RELATÓRIO DO ESTÁGIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O estágio também testa o aprendizado do aluno e preenche o abismo existente entre a prática e a teoria. O estágio é o momento onde esse aluno vivencia novas experiências, ele observa o ambiente escolar que até então só é conhecido na teoria. A importância do estágio é para que o aluno possa desenvolver suas habilidades e suas potencialidades adquiridas somente nos livros. É o momento onde o aluno revela sua criatividade, independência e caráter, um momento onde podem vivenciar novas experiências (BIANCHI, 2005). RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS A importância da Pedagogia na atualidade é que ela abrange diversas áreas de atuação para o profissional da área da educação. É importante elucidar que esse trabalho “seleção de candidatos” deve ser promovido juntamente com a equipe de Recursos Humanos, como uma atividade colaborativa.

Assim, partindo de sua capacidade didática e sua habilidade para promoção da aprendizagem ele fornecerá importantes subsídios para as atividades de elaboração de projetos, programas e planos de cursos e disciplinas com o intuito de desenvolver o potencial intelectual e produtivo da empresa. Eis que o pedagogo como profissional da educação tem todos os requisitos para planejar, coordenar e executar programas de treinamento que fortaleça a capacidade Intelectual e criativa dos funcionários, pois ele “saberá discernir melhor as necessidades de treinamento/formação, planejando cada atividade com clareza, identificando o que, de fato, constitui-se como prioridade” (RIBEIRO, 2008, p. Aqui cabe, então, sua intervenção enquanto conhecimentos pedagógicos traçar as melhores estratégias e técnicas de ensino aprendizagem para a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, do produto oferecido pela empresa.

RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR A escola onde foi realizado o estágio foi na escola classe 34 está situada na quadra 25 conjunto 3 lote 38 de samambaia Norte. A maneira como diretor promove a participação da comunidade na escola é através de palestras e reuniões e os projetos que são trabalhados tanto com o aluno quanto com a participação da comunidade escolar. RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA Segundo a diretora entrevistada, foram coletados os seguintes dados: tem formação em Filosofia e Licenciada em Pedagogia, afirma que os planos de disciplinas são unificados municipal, os planos de aula na educação infantil são realizados diariamente seguindo a rotina escolar. Ela relata ainda que durante o planejamento mensal trabalha-se temas nos quais traz inovação para o ensino dentro da educação infantil, as avaliações feitas na escola são de forma diagnostico.

Através de conceitos bimestrais. Com relação as crianças que estudam na escola, estas participam de todas as atividades propostas em sala, assim havendo interação social. RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO Uma boa organização de uma instituição é algo importante para o bom andamento de toda a equipe. Neste sentido o que foi analisado com a observação foi que esta instituição atende aos objetivos essenciais para que se tenha um bom ambiente de trabalho para todos os participantes. A instituição está atendendo ao público variado, pois atua com mais de uma modalidade de ensino. Atende nos horários diurnos e noturnos. O número de alunos matriculados está dentro da normalidade, no entanto não foi permitido a averiguação dos alunos em exatidão.

A escola possui também uma sala de informática onde vários computadores são disponibilizados para contribuir com o aprendizado dos Os alimentos que são utilizados para a confecção das merendas são trazidos pelos distribuidores locais, onde toda semana são entregues diversos produtos, principalmente as frutas e verduras que são entregues 3 dias por semana. Já os produtos não perecíveis são organizados de forma mais longa a entrega. As merendas são entregues no mesmo horário para todas as turmas, mas sempre obedecendo uma ordem por turma. Deixando bem claro que todos contribuem nessa parte para que tudo seja em equilíbrio e bem organizado. Nas atividades dos pedagogos e no trabalho dos orientadores e supervisores, a gestão está sempre em ação conjunta para que seja oferecido um ensino de qualidade para os alunos, bem como um bom atendimento aos familiares dos alunos atendidos na instituição.

Portanto o momento das refeições deve ser feito de forma tranquila, para que as crianças possam se alimentar com mais qualidade. Houve uma pequena pausa na reunião, de alguns minutos. Logo após voltarmos para a reunião, uma das pedagogas, tomou a iniciativa de propor a elaboração de um projeto educacional voltado para a alimentação saudável. Desse modo todas as professoras puderam dar suas respectivas opiniões e demonstrar as metodologias que gostariam de trabalhar nesse projeto. Logo após foi aberta uma votação para definirem a data que seria melhor aplicar o projeto, a qual foi definida para duas semanas para a frente. Relatou também que a sua função faz com que ele tenha a necessidade de buscar estratégias para solucionar alguns problemas e enfrentar alguns desafios que são enfrentados no cotidiano.

