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Passo a Passo De Como Fazer Um Plano de Negócios Pronto No Word

Quem nunca sonhou em ter seu próprio negócio não é mesmo? Empreender, ser seu próprio chefe. Porém, as vezes o que começa como um sonho se transforma em um pesadelo gigante, porque as pessoas antes de empreender não se organizam. Imagine que você deseja construir uma casa, para isso primeiro você deve se planejar, organizar as coisas, pensar na estrutura, desenhar uma planta, uma série de passos organizacionais que você tem que dar antes de começar a construir.

O mesmo acontece com o seu negócio, e para isso é que foi criado o plano de negócios, para que você embarque nesse mundo empreendedor com segurança e minimizando as chances de surpresas desagradáveis no caminho, ele lhe dará informações sobre o mercado, sobre seus concorrentes, sobre os produtos, sobre oferta e demanda e muitas outras informações importantes. Mas se você deseja empreender, tem espírito empreendedor, mas não sabe como fazer um plano de negócios, se acalme, esse artigo vai te mostrar como fazer isso.

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Bem, explicando plano de negócios é um documento que é elaborado com o intuito de traçar a estratégia que melhor se aplicará aos seus objetivos negócios, fazendo com que você alcance esses objetivos com mais rapidez e menos chances de erros, e se eventualmente algo der errado, será no papel e não no mercado. 

Além disso, o plano de negócios é elaborado através de várias fases até que se alcance o seu objetivo, e caso algo dê errado é possível fazer a verificação de qual fase se encontra o erro, e consertá-lo. Todo empreendimento é um risco, mas esse risco pode ser diminuído com um plano de negócios, pois ele fará uma análise de viabilidade de mercado, e quanto mais detalhes e informações o plano de negócios conter, menor serão os riscos, por isso ele é tão importante para quem quer empreender.

A estrutura de um plano de negócios permite que o empreendedor identifique os possíveis erros no papel, e os conserte antes de pôr o negócio em prática, realizando uma análise de mercado, uma análise do público alvo, organizando um planejamento financeiro e muito mais informações. Dado esses benefícios o plano de negócios se tornou cada vez mais popular e difundido no Brasil e no mundo, inclusive entre as pequenas empresas. 

No Brasil as micro e pequenas empresas podem contar com a ajuda do SEBRAE para elaborar um plano de negócios, apesar disso de estar crescendo o número de empreendedores adeptos ao plano de negócio, esse número ainda é pequeno, e a consequência disso são os fechamentos de diversas micro e pequenas empresas ao longo do caminho. Divulgar a importância da ferramenta é uma maneira de mostrar aos empreendedores a relevância de um bom plano. 

Pode parecer uma tarefa árdua é um primeiro momento, mas com o tempo você irá agradecer de ter desenvolvido. A elaboração de um plano exige persistência, foco e determinação, mas através dele você conseguirá informações sobre o produto, uma análise da concorrência, do mercado e todas as informações que serão vitais para o bom desenvolvimento do seu empreendimento. 

Pensando nisso, nós trouxemos neste artigo informações de como fazer um planejamento de negócio, quais são as etapas do plano de negócios e mais uma série de observações que te ajudarão a enxergar essa tarefa com outros olhos.  

  Por Que o Plano de Negócios é Importante em Minha Vida?

Depois de tudo que já foi dito, acreditamos que você já entendeu a importância de um plano de negócios, mas mesmo assim não custa nada reforçar. Vale lembrar também que a utilidade dele não é somente para quem ainda vai abrir a empresa, mas também para quem já possui seu negócio e pretende expandir, ou até mesmo investir em um novo segmento. 

Imperioso destacar que o plano de negócios não vai eliminar cem por centos os riscos, mas auxilia com algumas incertezas de quem tem que se aventurar no mundo dos negócios, ademais trouxemos aqui alguns pontos que destacam a importância do planejamento de negócios:

  • É importante para organizar as ideias antes de começar um novo empreendimento;

  • Auxilia na expansão de empresas;

  • Ajuda nas estratégias da empresa, vez que através dele é possível realizar uma pesquisa de mercado, uma pesquisa de produtos e serviços, além de uma análise dos pontos fortes e fracos da empresa;

  • Facilita a comunicação com terceiros, vez que serve de demonstrativo do seu empreendimento;

  • Diminui os riscos do negócio.

