Ensinar Música na Educação Infantil

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Estudiosos se dedicam a entender como a música faz bem para o desenvolvimento humano. Este trabalho tem como objetivo analisar a literatura especializada mostrando que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, despertando e desenvolvendo na criança o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. O aprendizado realizado com música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motor e convívio social. Palavras-chave: Música – Aprendizagem – Educação Infantil. Abstract This Course Conclusion Work presents how important music is in the teaching-learning process, its application and its benefits in the development of the individual. Referências Bibliográficas.

Introdução “Herdeiros do Futuro Toquinho A vida é uma grande amiga da gente Nos dá tudo de graça pra viver Sol e céu, luz e ar Rios e fontes, terra e mar Somos os herdeiros do futuro E pra esse futuro ser feliz Vamos ter que cuidar Bem desse país Vamos ter que cuidar Bem desse país Será que no futuro haverá flores? Será que os peixes vão estar no mar? Será que os arco-íris terão cores? E os passarinhos vão poder voar? Será que a terra vai seguir nos dando O fruto, a folha, o caule e a raiz Será que a vida acaba encontrando Um jeito bom da gente ser feliz? Vamos ter que cuidar Bem desse pais. Vamos ter que cuidar Bem desse país Será que no futuro haverá flores? Será que os peixes vão estar no mar? Será que os arco-íris terão cores? E os passarinhos vão poder voar? Será que a terra vai seguir nos dando O fruto, a folha, o caule e a raiz Será que a vida acaba encontrando Um jeito bom da gente ser feliz? Vamos ter que cuidar Bem desse pais.

Vamos ter que cuidar Bem desse país” De acordo com a BNCC, 2017, p. “A música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu relacionamento humano. Pense nas influências musicais que uma criança sofre, nos ambientes musicais em que vive, em que está inserida. Todo ser humano tem necessidade de contato com a música e com a criança não é diferente. Ao cantar ou imitar, a criança passa a descobrir suas capacidades e estabelece relações com o meio em que vive. O aprendizado torna-se mais prazeroso quando há música.

Música tem o poder de encantar. De acordo com RCNEI. o contato intuitivo e espontâneo com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Existem as necessidades de expressão que passam pelas esferas afetiva, estética e cognitiva. Ouvindo uma música, aprendendo músicas novas, brincadeiras musicais, cantigas infantis, jogos musicais vamos despertar o interesse infantil, estimular o gosto musical. “Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados” (BRASIL, 1998, p. Afinal a música tem uma influência decisiva no caráter da pessoa”. CRUVINEL, 2005, p. Já Weigel [1988, p. diz “ a música é composta basicamente por: som, ritmo, melodia e harmonia”.

Para citar Berchem (apud KRZESONSKI e CAMPOS, 2006, p. O ser humano organiza os sons, dando-lhes um ritmo, regulando sua duração e sua intensidade, combinando infinitas variações, portanto música é pura arte. Podemos citar parlendas, poemas e a sonorização de historias, utilizando a voz e outros sons, explorando assim as diferentes possibilidades de produção sonora, como sugere Brito: [. “descobrir que materiais usar (sons vocais, corporais, de objetos) é tarefa a ser desenvolvidas em conjunto [. por meio de pesquisas de matérias disponíveis na sala de aula ou que se encontre no pátio da escola etc. Sementes, folhas secas, pedrinhas, água, bacia, diferentes tipos de papel, caixas de papelão, plásticos, enfim, tudo o que produz som pode ser transformado em material para sonorização de historias, desde que tenhamos disposição, para pesquisar, experimentar, ouvir e transformar”.

Respeitar a vontade da criança é primordial para estimularmos o seu desenvolvimento e facilitar o seu prazer em fazer música. Podemos articular e entoar um maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples, refrãos, onomatopeias etc. explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois de conquistada a marcha, a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando uma música. Podemos pensar música como um agente facilitador e integrador no processo educacional. A música é uma forma de comportamento humano. Interessam-se pelos modos de ação e produção dos sons, sendo que sacudir e bater são seus primeiros OLIVEIRA JUNIOR e CIPOLA (2017) Revista Científica UNAR, v. n. modos de ação. Estão sempre atentas às características dos sons ouvidos ou produzidos, se gerados por um instrumento musical, pela voz ou qualquer objeto, descobrindo possibilidades sonoras com todo material acessível.