Relatou que é muito importante saber orientar ouvir e motivar toda a equipe escolar para que seja respeitada e valorizada cada um dos participantes da equipe escolar. Relatou também que a comunidade e a participação dos pais são muito importantes para um bom processo de aprendizagem dos alunos. Ao observar o a rotina do supervisor foi possível coletar os seguintes dados para a realização desta etapa do estágio supervisionado. O atendimento desse profissional aos alunos é muito importante para que a escola execute suas funções com qualidade e eficiência. Abordagem teórico- metodológica O uso da tecnologia na escola é também um aliado para a inclusão, ou seja, as crianças com necessidades especiais possuem diversas alternativas que os recursos tecnológicos podem auxiliar e facilitar no aprendizado.

Os recursos tecnológicos para auxiliar no seu ensino-aprendizagem tornando assim a inclusão cada vez mais eficaz, pois além de auxiliar as crianças com a elaboração das atividades, também auxilia na aplicação juntamente com a turma em sala de aula. No entanto é preciso que professor conheça essa tecnologia, e aí existe algumas entradas, porque precisa preparar-se para receber a tecnologia. Veja o que diz Souza júnior (2007) a esse respeito A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos; porém, enquanto instituição social que é a escola atual também possui vários problemas que dificultam ou inviabilizam a concretização deste papel. Atualmente observamos que esta dificuldade se torna mais complexa devido ao fato de que diferentes estratégias pedagógicas provenientes da utilização das tecnologias da informação e da comunicação estão ¨batendo na porta da sala de aula¨.

Existem recursos tecnológicos que auxiliam a o trabalho com a psicomotricidade da criança e isso faz com que a criança se desenvolva de maneira mais adequada. A utilização de tecnologia na educação, é uma experiência que já é vivenciada em grande parte das escolas do Brasil, no entanto é preciso que ainda se haja uma efetivação plena para que todas as escolas tenham acesso às tecnologias para auxiliar as crianças com necessidades especiais, e aquelas também que não têm necessidades especiais, mas que podem fazer uso das tecnologias para que o seu crescimento intelectual seja mais efetivo e tenha uma qualidade melhor. Síntese dos procedimentos Primeiro dia Esta primeira aula será apresentada para as crianças a importância da tecnologia na educação infantil, para que as crianças compreendam o que será trabalhado durante a semana e por que a tecnologia estará como foco principal das atividades.

Num primeiro momento os alunos serão encaminhados para a sala de vídeo onde irão assistir ao filme Zootopia, esse filme tem recebido a crítica de uma das histórias mais política da Disney. Aborda a história de uma Colha que deseja ser policial, que enfrenta diversos preconceitos numa sociedade conservadora, esse tema toca diretamente vários temas da atualidade. Quarto dia Os jogos pedagógicos são ferramentas importantes para a educação, mas os jogos eletrônicos também podem transmitir bastante conhecimento para os alunos da educação infantil. Nessa aula deverá ser falado sobre os jogos de x box, onde as crianças jogam livremente com o kinect, praticando esportes e dança. Logo após o Educador deverá falar sobre a importância das atividades físicas para se ter uma vida mais saudável.

Em seguida os alunos terão a oportunidade de aprender uma música e a coreografia, esse é um momento lúdico de aprendizado e descontração. Quinto dia No último dia do projeto, iremos a trabalhar a percepção visual e memória, onde os alunos serão encaminhados para a sala de vídeo e irão assistir aos vídeos animados do Bob o Trem, que é um vídeo que traz bastante conhecimento, sobre as frutas e seus respectivos nomes, sobre as cores, formas geométricas entre outros. A supervisora ressaltou que o projeto traz diversos aprendizados que contribuem para uma boa prática em sala de aula. Assim uma llição de sensibilidade, de percepção, de estar atento a qualquer problema ou desvio contribuiu na elaboração do projeto, com o tato observado que a pedagoga tem com as pessoas, a sensibilidade aos problemas da escola se tornam mais fortes, e os problemas presentes nesse ambiente, mais perceptíveis.

Dessa maneira o projeto apresentado além de ter acrescentado todos esses sentimentos, também acrescentou em experiência prática, em oportunidades de participar ativamente da importância de se buscar estratégias inovadoras para atuar em sala de aula. O projeto apresentado demonstra que na elaboração de um projeto o discente pode adquirir aprendizagem mais significativa e assim ele apresenta os diversos caminhos e qualidades para se tornar um bom gestor, e para isso é imprescindível a sensibilidade com as crianças, em perceber o que as afeta, e como elas afetam a escola, pois o aluno tanto aprende na escola quanto fora dela. E a criança vai deixando de imitar os comportamentos adultos para aos poucos apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola, aumentando assim, sua autonomia e seu pertencimento ao grupo social.

NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. BRASIL. Darcy Ribeiro. br/cne/arquivos/pdf/009. pdf Acesso em: Carvalho, M. P. de (cood. A Formação de Professores e a Prática de Ensino. edição especial, Campinas- SP: Alinea, 2016. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download