  Primeiros Passos Para Desenvolver Um Plano de Negócios

Antes de iniciar o seu plano de negócios, um requisito obrigatório para a elaboração deste é conhecer o ramo do negócio em que se pretende desenvolver a atividade. Conhecer os produtos ou serviços que pretende oferecer é regra básica, além destas conhecer o local em que se pretende instalar o empreendimento é fator importante para delimitação do público alvo e análise do empreendimento.

Conhecer o local e a demanda dele é fator decisivo para a sobrevivência do comércio, de nada adianta por exemplo você oferecer serviço de transporte de camelo na Antártica. Sim, sabemos que é um exemplo esdrúxulo, mas serve de demonstrativo para que você perceba a necessidade de se conhecer o local do comércio e a demanda da região. Entender seus futuros clientes te auxilia a oferecer produtos e serviços personalizados e nesse momento do mercado tal fator está em alta.

  Como Montar Um Plano de Negócios Passo a Passo 

Nesse passo, já estabelecemos que se você quer ter um empreendimento saudável e duradouro é necessário elaborar um plano de negócio, mas como fazer isso? Muito se ouve falar sobre, porém poucos divulgam de fato como fazer um plano de negócio, mas hoje vamos te mostrar a estrutura de um plano de negócios passo a passo, para que você possa fazer o seu.

Possivelmente você terá que ajustar um parágrafo outro para que se encaixe em seu modelo de negócio, tenha em mente que este é apenas um exemplo de plano de negócios simplificado. Um plano de negócios é elaborado através de seções, vamos te explicar cada uma delas ao longo deste artigo, acompanhe o que um bom plano de negócios deve conter.

  Capa

Qualquer documento bem redigido para ser apresentável possui uma capa, a capa serve para apresentar o conteúdo que virá nas páginas seguintes, em um plano de negócios ela deve ser o mais limpa possível, contendo informações apenas acerca da temática do conteúdo e identificação da empresa, com um design limpo focando apenas nas informações importantes.

  Sumário 

Como em qualquer outro documento, no plano de negócios deve ter um sumário indicando qual conteúdo encontrar em qual página, isso facilita a busca pelas informações.

  Sumário Executivo

O sumário executivo já é o começo do seu plano de negócios, nele contém os pontos mais importantes do plano de negócios, e ao visualizá-lo quem está fazendo a leitura irá decidir se continua a ler ou não, por isso merece atenção especial. Além disso, ele deve conter uma espécie de resumo das informações que serão tratadas no corpo do texto do plano de negócios, e deve usar uma linguagem dirigida a seu público alvo.

Ademais, deve explicar o objetivo da elaboração do plano de negócios com relação ao leitor, por exemplo se trata de requisição de financiamento, ou de um capital de giro, fluxo de caixa, ou até mesmo apresentar seu empreendimento para futuros investidores ou associados. Apesar de vir em primeiro momento, uma dica para uma boa confecção de um sumário executivo é deixar para fazê-los após todas as outras seções do plano de negócios estarem prontas.

Assim, o primeiro passo para elaborar um bom sumário executivo é nessa parte do plano abranger um resumo das informações mais importantes, os dados dos empreendedores, a experiência profissional e atribuição dos empreendedores. Ademais, deve conter os dados do comércio, qual a missão do empreendimento, os setores da empresa, deve informar também qual o capital social da empresa, a fonte de recursos dela, além do enquadramento tributário e a forma jurídica.

Bom, para começar vamos te explicar como fazer seu plano de negócios simplificado pronto:

  • Resumo das informações mais importantes. Para isso você fará uma breve síntese das características principais, descrevendo o que é o negócio, relatando quais são os produtos e serviços oferecidos, sendo assim quem é o seu público alvo consumidor, informe também o local do comércio, quais serão os investimentos fixos, o faturamento mensal estimado, o lucro que se espera obter, e por fim faça uma projeção de em quanto tempo espera ter de volta o capital investido ao começar.

