Projeto de TCC A CONSTRUÇÃO DO PPP COMO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

  Nesse contexto, considera-se que a gestão coletiva é responsável por fazer da escola um ambiente em que todos são corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, é a partir da participação de todos e do trabalho colaborativo, considerando o estudante sujeito do seu próprio aprendizado, que a gestão educacional pode contribuir para a ampliação das estruturas democratizantes e consequentemente favorecer o exercício da participação popular. Assim, esta investigação buscará: a) investigar o processo de construção do PPP de cada escola; b) realizar uma análise comparativa do processo de construção do PPP das escolas públicas e privadas; c) realizar uma análise reflexiva sobre o PPP das escolas públicas e privadas; e d) identificar os principais responsáveis pela construção e efetivação do PPP em cada escola.

Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com base descritiva e exploratória, onde serão investigados o contexto e a realidade da construção e efetivação do PPP a partir de diferentes perspectivas, tendo como finalidade interpretar o fenômeno investigado analisando os elementos existentes na realidade estudada (MINAYO, 2009). Definição do problema (meia página) Considera-se que esta pesquisa que investigará os principais fatores que circundam a construção do PPP na escola, apresenta relevância significativa, no intuito de buscar-se fundamentação teórica e metodológica, que possa contribuir com a melhoria da qualidade da educação, assim como para a promoção da gestão democrática da escola, tão necessária no contexto atual do país para valorização da educação e efetivação de uma educação de qualidade a todos.

Desse modo, a gestão escolar também apresenta um papel fundamental nesse contexto, pois para efetivação de uma gestão verdadeiramente democrática no contexto educacional, e para a promoção da cidadania, é necessário que se realizem mudanças nas estruturas organizacionais da escola, promovendo uma participação efetiva da comunidade escolar em todos os seus processos decisórios (ORTH; MEDEIROS; PEREIRA, 2011). Nesse cenário, ressalta-se que nas instituições de ensino deve efetivar-se a participação coletiva e colaborativa, com foco no sucesso da aprendizagem do estudante, seguindo os princípios da gestão participativa. Para tanto, é necessário um trabalho de colaboração e interação de todos (SAVIANI, 2000; PARO, 2002). Nesse sentido, no que diz respeito a formação humana, pode-se dizer que na escola existem vários contextos de aprendizagem, onde o professor guiado pelos documentos norteadores como o PPP e a Base Nacional Comum Curricular, tem o dever de contemplar as diferentes especificidades presentes em sala de aula.

Segundo Freire (1996), a existência humana está pautada na cultura, na comunição, e especialmente na linguagem. Compreende-se que a gestão da qualidade de ensino deve priorizar o contexto escolar em que está inserida, promovendo uma gestão democrática e participativa, buscando aprimorar constantemente o PPP da escola com a participação de toda a comunidade. Dessa forma, para Lück et al. p. A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de atuação consciente, pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem seu poder de exercer influência da dinâmica dessa unidade social, de sua cultura e de seus resultados, poder esse resultante de sua competência e vontade de compreende, decidir e agir em torno das questões que lhe são afetas.

  Segundo Soares (2011), a gestão educacional deve estar associada a ideias dinâmicas em educação, dando ênfase a ações para transformação da realidade, nas dimensões políticas e sociais, por meio da participação e da promoção da cidadania. Procedimentos e instrumentos Para implementação do estudo, será realizado o contato com a equipe diretiva de cada escola para apresentação do projeto e da proposta do estudo, através de uma carta elaborada pela pesquisadora. Após obtenção da autorização para realização da pesquisa, os pesquisadores entrarão em contato novamente com a equipe diretiva e pedagógica, para assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e para a realização de uma entrevista semiestruturada, que terá como proposta identificar a realidade da escola e de construção do PPP.

As entrevistas serão realizadas em conjunto ou individualmente, em local previamente agendado, de acordo com a disponibilidade dos participantes. Posteriormente, será realizada uma reunião com os professores para apresentação dos objetivos e da proposta do estudo, em dia e horário previamente agendado, de acordo com a disponibilidade dos participantes. Neste momento, os interessados assinarão o TCLE e preencherão um questionário com questões abertas, que terá como intuito identificar a percepção dos professores sobre construção do PPP da escola e efetivação do documento dentro do espaço escolar. Referências BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. BRASIL. Lei nº 9. n. p. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

L. Org. Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.   LÜCK, H. MATURANA, H. Emoções e linguagens na educação e na política. Trad. José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: UFMG, 1998. setembro/2011. PARO, V. H. Gestão democrática da escola publica. Atica, 2002. VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

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