Pedagogia - 1052 trabalhos feitos para baixar – Page 9

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INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Desafios e possibilidades

Infantil; pautando a pesquisa em temas como, atividades multidisciplinares e no conceito…

Palavras: 4125Páginas: 15

IDEOLOGIA DE GÊNEROS:
SERÁ UM CAMINHO NOVO?

Resumo Nos dias atuais todos falam sobre o natural, a natureza. Ora, tudo…

Palavras: 6600Páginas: 24

Habilidades sociais

Sousa São José dos Campos 2018 Agradecimento (opcional) Dedicatória (opcional) SUMÁRIO RESUMO 1 INTRODUÇÃO 10 2 JUSTIFICATIVA 11 3 TEMA E LINHA DE PESQUISA 12 4 OBJETIVOS 12 4. Objetivos…

Palavras: 7700Páginas: 28

GESTÃO ESCOLAR NO SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Gestão Escolar no Século XXI: os Desafios da Coordenação Pedagógica. Belo Horizonte:…

Palavras: 4675Páginas: 17

GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Em tempos marcados pela pandemia da Covid-19, dinâmica que impactou diretamente na…

Palavras: 4125Páginas: 15

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM CAMINHO PARA A PARTICIPAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

Nesse modelo atual há um gestor geral que são o diretor e…

Palavras: 2475Páginas: 9

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

com menção ____ (________________). Banca Examinadora _________________________________ _________________________________ São Paulo - SP 2017 resumo O…

Palavras: 6325Páginas: 23

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: ATUAIS TENDÊNCIAS, NOVOS DESAFIOS

 Para tanto, fez-se necessário, o levantamento dos novos desafios sociais,  econômicos e…

Palavras: 4125Páginas: 15

FILOSOFANDO SOBRE ÉTICA E CIDADANIA: EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Lucila Lang Patriani de Carvalho de Carvalho. Aprovada em ______ de ___________…

Palavras: 13475Páginas: 49

FAMÍLIA EDUCA, ESCOLA ENSINA

XXXXXX. Aprovado pelos membros da banca examinadora em ___/___/___. com menção ____ (________________)…

Palavras: 9075Páginas: 33

FAMÍLIA EDUCA, ESCOLA ENSINA

XXXXXX. Aprovado pelos membros da banca examinadora em ___/___/___. com menção ____ (________________)…

Palavras: 6875Páginas: 25

ESTUDO DE CASO: INFLUÊNCIA DO ATRASO NA FALA PARA A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Brasil, 2019, 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em Alfabetização…

Palavras: 4950Páginas: 18

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

BANCA EXAMINADORA ____________________________________ Prof(a). Orientador (a) Rede Integração Acadêmica ____________________________________ Prof(a). Componente da Banca Rede Integração Acadêmica ____________________________________ Prof(a). Componente…

Palavras: 7425Páginas: 27

ESPECIALIZAÇÃO PODOLÓGICA AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

Desenvolvimento. Nefropatia diabética. Doença vascular periférica. Isquemia crítica crônica. Biomecânica e calçados…

Palavras: 3575Páginas: 13

EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas minuciosas sobre a temática desde estudo,…

Palavras: 5775Páginas: 21

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Universidade Norte do Paraná, Rio de Janeiro, 2019. RESUMO Este projeto busca investigar…

Palavras: 4950Páginas: 18

Educação Ambiental e Sustentabilidade

Orientadora: Prof. ª: CIDADE- ESTADO 2019 NOME DO ALUNO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Trabalho…

Palavras: 10175Páginas: 37

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA, ESCRITA E DESENVOLVIMENTO: uma revisão bibliográfica sobre as razões que levam as dificuldades de aprendizagem na escola

Aborda a questão dos métodos, técnicas e estratégias de ensino para alunos…

Palavras: 4125Páginas: 15

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentaremos aos professores as possibilidades de introduzir conhecimentos aos alunos de acordo…

Palavras: 10175Páginas: 37

CANTAROLANDO: A ARTE DE CANTAR E CRIAR

Brasil, 2019, 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em educação…

Palavras: 3025Páginas: 11

BULLYNG NO AMBIENTE ESCOLAR: A FUNÇÃO DO PROFESSOR FRENTE À AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA

Da mesma forma que no mundo real, depara-se com atitudes criminosas, muitas…

Palavras: 5775Páginas: 21

AUTISMO: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Foi realizado um levantamento de estudos nacionais que abordavam as dificuldades de…

