Pedagogia - 1052 trabalhos feitos para baixar – Page 11

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A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. Pedagogia 2° e 3° Semestre

Prezados alunos, Sou Formado em Logística e ADM pela Unopar. Portfolio Burguesia. Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta desta Produção Textual Interdisciplinar terá como tema A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. A partir deste tema, objetivamos promover a reflexão sobre a necessidade de o professor conhecer e efetivar teorias que valorizam a formação do pensamento crítico, a partir da participação ativa do aluno no contexto da sala de aula. Todavia, é preciso considerar que os indivíduos não nascem educadores, mas tornam-se na medida em que se educam, também no contato com o outro, sendo este um processo permanente de apropriação, mediação e transformação do conhecimento e construção da identidade docente. Para isso, faz-se necessário ao professor reconhecer o fenômeno educativo como um processo relacional, contextual e intencional. Segundo Sacristán (1999), a educação “[...] não é algo espontâneo na natureza, não é mera aprendizagem natural, que se nutre dos materiais culturais que nos rodeiam, mas uma invenção dirigida, uma construção humana que tem sentido e que leva consigo uma seleção de possibilidades, de conteúdo, de caminhos”. (GIMENO SACRISTÁN, 1999, p. 37). (GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999). …

Palavras: 2200Páginas: 8

PORTFÓLIO ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras RESOLVIDO 2021/01

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3025Páginas: 11

O PAPEL DO PROFESSOR NO SUCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA

O presente artigo tem por finalidade analisar o cenário da alfabetização nas escolas brasileiras, mais especificamente a realidade dos alunos disléxicos. Vamos entender o que o pedagogo, enquanto mediador dos conhecimentos, pode fazer para favorecer o aprendizado desse aluno até então negligenciado pela sociedade. O projeto será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e documentais. …

Palavras: 3850Páginas: 14

Artigo científico para pós em educação especial e inclusiva

Artigo científico com 16 páginas, título: O PAPEL DO PROFESSOR NO SUCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA. Com capa e folha de rosto só preencher. Taxa de similaridade em 8%…

Palavras: 3575Páginas: 13

O LÚDICO E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Neste trabalho, temos como objetivo analisar o lúdico, a brincadeira e os contos de fadas no desenvolvimento da criança. O jogo internaliza e esquematiza a estrutura do desenvolvimento do aluno no processo escolar e social. Mostramos também neste artigo que é no desenvolvimento da educação infantil e no vínculo que o aprendizado de cada criança se dá no processo educativo. O conto de fadas torna-se interessante e significativo para a criança, porque ao perder o interesse, a atividade deixa de ter significado e o jogo morre como tal. A brincadeira e as histórias tem motivação e isso torna uma ferramenta poderosa para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Finalmente, veremos os diferentes jogos, que de acordo com Piaget, são fundamentais para o desenvolvimento de cada sujeito…

Palavras: 11000Páginas: 40

O papel do neuropsicopedagogo no atendimento da criança com paralisia cerebral na estimulação precoce

Neuropsicopedagogia estimulação precoce paralisia cerebral…

Palavras: 4950Páginas: 18

A IMPORTÂNCIA E A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO INFANTIL

As histórias em geral abordam a imaginação, aquilo que compõe o processo de desenvolvimento humano. A prática de contar histórias, além de contribuir para a emoção, é considerada também um método lúdico que ensina e socializa, assim como informa e educa. A contação de histórias desenvolve a capacidade cognitiva na estrutura mental das crianças, favorecendo assim, a estimulação da imaginação e da observação e favorece a expressão de ideias, e pode ser um significante método de trabalho para o docente, um caminho novo para o ensino infantil e para a formação de um aluno leitor. Assim sendo, o presente estudo, produzido por meio de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de analisar a importância da contação de histórias para o ensino e aprendizado infantil, a associação da contação de histórias com o professor, ressaltando a visão pedagógica da contação de histórias como prática educativa. Conclui-se assim que a prática de contar histórias faz com que a criança adentre no mundo da imaginação, compreendendo e formulando seu conhecimento e suas atitudes para a vida, despertando a curiosidade e aguçando a imaginação, desenvolvendo assim a autonomia e o pensamento. Trabalho apresentado a Uninter em 2020 avaliado com nota máxima…

Palavras: 4675Páginas: 17

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Este trabalho versa sobre a “Educação Ambiental para Crianças do Ensino Fundamental. E tem por objetivo analisar a educação ambiental através de ações pedagógicas e práticas ambientais ecologicamente sustentáveis em prol dessa comunidade. …

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. …

Palavras: 9075Páginas: 33

7. ALIMENTAÇAO_SAUDAVEL_PARA_AEDUCAÇÃO_INFANTIL

A alimentação é fundamental no desenvolvimento da criança e deve se tornar um habito a criança ter uma alimentação adequada e equilibrada. Para que isso ocorra, é importante conscientizar desde a infância sobre os benefícios que uma boa alimentação trará, e os malefícios que uma má alimentação pode causar. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Relatorio de estagio PEDAGOGIA LICENCIATURA .ESTAGIO MODIFICADO COVID-19

