Trabalhos acadêmicos de Direito: saiba neste artigo o que são

Publicado em 05.02.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 13 minutos

Temos uma equipa de especialistas no assunto, a melhor equipe do mercado, que pode tornar a sua vida mais simples. Sim, seu trabalho acadêmico de Direito será mais simples agora, porque estamos aqui para ajudar! Agora você está em vantagem. Se precisa de um trabalho e, por algum motivo, não consegue fazê-lo dentro do prazo estipulado pelo seu professor, basta falar conosco. Você não precisa mais pedir ao seu professor para adiar o prazo da entrega de seu próximo trabalho. Isso poderá comprometer sua nota e, sejamos objetivos, se você ainda não fez por algum motivo, não será mais um ou dois dias que vão fazer toda a diferença. Além disso, você estará sob pressão e pode não ter tempo de conferir tudo de acordo com o que você gostaria. Resolva a situação de uma forma mais interessante e produtiva, garantindo assim que você terá a melhor nota sem se preocupar.

Você vai encontrar aqui:

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Trabalhos acadêmicos na área de Direito

Trabalhos acadêmicos na área de Direito

Foto: unsplash.com

Sabemos que você quer saber tudo sobre nossos trabalhos de Direito, e que chegou aqui por isso. Mas antes, vamos aprofundar alguns conceitos. Isso é necessário para que você entenda melhor que tipo de textos podem ser solicitados, quais os assuntos etc.

Primeiro queremos explicar o que são trabalhos acadêmicos. Seguindo os conceitos da norma ABNT 14724, um trabalho acadêmico é aquele solicitado no ensino superior ou na pós-graduação. De modo prático, são os trabalhos que você faz para ser aprovado em uma disciplina ou para concluir um curso. Os trabalhos finais de cursos são o TCC, para a graduação e a especialização, a dissertação, para o mestrado e a tese, para o doutorado.

É possível que a faculdade ou os professores exijam outros tipos de trabalhos de você, como artigos, projetos, relatórios, e diversos outros. Porém, os trabalhos acadêmicos previstos pela norma 14724 e aceitos de modo geral dentro desse conceito pelas instituições são estes. Artigos científicos, relatórios e projetos de pesquisa possuem uma norma específica para cada um deles.

Neste artigo, seguiremos esta divisão - graduação, especialização, mestrado e doutorado -- para que você entenda de que tipos de trabalhos de Direito estamos falando.

Trabalhos de Direito na graduação e para bacharel

Agora vamos falar que tipo de trabalhos podem ser pedidos a você na sua faculdade de Direito. Mas antes, queremos falar brevemente sobre como é o curso de Direito no Brasil e se o curso de Direito tem TCC. É claro que o currículo varia um pouco conforme a instituição, mas existem diretrizes mínimas que todo curso dentro do território nacional deverá seguir, como a capa de trabalho de faculdade de direito.

Na formação geral, o curso de Direito deverá oferecer aos alunos, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, estudos em Economia, Antropologia, Ética, Psicologia, Ciência política, Sociologia, Filosofia e História. Como você pode ver, a formação geral é bem variada e multidisciplinar.

Na formação técnico-jurídica, os cursos de deverão oferecer conteúdos de Teoria do Direito, Direito civil, Direito administrativo, Direito Processual, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Direito Internacional, Direito Penal, Formas Consensuais de Solução de Conflitos e Direito do Trabalho.

Ainda segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, na formação prático-profissional deverão entrar as atividades de práticas jurídicas e o TCC. Além disso, podem ser incluídas disciplinas relacionadas a: Direito agrário, Direito eleitoral, Direito esportivo, Direito da criança e do adolescente (incl. alienação parental), Direito ambiental, Direito do consumidor, Direito portuário, Direitos humanos e Direito cibernético.

Bem, agora você já sabe de modo geral o que você estudará na sua faculdade de Direito. Podemos falar agora quais trabalhos na área de Direito você pode ser solicitado a fazer. Em primeiro lugar, desde o começo do curso, você será solicitado a fazer trabalhos das disciplinas do curso.

Estes trabalhos de disciplinas podem ser pequenos, durante o semestre, ou um pouco maiores, para finalizar o período e ser aprovado na disciplina. São profundidades e tamanhos diferentes, mas são todos trabalhos acadêmicos.

Digamos, por exemplo, que na disciplina de Psicologia jurídica, por volta da oitava semana de aula, a professora peça a você e a seus colegas uma tarefa sobre as relações entre violência e criminalidade e as áreas do Direito e da Psicologia. Ela informa que vocês deverão fazer um trabalho de no máximo 6 páginas, mas que deverá conter todos os elementos na norma ABNT de trabalhos acadêmicos.

