INTERDISCIPLINARIDADE, CURRÍCULO E TECNOLOGIA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Currículo. Ensino tecnológico. Abstract: This study discusses the relationship between curriculum, interdisciplinarity and technology from a detailed perspective of the origins, historical concepts, virtues and functionalities. Based on the studies of renowned authors, the paper brings in its composition a constructive and deliberative literature review, providing a significant explanation about the relationship that should exist between curriculum, interdisciplinarity, and technology in the teaching-learning process. Ao estudar suas origens, efeitos e características, será possível vislumbrar valiosos metodologias de labor pedagógico. Este paper é composto por uma minuciosa análise bibliográfica, a qual consta diversos autores que enriquecem o trabalho. Fontes confiáveis, advindas de revistas, jornais e artigos científicos, contribuíram para a deliberação acadêmica do objeto de estudo em questão: a relação que necessita haver entre interdisciplinaridade, currículo e tecnologia.

Desenvolvimento A palavra Currículo se origina do latim Curriculum, que significa: “carreira, curso, percurso, lugar onde se corre, campo, caminho” (SACRISTÁN; GÓMEZ, p. Conforme Eyng (2007), a palavra curriculum passa a ser aplicada às instituições de ensino a partir do século XVI, proporcionando o surgimento de duas relevantes vertentes: a de que o currículo não deveria apenas ser seguido e a de que o currículo necessitaria também ser completado. Fortes (p. explica que: Em um projeto de pesquisa interdisciplinar é necessário determinar o valor de cada disciplina, discute-se em nível teórico, suas estruturas e a intencionalidade de seu papel no currículo escolar. Esses fundamentos possibilitam entender que a interdisciplinaridade é muito mais que uma simples integração de conteúdos. A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade.

Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. Pode-se presumir, portanto, que os apetrechos digitais alavancam tanto o conhecimento docente como discente. Ademais, eles têm a capacidade de acrisolar a comunicação cotidiana dentro do ambiente escolar, desde que tenha sua utilização peremptória nas salas de aula. Silva (2002, p. afirma: Pensamos que a ideia de escola como memória da humanidade, como sistema de construção do saber, de enriquecimento moral e social, um espaço em que se considere cada aluno como um ser humano à procura de si próprio, em reflexão conjunta com os demais e com o mundo que o rodeia, tem ainda razão de existir neste início de um novo milênio.

Precisa, sim, é de ser profundamente renovada e as atuais TIC contém os ingredientes necessário para favorecer essa mudança. Por conseguinte, as relações estreitas e eficientes dos três elementos deliberados nesse trabalho são capazes de fixar a educação de modo fluente e competente. Afinal, toda instituição escolar necessita de artifícios capazes de aprimorar a transposição de conhecimento, transformando o labor de lecionar em uma agradável e satisfatória construção cívica e intelectual. Referências AIRES, Joanez Aparecida. Integração Curricular e Interdisciplinaridade: sinônimos?. Educação & Realidade, v. BROGNOLI, Paula Caldas; DE LIMA DIAS, Maria Sara. A extensão universitária, a interdisciplinaridade e viabilidade durante o COVID-19: uma relação transformadora entre universidade e sociedade: University extension, interdisciplinarity and feasibility during COVID-19: a transforming relationship between university and society.

International Journal of Digital Law, v. n. p. FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Revista acadêmica Senac on-line. a ed. setembro-novembro, 2009. Porto Alegre: Penso, p. SILVA, B. D. S. A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola.

95 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download