ESTAGIO MODIFICADO COVID 19 CONVIVENCIA DEUMA PEDAGOGA INICIANTE,JUNTO A PRIMEIRA ESCOLA DE REFERENCIA.ENTREGUE EM OUTUBRO DE 2020.UNIVERSIDADE PITAGORAS…

Palavras: 2200Páginas: 8

Redação Pedagogia: A 10 competências dentro da sala de aula

Trabalho acadêmico autônomo dentro das normas ABNT. não contém plágio. Material de apoio utilizado …

Palavras: 1650Páginas: 6

Portfolio Individual - Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O presente relatório do Estágio Supervisionado em Educação Fundamental I foi realizado na Escola Municipal Maria Isabel da Silveira, com o objetivo de colocar em prática conteúdos vistos ao longo do curso de Pedagogia, considerando que o estágio constitui-se num importante instrumento de conhecimento e de integração do estagiário na realidade e no trabalho em sua área profissional. Foi entregue no dia 22 de Outubro de de 2019, para a Universidade Norte do Paraná ( Unopar), tendo em vista a nota máxima…

Palavras: 9625Páginas: 35

Concepção de infância ao longo do tempo

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: Concepção de infância ao longo do tempo. *necessário adequar trabalho as normas ABNT. …

Palavras: 2475Páginas: 9

RENASCIMENTO DA EDUCAÇÃO

Nesse artigo foram avaliados os aspectos da história da Educação no Brasil, através de uma relação entre a sua concretização e o desafio da implantação da escola publica além das politicas educacionais que foram apresentadas ao longo dos anos, com o foco na melhoria da educação. O período demarcado foi inicialmente em 1500, que marca o inicio de tudo, uma educação passada pelos jesuítas, assim foram analisados outros períodos até alcançar o período atual. Esse trabalho teve como objetivo apresentar os entendimentos sobre o Renascimento da Educação, por intermédio de uma abordagem qualitativa, com reflexões através da Educação Clássica até a Educação Moderna. Foi utilizado de fontes bibliográficas, artigos, e trabalhos consolidados produzidas por pesquisadores da área. Os dados apresentam uma mudança no decorrer dos anos na educação, onde foi um período de expansão dos graus de ensino, porém ainda existe um grande caminho a ser percorrido para melhorias, pois ainda apresentam falhas e linhas que levam a elitismos e a exclusão da minoria. Dessa forma, precisa que existam mudanças mais significativas na resolução desses problemas, para que seja possível mudar a história educacional saindo de uma educação deficiente para uma educação firmada em princípios e no sujeito critico com aprendizagem significativa gratuita e pública…

Palavras: 2475Páginas: 9

NEUROEDUCAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O trabalho investiga a neuroeducação e as dificuldades de aprendizagem. Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para decifrar processos cognitivos e emocionais que originem melhores métodos de ensino e currículos…

Palavras: 7425Páginas: 27

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O estágio teve uma duração de 300 horas/aulas de observação. A escola tem um ambiente acolhedor e organizado. Os profissionais que ali trabalham demonstram dedicação todo o tempo. Os professores também são profissionais preparado. No que se refere à organização e jornada de trabalho, a observação foi realiza no período da manhã, que vai das 7 horas até às 13 horas. …

Palavras: 3575Páginas: 13

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE

Este Artigo tem como elemento de discussão o estágio supervisionado enquanto ambiente que favorece o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da formação preliminar de professores no Curso de Licenciatura em Pedagogia. O trabalho foi concebido a partir das observações realizadas no Estágio Supervisionado I: Educação Infantil…

Palavras: 3300Páginas: 12

Projeto docencia no ensino superior

O seguinte trabalho visa falar sobre a docência na educação superior brasileira, entendendo o perfil do grupo que compõe o corpo docente. O Brasil tem um ensino superior pouco difundido, havendo mudanças ainda recente na legislação que cobre essa área de ensino. Diante disso, procura-se compreender uma visão histórica sobre a universidade no Brasil e como se desenvolveu estas instituições, também, traz-se uma compreensão básica do perfil desses profissionais com ênfase em sua instrução diante do papel de professor. Discute-se a necessidade de conhecimento em educação e ensino desse grupo, trazendo como os cursos, exceto licenciatura, esquecem-se da necessidade de uma compreensão e reflexão sobre práticas de ensino, assim,…

Palavras: 3300Páginas: 12

Portfolio Unopar (Aprovado)  “Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência.”

o trabalho se desenvolve por meio da leitura e resolução da seguinte SGA (Situação Geradora de Aprendizagem): “Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade. Um projeto de inclusão de brinquedos adaptativos na escola adaptados para que ocorra a inclusão de todas as crianças que os frequentam, assim como para a promoção de atividades diversas que ampliem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais das crianças. O trabalho portanto é estruturado em forma de texto cujo objetivo é discorrer de forma crítica sobre alguns aspectos intrínsecos da problemática apresentada, proporcionando também aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos abordados nas disciplinas desse semestre para consolidar uma consciência sobre os direitos ao lazer, aprendizagem, inclusão e acessibilidade das crianças com deficiência. Espera-se que este estudo contribua no sentido de ampliar os conhecimentos sobre assunto e que sirva também de referência para para trabalhos futuros. …