  • Dados dos empreendedores. Bem, nessa parte do plano deve ser informado ao leitor os dados dos administradores do negócio, aproveite o ensejo e se apresente ao leitor, destacando seus conhecimentos, suas habilidades e experiências. Como montar o negócio é como formar uma família, uma dica é observar com quem você irá empreender, a escolha dos sócios é tão importante quanto, senão mais, a um casamento, escolher pessoas que tenham os mesmos objetivos, a mesma visão e pensamento que o seu podem contribuir para uma longa parceria, ademais estabeleça a função e grau de autonomia de cada sócio, bem como a função que irá desenvolver e porque ele é capacitado para ela. Uma outra dica é pesquisar a quem você está se associando, uma busca de certidões tributárias e débitos preexistentes é válida para todos os sócios.

  • Dados do comércio. Nesse momento você vai qualificar a sua empresa, colocando os dados dela, a razão social, o CNPJ e demais dados que a caracterizem.

  • Missão do empreendimento. A missão da empresa é para onde a empresa está indo, qual o papel dela na área em que pretende ou já atua, é o rumo que o negócio está se dirigindo. Deixe claro para quem está fazendo a leitura o que é importante para o quadro que compõe a empresa. 

Exemplo: 

Ramo alimentício: fornecer deliciosas refeições com qualidade e eficiência, demonstrando simpatia e amor ao que faz.  

Advocacia: oferecer serviço personalizado que melhor se encaixe nos interesses do cliente, em diversas áreas de demanda. 

  • Setores do comércio. Aqui você vai definir qual é o setor de atividade do seu empreendimento, ou em qual pretende atua.

Exemplo:

E-commerce: São empresas que vendem mercadorias através de loja virtual, online, comércio eletrônico, redes sociais. 

  • Capital social. O capital social nada mais é do que os recursos da empresa, além dos investimentos, o valor dos equipamentos, o dinheiro investido para abrir a empresa, e caso haja sócios o valor que cada um investiu e a cota a qual terá direito. 

  • Fonte de recursos. Aqui você irá explicar como conseguiu os recursos para criação do negócio, se buscou auxílio de terceiros através de empréstimos ou investidores, ou se o próprio empreendedor é quem bancou todos os gastos. 

  • Enquadramento tributário. O enquadramento tributário é o qual a empresa está sujeita a depender da forma de contribuição que opte, por exemplo se a empresa optar por se enquadrar no SIMPLES nacional, o qual simplifica o recolhimento dos tributos. As empresas que não optaram pelo pagamento do SIMPLES tem de pagar os tributos IRPJ - que é o Imposto de Renda para a Pessoa Jurídica, PIS, ICMS e muitos outros.

  • Forma jurídica. A forma jurídica da empresa é decidida logo no começo e determinará qual será a forma a ser enquadrada juridicamente, bem como a forma que deverá proceder de acordo com a legislação. Escolher a forma jurídica que melhor se adequa as necessidades da sua empresa é de suma importância.

Exemplos:

Microempreendedor Individual – MEI: é uma espécie de pequeno empresário, uma pessoa autônoma que se cadastra de forma simples pelo portal na Internet e recolhe os tributos através do SIMPLES nacional. 

Empresário Individual: é uma pessoa física que empreendeu, juridicamente ele responde com seu patrimônio pessoal, pelas obrigações contratadas com a empresa.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI: não possui sócios, apenas um titular que responde pela empresa, juridicamente só responde com o patrimônio da empresa e não com o seu particular. 

Sociedade Limitada: aqui é possível ter sócios, composta por no mínimo dois. Cada sócio responde com a sua cota informada, mas todos são solidários juridicamente pelo todo.

