A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO Este trabalho visa abordar os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea e, consequentemente, suas influências no espaço escolar, se tornando uma forte aliada para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo principal compreender a relevância da tecnologia digital como recurso que contribui significativamente nas formas de ensinar e aprender, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, paralelamente a este, analisar os benefícios dos instrumentos tecnológicos para o aprendizado dos alunos, refletir sobre a utilização das tecnologias no contexto educacional e pensar em formas de implementar as tecnologias digitais nos espaços escolares. Atualmente, estamos diante de uma geração conectada com o mundo digital. O uso dessas ferramentas em sala de aula permite que o professor se aproxime ainda mais da realidade dos alunos que, na sua maioria, já chega à escola inserido numa cultura digital, onde já é parte da sua rotina diária o uso de celulares e o acesso à internet.

É importante ressaltar que, ao elaborar uma aula auxiliada pelas ferramentas digitais, o professor precisa ter claro em mente a intencionalidade educativa, para que as aulas não fiquem limitadas ao simples ato de brincar, distrair ou entreter, pois isso já ocontece de forma natural, ele deve priorizar a informação e o desenvolvimento de novas habilidades, procurando estimular à criatividade, o senso crítico, a autonomia, a interação, a colaboração, o raciocínio lógico, dentre tantas outras habilidades que contribuirão para colocar a criança como ser ativo e participativo no processo educativo. A esse respeito, Nunes (2007) afirma que: [. As novas tecnologias na educação devem ser sim adotadas, mas com cautela, de forma que atuem não somente como um suporte em sala de aula, mas que sirvam como subsídio para que o professor desenvolva habilidades e competências úteis para os alunos em qualquer situação da vida (NUNES, 2007, p.

Tal afirmativa evidencia a necessidade de alunos e professores andarem lado a lado no ritmo dessas transformações. Avaliação • Atividades: # Discussão roteirizada; atividade prática (desenho), produção textual e confecção coletiva do cartaz. • Critérios: # Participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; coerência nas respostas orais, engajamento com os colegas e com a professora; espírito colaborativo e demonstração de compreensão do conteúdo estudado. Referências CARNEIRO, A. P; FIGUEIREDO, I. S. Habilidade da BNCC de língua portuguesa para o 2º ano do ensino fundamental. Tudo sala de aula. de março de 2019. Disponível em:< https://www. tudosaladeaula. com. br/educacao/o-uso-tecnologia-digital-na-sala-aula-um-olhar-sobre-contexto-escolar. htm>. Acesso em: 29 set. CONCLUSÃO Formar professores que possam utilizar a tecnologia educacional para contribuir para melhorar a qualidade da educação tem se tornado um dos grandes desafios do Brasil, atualmente.

n. Disponível em:< https://periodicos. ufjf. br/index. php/RPDE/article/view/31969/21198>. php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 set. MOREIRA, V. N. BATISTA, S. Disponível em:< https://oaji. net/articles/2020/8925-1598234024. pdf>. Acesso em: 12 set. PANTOJA, P. cairu. br/revista/arquivos/artigos/20182/art_02. pdf>. Acesso em: 25 set.

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