Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Neste estudo, vamos falar sobre a Paula, a qual é uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde ela notou o interesse da classe na utilização de celulares, tablets e computadores no processo de aprendizagem. Frente a essa observação ela resolveu se aprofundar e estudar mais sobre essa abordagem. Em seus estudos, Paula notou que é possível trabalhar essas tecnologias dentro da BNCC e foi abrindo um leque de ideias para seu trabalho em sala de aula. DESENVOLVIMENTO 2. A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Além disso, a tecnologia na sala de aula deve facilitar o trabalho dos professores sem adicionar tempo extra ao seu dia. BARROSO, 2015). A tecnologia fornece aos alunos informações de fácil acesso, aprendizado acelerado e oportunidades divertidas para praticar o que aprendem.

 Ele permite que os alunos explorem novos assuntos e aprofundem sua compreensão de conceitos difíceis, particularmente em STEM.  Por meio do uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula, os alunos podem adquirir habilidades técnicas do século XXI necessárias para futuras ocupações.  Ou seja, eles devem primeiro considerar o que é melhor para o desenvolvimento saudável da criança e, em seguida, considerar como a tecnologia pode ajudar os alunos iniciais a alcançar resultados de aprendizagem.  A tecnologia nunca deve ser usada por causa da tecnologia.  Em vez disso, deve ser usado apenas para aprender e atingir objetivos de desenvolvimento, que podem incluir ser usado como uma ferramenta durante o jogo. Quando a tecnologia é usada em ambientes de aprendizagem precoce, ela deve ser integrada ao programa de aprendizagem e usada em rotação com outras ferramentas de aprendizagem, como materiais de arte, materiais de escrita, materiais de jogo e livros, e deve dar aos alunos iniciantes uma oportunidade de auto-expressão sem substituir outros materiais de aprendizagem em sala de aula.

 Há considerações adicionais para educadores quando a tecnologia é usada, como se um dispositivo específico irá substituir as interações com professores ou colegas ou se um dispositivo possui recursos que distrairiam o aprendizado Para entender como usar a tecnologia adequadamente com crianças pequenas, as famílias e os primeiros educadores devem entender as diferenças entre o uso passivo e ativo da tecnologia.  Embora ações como deslizar ou pressionar dispositivos possam parecer interativas, se a criança não aprender intencionalmente com a experiência, ela não é considerada uso ativo.  Para ser considerado uso ativo, o conteúdo deve permitir um processamento cognitivo profundo e permitir a aprendizagem intencional e proposital no nível de desenvolvimento da criança. Plano de Aula Unindo a o ensino da língua portuguesa, e colocando as tecnologias digitais em pratica, elaborou-se o seguinte plano de aula: Plano de Aula Identificação Turma 3º ano ensino fundamental Duração Tema de Aula Oralidade: escuta atenta Componente Curricular Língua Portuguesa Práticas de Linguagem Oralidade: escuta atenta Objetos de conhecimento Refletir sobre o relato oral/Registro formal e informal Habilidades EF15LP13 Metodologia Inicialmente vamos inicia a aula com o seguinte questionamento em sala de aula: O que é uma escuta atenta? (É uma escuta que atenta para a modulação da voz, para marcadores típicos da fala [oralidade] - daí, então, pausas - que desaparecem no texto apenas lido - [oralização]) A seguir iremos projetar a fabula com a utilização de um datashow e uma caixa de som.

A fabula esta disponível no youtube: A cigarra e as formigas. Os alunos irão realizar na pratica a escuta atenta. Com destaque para a crise do COVID-19 está a questão do conteúdo.  Os educadores precisam ser capazes de desenvolver e avaliar o conteúdo educacional on-line, especialmente para incentivar os alunos a considerar um tópico de diferentes perspectivas.  As ações urgentes tomadas durante esta crise não forneceram tempo suficiente para isso.  O acesso é uma preocupação adicional – por exemplo, nem todo distrito escolar tem recursos para fornecer um laptop aos alunos, e a conectividade com a Internet pode não ser confiável em residências. Além disso, enquanto alguns alunos prosperam em ambientes de educação online, outros ficam para trás por vários fatores, incluindo recursos de suporte.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p53-89 e 94-107. MOREIRA, V. p. maio/ago. PANTOJA, P. F. FREITAS, S.

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