A redação é uma maneira de se avaliar a organização de ideias e habilidades de escrita de um aluno ou candidato, seja nas disciplinas de Língua Portuguesa nas escolas, nos Vestibulares ou nas provas do Enem.
Um texto que aborda a questão ambiental normalmente será solicitada dentro de um estilo chamado dissertativo-argumentativo, ou seja, quando é solicitado do autor a defesa de um determinado ponto de vista sobre algum assunto de relevância para a sociedade. Esse é o tipo de texto solicitado nas provas do Enem.
Na dissertação, o texto segue uma estrutura pré-definida:
-
Introdução: trata-se do início do texto e deverá indicar do que o mesmo se trata e qual a tese será defendida ao longo do texto.
-
Desenvolvimento: nesta seção, são apresentados os argumentos que sustentarão a tese, de forma a levar o leitor a ser convencido a respeito de determinado ponto de vista.
-
Conclusão: é o parágrafo final, onde o autor finalizará sua tese, indicando uma solução para o tema.
Dessa forma, uma vez que o tema seja relacionado a temas ambientais, o autor deverá estruturar sua argumentação, indicando o recorte do tema a ser trabalhado, a tese que será defendida, os argumentos que a suportarão e possíveis soluções para o problema identificado.