Ou então, poderia ser este cenário: na disciplina de Direito constitucional, ao final do semestre, o professor avisa que a turma terá sua nota final composta por uma prova e uma pesquisa. A pesquisa será sobre ações constitucionais deverá ser no formato dos trabalhos acadêmico, com capa, folha de rosto, sumário etc., toda a estrutura conforme a ABNT.

Também existe a situação clássica, aquela que você já espera por ela desde que entra na faculdade: a hora de fazer seu trabalho de conclusão de curso, ou seja, o trabalho para virar bacharel em direito! Neste momento, você irá fazer uma pesquisa mais ampla e aprofundada, possivelmente desenvolvida em um pré-projeto e concluída no TCC.

Viu só? Desde o comecinho do curso você já precisa se familiarizar com técnicas de escrita, normas ABNT, metodologia da pesquisa. Talvez você pensasse que somente ao final do seu curso iria ser solicitado a entregar trabalhos da sua faculdade de Direito.

Mas não é assim. Trabalhos acadêmicos de Direito não são apenas os TCCs, mas sim todos os trabalhos estruturados e dentro das normas que você faz ao longo da faculdade. E fique conosco neste artigo, pois vamos mostrar mais trabalhos de Direito.

Trabalhos de Direito na pós-graduação lato sensu (especialização)

Quando você conclui aseu curso de Direito, existem uma série de caminhos que você pode decidir tomar. Um deles é fazer uma pós-graduação lato sensu, que é o mesmo que uma especialização, ou, como alguns chamam de forma bem informal, uma “pós”.

Existem inúmeras especializações na área de Direito, ligadas ou não a faculdades e universidades. Algumas especializações que você poderá escolher:

  • Resolução de conflitos e Direito do Trabalho;
  • Direito digital;
  • Direito médico e da saúde;
  • Advocacia corporativa;
  • Direito contratual;
  • Bioética e biodireito.

Estes são apenas alguns exemplos, mas acredite: existem muitas opções de cursos de especialização na área de Direito!

E quais trabalhos acadêmicos você precisará fazer em uma pós? Funciona de uma maneira bem parecida com a graduação, neste sentido. Você irá cursar uma série de disciplinas, e nestas disciplinas, pode ser solicitado a escrever trabalhos durante ou ao final do período.

Quando você está perto da conclusão da especialização, precisa escrever um trabalho final. Este trabalho final geralmente é um TCC, de modo também similar à graduação. Algumas instituições exigem em vez do TCC um artigo científico.

Então, percebeu que na pós você continuará sendo um escritor de trabalhos acadêmicos, não é mesmo?

Mas vamos em frente, pois se você quer seguir a carreira acadêmica em Direito, a graduação e a especialização são apenas o começo, e tem bastante chão pela frente. Na próxima seção, vamos lhe apresentar o mestrado e os trabalhos acadêmicos que fará nele.

Quando você conclui a sua graduação em Direito, existem uma série de caminhos que você pode decidir tomar. Um deles é fazer uma pós-graduação lato sensu, ou seja, uma especialização ou um “pós”.

Trabalhos de Direito na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)

Outra opção que você pode decidir trilhar após terminar a faculdade é a pós-graduação stricto sensu, ou simplesmente, o mestrado. Algumas pessoas fazem uma especialização e depois ingressam no mestrado, mas você pode começar o mestrado assim que concluir o curso de Direito.

O mestrado é um grau acadêmico. Existem mestrados acadêmicos, que são voltados para as formação teórica de professores e pesquisadores, e mestrados profissionais, voltados para qualificar a atuação profissional.

Os cursos de mestrado possuem linhas de pesquisa voltadas para áreas específicas dentro do Direito. Você precisará encontrar uma linha de pesquisa e um futuro orientador que sejam relacionados ao assunto que gostaria de pesquisar na dissertação. E veja só: você já precisa pensar nisso antes do começo do curso! Na seleção feita você já precisa apresentar um pré-projeto de sua futura dissertação. Ou seja, no mestrado você já começa a escrever trabalhos de Direito antes mesmo do início das aulas.

Para concluir seu curso e obter seu título de mestre, você precisa cumprir diversos requisitos, mas os principais deles são:

  1. Cursar todas as disciplinas previstas no seu curso de mestrado;
  2. Elaborar e apresentar uma dissertação a uma banca de especialistas.

O mestrado é composto por estudos bastante mais intensos e complexos do que a graduação e a especialização. Você precisará ler muito, e, claro, apresentar muitos trabalhos acadêmicos e artigos nas disciplinas que cursar. É uma rotina bastante aprofundada e até exaustiva, que costuma durar por volta de 2 anos no total.