BRASIL, 1998, p. Criar livremente, brincar de música livremente. Cantar livremente. O mais importante é a criança se concentrar na canção, se a necessidade de fazer gestos ou imitar gestos de colegas. As crianças devem ser encorajadas a improvisar, a ousar, a criar. Na fase da Educação Infantil essas atividades são importantes para construir e organizar o mundo que as cerca. Para Guilherme (2006) isso se deve ao fato de que: “A música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro na infância. Os estudos atuais apontam que a janela de oportunidade musical, ou a inteligência”. OLIVEIRA JUNIOR e CIPOLA (2017) Revista Científica UNAR, v. n. musical, abre-se aos 3 anos e começa a se fechar aos 10 anos (GUILHERME, 2006, p.

CHIARELLI, 2005. p. Como a música está vinculada às emoções, é através dela que os homens também se comunicam, sendo que esta se constitui em uma forma de linguagem. O ser humano que inclui a música em sua vida, de alguma maneira, tem a colaboração da OLIVEIRA JUNIOR e CIPOLA (2017) Revista Científica UNAR, v. n. Cantar pode ser um excelente companheiro de aprendizagem, contribui com a socialização, na aprendizagem de conceitos e descoberta do mundo. Tanto no momento da realização das atividades escolares como nos recreios cantar pode ser um veículo de compreensão, memorização ou expressão das emoções. Além disso, o canto também pode ser utilizado como instrumento para pessoas aprenderem a lidar com a agressividade. O gesto e o movimento corporal estão ligados e conectados ao trabalho musical.

Implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é, também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. É importante que a criança comece a ter contato com a música desde os primeiros anos de vida. Pensando como forma de aprendizagem. Faria (2001), define que “a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como cantiga de ninar”. De acordo com Joly (2003) ela faz isso brincando. A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma que faz música: brincando. Considerações Finais “Aquarela Canção de Toquinho Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo Com o lápis em torno da mão E me dou uma luva E se faço chover Com dois riscos tenho um guarda-chuva Se um pinguinho de tinta Cai num pedacinho azul do papel Num instante imagino Uma linda gaivota a voar no céu Vai voando Contornando a imensa curva, norte, sul Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul Pinto um barco à vela branco, navegando É tanto céu e mar num beijo azul Entre as nuvens vem surgindo Um lindo avião rosa e grená Tudo em volta colorindo Com suas luzes a piscar Basta imaginar e ele está partindo Sereno indo E se a gente quiser Ele vai pousar Numa folha qualquer Eu desenho um navio de partida Com alguns bons amigos Bebendo de bem com a vida De uma América a outra Eu consigo passar num segundo Giro um simples compasso E num círculo eu faço o mundo Um menino caminha E caminhando chega num muro E ali logo em frente A esperar pela gente o futuro está E o futuro é uma astronave Que tentamos pilotar Não tem tempo, nem piedade Nem tem hora de chegar Sem pedir licença, muda a nossa vida E depois convida a rir ou chorar Nessa estrada não nos cabe Conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe Bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela De uma aquarela Que um dia enfim descolorirá Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo (que descolorirá) E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo (que descolorirá) Giro um simples compasso E num círculo eu faço o mundo (que descolorirá)” Podemos concluir que música é atemporal, é mágica, aproxima corações, supera barreiras, amplia e facilita o desenvolvimento da criança.

A música propicia a criança uma transformação de comportamento, as canções, percussão corporal, construção de instrumentos, cantigas de roda, entre outras atividades musicais, tornam as crianças mais soltas e participativas, atentas as explicações do conteúdo. a música como auxilio pedagógico usado para o desenvolvimento infantil é fundamental. A criança tem necessidade de música, pois é dessa forma que ela estabelece a sua interação com o meio. Ela cresce ouvindo música desde o útero materno. É preciso que haja uma conscientização coletiva de todas as esferas da educação formal, que a música é tão importante quanto as demais áreas do conhecimento e, portanto fundamental para o processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, música é essencial, pois através dela obtemos uma aprendizagem dinâmica, alegre e prazerosa, pois desenvolve na criança a sua criatividade, pois ela esta em constante interação com o meio, portanto, ao educador cabe o fazer-criativo.

Referências Bibliográficas BRASIL, M. E. D. São Paulo: Peirópoles, 2003. CHIARELLI. L. K. M. Goiânia:. Unesp, 2005. FARIA, M. N. A música, fator importante na aprendizagem. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GUILHERME, C, C, F, (2006). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Ed. Moderna. Cap. KRZESONKI, M. BERNARDES, M. J. RODRIGUEZ, M. A. M. A música que soa na escola: estudo etnográfico nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, n. ROSA, N. S. S. Da música, seus usos e recursos. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download