Palavras: 4950Páginas: 18

AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM BASE NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM BNCC NO ENSINO MÉDIO

Essa intervenção tem que abordar a teoria e aplicar a parte prática,…

Palavras: 2750Páginas: 10

Atuação do Pedagogo em espaços educativos não escolares

Os objetivos específicos são compreender a importância do pedagogo nas empresas, no…

Palavras: 5225Páginas: 19

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços) Resumo: A…

Palavras: 5500Páginas: 20

ASPECTOS DA RELAÇÃO INTERPESSOAL ENTRE ESTAGIÁRIOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Figura 2 – IRAMUTEQ. Figura 3 – Metafunções de Halliday. Figura 4…

Palavras: 11550Páginas: 42

Aspectos conceituais, técnicos e eticos da educação especial

Silvana Santos Pereira de Souza - RG:20. Aspectos conceituais, técnicos e eticos…

Palavras: 4125Páginas: 15

AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA

Com uma geração de alunos dinâmicos e curiosos, onde conhecer e incluir…

Palavras: 5225Páginas: 19

As habilidades socio-emocionais e sua relação com a aprendizagem

No entanto, para Abed (2014), as instituições de ensino formais não estão…

Palavras: 6050Páginas: 22

AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Nome do Professor Universidade Paulista – UNIP _______________________/__/___ Prof. Nome do Professor…

Palavras: 10450Páginas: 38

Arte Educação 2 trabalhos

A tecnologia, já presente na realidade dos alunos, pode agregar no despertar…

Palavras: 3850Páginas: 14

APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Ensino presencial. Ensino superior. INTRODUÇÃO A Educação a Distância (EAD) é uma…

Palavras: 2750Páginas: 10

APRENDER FAZENDO: UNINDO TEORIA E PRÁTICA

XXXXXXX. Aprovado pelos membros da banca examinadora em ___/___/___. com menção ____…

Palavras: 8250Páginas: 30

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO REALIZAR OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA?

” Paulo Freire LISTA DE ILUSTRAÇÕES IMAGEM 01: JESUÍTAS ENSINANDO. p. IMAGEM 02: RESULTADOS…

Palavras: 5500Páginas: 20

ACESSIBILIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AUTISTAS

As intervenções no TEA visam reduzir os impactos na sociabilidade e na…

Palavras: 5500Páginas: 20

A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O ENSINO HÍBRIDO

AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus por me fazer perseverante. Oportunamente quero agradecer a essa…

Palavras: 10175Páginas: 37

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTOR: QUÉZIA DE OLIVEIRA PINTO ORIENTADOR: PROF. ESPECIALISTA ADIVAL JOSÉ REINERT JUNIOR RESUMO O presente…

Palavras: 2475Páginas: 9

A LUDICIDADE COMO ESTÍMULO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

Com o crescimento, a criança tm suas habilidades ampliadas, permitindo que brinquem…

Palavras: 2750Páginas: 10

A INTEGRAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO REGULAR

Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) São…

Palavras: 7975Páginas: 29

A interação do aluno com deficiência intelectual na educação infantil

A princípio foi retratado um breve histórico sobre a deficiência desde os…

Palavras: 13750Páginas: 50

A Inserção do Aluno com Deficiência Auditiva no Ensino Regular

A metodologia é a revisão de literatura. Conclui-se que o processo de…

Palavras: 4950Páginas: 18

A indisciplina na educação infantil

Diante disso, expõem-se os seguintes problemas: Será que o professor, em meio aos…

Palavras: 3575Páginas: 13

A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO

Justificativa. Linha de Pesquisa. Objetivos. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Contudo, hoje já…

Palavras: 8250Páginas: 30

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR

A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular. páginas. Projeto…

Palavras: 5225Páginas: 19

A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

A criança autista tem dificuldade de interação e comunicação, essa é sua…

Palavras: 4125Páginas: 15

A importância do Monitor Disciplinar no ambiente escolar

Linha de Pesquisa: 5 Formação e Condução do Ensino 5 1. Tema: 5 1. Problema 5 1. Hipótese 5 1. Justificativa 6 1. Mas…

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas…

Palavras: 6050Páginas: 22

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PEDAGOGIA

CACHOEIRA PAULISTA-SP 2017 CRISTINA DE CÁSSIA PEREIRA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PEDAGOGIA Trabalho de…

