A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Educação contínua. Tecnologias. INTRODUÇÃO A educação atual se vê diante de um grande desafio, o qual exige do docente uma preparação contínua, dedicação total a profissão e conhecimento da área em que atua. Ensinar o conhecimento é buscar juntamente com os alunos novas descobertas, contribuindo para desabrochá-lo das mesmas. Esta pesquisa pretende discutir sobre a formação dos docentes da Educação Básica, destacando a preparação para as futuras décadas. Através dela, é possível potencializar a sociedade do conhecimento, ocupando criativamente os acessos ao conhecimento disponível, direcionando os processos cognitivos dos indivíduos e das instituições. Talvez a educação possa intensificar as relações entre o potencial inovador do conhecimento com a própria essência criativa da vida.

É preciso desenvolver a razão ético-comunicativa que permita aos seres humanos construir consensos políticos fortalecendo processos democráticos e intensificando suas predisposições á solidariedade social. A educação deve contribuir com a disseminação da sabedoria de saber conviver nas diferenças. A educação se confronta com essa tarefa: formar seres humanos para os quais a criatividade e a ternura sejam necessidades vivenciais e estabelecidas socialmente. Toda proposta didática está impregnada, implícita ou explicitamente, de uma concepção do processo de ensino-aprendizagem. CANDAU, 2012, p. Atualmente, as fontes de estudo são muitas (Internet, Google, Youtube, plataformas digitais como Instagram, Google Class Room entre outras. e se multiplicam por vários espaços e ambientes não vinculados a escolas como escritórios de atividades profissionais, empresas privadas.

O professor se vê obrigado a mudar seus métodos de ensino, suas práticas em sala de aula, passando de um simples transmissor de conhecimento a um agente transformador valorizando o processo de aprendizagem (PERRENOUD, 2018). o professor – assim como o pesquisador, o divulgador, o jornalista, o especialista – constantemente trata, cria, registra, compara, integra, diferencia, comunica, analisa informações e saberes. Mas o habitus que governa esses tratamentos (PERRENOUD, 2018 p. Todo currículo oculto ou visível, toda unidade educativa forma e transforma os hábitos, por meio do exercício do trabalho do aluno ou estudante e da individualidade espontânea dos caminhos formação. A ação pedagógica é controlada constantemente pelo habitus, conforme parte dos gestos do trabalho, quando se mobilizam saberes. Os discentes formandos em educação tem expectativas de poder aprender a ser professores por meio da prática em ambientes escolares e extraescolares, onde sintam a realidade escolar tendo contato com os alunos, docentes, direção e pais e colocar em prática o que aprendem teoricamente em salas de faculdade.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. COSME, A. Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Ver. Anais [. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2009. P. Disponível em: http://www. educacion. jun. MASSETTO, M. T. Desafios para a docência no Ensino Superior na contemporaneidade. In: CAVALCANTE, M. do S. L. org. Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola e formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2015. Ed. Ver. Tradução de Fátima Murad e Eunice Gruman. Porto Alegre: ArtMed, 2018. P.

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