Palavras: 3025Páginas: 11

Relatório de Estágio I Unopar (Educação Infantil) Aprovado com nota máxima

O presente relatório, objetiva discorrer sobre a experiência e os resultados obtidos durante o processo de efetivação do estágio supervisionado 4º semestre do curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná (Unopar). O estagio foi desenvolvido no colégio “XXXXXX”, instituição de ensino situada na rua XXXXXXX, cidade XXXX. Temos cerca de 285 alunos, que em sua maioria são moradores da região central de Belo Horizonte. O colégio “XXXXXXu” atende crianças a partir de 1 ano com maternal 1, 2 e 3 e ensino fundamental até o do 1º ao 3º ano. A escola conseguiu formar em todos os segmentos uma equipe, tanto de professores efetivos como eventuais, bastante comprometida e coesa, com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos alunos. Os alunos conseguem respeitar as regras da escola e, na maioria estão verdadeiramente interessados em aprender. Neste relatório exponho minhas reflexões sobre as observações feitas na instituição de ensino supracitada. O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação no Curso de Pedagogia. Pimenta e Gonçalves (1990) consideram a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Essa aproximação possibilita que o aluno utilize está rica oportunidade escolar, para desenvolver-se profissionalmente, contribuindo para uma pratica educativa eficiente. …

Palavras: 9900Páginas: 36

Relatório de Estágio Supervisionado 2020 - Educação Infantil

Seguindo as normas do Plano de Trabalho, Manual do Estágio. Apenas troque o nome da cidade, endereço, e professora entrevistada. Estágio realizado numa turma de 3 anos. …

Palavras: 11825Páginas: 43

Prtfolio Unopar - Cultura e à arte no cotidiano escolar e a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento

O presente trabalho tem como principal objetivo oferecer subsídios para a compreensão acerca da importância da utilização de novas metodologias de ensino, e apresentar ao mesmo tempo uma proposta didática com potencial para proporcionar um resultado significativo no processo de alfabetização e letramento…

Palavras: 4125Páginas: 15

Artigo em educação especial para Pós -Graduação

O trabalho se apresenta como uma revisão bibliográfica, cujo objetivo geral é apresentar a importância dos desdobramentos nas práticas docentes para receber a demanda inclusiva, enfatizando a importância da capacitação dos docentes para a demanda inclusiva, obedecendo as diretrizes do Atendimento Educacional Especializado. Foi entregue no final de 2019 na Faculdade FAVENI como TCC da Pós Graduação de Ed. Especial. Nota 10…

Palavras: 3575Páginas: 13

O TRABALHO DO CORPO E MOVIMENTO NA ESCOLA

Consiste em um portfólio sobre o trabalho do corpo e movimento na escola que foi solicitado pelo curso de pedagogia da unopar em 2019 e obteve nota excelente…

Palavras: 3300Páginas: 12

Resenha-Resumo: PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS

A autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, professora de didática e prática de ensino de história da faculdade de educação da universidade federal do Rio de Janeiro e doutora em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, inicia sua pesquisa lembrando que a relação dos professores com os saberes que ensinam que é um constituinte importante da atividade docente e fundamental para caracterização do profissional…

Palavras: 550Páginas: 2

A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Neste artigo o objetivo principal é o de estudar as principais causas e consequências da evasão escolar principalmente por alunos que frequentam o EJA (Educação de Jovens e Adultos) fazendo uma análise de produções teóricas que abordam o tema evasão. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A importância do brincar na educação infantil jogos e brincadeiras

O presente trabalho demonstra a relevância do brincar para a evolução integral da criança, salientando como os jogos e brincadeiras contribuem para a construção do conhecimento, uma vez que, através do brincar, a criança aprende e amplia seu universo. O brincar favorece o desenvolvimento da identidade, criatividade, imaginação, cultura e vivências. Palavras-chave: brincar, jogos, educação infantil. …

Palavras: 4125Páginas: 15

PLANO DE AULA DIVERSIDADE ÉTNICA

Trabalho desenvolvido durante a graduação de pedagogia, tendo como objetivo a elaboração de um plano de aula/sequencia didática, para primeiro ano do ensino fundamental, abordando a diversidade étnica-cultural…

Palavras: 2750Páginas: 10

Artigo de opinião pronto

O presente artigo foi concebido durante meu trabalho como professora de Língua Portuguesa, seguindo uma sequência didática por mim elaborada, onde um dos passos consistia em apresentar um artigo de autoria para os alunos, para posteriormente trabalhar o tema e estrutura inerentes ao gênero…

Palavras: 275Páginas: 1

A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA EM SALA DE AULA COMUM REGULAR