Palavras: 13200Páginas: 48

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CIDADE (Arial, fonte 12) 2019 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor1,…

Palavras: 3300Páginas: 12

A importancia do brincar na educaçao infantil

Agradeço a realização deste trabalho a Deus em primeiro lugar, que me…

Palavras: 7150Páginas: 26

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)…

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADE DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Cidade, dia de mês de…

Palavras: 7425Páginas: 27

A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA

Tutor (a): Ermelinda Nobrega de M. Melo MACAPÁ – AP 2018 DELCI DO SOCORRO SILVA…

Palavras: 13200Páginas: 48

A importância da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental

com menção ____ (________________). Banca Examinadora _________________________________ _________________________________ São Paulo 2017 resumo Esta pesquisa tem…

Palavras: 3850Páginas: 14

A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA ESCOLA

Considerando o fato de que o processo educacional precisa de um maior…

Palavras: 2475Páginas: 9

A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA

CURSO DE NOME DO CANDIDATO EM MAIÚSCULA E NEGRITO CENTRALIZADO NO MEIO…

Palavras: 8525Páginas: 31

A FORMAÇÃO CONTINUADA FRENTE AO ALUNO PORTADOR DE TDAH

Analisamos diante de autores como BRASIL (1996 - 2017), BARKLEY (2002), BELLI…

Palavras: 6875Páginas: 25

A ETIMOLOGIA DAS PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS NO DECORRER DO TEMPO: UM ESTUDO DO NEOLOGISMO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Dra. Dieli Vesaro Palma Aprovado em: __/__/__ BANCA EXAMINADORA ____________________________________ Dra. Dieli…

Palavras: 9625Páginas: 35

A criança, a família e a escola no processo de ensino aprendizagem

Pesquisadores, filósofos e professores foram utilizados como base para fomentar o trabalho,…

Palavras: 4125Páginas: 15

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM

BANCA EXAMINADORA _________________________________________________ Prof. ª Odenisia Montanha (Universidade Candido Mendes) ORIENTADORA RESUMO Este artigo pretende abordar a…

Palavras: 6875Páginas: 25

A CONTRIBUIÇÃO DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Fatima Ramalho Lefone. Aprovado pelos membros da banca examinadora em ___/___/___. com…

Palavras: 6600Páginas: 24

A contribuição da brinquedoteca da UEMG- Unidade Campanha no processo de ensino aprendizagem do Ensino Fundamental

ORIENTADORA: Prof. ª Dra. Solange Carneiro Rodriguez Data de aprovação ___/___/___ BANCA EXAMINADORA ____________________________________________ Prof…

Palavras: 12925Páginas: 47

A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientadora: Prof. ª: CIDADE- ESTADO 2019 NOME DO ALUNO A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS…

Palavras: 12375Páginas: 45

A atuação Prática da Secretária Escolar

Usei como apoio para as considerações, material disponível na revisão bibliográfica sobre…

Palavras: 7425Páginas: 27

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Partindo de um breve histórico sobre a pedagogia no Brasil, apontamos que…

Palavras: 4950Páginas: 18

OS PROCESSOS DA LEITURA E LETRAMENTO

Barreirinha, AM, de 2017. BANCA EXAMINADORA. Prof. Prof. Prof. Justificativa 9 2 Objetivos 9 2. Geral 9 2…

Palavras: 5775Páginas: 21

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)…

Palavras: 4125Páginas: 15

EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)…

Palavras: 4125Páginas: 15

A PSICOPEDAGOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavras chave: Psicopedagogia. Ensino Aprendizagem. Psicologia. Pedagogia. Dificuldade de Aprendizagem. Entre os…

Palavras: 3850Páginas: 14

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA GESTÃO DA ESCOLA INTEGRAL

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELAÇÕES INTERPESSOAIS: CONCEITOS 5 1. Inteligência emocional 7 1. Relações interpessoais 13 Capítulo 2…

Palavras: 11000Páginas: 40

A presença da visão construtivista nos Cursos de Educação á Distância no Brasil

INTRODUÇÃO 1 1. Objetivo 3 1. Metodologia 3 2. CONSIDERAÇÕES 4 2. Visão Construtivista 5 2. Assim, possibilitar a inclusão dos alunos…

Palavras: 6875Páginas: 25

Prática de ensino em educação infantil - Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre como o professor de educação infantil poderá organizar a sua rotina pedagógica de forma que o lúdico esteja articulado junto. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em educação infantil - A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professo

