1ª PARTE - TCC - TEMA A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
Tipo de documento:Proposta de Pesquisa
Área de estudo:Pedagogia
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6 3 JUSTIFICATIVA 7 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8 5 METODOLOGIA 11 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO A educação infantil é uma etapa essencial e importante para a vida dos indivíduos, pois nesse período a criança precisa receber e estímulos do meio a fim de desenvolver habilidades que conduzirão sua vida em sociedade, sua aprendizagem e seu relacionamento com outrem. Através de experiências que mantem com outras crianças e adultos, tornam capazes de vivenciar melhor a sua infância e se construir como um ser social atuante e crítico, estabelecendo sua cidadania e adquirindo auto estima, respeito mútuo e solidariedade pelo próximo. Dessa forma o educador infantil deve estar atento em todos os momentos, com a intenção de promover atividades lúdicas que valorizem as questões infantis e propiciem as funções e habilidades necessárias para que a aprendizagem ocorra de forma natural e efetiva, prevenindo certas falhas que poderão de forma natural e efetiva, prevenindo certas falhas que poderão surgir durante o processo de aprender.
As brincadeiras servem como instrumentos fundamentais para a formação do sujeito, já que proporcionam momentos ricos, permeados pela imaginação, expressão, sentimentos diversos, entre outros aspectos, contribuindo imensamente para a construção social da criança. As brincadeiras devem ser cultivadas e realizadas, além de promover momentos de alegria e espontaneidade, também envolve áreas emocionais, psíquicas e físicas das crianças, trazendo grandes ganhos para a sua vida social. JUSTIFICATIVA A justificativa para a temática passa pela ideia de que a alfabetização não se deve constituir em uma prática maçante e artificial, considerando que o brincar já é algo inerente do homem em toda sua história. Os jogos e brincadeiras não servem apenas para a integração da criança na sociedade e com os colegas de turma, para a socialização, mesmo sendo essas iniciativas, excelentes para o desenvolvimento da criança.
Também se justifica pelo uso de iniciativas mais modernas e dinâmicas para a aprendizagem, pois, não se concebe a utilização de metodologias inflexíveis e pobres para o ensino de disciplinas, sobretudo, em um momento tão importante, como a alfabetização. Interessante destacar que, por meio da ludicidade, o aprendizado elimina muito a tensão que envolve o conhecimento novo, diminuindo as barreiras para que ele aconteça. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Os jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da criança na interação social, na coordenação motora, na construção de sua identidade, além de contribuir com o desenvolvimento do conhecimento argumentativo e crítico. Desse modo, a correlação entre jogos pedagógicos e a alfabetização constitui a possibilidade de melhorar o trabalho dos educadores, permitindo excelentes momentos de reflexão e uma constituição crítica a respeito dos temas distintos que são trabalhados.
Quando se fala do jogo educativo na alfabetização, não se discute as metodologias empregadas, mas sim, enfatiza-se a relevância dele como instrumento metodológico e pedagógico na obtenção da linguagem escrita como aprendizado e não como um conhecimento mecanizado e chato. A alfabetização deve estimular a exigência do uso da escrita e da leitura, ultrapassando concepções que relacionam este processo, a simplesmente obtenção de um procedimento dos adultos (ABREU; MARONESI; MOURA, 2015). Sendo assim, é preciso que o educador tenha noção da importância do brincar para as crianças, que ele conheça as brincadeiras delas, a fim de que possa fazer um melhor direcionamento da aprendizagem, tendo em vista, que toda brincadeira pode levar a algum conhecimento, pois a atividade lúdica pode ser entendida como todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando é executado.
Segundo Kishimoto, (1997, p. De acordo com Silva (2018) o ato do brincar através de atividades lúdicas busca subsídios que melhor proporcionem a construção do conhecimento integral da criança, levando em conta seus interesses, suas necessidades e o prazer de ser sujeito ativo dessa construção; dessa forma, a criança aprende brincando, o que é característica dela, e, nada mais normal do que levar isso para o próprio ambiente educativo e com um direcionamento correto, pois através do educador as crianças passam a construir seu próprio conhecimento. A criança ao brincar representa sua socialização, criação e produção, dando sentido a sua existência, bem como realizando a sua comunicação com o mundo. Sendo assim, é nessa comunicação associada ao ato do brincar que a criança se desenvolve, pois quando a criança brinca com outras crianças ou com adultos, ela descobre cada vez mais a construção do seu pensar, do seu agir e de sua aprendizagem.
Para tanto, podemos ressaltar que a experiência de brincar passa por diferentes tempos, que podem estar no passado, presente ou no futuro próximo e, é sempre marcada pelo entusiasmo e pelo desejo de mudança, bem como sabemos da importância da renovação que o brincar proporciona tanto dentro, quanto fora do âmbito escolar (SILVA, 2018). O ato do brincar constitui a atividade fundamental do desenvolvimento da criança, por satisfazer a necessidade de movimento que essa tem em grande potencial. Durante a coleta e análise dos artigos, foram encontrados artigos e livros com publicações que atendiam aos objetivos propostos, sendo excluídos os que na leitura do resumo não apresentavam relação com o tema da pesquisa. Para síntese e análise do material foram realizados os seguintes procedimentos: leitura exploratória, que constitui na leitura do material para saber do que se tratavam os artigos; leitura seletiva, que se preocupou com a descrição e seleção do material quanto a sua relevância para o estudo; leitura crítica e reflexiva que buscou por meio dos dados a construção dos resultados encontrados.
As bibliografias, ou repertórios bibliográficos, são publicações que se especializam em fazer levantamentos sistemáticos de todos os documentos publicados e determinadas áreas de estudo ou pesquisa. Através deles é possível ao pesquisador estudar a literatura especializada de sua área, tanto as publicações de livros como as de artigos e revistas. Este estudo tem como base a pesquisa exploratória, pois a “investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado’’ (MASCARENHAS, 2013). A importância da ludicidade e da psicomotricidade para a educação infantil. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2016. SANTOS, Cláudia Lima Martins dos. A contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização matemática da criança. f. S. P.
A importância do brincar para as crianças da educação infantil. Arapiraca: Faculdade de Ensino Regional- FERA, 2018. SILVA & SILVA, M. Educação Infantil: Alimentação, neurociência e tecnologia. São Paulo: Editora Alínea. RODRIGUES, L. S. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. V EPCT – Encontro de Produção Científica e Tecnológica, Campo Mourão, 2010.
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