Este trabalho teve como objetivo entender se os métodos do ensino regular são eficazes de modo a suprirem as necessidades exigidas pelo aluno autista. Para chegarmos a esse objetivo primeiramente buscamos fundamentar como o autismo se originou e como se dá o diagnóstico das crianças portadoras desse transtorno. Logo, após apresentamos como a inclusão de crianças autistas deveria acontecer nas escolas de ensino regular segundo a Lei de Diretrizes e Bases. Quanto ao delineamento metodológico, esta pesquisa se configura como qualitativa e descritiva, a fim de aproximarmo-nos dos dados. O corpus estudado foi composto de seis questionários respondidos por três professoras do ensino especializado e também por três professoras do ensino regular. E com base nas respostas delas apresentamos as diferenças entre o ensino especializado e o ensino regular. Desse modo, podemos entender que as escolas do ensino regular não estão preparadas para atender as crianças diagnosticadas com autismo, pois não proporcionam ao aluno ambiente adequado, método de aprendizagem que vá de encontro com as necessidades autistas, entre outros. Atendendo ao exposto, podemos concluir que há ainda muito para implantar a inclusão de alunos autistas na rede regular, os professores são necessários com formação profissional adequada e especializada para desenvolver nas crianças uma aprendizagem que ainda não foi alcançada, assim o papel do professor é que procuram promover a interação do aluno autista com colegas e escola, transformando suas necessidades em igualdade…

Palavras: 13200Páginas: 48

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TRABALHO DO RELATÓRIO DE ESTAGIO…

Palavras: 9350Páginas: 34

PEÇA TEATRAL SOBRE HIGIENE CORPORAL PARA CRIANÇAS

Peça teatral desenvolvida para abordar o tema de higiene corporal com as crianças de uma forma dinâmica…

Palavras: 550Páginas: 2

Monografia Pedagogia - A Importância da Lucidade na Educação dos Anos Iniciais

O projeto se desenvolve na área da docência. Dentro daEducação Infantil. A linha de pesquisa baseia-se no fazer pedagógico por meio da Lucidade respaldando-se nos ensinamentos de Vygotsky e a nas normas que envolvem a educação no Brasil. …

Palavras: 5775Páginas: 21

OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

No decorrer do trabalho, com base em pesquisas bibliográficas, será descrito acerca dessa temática, com o intuito de compreender como é e como pode ser o planejamento e gestão escolar de forma democrática, quais os desafios enfrentados pela instituição para torná-la efetiva. Além disso, compreender também a construção do Projeto Político Pedagógico e a importância da participação de todos para organizá-lo, pois é quando a comunidade escolar, principalmente professores, tem acesso às informações e participam das decisões que envolvem os alunos, considerando a cultura, história, ambiente e condição social em que estão inseridos, os métodos de ensino são específicos e alcançam com mais facilidade os objetivos e metas para o ensino e aprendizado dos alunos. …

Palavras: 5775Páginas: 21

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta pesquisa teve por objetivo discutir a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Ao final foi possível concluir que o desenvolvimento infantil é um processo amplo que conglomera vários aspectos, tais como: psíquicos, sociais, crescimento, maturação, aprendizagem entre outros. Diante disso, o ato de brincar assume um papel relevante no desenvolvimento infantil, pois propicia o desenvolvimento da autonomia, da independência, da linguagem, da construção de símbolos, da afetividade, do social, do cognitivo e do motor, tornando-se parte importante da educação, preparando a criança para a vida. Assim, o brincar torna-se uma ferramenta essencial a ser utilizada na Educação Infantil. Classificasse-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste na análise da literatura pertinente, para levantamento e análise referente ao que já se abordou sobre o tema…

Palavras: 4125Páginas: 15

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA FRENTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDHA

Esta pesquisa teve como objetivos tecer considerações acerca da importância da família no que tange às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos portadores do TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base na revisão da literatura acerca do que já se produziu sobre o tema. Ao final foi possível concluir que o apoio da escola e da família é fundamental e que reflete direta ou indiretamente na trajetória de desenvolvimento da criança com TDAH. Quando a escola e a família trabalharem juntas em função da superação dos distúrbios causados pelo TDAH, o tratamento será eficaz, e os resultados serão satisfatórios…

Palavras: 4400Páginas: 16

Planejamento português

PLANEJAMENTO DE AULA DE PORTUGUÊS, TAMBÉM PODENDO SER ADAPTADO PARA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - BASEADO NO LIVRO O DOMADOR DE MONSTROS. TRABALHO APRESENTADO EM SALA DIA 7/08/2019 - E APLICADO EM SALA DE AULA DIA 9/08/2019 . RECEBIDA NOTA MÁXIMA NO TRABALHO…

Palavras: 4400Páginas: 16

Mapa conceitual

- CONCEITO - CARACTERÍSTICAS - FINALIDADES - O MAPA CONCEITUAL NA APRENDIZAGEM - BENEFÍCIOS DOS MAPAS CONCEITUAIS - DESVANTAGENS DOS MAPAS CONCEITUAIS - PROBLEMATIZAÇÃO - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Recebi nota máxima, data de apresentação 11/09/2019…

Palavras: 1650Páginas: 6

Resenha: PARO, Vitor Henrique. Administração escolar introdução crítica. São Paulo, Cortez Editora, 1987,175p

Em sua obra "Administração Escolar: Introdução Crítica", Paro faz uma reflexão sobre a multiplicidade das ações econômicas e sociais da gestão educacional e aponta mudanças na prática gestora voltada para mudanças sociais…

Palavras: 550Páginas: 2

Mapa conceitual: Educação tradicional

Mapa conceitual…

Palavras: 275Páginas: 1

PRATICAS PEDAGOGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO

Trabalho pronto…

Palavras: 12650Páginas: 46

Príncipios e Métodos do Trabalho do Coordenador Pedagógico

O presente artigo vem de forma sucinta apresentando a educação na perspectiva construtiva e abordando como se configura o trabalho do coordenador pedagógico, no campo educacional…

