RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Objetivos específicos. PROBLEMATIZAÇÃO. REFERENCIAL TEÓRICO. PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A FAMÍLIA E SUA FUNÇÃO. Sentimo-nos, então, desorientados como se tivéssemos viajado para uma sociedade estranha e distante, mas sem esperança de voltar a recuperar aquele ambiente conhecido no qual sabíamos nos arranjar sem problemas. ESTEVES, 2004, p. A estreita relação entre docentes e os pais dos alunos geram grande contribuição, segundo Piaget (2007): Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois a muita coisa que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades [.

PIAGET, 2007, p. Segundo Assunção e Coelho (1989) a aprendizagem se trata de um processo de alterações no comportamento conquistada mediante experiência adquirida por características emocionais, neurológicas, ambientais, entre outras. Piaget (2007) fala que o ser constantemente passa por interações com o ambiente em que vive, com essas interações obtém mudanças recorrentes, para isso ele dá o nome de adaptação. Já este processo de adaptação é formado por outras duas ramificações, a de acomodação e assimilação. Muitas coisas fazem parte do desenvolvimento das características de aprendizagem, tornando ela completa ou deficiente. Com isso, Assunção e Coelho (1989) diz: Concordamos que aprendizagem é o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maduro que se expressa diante de uma situação-problema, sob a forma de mudanças de comportamento em função de experiências.

Já o processo é o que o estudante já conhece. Ainda segundo o autor, o estudante é tocado por dois distintos tipos de desenvolvimento. O primeiro deles é sobre o nível de desenvolvimento afeito ou o real, sendo os dados que o sujeito já possui. O segundo se refere ao desenvolvimento em si, tratando dos problemas que o aluno resolve com a ajuda de quem possui mais experiência. Corroborando isso o autor diz: “O que a criança pode fazer hoje com o auxílio dos adultos poderá fazê-lo amanhã por si só. Os grupos familiares possuem função importante de caráter social, além do garantir o desenvolvimento das crianças para que exerçam no futuro suas atividades, educando-as. A responsabilidade da família em relação a criança é como um modelo, desempenhando papéis sociais (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 1999).

Em relação a participação da família na vida escolar dos alunos, Tedesco (2002) diz: Essa erosão do apoio familiar não se expressa só na falta de tempo para ajudar as crianças nos trabalhos escolares ou para acompanhar sua trajetória escolar. Num sentido mais geral e mais profundo, produziu-se uma nova dissolução entre família, pela qual as crianças chegam à escola com um núcleo básico de desenvolvimento da personalidade caracterizado seja pela debilidade dos quadros de referência, seja por quadros de referência que diferem dos que a escola supõe e para os quais se preparou. TEDESCO, 2002, p. Essa forma é vista como o correta para inserção dos mesmos a sociedade, desenvolvendo as crianças integralmente. De acordo com Silva e Delgado (2018) as responsabilidades pertencentes à escola atualmente vão além de somente transmitir conhecimento crítico.

Hoje essa função se tornou mais profunda e ampla. Um dos seus princípios gerir a educação das crianças, para que futuramente se tornem adultos realizados. Segundo Saviani (2007) a educação básica busca satisfazer as necessidades de aprendizagem, devendo dar iguais oportunidades para mulheres e meninas, concentrando atenção na aprendizagem dos mesmos, fortalecendo e articulando ações. tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo; no entanto, a família tem suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa mesma instituição. A escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo. PAROLIM, 2003, p. Conforme Romanelli (2005) quando se trata de modo sociológico a relação entre família e escola, os fatores ambientais e culturais são fundamentais.

A ligação entre as classes sociais e a educação geram uma espécie de conflito entre as muitas finalidades que a educação busca em torno da sociedade. CRONOGRAMA Visando uma completa execução do trabalho e levantamento dos resultados esperados é imprescindível que seja seguido um cronograma adequado e englobando todas as etapas do estudo. A Tabela 01 apresenta o cronograma que o presente trabalho seguiu e seguirá. Tabela 01 – Cronograma do projeto Etapas do Projeto Período 1. Planejamento 01/08/2021 a 15/09/2021 2. Execução 16/09/2021 a 15/10/2021 3. T. Problemas de Aprendizagem. São Paulo, Ática, 1989. BOCK, A. M. ESTEVES, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo:Moderna,2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. p. PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. O neoprodutivismo e suas variantes: neo-escolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo (1991-2001). In: _____. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2007. SILVA, E. VYGOTSKY, L. S. A Formação social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ZAGURY, Tânia, Escola sem conflitos: parceria com os pais – Rio de Janeiro: Record, 2008.

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