os alunos participam ativamente de todo o processo para construir seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades; isso também é denominado como uma abordagem construtivista. Por outro lado, o mentor ou professor apenas os conduz e os orienta para focar nos objetivos da disciplina. Tudo isso é feito por meio de atividades e pela adoção de métodos de ensino modernos e inovadores. A nova demanda da época ou a necessidade da hora para os alunos é abraçar os métodos de ensino contemporâneos que também ajudarão a reduzir a competição entre os alunos, promover a cooperação e impulsionar o ambiente de estudo da saúde. Ao longo dos anos, houve mudanças visíveis no estilo de ensino. A experiência de aprendizagem ativa vem através das escolhas que oferecemos às crianças no que elas fazem, dando oportunidades para selecionar seus próprios materiais e objetivos, e através da oferta de materiais que são naturais, interessantes e abertos, que as crianças experimentam todos os dias; materiais grandes e pesados, mas fáceis de manusear e apropriados.

Elas são essenciais para o aprendizado. Diante desse contexto, o presente projeto questiona: “Como ensinar a matemática através das metodologias ativas?” REFERENCIAL TEÓRICO A Metodologia de aprendizagem ativa refere-se ao tipo de processo de ensino centrado em atividades que estimulem os alunos a se engajarem em sua aprendizagem de forma mais autônoma, envolvendo mais do que a memorização de fatos e conceitos a curto prazo, levando à compreensão de longo prazo por meio de análise, avaliação , e criar e fazer com que os alunos tenham um papel ativo responsável em sua aprendizagem. CARVALHO, 2020). A aprendizagem ativa usa as 4 habilidades de ouvir, falar, ler e escrever junto com a observação e acrescenta o pensamento. O modelo centrado no ensino dá especial importância à figura do professor, considerado fonte fundamental de informação e conhecimento.

Nesse modelo, o professor é quem sabe, e é sua responsabilidade transmitir bem esse conhecimento, cabendo aos alunos a única tarefa de reproduzir o conhecimento. Além disso, a responsabilidade pelo desenho e desenvolvimento curricular pertence exclusivamente ao professor, incluindo o modo de organização da instrução, a escolha do conteúdo e os métodos de ensino e procedimentos de avaliação. O mesmo é verdade para a transformação do conhecimento. Nesse caso, a reprodução é buscada como produto da aprendizagem. As concepções do aluno são utilizadas como base para prevenir erros e promover mudanças conceituais. A interação professor-aluno é uma via dupla para a negociação de significados. O trabalho cooperativo do aluno é promovido para a construção conjunta de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores necessários ao seu aluno e posterior vida profissional.

Esse método busca uma metodologia de avaliação significativa que utiliza diversas fontes de coleta de informações e que forneça feedback aos alunos, ajudando-os a mobilizar processos de autoavaliação e autorregulação do processo de aprendizagem. OLIVEIRA, 2019). ROGERS, 2020). O ensino interativo também auxilia no engajamento aluno-professor e entre colegas. Quando um professor faz uma atividade com os alunos, ele conhece melhor o aluno e adapta mais exercícios de acordo com seus pontos fortes e interesses. ROGERS, 2020). É igualmente importante incentivar os jovens alunos a participarem de atividades em grupo, seja em classe, em pares ou em grupos de cinco. Outra abordagem para definir a aprendizagem ativa é mais útil em configurações locais, como discussões internas de departamento ou conversas entre líderes de departamento e administradores.

Nesta abordagem, um enfoca a discussão em um curso específico e define a aprendizagem ativa como um tarefa que os alunos realizarão durante o tempo de aula. Esse ajuda a garantir que todos na discussão tenham uma visão semelhante de quais métodos estão realmente sendo propostos ou discutido no contexto de objetivos explícitos do curso e resultados de aprendizagem do aluno. ROGERS, 2020). Dentro dessas abordagens de metodologia ativa, temos a classe invertida. O objetivo da gamificação é trazer a experiência dos jogos, sejam analógicos ou digitais para o ensino. Importante ressaltar que essa metodologia visa criar uma competição saudável, estimulando o pensamento, a motivação e a dedicação dos alunos ao estudo. Vamos trabalhar a matemática por meio de um jogo, chamado caça-tabuada.

O Caça-tabuada consiste em o estudante procurar no diagrama e colorir os resultados de cada tabuada de acordo com a legenda estabelecida. Caça-tabuada consiste em o estudante procurar no diagrama e colorir os resultados de cada tabuada de acordo com a legenda estabelecida, assim conseguindo fixar com maior facilidade os resultados das operações. Além disso, é sempre importante validar a eficiência dos métodos de ensino para o aprendizado dos alunos. As avaliações mais adequadas para orientar as melhorias na aprendizagem dos alunos são os questionários, testes, tarefas de redação e outras avaliações que os professores administram regularmente em suas salas de aula. Os professores confiam nos resultados dessas avaliações por causa de sua relação direta com os objetivos de instrução em sala de aula.

REFERÊNCIAS BACICH, L. TANZI NETO, A. maio/ago. CARVALHO, P. Metodologias Ativas na Modalidade Híbrida. São Paulo: Ática, 2020. HORN, M. SANTOS P. Educação Online em Tempos de Mobilidade e Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2020. ZABALA; A. A prática educativa: como ensinar.

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