Projeto de TCC O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Objetivo Geral. Objetivos Específicos. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. METODOLOGIA. CRONOGRAMA. Assim, cabe aos professores procurar novas posturas e habilidades que permitam compreender e intervir nas diferentes situações que se deparam, além de auxiliarem na construção de uma proposta inclusiva, fazendo com que haja mudanças significativas pautadas nas possibilidades e com uma visão positiva das pessoas com necessidades especiais. Para que os objetivos do processo de inclusão sejam alcançados, deve haver mudanças nesse processo dentro do contexto escolar, que são realizadas através da reflexão comprometida e responsável pelos envolvidos referente à realidade inclusiva. Considerando a importância do professor no processo de ensino educativo e inclusivo, os objetivos deste trabalho foram analisar e avaliar sua qualificação e habilidades frente à inclusão de alunos com necessidades especiais e o processo de aprendizagem proposto para tais alunos, a fim de facilitar a inclusão desses sujeitos de maneira eficaz e satisfatória.

Ao analisarmos essas dificuldades, surge a problemática desta pesquisa, que se faz necessária pois é fundamental que seja realizada constantemente pela literatura a revisão de conceitos e a formação adequada dos professores, que por muitas vezes se veem sem os recursos necessários, materiais e didáticos, para incluir os alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula. Assim, este trabalho torna-se importante por seus aspectos fundamentais, pois seus resultados podem gerar informações importantes sobre a formação de professores para a inclusão, e sobre o processo inclusivo na escola, de modo a auxiliar os professores da educação básica, que buscam cada vez mais subsídios para melhor atender os seus alunos. o processo de integração refere-se especificamente aos modelos de inserção escolar de alunos com deficiências, que compreendem um contínuo de possibilidades, desde as classes comuns até locais específicos, como classes e escolas especiais.

p. Para que as escolas atendam ao processo de inclusão, os alunos com necessidades educacionais especiais devem ser incluídos no ensino regular, onde o processo de ensino precisa de uma revisão, a fim de atender as demanda individuais de cada aluno, independentemente de suas particularidades e diferenças, de modo a adequar e organizar o Currículo Escolar e o Projeto Político Pedagógico da instituição, contemplando a diversidade de sua comunidade escolar, formando um equilíbrio entre o desenvolvimento dos conteúdos previstos e a socialização de todos os envolvidos. Dessa forma, quando a criança chega à escola os professores devem ter em mente que além de conteúdos escolares a serem aprendidos pela criança é necessário que ela se torne independente, capaz de desenvolver atividades do dia-a-dia por si só, pois muitas vezes os pais realizam tarefas que as crianças poderiam realizar sozinhas.

Um exemplo de currículo importante para o estímulo da autonomia da criança é o Currículo Funcional Natural, que tem por objetivo central segundo LeBlanc citado por Suplino (2005, p. Para a busca, serão utilizadas as seguintes palavras-chave: inclusão, educação inclusiva, formação de professores, educação básica. Para análise quantitativa dos materiais selecionados, será realizada a distribuição de frequências (%), por meio de quadros, figuras e tabelas. E para apresentação qualitativa dos resultados, será utilizada a Análise de Conteúdo do tipo categorial descrita por Bardin (2011), que se caracteriza pela técnica de formação de categorias que possibilitam ao pesquisador elaborar uma análise exploratória do fenômeno investigado. CRONOGRAMA 2022 Descrição da Atividade J A N F E V M A R A B R M A I J U N J U L A G O S E T O U T N O V D E Z Definição do tema e objetivos do estudo x Elaboração do referencial teórico x x x x Coleta de dados x x x Análise e interpretação dos dados x x Discussão dos resultados x x Revisão final do TCC x Defesa do TCC x 6.

ORÇAMENTO MATERIAL- Capital -Permanente QUANTIDADE VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL Notebook 01 R$ 2. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/192-secretarias-112877938/seesp-esducacao-especial-2091755988/12649-documento-subsidiario-a-politica-de-inclusao. Acesso em: 10 mar. MANTOAN, M. T. E. Org. A integração de pessoas com deficiência. Disponível em: http://revistaescola. abril. com. br/inclusao/educacao-especial/aprender-superar-511027. shtml. Editorial y Distribuidora, 2001. SANTOS, A. M. T. Autismo: desafios na alfabetização e no convívio escolar.

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