  Análise de Mercado

A análise de mercado nada mais é que você realizar uma pesquisa de mercado, analisando os clientes do seu produto ou serviço, essa estratégia serve para conhecer melhor o seu comércio, assim você fará uma análise das características do seu cliente, uma avaliação da concorrência, como está a participação da sua empresa no mercado, os riscos que envolvem a implementação do negócio e mais informações.

  • Caracterização dos seus clientes. Essa é uma das seções mais importantes do seu plano, pois os consumidores são a alma do negócio, e ao conhecer e caracterizar esses clientes, você consegue oferecer a eles um serviço personalizado, passando na frente dos seus concorrentes no mercado, afinal atualmente os clientes não querem apenas consumir, mas sim adquirir o produto ou serviço ideal para a sua necessidade. 

Para que haja essa caracterização busque responder algumas perguntas, como por exemplo qual a faixa etária do seu público, qual o nível de escolaridade e renda deles, esses questionamentos ajudarão na classificação do tipo de cliente, se os clientes forem pessoas jurídicas também precisam ser classificados, qual o nível da empresa, como é a imagem dela no mercado, qual o ramo, qual a capacidade de pagamento, dentre outras, isso ajudará a classificar.

Após você passará a identificar o comportamento de compras desse cliente, como por exemplo a frequência que adquire o produto ou serviço, qual a média de preço que costumam pagar por ele. Depois você analisa o que leva esses consumidores a adquirir, assim você terá uma ideia de como se portar, é o preço que os atrai, a qualidade, a entrega ou o atendimento, respondendo essas perguntas você saberá como fazer a sua empresa se portar para atrair o público. 

O passo final é identificar onde estão localizados seus clientes, se quem adquire os seus produtos são apenas os moradores do bairro em que ele está situado, da rua, da cidade onde está localizado, do país todo ou internacionalmente, assim você terá uma ideia do tamanho do mercado que vai atuar. Uma boa dica para ter uma excelente atuação no mercado é escolher um segmento do mercado para atuar, por exemplo uma empresa de marmitas que se especializa na confecção de marmitas fitness. Para avaliar seu mercado consumidor você pode fazer questionários, entrevistas, observação, conversar informalmente com alguns clientes e etc.

  • Avaliação da concorrência. Um resumo dos principais pontos do plano de negócio deve ser feito com a avaliação da concorrência, ao estudar as empresas que estão competindo com você, você terá uma ideia de quais pontos positivos pode aplicar em seu próprio negócio e quais pontos que estão deficientes que você pode consertar e melhorar, tenha em mente que isso é válido para concorrentes que atuam no mesmo segmento da sua empresa, assim você fará uma análise desta avaliando os principais pontos fortes e fracos quanto a qualidade dos materiais usados nos produtos ou serviços oferecidos, se o preço é razoável, como é o atendimento prestado se precisa de alguma melhoria, se é rápido o suficiente, como é o atendimento, oferece alguma garantia, ademais observe se há alguma peculiaridade no serviço prestado, como é a entrega.

Ao observar essas informações você saberá quais pontos desses você pode melhorar e implementar em seu negócio, e mais se sua empresa será capaz de disputar com essas outras que já estão no mercado, além do mais você saberá se os clientes passarão a comprar com você ao invés dos concorrentes. Assim você terá a noção de quais atitudes tomar e quais melhorar, e se precisará fazer mudanças em seu empreendimento para poder concorrer com quem já está no mercado.

  • Analise os fornecedores. Isso é muito necessário para saber se haverá matéria prima para seu empreendimento, ademais ajuda você na pesquisa dos melhores preços.

  Plano de Marketing

Essa seção é destinada a informar como se pretende vender os produtos e serviços, o plano de marketing deve realizar um planejamento de como se pretende inserir o produto no mercado, os preços que vai cobrar, a estratégia de vendê-lo, essas estratégias de marketing ajudam seu produto sair na frente dos concorrentes, lembre-se que você estará concorrendo com quem já está no mercado, portanto precisará ter um diferencial para passar na frente.

