EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE uma abordagem em meio ao universo do menor infrator

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

São Paulo 2021 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. X 2 OBJETIVOS. X 2. OBJETIVO GERAL. X 2. Para que sejam desenvolvidos novos projetos, resoluções e declarações que tratam do caráter ético, político e normativo a Organizações das Nações Unidas desde 1948 por meio da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, busca que os Estados se comprometam em incorporar legislações e políticas públicas para que sejam efetivadas as ações de promoção à proteção a diversidade e o direito de todos. A adolescência pode ser tida como uma fase de descobertas e de grandes instabilidades emocionais sendo está uma transformação para a vida adulta. Neste período grande decisões precisam ser tomadas em relação a práticas sociais, profissionais e ainda modificações biológicas.

Fatores como vulnerabilidade, fragilidade e dependência estão relacionados às crianças e aos adolescentes principalmente em lugares onde se encontram um menor nível socioeconômico. Em determinadas situações o estado de vulnerabilidade acaba por afetar a saúde e danos ao estado psicológico, social ou até mesmo mental quando os adolescentes fazem uso de substâncias psicoativas. OBJETIVO GERAL Discutir a importância da educação e da diversidade tendo como escopo de análise a ressocialização do menor infrator. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Analisar o Estatuto da Criança e do Adolescente; • Conjecturar a relevância da garantia de permanência do indivíduo em relação ao ambiente escolar; • Problematizar a situação emergente em que se apresenta no país quando verificada as condições do contexto familiar das crianças e adolescentes atualmente.

JUSTIFICATIVA Para que a sociedade, principalmente as crianças e adolescentes, resgatem os hábitos de leitura como prática cotidiana, consequentemente formando cidadãos letrados, capazes de fazer uso da leitura e escrita para sua participação social, é necessário integrar esta pratica desde a primeira infância e mostrar-lhes os usos e funções que a leitura proporciona em seu cotidiano e percepções futuras. É impreterível que as metodologias de condução dos processos de ensino aprendizagem também sofram mudanças positivas, ampliando o clima de liberdade, participação e sensibilidade, onde a formação do discente seja focada no saber sistematizado, mas principalmente em sua formação enquanto ser humano e cidadão consciente de seus direitos e deveres. A escola possui papel de dar continuidade à educação iniciada no ambiente familiar, as duas instituições devem andar unidas em favor do desenvolvimento de indivíduos que prezem pelo bem comum.

Logo, percebe-se que a escola deve ser um lugar de aprendizagem das regras sociais permitindo a coexistência, em igualdade dos diferentes. BRASIL, 1997). Encontram-se dentro dos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais os temas transversais, onde por meio da sua abordagem nas diferentes disciplinas, busca-se discutir vários assuntos que são considerados problemáticos em nossa sociedade. Segundo a autora Pereira e Bahia (2011), por meio de suas análises ela constatou que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, traz em seus preceitos o pluralismo de ideias e o respeito às concepções pedagógicas, ficando evidente como deve ser tratado por meio da utilização e abordagem das temáticas transversais, assegurando os direitos dos excluídos fornecendo a igualdade das oportunidades educacionais para todos. Assim, a transversalidade pressupõe que as temáticas de compromisso das relações interpessoais e sociais estejam integradas com as diversas ciências que estão inseridas, fazendo com que as vivências e experiências escolares possam transmitir valores para os alunos.

E por fim, tem-se a educação por comportamento, que busca a tolerância por meio de hábitos ao que se apresenta como diferente dentro das relações sociais e a realização de práticas de cooperação e interesses comuns. Ou seja, a educação para a democracia irá desenvolver os conceitos fundamentais que estão relacionados à vida social e política e sua correspondência com a formação da ética. O direito que se tem por meio das diretrizes e legislação que norteiam o nosso sistema de ensino buscam garantir que o aluno esteja inserido dentro do ambiente escolar, sendo papel do gestor da escola, fazer com que os alunos sejam incluídos dentro do âmbito escolar, que eles não sejam apenas mais um número dentro do sistema.

Em muitos ambientes escolares, segundo as análises realizadas por Cury (2007), encontram-se precárias condições de existência social, preconceitos e discriminação racial. E por meio da declaração de direitos é assegurado o direito de cobrança para que todo o indivíduo possa exercer suas responsabilidades com as garantias que lhes são cabíveis. Segundo Bardin (2011, p. a análise do conteúdo é um conjunto de instrumentos de cunho metodológico em constante aperfeiçoamento, que se aplicam a discursos (conteúdos e continentes) extremamente diversificados. Para tal, neste trabalho serão analisados os precursores da educação e da diversidade em relação ao escopo do menor infrator. CRONOGRAMA MES/ETAPAS Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Escolha do tema X Levantamento bibliográfico X X X Elaboração do anteprojeto X Apresentação do projeto X Coleta de dados X X X X Análi se dos dados X X X Organização do roteiro/partes X Redação do trabalho X X Revisão e redação final X Entrega da monografia X Defesa da monografia X REFERÊNCIAS BARDIN, L.

Análise de conteúdo. Acesso em: 10 mar. BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a democracia.  Lua Nova: Revista de Cultura e Política, [s. l. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997. CANDAU, Vera Maria Ferrão. php?pid=S0101-7330201200030 0004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 mar. CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito à educação.  Rbpae, S.  1º Seminário de Formação Teórico Metodológica-sp, São Paulo, p. jan. Disponível em: https://periodicos. uff. br/revistamovimento/article/view/32511. br/scielo. php?p id= S0104-40602011000100005&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 10 mar.

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