Palavras: 825Páginas: 3

O DESPERTAR DA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO GÊNERO POESIA

Este artigo apresenta um estudo sobre o uso da poesia enquanto recurso pedagógico na formação de leitores e produtores de textos. Assim seu objetivo geral é entender como poesia pode ser utilizada de modo a despertar o gosto pela leitura e escrita. …

Palavras: 6050Páginas: 22

DESIGN INSTRUCIONAL PARA EAD VIRTUAL

O presente estudo tem em seu bojo estudar as ferramentas do Designer Instrucional demonstrando como se monta e aplica conhecimentos em uma plataforma de curso virtual – TeleduC – projetando um curso a respeito da Alimentação Saudável. Ao documentar as ações do curso na plataforma, constitui-se a orientação principal dos designers e professores conteudistas, os quais as ações são do mapa de aprendizagem são direcionadas ao longo do planejamento de curso . A metologia adotada foi qualitativa e levantamento de referencial teórico a respeito do assunto tratado e do panorama do EAD no cenário atual. Foi importante constatar a finalidade do curso virtual em uma plataforma específica e a função social do curso que tem o objetivo de formar agentes do assunto escolhido…

Palavras: 10725Páginas: 39

Educação popular e ensino superior em Paulo Freire

Resumo indicativo do artigo Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire, de Celso de Rui Beisiegel…

Palavras: 550Páginas: 2

MODELAGEM MATEMÁTICA DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Este trabalho propõe discutir e analisar aspectos que incidem sobre a (des)motivação do aprendizado da Matemática nos níveis de ensino. Face às alternativas didáticas propostas para o Ensino da Matemática, tais quais as Olimpíadas oficiais, quais seriam os aspectos que ainda desestimulam o aprendizado no escopo da matéria? A prática educativa diferenciada propõe novos caminhos e favorece o interesse do alunado. Contudo, busca-se no presente estudo, avaliar como desmistificar o desinteresse pela seara da Matemática e proporcionar novas perspectivas de Ensino, previsíveis nas Diretrizes Educacionais para os níveis Médio e Fundamental, constituindo uma formação autêntica e globalizada, além de proporcionar ao aluno com dificuldades uma maior familiaridade com os temas tratados sobre a Matemática. …

Palavras: 10175Páginas: 37

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Este trabalho foi realizado afim de mostrar a importância da disciplina da educação física dentro do contexto escolar, bem como qual a sua importância no processo educativo e se disciplina está ligada a um momento histórico e se faz parte de uma necessidade social das pessoas. A além de promover um momento de socialização, a educação física escolar tem por objetivo Este trabalho foi realizado afim de mostrar a importância da disciplina da educação física dentro do contexto escolar, bem como qual a sua importância no processo educativo e se disciplina está ligada a um momento histórico e se faz parte de uma necessidade social das pessoas. A além de promover um momento de socialização, a educação física escolar tem por objetivo …

Palavras: 5500Páginas: 20

RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

É um relatório de estagio, onde pode ser alterado algumas coisas ou ajudara a tirar por base o seu. E tem um projeto que foi trabalhado com as crianças. …

Palavras: 5775Páginas: 21

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Este artigo, resultante de uma pesquisa de caráter bibliográfico, apresenta algumas reflexões acerca da importância da afetividade na relação professor-aluno, por acreditar que afetividade não pode ser desvinculada do processo de ensino-aprendizagem. Ao final foi possível constatar a importância da afetividade no meio escolar, especialmente para a educação infantil. Constatou-se também que a promoção de uma educação através da afetividade possibilita ao aluno desenvolver-se integralmente e estar preparado para enfrentar os desafios que a vida impõe…

Palavras: 5225Páginas: 19

O LÚDICO E O ENSINO DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTA FACILITADORA PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Este artigo tem por objetivos discutir o ensino de línguas através do lúdico, identificar as contribuições da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, fazer uma reflexão acerca do uso dos jogos, como atividade lúdica, no ensino de uma segunda língua e os cuidados que o professor deve ter ao inseri-los em sua prática pedagógica. Para tanto, utilizou de pesquisa bibliográfica para atingir tais objetivos. Ao final, foi possível concluir que o lúdico se torna é um fator essencial no processo de ensino aprendizagem de línguas, pois desperta nos alunos prazer em aprender, mostrando que é possível aprender “brincando”, de forma prazerosa…

Palavras: 5500Páginas: 20

EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO EM PRÁTICA

O trabalho proporciona uma reflexão sobre a importância da utilização do lúdico no contexto escolar considerando as interações que as atividades lúdicas proporcionam, fazendo com que os processos de ensino e aprendizagem ocorram constantemente. …

Palavras: 1100Páginas: 4

BILINGUISMO A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA

Com esse estudo, buscou-se entender qual é a importância da aprendizagem da língua estrangeira. O conforto e a acomodação da língua materna possibilita a aprendizagem da segunda língua e esse fora o viés da pesquisa…

Palavras: 4125Páginas: 15

O BULLYING ESCOLAR NO BRASIL

O BULLYING ESCOLAR NO BRASIL…

Palavras: 4400Páginas: 16

A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), para Graduação em Pedagogia…

