O USO DE TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO A presente Revisão de Literatura foi alterada devido à pandemia mundial, COVID-2019, não sendo possível o Estágio de Campo. Este trabalho se justifica pela necessidade de revisar nossas práticas pedagógicas, dadas as grandes mudanças tecnológicas que estamos vivenciando, além de contribuir para futuras pesquisas nesta área. O universo tecnológico cada vez mais presente provoca transformações significativas na forma como as pessoas se comunicam e se relacionam, refletindo sobre a forma como ensinam e aprendem. Nesse contexto, devemos refletir como professores e educadores, diante das novas demandas do mundo moderno.

A educação de hoje se espalha das formas mais diversificadas e a mundo digital ajuda essa multiplicação funcionando como mais uma opção para ambiente educacional. No entanto, espera-se que em um mundo ideal, todos terão acesso às plataformas e ferramentas necessárias para lidar com esse fato, que é a propagação do mundo digital nas esferas educacionais. Ser professor de língua estrangeira, além das competências específicas para essa profissão, requer conhecimento de dimensões comuns a outros profissionais de ensino. Um dessas dimensões diz respeito ao uso de tecnologias digitais, mais especificamente, para ser capaz de usar a tecnologia a favor da educação, com foco, como ensina Araújo (2018), em competências funcionais e operacionais da interface digital, não esquecendo os objetivos de aprendizagem e o contexto da área dos professores.

Tendo em vista as grandes transformações ocorridas ao longo do nas últimas décadas, principalmente em decorrência dos avanços tecnológicos, espera-se que a educação, como mediadora das práticas humanas, como o trabalho, sociabilidade e cultura, passem por uma transformação para enfrentar o grande desafio do terceiro milênio, contribuindo de forma mais eficaz para a construção de vida e homem social, atendendo às necessidades contemporâneas da comunidade escolar (FREITAS, 2001). A tecnologia tem papel fundamental no processo de ensino e aprender um idioma e não há como desassociá-los, pois "praticamente cada tipo de método de ensino de línguas tinha suas próprias tecnologias para apoiá-lo”. WARSCHAUER; MESKILL, 2000, p. O quadro negro, bem como qualquer outra tecnologia (digital ou não) são ferramentas essenciais para ensinar um idioma e para apoiar ou apoiar essas práticas pedagógicas, diferentes teorias que foram desenvolvidas com o objetivo de promovem uma aprendizagem mais eficaz, e existem várias teorias que hoje influenciam o ensino e a aprendizagem de uma língua.

A tecnologia pode ser atribuída à realidade íntima dos alunos, além disso, é importante que os professores saibam como lidar com isso e monitorem com precisão o desenvolvimento da tecnologia, pois esta nova geração nasceu imersa no universo com possibilidades oferecidas pela heterogeneidade tecnológica. Além disso, nós podemos transformar nossas aulas e atingir um grande número de alunos interessados ​​em aprender Inglês, pois os professores podem interagir e dinamizar, bem como desenvolver com alunos uma aprendizagem mais significativa. A utilização das Tecnologias nas praticas pedagógicas da Língua estrangeira Quando pensamos em tecnologia na sala de aula, ela logo aparece em nossas mentes eletrônicas como: computador, datashow, notebook, smartphones, software, jogos digitais, entre outros. É uma ideia que pressupõe que antes destes dispositivos eletrônicos para serem inseridos no ambiente escolar não existia tecnologia.

Felizmente, esse bom senso está errado quando olhamos mais longe. A tecnologia sempre esteve ao nosso redor, seja pelo velho quadro-negro, livro, caderno, lápis ou o retroprojetor, estava lá, nos ajudando a construir nosso conhecimento próprio (TUMOLO, 2014). Logo, a disciplina de Língua Inglesa, como componente curricular de extrema relevância no Ensino Fundamental II, e deve acompanhar essas transformações enfatizando a importância e a influência do idioma em todo o mundo ligado ao TDIC, para que o aprendizado do conteúdo ganhe significado para os alunos do século XXI. Paiva (2015) aponta como previsões para o futuro, quanto ao uso de tecnologias para o ensino de línguas: • Desaparecimento dos cursos de leitura instrumental através do crescimento programas de tradução automática; • Banda larga com amplo acesso gratuito; • Carregamento de baterias menor e mais rápido; • Evolução da tecnologia assistiva como ferramenta de interação entre educadores e alunos com necessidades especiais; • Extinção de laboratórios de informática devido ao crescimento de aquisição de equipamentos móveis pelos alunos; • Substituição de placas digitais por telas de LED; • Os desktops serão trocados por equipamentos portáteis; • Expansão de atividades online assíncronas; • Expansão da Educação Online Aberta; • Expansão da aprendizagem autônoma devido à disponibilidade de aplicativos de aprendizagem móvel; • Aumento de videoconferências nas principais universidades; • Emergência e extinção de programas e dispositivos de curta duração; • Expansão das atividades pedagógicas por meio de jogos; • Prestígio de livros digitais; • Presença do uso de tecnologias na formação continuada de professores.

Como aliados do trabalho docente, os TDIC são ferramentas importante para o professor ser capaz de mediar suas relações com seus alunos no processo de formação e constituição social, principalmente no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras. Observa-se o quão essencial no contexto atual é a participação crítica dos professores de Inglês na sociedade do conhecimento e da informação e na promoção de ambientes virtuais que podem contribuir para a solidificação desse conhecimento. De acordo Dias (2010) é necessário considerar um ambiente virtual de aprendizagem como um artefato tecnologia que pode promover o desenvolvimento de aprendizagem crítica, co-construção conhecimento, reflexão sobre o que foi aprendido e transferência para outros domínios da vida acadêmica e pessoal dos envolvidos.

P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 2011. DIAS, Reinildes. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line. O capital: crítica da Economia Política. Livro l, Vol. l, 1988. MORAN, José. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Anais. Sorocaba: [s. n. SIMÕES, V. A. p. WARSCHAUER, M. Technological change and the future of CALL. In S. Fotos & C.

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