Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

As Perspectivas do Projeto de Vida. Trabalho apresentado em requisito a produção textual de Grupo referente ao 6º Semestre, portfólio para as disciplinas de: Adolescência e Juventude no Século XXI; Temas atuais em Educação; Gestão Educacional; Pedagogia em espaços não escolares; Relações Interpessoais e Administração de Conflitos. Cidade 2022 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 2 O PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS 4 2. APRESENTAÇÃO PROJETO DE VIDA E METODOLOGIAS ATIVAS 5 3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 REFERÊNCIAS 10 INTRODUÇÃO O tema deste portfólio é projeto de vida e a formação integral dos sujeitos. Nele debate-se acerca de assuntos relacionados aos estudos das disciplinas desse semestre, tendo em vista o protagonismo juvenil no contexto escolar, que se trata de um processo novato muito utilizado pelos professores, que visa da autonomia ao aluno a ser o personagem principal na sala de aula.

A BNCC é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais e competências gerais da educação básica e traz o projeto de vida na sexta competência, ampliando-o para o mundo do trabalho e reiterando o foco no protagonismo discente e no seu projeto de vida. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2017b, p. grifo do autor). O projeto de vida é traçado entre o ser e o querer ser, é refletir no presente para projetar o futuro com ações concretas.

Neste trajeto, o projeto não poderá ser individualizado; precisa estar integrado as pessoas, aos familiares, a um universo social e profissional que vai além das aspirações próprias, envolve um modo de estar no mundo e nele fazer a diferença. de 20 de dezembro PRODUÇÃO TEXTUAL de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11. de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5. de 1o de maio de 1943, e o DecretoLei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11. de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Disponível em: http://www. BRAZ FERREIRA GONTIJO, S. ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l. v. MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações progressivas e profundas no currículo. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato Grosso. s.

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