CRITÉRIO 1: DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) Seu texto deve ter posicionamento crítico com argumentos baseados em fundamentos teóricos da disciplina. CRITÉRIO 2: EXTENSÃO Seu texto deve ter, no mínimo, 1 (uma) página de extensão. CRITÉRIO 3: ESTRUTURA DO PARÁGRAFO Você deve desenvolver os parágrafos apresentando as ideias principais e secundárias com clareza e relacionando-as. CRITÉRIO 4: GRAMÁTICA Seu texto deve apresentar consistência na pontuação, ortografia e concordância das frases. Evite a escrita de frases muito longas. Se necessário, consulte um dicionário. CRITÉRIO 5: FORMATAÇÃO Você deve seguir esta orientação de formatação: Tipo de fonte: Arial ou Times; Tamanho da fonte: 12; Espaçamento: 1,5 justificado; Recuo parágrafo: 1,25 CRITÉRIO 6: REFERÊNCIAS Você deve informar corretamente as citações e referências conforme normas da ABNT (autor, obra, ano e publicação). …

Palavras: 275Páginas: 1

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Situação problema: A coordenadora pede para que as professoras da educação infantil, que dão aula à mesma faixa etária de idade, criem um planejamento de aula baseando-se na BNCC. O foco de trabalho deve ser referente a "Espaço, tempos, qualidades, relações e transformações, o campo de experiencias. …

Palavras: 550Páginas: 2

Redação: Educação Inclusiva

TRABALHO ESCOLAR OU REDAÇÃO OU RESUMO: Educação Inclusiva…

Palavras: 550Páginas: 2

RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS: Desafios e mudanças pós-pandemia

A legitimidade deste trabalho justifica-se pela necessidade de promover às crianças, por meio de práticas escolares, a compreensão de educação e o acolhimento infantil tendo em vista seu retorno a escola. Visamos oferecer por meio da atividade elaborada o interesse nas atividades lúdicas e novas experiências no cotidiano dos alunos, para aprenderem através da intencionalidade e para adquirirem novos conhecimentos. Pensamos que a partir desses conhecimentos, podemos entender um pouco mais a vivência do estudante e refletir sobre a sequência didática a seguir…

Palavras: 2200Páginas: 8

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS

A inclusão deve ser a razão para forçar melhorias na formação profissional dos professores de serviço e questionar a formação dos alunos. É preciso preparar esse professor com antecedência para diminuir o número de alunos em cada turma, estrutura corporal adequada e apoio especial aos professores regulares, acompanhamento permanente dos pais e campanhas publicitárias realizadas pela comunidade sobre o tema da participação e inclusão comunitária…

Palavras: 3300Páginas: 12

COMPREENDENDO O AUTISMO E SUAS PARTICULARIDADES

O presente trabalho trouxe como enforque principal, dar respaldo maior, acerca do histórico do autismo e a inclusão dos mesmos. Internacionalmente tem se discutido e refletido cada vez mais sobre o universo do autismo. Em relação ao Transtorno Espectro Autismo ainda não há uma causa ou um fator desencadeante conhecido, tanto sua incidência quanto sua prevalência têm aumentado de maneira muito significativa na população infanto-juvenil. Primeiramente é necessário esclarecermos que caracterizar não é o mesmo que rotular, desta forma vamos apresentar algumas informações que julgamos essenciais ao processo de conscientização da sociedade no que se refere as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autismo. Brites conceitua o autismo como um transtorno de desenvolvimento que afeta de maneira decisiva e predominante nossa capacidade de percepção social. No ambiente Escolar ao falar sobre Autismo é necessário abordar uma das mais elaboradas legislações educacionais que temos a disposição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em síntese a LDB ampara as pessoas com deficiência, dentre elas os autistas, de forma a proporcionar-lhes condições de desenvolvimento e inclusão social, com isso todos os segmentos da sociedade passaram a perceber, entender e respeitar os autistas…

Palavras: 3850Páginas: 14

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR E COMUNIDADE ESCOLAR PARA O BOM DESEMPENHO E ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ATUALIDADE

