ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Conceitua-se o regimento escolar, documento obrigatório, de caráter normativo, que estabelece as características organizacionais como identificação, fins e objetivos, estrutura administrativa e pedagógica, características da rotina escolar, participantes do processo de ensino e demais informações que vão direcionar todos os profissionais envolvidos numa melhor realização de suas tarefas. Demonstra o papel do gestor dentro da instituição de ensino, tanto no setor administrativo como na parte pedagógica, utilizando de sua experiência e conhecimento para liderar a equipe, buscando um melhor clima organizacional e aumento na qualidade do ensino. Apresenta-se um plano de ação com uma problemática envolvendo um assunto rotineiro, que indica possíveis ferramentas para solucionar o problema, utilizando-se técnicas atuais e inovadoras. LEITURAS OBRIGATÓRIAS O texto de Álvares e Rigo (2018), traz reflexões acerca de diversos autores sobre a questão histórica do curso de pedagogia atuação do profissional pedagogo, buscando sintetizar a história da educação e da formação dos profissionais, das modificações que ocorreram ao longo dos anos e dos atuais campos e possibilidades em que este profissional pode trabalhar.

Aborda a pedagogia como a área educativa que possui finalidade de unificar a teoria e a prática no ato de ensinar aprimorando os saberes deforma disponível para a sociedade onde o papel do educador antigamente era apenas transmitir conhecimento e ao longo dos anos foi se aprimorando onde hoje os profissionais da área são especialistas em conduzir conhecimentos e práticas contextualizando com aprendizagens dentro de diferentes ambientes. É o alicerce para todas as atividades realizadas internamente na escola, organizando o processo de ensino, estrutura da escola e utilização como ferramenta de apoio. Por meio do regimento escolar se define a estrutura administrativa da entidade e como forma de identificar sua estrutura, setores, funções e atividades de cada pessoa. Voltada à parte pedagógica, esse documento identifica quais as características que a escola possui para o atendimento dos alunos com uma estrutura adequada, norteando o corpo docente para realização de suas atividades com mais qualidade, contribuindo para o engajamento maior entre a organização e a comunidade escolar.

O regimento escolar busca atender às necessidades e expectativas do público interno e do público externo da instituição. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? O regimento escolar contempla toda a estrutura de uma entidade, desde o setor administrativo até o setor pedagógico, buscando definir diretrizes para o andamento do processo de ensino. Deve manter os bens imóveis e móveis em perfeitas condições de uso, fazendo reparos ou substituições quando for o caso, respeitando questões ambientais e preocupando-se sempre com a acessibilidade de todos. Exerce uma gestão democrática, onde corpo docente, alunos e familiares tem condições de opinar em assuntos voltados a rotina escolar, usando críticas e sugestões para melhorar a qualidade de ensino e fortalecer a relacionamento entre a escola e todas as pessoas envolvidas nas atividades da mesma.

Tem o dever de buscar atualizações voltadas à parte administrativa, principalmente no que diz respeito à obrigações que possam ocorrer em virtude de mudanças de leis, e buscar inovações e atualizações de técnicas pedagógicas para que seus subordinados possam estar no mesmo nível que outros profissionais de outras escolas, mantendo assim, níveis de educação em percentuais elevados. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. Para o diretor atender às necessidades de professores e alunos precisa estar qualificado e preparado emocionalmente, pois podem ocorrer situações que exigem atitudes mais racionais para resolver.   Diante do exposto, a diretora acolheu as informações e as ideias propostas pela equipe docente e pretende elaborar um plano de ação para execução de um projeto educacional voltado para produções artísticas, buscando abranger os conteúdos curriculares e atender as legislações e bases da educação.

Objetivos do plano de ação Proporcionar inovação e melhorias na prática pedagógica;  Buscar o envolvimento ativo do aluno nas tarefas e atividades, fazendo com que esse tenha interesse em estar e permanecer no ambiente escolar;  Desenvolver habilidades e competências, diante de trabalhos artísticos e de maior amplitude, contextualizados com os conteúdos curriculares.   Proporcionar interação e envolvimento entre a comunidade escolar, famílias, alunos e professores  Melhorar o relacionamento entre as equipes e os alunos diante de um ambiente lúdico e harmonioso. Abordagem teórico-metodológica Pupo (2011) sinaliza que, as produções artísticas trazem motivação, diálogo e reflexão referente aos conhecimentos a serem adquiridos através dessa prática, enriquecendo a atuação artística do aluno e proporcionando a criação de uma meta prioritária individual de ações para que aquela produção possa ser exercida de forma completa, trazendo cooperação e integração e experiências significativas na vida do aluno através das estruturas culturais e artísticas.

  Vários objetos e instrumentos podem ser usados em produções artísticas para atração dos alunos diante da contextualização da proposta curricular, visando o envolvimento dos alunos em filmagens, cantos, vestimentas, interpretações diversas, tendo uma origem, um roteiro e uma sequência de execução, fazendo com que o aluno organize o seu pensamento diante daquela tarefa. Também definiu sua importância na relação com docentes e alunos, dando suporte para o aumento da qualidade de ensino. Por fim no plano de ação veio com um problema prático a ser resolvido e utilizando de conceitos explanados no texto, obteve um resultado satisfatório para a resolução da problemática apresentada. REFERÊNCIAS ALVAREZ, Adrian; RIGO, Mariana. Pedagogia em ação: o papel do pedagogo e suas diversas atuações.

Cascavel. As funções do diretor da escola: há espaço para a dimensão política? Santa Maria. Disponível em: https://repositorio. ufsm. br/bitstream/handle/1/775/Stumm_Scheila_Gnoatto. pdf?sequence=1. php/urdimento/article/view/1414573102172011113 Acesso em 14/09/2021.

120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download