Palavras: 11000Páginas: 40

O Filme Patch Adams e a Pedagogia Hospitalar

Artigo comentando sobre a pedagogia hospitalar e o filme sobre Patch Adams, um médico que visava melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Trabalho sem formatação, somente formatadas as referências…

Palavras: 550Páginas: 2

LÚDICIDADE

Este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Data 12/12/2018 nota 9,00…

Palavras: 6875Páginas: 25

Educação moral e cívica

Educação moral e cívica …

Palavras: 550Páginas: 2

TCC Inédito - Pode ser utilizado em graduação ou pós de pedagogia

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as inúmeras possibilidades de atuação do pedagogo fora do ambiente escolar, demostrando que ele atua em todos os lugares onde ocorra aprendizagem, os desafios que encontra para trabalhar fora do ambiente escolar e o uso do seu conhecimento para atuação em lugares diversificados. Já está formatado nas normas abnt. Inserir somente a capa e a folha de rosto com seu nome ;)…

Palavras: 4125Páginas: 15

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: os desafios na escola e na sociedade

Este trabalho discute a Diversidade Sexual e de Gênero e os desafios no que diz respeito a discussão desse tema nas escolas e de modo geral na sociedade, reproduzindo assim uma mentalidade em relação à orientação sexual. O objetivo é a discussão sobre o preconceito e encontrar medidas para que a violência de gênero seja amenizada, principalmente na educação. O método de pesquisa é bibliográfico. Os resultados apontam à reflexão sobre estigmas da sexualidade humana dentro da educação e no contexto familiar. Concluindo que para vivermos num país mais tolerante socialmente e quem sabe assim diminuir radicalmente a violência em relação a diversidade sexual e de gênero é preciso discutir abertamente o assunto, pois a partir das indagações é possível construir respostas juntos e quem sabe viver em um ambiente harmonioso e respeitoso…

Palavras: 4125Páginas: 15

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: GESTÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado, apresentado como requisito de avaliação do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNA…

Palavras: 3300Páginas: 12

O IMPACTO DE UM FILHO AUTISTA NA FAMILIA

O autismo não é uma enfermidade, é um sofrimento complexo do cérebro que implica em problemas sociais, de conduta e de linguagem. O autismo não discrimina. Não importa em que parte do mundo você viva. Sejam filhos de ricos, de pobres, pessoas comuns e normais ou de personalidades conhecidas. Qualquer criança pode ter autismo. O autismo impacta a família de muitas formas…

Palavras: 13750Páginas: 50

TRABALHO MORFOLOGIA

TRABALHO DE MORFOLOGIAEstrutura das palavras;(Valor 0,55) As palavras não são formadas apenas por uma simples sequüência de elementos constitutivos; elas são também estruturadas em camadas que podem atingir vários níveis. Aa palavra morfologicamente complexa, ou seja, a palavra que contém mais de um elemento, é estruturada basicamente como a combinação de uma base com um afixo. Essa base pode, por sua vez, ser complexa, isto é, também estruturada em termos de base e afixo. Assim, podemos ter vários níveis ou camadas na estrutura de uma palavra. Vejamos, por exemplo,. as palavras centro, central, centralizar, descentralizar, descentralização. A primeira palavra (centro) é constituída apenas pela base, embora se possa considerar que esta apresente uma vogal temática. A segunda palavra (central…

Palavras: 3300Páginas: 12

O Ciclo dos Rebeldes: processos de mercantilização do rap no RJ

A presente dissertação, que é fruto de um percurso investigativo de longa duração acerca da Cultura do Hip Hop e principalmente do Rap no Estado do Rio de Janeiro, objetivou de forma mais ampla desvelar e revelar as inúmeras contradições que atravessam o campo cultural deste gênero musical, buscando compreendê-lo em seus atravessamentos políticos, econômicos e culturais, sobretudo no que tange à mercantilização da cultura do ponto de vista da economia política do capitalismo contemporâneo. Do ponto de vista de sua fundamentação teórico-metodológica, a dissertação dialoga com o campo dos estudos marxistas, principalmente com a questão da crítica na perspectiva do método de análise dos fenômenos sociais, da totalidade e das contradições presentes no fenômeno estudado, a cultura do HIP HOP e do Rap. Para fins de situar a arquitetura da pesquisa, investigamos a sua história recente da cultura do Rap, o seu crescimento e a sua legitimação na esfera cultural como parte do consumo da juventude, e a sua crescente mercantilização e transformação de sua potência artística de música e cultura de protesto e de rebeldia em produto para o mercado de consumo através de um estilo apaziguador e homogeneizador dos conflitos inerentes à luta de classe presente na sociedade contemporânea. Do ponto de vista metodológico, nos baseamos em entrevistas dialogadas, que procuraram dar fundamentação aos objetivos propostos, ao percurso investigativo e análises conceituais, bem como situar os/as leitores/as das mudanças ocorridas na cena do rap contemporâneo, sobretudo, na passagem do Rap de protesto e do papel do MC de caráter artesanal à genealogia da profissionalização do MC, já presente e adaptado à indústria cultural e mercantilização da rap como produto a ser consumido em todas as esferas da juventude contemporânea. Em nossa pesquisa, como resultado do percurso investigativo, concluímos que a autonomização do rap como um dos elementos do Hip Hop de uma forma geral é um dos resultados da mercantilização da cultura, gerando o afastamento entre os elementos constituintes da cultura do Hip Hop, esvaziando-se também essa cultura dos seus próprios fundamentos políticos e ideológicos adaptando-se às múltiplas esferas do consumo…