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 5500Páginas: 20

Longa - Metragem Vidas Secas

Resumo Crítico do Longa - Metragem Vidas Secas…

Palavras: 275Páginas: 1

O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: recursos e estratégias

Depois da pandemia causada pelo corona vírus (Covid-19), a educação infantil sofreu grande impacto em funcionamento, tendo como única e viável ferramenta de trabalho o ensino remoto. Utilizar tecnologias nas salas de aula remota é uma tarefa arduamente morosa, porém, simples e possível para todos os professores. …

Palavras: 2750Páginas: 10

APLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA

Sob a ótica do design instrucional, o labor autodirigido é o utensílio capaz de promover a autossuficiência do indivíduo, de modo que suas atividades sejam eficazes e, principalmente, elaboradas de forma independente. …

Palavras: 3300Páginas: 12

PROJETO DE EXTENSÃO I PEDAGOGIA

Modifique texto para não ter iguais. Portfolio Burguesia Portfolio Individual – Projeto de Extensão – Pedagogia Relatório final O trabalho contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Meta 4.4 e 4.b CURSO: PEDAGOGIA – LICENCIATURA COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO DE EXTENSÃO I – PEDAGOGIA PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Pedagogia – Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. COMPETÊNCIAS: I – Identificar e problematizar questões inerentesa Pedagogia, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos; II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. PERFIL DE EGRESSO: O perfil do egresso do curso de Pedagogia – Licenciatura Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Planejamento e organização Criatividade e inovação Tomada de Decisão OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Pedagogia – Licenciatura está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos. CONTEÚDOS: I – Tecnologias e inovações em educação; II – Educação inclusiva e valorização da diversidade; III – Didática, planejamento e avaliação; IV – Políticas educacionais e ensino. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018. CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. SANT’ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. TEMPLATE PDCA: Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 1. PLANEJAMENTO (PLAN) Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas. LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO DEFINA A PROPOSTA. IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? IDEAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. PROTOTIPAÇÃO: DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. IDEIAS E ANOTAÇÕES: 2. REALIZAÇÃO (DO) CRONOGRAMA: ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4 3. VERIFICAÇÃO (CHECK) Planejamento: Imersão realizada? () SIM () NÃO Ideação realizada? () SIM () NÃO Prototipação realizada? () SIM () NÃO Planejamento está ok? () SIM () NÃO Realização: Cronograma realizado? () SIM () NÃO Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Verificação: Cronograma atende a realização do projeto? () SIM () NÃO Projeto atende a proposta da instituição escolhida? () SIM () NÃO Houve necessidade de mudança de estratégia? () SIM () NÃO Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 4. AÇÃO (ACT) AÇÃO PROPOSTA: …

Palavras: 1925Páginas: 7

GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

As funções do gestor escolar são várias, entre elas a de exercer um papel mediador entre os professores e alunos, dando todo o apoio possível para que o trabalho dos mestres seja realizado com sucesso e, acima de tudo, com resultados satisfatórios. O objetivo deste trabalho é busca compreender a importância e o papel do gestor escolar no ensino inclusivo, discutindo a importância da adaptação de toda gestão escolar para que seja feita a inclusão educacional de alunos com necessidades especiais. A preferência por esse assunto surgiu por meio da relevância do mesmo no ambiente social, e da sua intervenção nos resultados positivos que eles possibilitam para os alunos. Para o cumprimento deste trabalho, foram utilizadas pesquisas em diversas fontes, como livros de autores destacados na área de educação inclusiva e gestão escolar. Concluirei relatando como essas informações vão contribuir aos gestores escolares e para a sociedade em desenvolver projetos para a preparação de escolas e professores na aplicação da inclusão educacional sendo um tema de extrema importância para o desenvolvimento educacional do país…

Palavras: 4125Páginas: 15

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA E DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

O presente trabalho é baseado em reflexões acerca dos temas ligados ao processo de ensino e aprendizagem por meio de investigações e levantamentos teóricos com a finalidade de mostrar quais são os principais fatores que influenciam à prática de alfabetização e letramento e ao mesmo tempo mensurar o quão necessário se faz a utilização de ferramentas como por exemplo, a didática e a psicologia para o desenvolvimento da inteligência e da integração dos alunos pertencentes a educação básica. Sabemos que cada criança tem seu tempo para aprender a ler e a escrever. Em toda sala de aula, há uma heterogeneidade que deve ser respeitada pelo professor, porém todos devem ser instigados a aprender e a ser protagonistas desse aprendizado, compartilhando suas experiências e vivências. A importância da psicologia no processo de ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos…