  • Descreva seu produto ou serviço. Assim você dará aos clientes conhecimento sobre a área da sua empresa, você pode utilizar fotos para demonstrar qual produto ou serviço oferece, informe a garantia que dá e foque na qualidade do seu produto.

  • Preço. Aqui você vai informar o preço que pretende comprar, leve em consideração todos os custos que teve e uma margem de lucro, ademais tente deixar seu preço igual ou inferior ao do mercado, se isso não for possível explique porque seu preço é mais elevado, mas vale a pena adquirir esse tipo de produto de você. 

  • Estratégia de promoção. Nessa parte você vai convencer o cliente a comprar com você, ofereça cartões fidelidade, brinde, sorteio, divulgue nas redes sociais, TV e etc.

  Plano Operacional

Nessa parte você determinará como sua empresa vai atuar, ou seja, a operação dela, observando sua capacidade produtiva, qual o processo de operação que usará e outras informações.

  • Organize seu espaço físico. Isso é muito importante, porque além de melhorar o visual da empresa ajuda ela a ser mais produtiva, organizar a disposição dos setores e dos equipamentos diminui a perda de tempo últi de trabalho e aumenta a produção.

  • Capacidade de produzir. Verifique e seja realista para avaliar com a sua estrutura qual a sua capacidade de produção, quantos clientes você consegue atender e as demandas que consegue receber.

  Plano Financeiro

Aqui nesta seção que é uma das mais importantes, você avaliará qual o capital que sua empresa precisa, se você ou sócios terão esse valor, ou se será necessário um empréstimo, além de determinar o investimento total necessário, os valores que serão gastos e etc.

  • Estime os investimentos. Nesse passo, você vai avaliar de quanto capital você vai precisar, se você terá a possibilidade de arcar com esse capital, ou terá que solicitar um empréstimo, ou até mesmo conseguirá um investimento. Caso tenha sócios, é nessa seção em que o investimento de cada um é relatado, bem como a cota que caberá a cada. Lembrando que em uma empresa societária cada sócio responde com a sua cota de participação, mas todos são responsáveis solidariamente pelo todo.

  • Capital de giro. Aqui você vai ver quanto de recurso é necessário para manter o negócio funcionando.

  • Estimativa do faturamento. Obviamente que essa parte você fará uma previsão de quanto espera lucrar mensalmente, mas com o cálculo de alguns fatores é possível identificar de quanto em média será o faturamento.

  • Estimativa dos custos do comércio. Aqui você irá calcular os custos do negócio, com locação, ferramentas, produtos, custo de funcionamento e demais custos fixos devem ser postos no cálculo.

  • Gasto com mão de obra. Todo negócio precisa de mão de obra, e você terá que fazer uma estimativa dos gastos com os colaboradores.

Ao apresentar todas as informações relatadas aqui você terá o seu plano de negócios simples pronto. Ao final de todas as informações podem ser construídos cenários no qual você formulará vários acontecimentos e o que fazer diante deles, assim caso futuramente venha a acontecer você estará preparado. 

  Como Elaborar Um Plano de Negócio de Tamanho Ideal?

Bem, não existe uma precisão de tamanho para o plano de negócios, podendo ser desde um mini plano de negócios, até um modelo de negócio muito maior, tudo vai depender das necessidades do seu negócio e do público que é o alvo, mas lembrando que precisa ser bem elaborado para ter certeza de que deve estar fazendo um bom trabalho. Para te ajudar a saber em qual categoria de quantidade de páginas encaixar o seu plano de negócios, vamos te mostrar as descrições dos tamanhos para te ajudar como montar um plano de negócios.

  Plano de Negócios Completo

Quando a sua necessidade é de apresentar o seu negócio por completo, utiliza-se um plano de negócios completo, serve também para quando você precisa de um investimento alto e para tanto precisa demonstrar todas as facetas do seu negócio. Pode possuir de quinze a quarenta páginas mais anexos.

  Plano de Negócios Resumido

Nessa versão as informações pertinentes do negócio são apresentadas de forma resumida, geralmente é utilizado quando se quer demonstrar algumas informações a um público alvo específico, como por exemplo a investidores, e nele conterá as informações específicas solicitadas. Pode possuir de dez a quinze páginas.