Palavras: 46475Páginas: 169

O paradigma AICLE é o enfoque do futuro

O trabalho a seguir tentará expressar uma concepção positiva do paradigma da Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua Estrangeira – AICLE, ponderada por aspectos regionais e culturais, ora de ordem nacional, ora de ordem transnacional. O enfoque desta abordagem parte do pressuposto que a aprendizagem de um idioma alternativo, apoiada somente pela presença dos seus aspectos de natureza ortográfica e gramatical, mostra-se insuficiente para o constructo significativo do conhecimento. O saber empírico tem demonstrado por intermédio dos intercâmbios universitários (ou outra modalidade), por exemplo, que o acesso a funcionalidade prática de um idioma estrangeiro é a “mola propulsora” do aprendizado efetivo. Através da intercomunicação é possível alcançar o conhecimento e as verdadeiras representações do pensamento que traduzem o habitual. Data: 20/02/2018 Local de Entrega: FUNIBER Nota: 10,0…

Palavras: 2200Páginas: 8

LINGUA PORTUGUESA

As questões pautadas acerca da reforma do ensino médio ocasionam uma série de dúvidas e incertezas quanto à aplicabilidade do ensino. Diante dessa concepção, o ensino de Língua Portuguesa será obrigatório no novo Ensino Médio, sendo necessário buscar propostas inovadoras, as quais voltadas à língua como atividade interativa. Isso possibilita a implementação de trabalhos direcionados ao estudo do texto nas diversas situações de interação social. Assim, o ensino de língua, literatura e da alfabetização devem ser pensados com mais responsabilidade. …

Palavras: 1650Páginas: 6

O PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E SUAS INTERVENÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A finalidade desse artigo objetiva analisar o papel do psicopedagogo institucional e as suas intervenções nas dificuldades de aprendizagem. A dificuldade na aprendizagem dentro do espaço escolar é um dos maiores problemas que o psicopedagogo e os educadores se deparam constantemente na atualidade. ( Nota obtida 8,0.) Apresentado a Faculdade Campos Eliseos…

Palavras: 3575Páginas: 13

A organização do tempo-espaço na educação fundamental I

Trabalho sobre como se deve trabalhar o tempo-espaço na educação fundamental I…

Palavras: 3025Páginas: 11

Violencia nas escolas - reflexo da sociedade?

Tcc de pedagogia abordando a violência nas escolas com base no livro "O Brasil fugiu da escola", do autor Sergio Kodato…

Palavras: 5775Páginas: 21

A TRAJETÓRIA DA MULHER NO MAGISTÉRIO

A trajetória da mulher no magistério…

Palavras: 1100Páginas: 4

Como montar uma aula motivacional

Power point muito bem elaborado com os recursos da TIC. Material que utilizei na ministração do minicurso no I Congresso Nacional de Educação, em Poços de Caldas…

Palavras: 9075Páginas: 33

Psicogênese da Língua Escrita

Contribuições, equívocos e consequências geradas pela má interpretação da psicogênese da língua escrita para o trabalho pedagógico de alfabetização…

Palavras: 1375Páginas: 5

A FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O trabalho mostra na melhor forma possível como a escola tem sido, nos últimos anos, crescentemente focalizada, não só no Brasil, mas em outros países, constituindo importante fonte para a compreensão das realidades vividas e sofridas pela grande maioria das populações mais e menos privilegiadas econômica, social e culturalmente, com o olhar nos professores, como comprometimento político e preocupação de pesquisa, desde o ano de 1984, permitindo dizer que esse quadro de problemas não constitui um insucesso generalizado, mas representa, sobretudo, desafios a enfrentar…

Palavras: 10725Páginas: 39

Bullying escolar: como combater este fenômeno

A violência escolar é uma realidade que traz intranquilidade e insegurança por parte de todos aqueles que estejam relacionados com a educação, principalmente no que se refere bullying. O bullying é um termo de origem inglesa utilizado na maioria dos países para classificar atos intencionais, repetitivos e violentos contra uma vítima ou um grupo de vítimas que estejam em julgo desigual de poder causando para o mesmo uma série de prejuízos, tais como: evasão e retenção escolar, doenças psicossomáticas, depressão e até mesmo o suicídio. Este trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica e tem como principal objetivo compreender a intervenção dos educadores diante desta realidade que diariamente tem causado um enorme sofrimento por parte de todos os evolvidos, bem como pontuar as suas consequências. nota 10…

Palavras: 4400Páginas: 16

A importância da brincadeira na alfabetização

TCC PARA graduando em pedagogia ou áreas afins. …

Palavras: 8250Páginas: 30

ORIENTADOR PEDAGÓGICO: UMA PROFISSÃO DESAFIANTE, COMPLEXA E MOTIVADORA

O orientador pedagógico é cercado diariamente por demandas, desafios e situações, onde necessita ser um líder atuante e e eficaz. Seu desempenho está intimamente relacionado à infundir no aluno e demais pessoas envolvidas com seu trabalho, valores, tomadas de consciência, de maneira que possam se estruturar ao longo da vida e desenvolverem-se plenamente…