Palavras: 3300Páginas: 12

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório realizado no período de Setembro/2022 a Dezembro/2022 e apresentado como requisito para a conclusão do Curso de Neuropsicopedagogia Clínica…

Palavras: 3575Páginas: 13

O professor e o aluno autista

Quais são os desafios para a inclusão de crianças com autismo no contexto escolar e qual o papel do professor nesse processo de inclusão? Muitos são os desafios educativos para a inclusão de crianças com autismo na sala de aula regular. Deve ser dada atenção a elas para que tenham uma experiência de aprendizagem enriquecedora, em virtude da qual se é fundamental que os professores se atualizem com programas que os sensibilizem e os preparem para aplicar as diretrizes educacionais adequadas. Também é de fundamental importância considerar a tríade: interação social, comunicação e imaginação, bem como o ambiente, as adaptações curriculares e o desenvolvimento de estratégias como guia para o professor. Além das políticas e medidas legais que legitimam os direitos das pessoas com autismo, é preciso informar e sensibilizar os professores para que se apropriem da importância do tema da inclusão, permitindo-lhes trabalhar com o maior conhecimento e a inovação de estratégias que permitam o desenvolvimento de potencialidades num ambiente harmonioso, tendo em conta as suas necessidades e ritmo de aprendizagem. …

Palavras: 8525Páginas: 31

TCC - COMO DEBATER O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

A fim de compreender melhor sobre o mundo inclusivo o trabalho referido busca compreender o bullyng no espaço escolar, posto isso, será debatido no artigo a origem do bullying, seus conceitos e definições, o propósito em construir instituições de ensinos mais inclusivas e acolhedoras, além de debater ações em combate e prevenção ao bullying nas escolas. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A inclusão e o aluno autista

Percebe-se nos últimos anos um crescente aumento de crianças, sendo diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Análise dos dados obtidos, pode se concluir que ainda existe uma grande lacuna entre os profissionais e principalmente familiares no diagnostico do TEA. Nota-se a deficiência de estratégias e a falta de medidas políticas e recursos pedagógicos para os portadores da síndrome. As etapas da Educação infantil e Básica precisam ser fundamentadas na prática investindo em profissionais capacitados, a partir de uma formação adequada como caminho fundamental para promoção de saúde para a vida dessas crianças. Foram abordados conceitos sobre transtornos do espectro autista, formas de tratamentos, inclusão na escola, crianças com necessidades especiais na escola e o papel da escola inclusiva. …

Palavras: 7975Páginas: 29

INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS

As mudanças em relação ao crescimento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação faz com que diversas áreas a utilizem para desenvolvimento e facilidades que as mesmas proporcionam. O ambiente educacional é um dos que as tecnologias geram benefícios fundamentais, tanto para a transmissão do ensino quanto para a absorção do conhecimento por parte dos alunos. Tendo em vista o mencionado, torna-se evidente a necessidade da inclusão digital nas escolas. Com isso, o investimento em tecnologia para o ensino e a aprendizagem dos alunos deve ser prioridade?…

Palavras: 4400Páginas: 16

PAPER DE ESTÁGIO - A FUNÇÃO DA TECNOLOGIA COMO ALIADA À PRÁTICA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UNIASSELVI

Paper para fim de semestre (algumas instituições exigem), ou complementação do relatório de estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 2200Páginas: 8

PROJETO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UNIASSELVI

Relatório para fim de semestre (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 2750Páginas: 10

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - ELABORAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL - INOVAÇÕES DENTRO DA LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório (modelo FAVENI) para fim de semestre (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 3575Páginas: 13

PROJETO DE ESTÁGIO - INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - FAVENI

Artigo Faveni para conclusão de curso (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 3300Páginas: 12

Há cordas que não amarram, e sim libertam: para um escola inclusiva. CUERDAS

Cuerdas" é uma curta metragem espanhola que retrata a história de uma menina cega e suas dificuldades no dia a dia, e como ela precisa se adaptar ao mundo que a cerca. A obra é uma reflexão sobre a realidade das pessoas cegas e a importância de uma sociedade inclusiva e igualitária. No trabalho realizo uma resenha critica dos pontos elencados…

Palavras: 275Páginas: 1

O ATO DE ENSINAR E APRENDER COM AFETO

O AFETO QUE ENSINA E AFETIVIDADE QUE SE APRENDE: O ATO DE ENSINAR E APRENDER COM AFETO 17 páginas…

Palavras: 4675Páginas: 17