  Plano de Negócios Operacional

Esse modelo de plano de negócios é mais utilizado para o próprio quadro de funcionários da empresa, para que estes possam alinhar seus esforços em nome do crescimento do negócio. O tamanho desse plano é muito variável, pois depende da necessidade momentânea, do tipo de negócio, e dos colaboradores.

Assim, independente do seu tipo de plano, todos devem conter as seções descritas acima. A elaboração de um plano de negócios é uma ferramenta fundamental na estruturação de uma empresa, por isso é importante que contenha alguns pontos como identificar uma necessidade, lembre-se que já existem vários outros negócios no mercado, bem como uma série de ideias, o que vai diferenciar o seu negócio do outro é a busca por um diferencial, você pode até mesmo implementar um mesmo negócio que já existe, mas se buscar um diferencial no ramo sairá na frente.

Além disso, você deve provar que seu negócio possui um diferencial e por isso é especial com relação aos demais, que ele traz uma nova ideia sobre algo que já existe e por isso os clientes deverão adquirir de você e não dos concorrentes. Outro ponto importante é a abordagem objetiva, permitindo que qualquer pessoa entenda o que está sendo retratado, de nada adianta você elaborar um plano que um cliente leigo não conseguirá entender.

Quando for elaborar o plano tenha foco, saiba o que você pretende fazer e mantenha isso. Faça uma análise de competidores, observar os seus concorrentes é uma ajuda valiosa para desenvolver seu planejamento. Seja sincero ao expor os riscos, empreender é arriscar, todo negócio tem o seu nível de risco, mas ao estar preparado para enfrentar esse risco você sairá na frente de vários concorrentes, justamente para isso serve a construção de cenários, através dele você fará uma projeção de possíveis acontecimentos e tentará encontrar uma solução para estes, assim caso algo venha a acontecer você estará preparado para tal. Por fim, apresente seu negócio a pessoas certas, afinal quem encontra bons parceiros vai mais longe, divulgue, anuncie e aprenda a lidar com as voltas do mundo empresarial.

  Fazemos Seu Plano de Negócios

Bem, se mesmo depois das nossas dicas, você ainda está com dificuldade de elaborar seu plano de negócios, não tem problema, pode parar de perder o sono e arrancar seus cabelos, nós podemos te ajudar, você pode comprar o plano de negócios, nossos especialistas podem te ajudar. Mas, quanto custa um plano de negócios?

Essa dúvida e muitas outras você pode entrar em contato para resolver, para saber o preço de um plano de negócios entre em contato que algum especialista vai te auxiliar a como montar um plano de negócios. Nossos bancos de dados possuem uma variedade de plano de negócios e os especialistas estão prontos para te auxiliar a desenvolver planejamentos.

  Planos de negócio de empreendedorismo:

  • Planos de negócios escritório de advocacia pronto;

  • Planos de negócios pronto restaurante;

  • Planos de negócios pet shop pronto;

  • Planos de negócios pronto estúdio fotográfico;

  • Planos de negócios pronto arquitetura;

  • Planos de negócios de contabilidade pronto;

  • Planos de negócios papelaria pronto;

  • Planos de negócios pronto lanchonete;

  • Planos de negócios pronto barbearia;

  • Plano de negócios de loja de roupas;

Dessa forma, não perca seu sono, nem se estresse caso não consiga elaborar um plano, sabemos o quanto essa ferramenta é importante para o seu negócio e quanto por vezes é difícil de elaborar, mas estamos aqui para te ajudar e resolver o seu problema da maneira mais adequada a situação.

 

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O Diego é solícito e ativo. Deu a atenção necessária.
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por favor preciso que faca uma correção no trabalho
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Trabalho excelente. Preciso apenas tirar umas duvidas para apresentação!
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Excelente trabalho! Ela é bem atenciosa e nos passa Segurança. Entregou antes do prazo como prometido. E deu todo apoio nas dúvidas.

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