Palavras: 1925Páginas: 7

Pedagogia Waldorf

Essa aprestação que explica quais são os princípios das escolas Waldorf e como elas funcionam…

Palavras: 3300Páginas: 12

Resumo Livro O Monge e o Executivo

O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. …

Palavras: 550Páginas: 2

Resumo Livro: Nos Bastidores da Disney

O livro de Tom Connellan conta a história de 5 executivos bem sucedidos que aceitam passar 3 dias na Disney em um programa de treinamento para conhecer como a metodologia de trabalho da Disney poderiam mudar os resultados de suas empresas. …

Palavras: 550Páginas: 2

Resumo do Livro: Faça o que tem que ser feito e não só o que te pedem

É uma linguagem simples cheia de exemplos do cotidiano, o livro fala sobre a importância da percepção crítica, do desprendimento, e acima de tudo, da atitude. …

Palavras: 550Páginas: 2

A Neurociência no Ensino Superior

Este projeto destaca a relevância da Neurociência como ferramenta de apoio ao Educador, frente aos desafios de sua profissão e as dificuldades em sala de aula. O presente trabalho ainda contribui para a compreenssão da estrutura cerebral e diagnóstico de dificuldade de aprendizagem de crianças especiais.O trabalho foi apresentado á faculdade UCAMPROMINAS como artigo para defesa de Pós Graduação, com nota 7,5 em setembro de 2015…

Palavras: 2750Páginas: 10

Relatório de estágio: ONG

Relatório de estágio em organizações não escolares. ONG…

Palavras: 3025Páginas: 11

Avaliação: instrumento integrante no processo ensino-aprendizagem

O trabalho visa mostrar a importância da avaliação de aprendizagem como mecanismo integrante na evolução do educando, desmistificando que a avaliação é apenas somativa ou punitiva…

Palavras: 11000Páginas: 40

RESUMO DO FILME OS INTOCÁVEIS

RESUMO DO FILME OS INTOCÁVEIS. O filme Francês, “Os Intocáveis”, foi lançado em 2012 e baseado em fatos reais. A emocionante trama tem como protagonista Omar Sy e François Cluzet, no filme chamados de, repectivamente, Driss e Philippe. Philippe é um viúvo, rico, pai de uma adolescente rebelde e tetraplergico. …

Palavras: 825Páginas: 3

RESUMO DO FILME- A PROCURA DA FELICIDADE

RESUMO DO FILME- A PROCURA DA FELICIDADE.Chris Gardner (Wil Smith)…

Palavras: 550Páginas: 2

RESENHA FILME - LUTERO

RESENHA FILME - LUTERO O filme conta a vida de Martinho Lutero desde seu voto de castidade com o catolicismo, no ano de 1507, até os fatos de 1530, em Augsburg, que acabou resultando o desligamento definitivo entre as igrejas de Roma e da Alemanha e rompe então esse compromisso, a razão foi à publicação de 95 teses que condenavam a venda de indulgências elaboradas pela a igreja…

Palavras: 1375Páginas: 5

RESUMO DO LIVRO - O PARADIGMA EMERGENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

RESUMO DO LIVRO - O PARADIGMA EMERGENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. O LIVRO TEM PÁginas - 131. …

Palavras: 1100Páginas: 4

RESUMO - FILME - A NATUREZA CONTRA ATACA

RESUMO DO FILME - O filme relata a ambição do homem de dominar a natureza através da ciência, criam armas tecnológicas que propiciam comandar o clima na terra, a ambição pelo poder afetam todas as esferas governamentais que utiliza o clima para atacar seus inimigos…

Palavras: 825Páginas: 3

TCC - A VALORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DA SECRETARIA ESCOLAR: GESTÃO DEMOCRÁTICA

Esta pesquisa problematiza o campo em que se situa a institucionalização do atendimento dos secretários, que norteia os princípios da Gestão democrática assegurada como princípio da educação pública desde 1988, através da Constituição Federal. …

Palavras: 3575Páginas: 13

Resenha - POR QUE DIVULGAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO?

Maria Helena da Silva Carneiro trata no inicio de seu texto, da “evolução” do pensamento acerca da divulgação da ciência e a preocupação de aproximar o conhecimento científico do grande público. Carneiro relembra que a atividade de “simplificar” a linguagem cientifica a ponto de ela ficar compreensível ao publico leigo, não é uma atividade nova, nem no Brasil nem fora dele…

Palavras: 275Páginas: 1

Resenha - O PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM NOSSA SOCIEDADE DE RISCO: EM PROL DE UMA NOVA ORDEM DE RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

O artigo escrito por Valério e Bazzo andentra uma área cada vez mais importante nos dias de hoje, a discussão acerca do papel desempenhado pela ciência e a pela tecnologia no contexto da sociedade contemporânea…

Palavras: 275Páginas: 1

A psicologia da educação

A psicologia da educação resumida e atualizada. …

Palavras: 1375Páginas: 5