Mas, depois que você terminar todas as disciplinas, entregar todos os muitos trabalhos e artigos que serão exigidos, virá o trabalho mais difícil do mestrado: a dissertação. Uma dissertação é um trabalho acadêmico que se caracteriza por reflexões e análises sobre um tema escolhido pelo aluno em conjunto com seu orientador. Este tema não precisará ser abordado um tema inteiramente novo, podem ser temas já discutidos no âmbito acadêmico, porém com uma abordagem diferente.

Quando você terminar seu curso de mestrado em Direito, se você realmente for uma pessoa determinada e quiser continuar seus estudos, poderá entrar em uma seleção para o doutorado. O doutorado é o grau acadêmico que segue-se ao mestrado. O doutorado assemelha-se bastante ao mestrado na forma de seleção para ingresso, nas disciplinas que você deverá cursar e por também exigir um grande trabalho final.

Por isso, você já deve imaginar que durante as disciplinas de doutorado, outros tantos trabalhos de Direito serão solicitados. Da mesma forma que o mestrado, é um período intenso, complexo e aprofundado de estudos, leituras, trabalhos acadêmicos, artigos, seminários e apresentações.

Mas talvez a mais importante diferença entre mestrado e doutorado seja no seu trabalho final. No doutorado, o trabalho final que deverá ser elaborado e apresentado a uma banca de especialistas é a tese. E a tese possui uma característica bastante marcante: ela precisa ser nova, original, precisa trazer conhecimento científico inédito. E é por isso que doutorados podem durar até 5 anos.

E então, percebeu a quantidade de trabalhos que você precisa fazer desde o dia que pisa na universidade a primeira vez até o momento em que obtém seu título de doutor? É muita coisa, não é mesmo?

Outra opção que você pode decidir trilhar após a faculdade é o mestrado. Após o mestrado, você pode continuar seus estudos com o doutorado.

Trabalhos de Direito: modelos prontos

Para que você tenha ideias e inspirações, vamos apresentar a seguir modelos prontos de trabalhos de Direito. São trabalhos desde a faculdade até o doutorado, e todos já foram apresentados e aprovados. Veja só:

Trabalho de conclusão de graduação

Responsabilidade civil em eventos desportivos profissionais

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/222143

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/222100

Trabalho de conclusão de especialização

Fundo de defesa de direitos difusos : uma abordagem à luz do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado

Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica

A parassubordinação como nova forma de qualificação do trabalho humano frente aos direitos sociais

Dissertação de mestrado

https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8617

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222006

Dissertação de mestrado profissional

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215359

Tese de doutorado

https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12410

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220445

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219467

A seguir, procuramos resumir o que você deve ou não fazer em toda a sua vida acadêmica, a respeito de trabalhos acadêmicos:

Práticas ruins nos seus trabalhos de Direito

Boas práticas nos seus trabalhos de Direito

  • Deixar tudo para a última hora. Fica sempre mais difícil elaborar um trabalho ou relatório volumoso de um dia para o outro.
  • Ter as fontes de pesquisa adequadas
  • Produzir trabalhos fora do escopo do que os professores pediram (muito maiores, muito menores, que não respondem às questões centrais)
  • Conhecer metodologia da pesquisa e normalização
  • Trabalhos com erros de ortografia e gramática, com problemas de coesão e coerência.
  • Manter um fluxo de escrita mesmo que você não ache que está escrevendo o texto ideal. O importante é ter algum resultado, que depois poderá ser melhorado.

Até aqui neste artigo mostramos o que você pode esperar, em termos de trabalhos acadêmicos, desde a faculdade até a pós. Nas seções seguintes, vamos detalhar como podemos ajudar.

3 passos para ter seus trabalhos de Direito

Então para que você possa tranquilamente descansar e dedicar-se a outros aspectos de sua vida, tão ou mais importantes que os trabalhos, você precisa dar 3 passos concretos. São eles:

  • Entrar em contato com nossa equipa;
  • Efetuar o pagamento de nossos honorários;
  • Entregar o seu trabalho dentro do prazo.

Vamos então ver cada passo de cada vez e o que isso implica:

O passo número um fala para entrar em contato com a equipe. Para isso, você tem que escolher em nosso site a melhor forma para falar conosco. Temos várias formas de contato, opte pela mais confortável para. Ao dar este passo, você pode logo nos fornecer:

  • As informações que possui acerca do trabalho;
  • O prazo de entrega do trabalho;
  • O seu grau acadêmico.

Nas informações do trabalho, informe o tamanho do trabalho, o tema e a bibliografia que o seu professor sugere, caso a tenha. Tudo o que o professor tenha falado sobre o trabalho deverá ser descrito aqui, para que possamos adaptar o trabalho ao seu objetivo principal.

Depois você terá todas as indicações para que possa efetuar o pagamento de nossos honorários.

Dentro do prazo estipulado, você terá o seu trabalho em mãos para que possa finalmente entregar a seu professor.

Nossa equipe está preparada para fazer trabalhos acadêmicos de Direito

Antes de iniciarmos este nosso projeto de ajuda a você e a todos os que precisam de apoio em seus trabalhos acadêmicos, nós passamos pelo mesmo que você está passando:

  • prazos curtos e trabalhos para começar;
  • bloqueios que nos impediam de avançar;
  • falta de tempo para pesquisar.

Sentimos na pele o que é ser estudante e, apesar da fama da boa vida, quase não usufruir desse tempo em muitas ocasiões, devido ao fluxo de trabalhos. Isso deixou marcas em nós, de tal forma, que hoje queremos mesmo é ajudar você e todos os seus colegas a serem estudantes com mérito. Você merece:

  • Passar tempo com seus colegas;
  • Sair com o/a namorado/a;
  • Ter boas notas;
  • Viver a intensidade da vida de estudante.

Então, resolvemos criar este espaço em que você pode se sentir confiante e tranquilo. Aqui você merece toda a nossa atenção e todo o nosso apoio. Podemos ajudar nos três primeiros pontos. O resto é consigo. Combinado?

Então é assim, você escolhe a melhor forma de entrar em contato conosco. Apresenta o que foi mencionado acima e nós garantimos que seu trabalho será feito com todo o rigor e profissionalismo. Isso quer dizer que o ponto “ter boas notas” está assegurado, certo? Agora vejamos os outros dois primeiros pontos: sair com os colegas e namorar. A realidade é que você está preso aos trabalhos que tem que apresentar e aos prazos estipulados e que raramente tem tempo para isso. Se você aprender a delegar os seus trabalhos, estaremos aqui para ajudar. Você terá mais tempo disponível. Poderá ir ver o filme que acabou de ser lançado, sair com os amigos ou até mesmo fazer uma surpresa a seus familiares, pois terá tempo para isso e terá seus trabalhos de Direito prontos.

Confira neste vídeo: como escrever melhor

Conclusão

Este artigo foi criado para mostrarmos como podemos lhe ajudar. Mas, antes disso, quisemos mostrar em detalhes como será sua vida acadêmica, desde a graduação até o doutorado, para que você saiba quais tipos de trabalhos deverá produzir.

Explicamos em linhas gerais como é um curso de Direito e como são os trabalhos da faculdade de Direito.

Depois, focamos na sua vida de estudante após o fim do curso superior. Mostramos para você que existem inúmeras opções de especializações em Direito, e que os trabalhos que você produzirá durante a pós e ao final dela – o TCC – são semelhantes aos que você fez na faculdade.

Então, chegamos na parte mais aprofundada e complexa, que são os estudos feitos no mestrado e no doutorado. Contamos para você como durante ambos você cursará disciplinas que exigirão trabalhos, mas que os trabalhos mais difíceis são aqueles que você precisará apresentar ao final, a dissertação e a tese.

A seguir listamos uma série de trabalhos acadêmicos de Direito prontos, para que você se inspire. Incluímos trabalhos de todos os níveis, TCCs de faculdade, TCCs de especialização, dissertações e teses.

Por fim, explicamos como podemos ajudar caso você esteja sem tempo para fazer todos estes trabalhos.

Esperamos que tenha gostado e que tenha sido útil!

Fontes para aprofundar a pesquisa:

Informações sobre a faculdade de Direito

http://www.direito.usp.br/

Informações sobre pós-graduação em Direito

http://ppgd.unb.br/

https://www.ufjf.br/ppgdireito/

Perguntas frequentes sobre Direito

O que o bacharel de Direito pode fazer?

Como bacharel em Direito, há uma série de atividades, cargos e profissões que você pode seguir, na iniciativa privada e no serviço público municipal, estadual e federal. Algumas destas funções são: advogado, juiz, promotor, delegado e defensor público.

Quais são as duas grandes áreas do Direito?

O Direito tem duas grandes áreas. Uma delas é o Direito público e a outra é o Direito privado. No Direito público vemos as subdivisões de Direito constitucional, Direito tributário, Direito Administrativo, por exemplo. Já no Direito privado, algumas das subáreas são a Civil, Empresarial e Trabalhista.

Checklist

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.