Até aqui mostramos para você a estrutura de uma carta de apresentação e o que você deve colocar nela. Para você que vai se candidatar a uma vaga de emprego, separamos algumas dicas de como fazer uma carta de apresentação para um emprego que seja eficiente e cumpra com o seu papel, mostrando o seu diferencial.
Preste atenção na aparência da carta
Sim, a aparência conta muito nesse caso. Aposte numa carta simples, com uma fonte padrão e aparência básica. Você pode escolher um modelo pronto no Word ou Google Docs ou então baixar um modelo de carta pronto, existem vários disponíveis. Se preferir faça do zero, usando o formato A4 mesmo.
Escolha uma fonte padrão, normalmente as usadas são Arial ou Times New Roman, com um tamanho entre 11 e 12. Atente-se a cor também, deve ser básica, o ideal é que seja preto ou cinza.
Algumas áreas mais criativas, como publicidade, design e fotografia, aceitam cartas menos formais e sérias. Nesse caso você pode se aventurar mais no formato e nas cores, mas sem exageros.
Siga o tamanho ideal
Uma carta de apresentação deve ser objetiva e destacar o que realmente é importante no seu perfil e na sua experiência profissional. Cartas muito longas podem ser cansativas e fazem o recrutador perder o interesse, além de demonstrar que você não consegue destacar suas qualidade. Ao contrário, uma carta de apresentação muito curta não cumpre o propósito de apresentar você e mostrar como você poderá ajudar a empresa.
Por isso a carta ideal tem apenas uma página e entre três e quatro parágrafos no máximo. Também não é recomendável que os parágrafos sejam muito longos, entre quatro e seis linhas é um bom tamanho.
Use uma linguagem formal e sem de erros
A carta de apresentação é um documento formal, por isso deve ser livre de erros semânticos e ortográficos. Por isso, não use linguagem coloquial ou gírias, e se necessário consulte um dicionário para verificar a escrita correta, há também o dicionário de sinônimos, use-o para evitar repetir palavras.Lembre-se que você deve demonstrar profissionalismo e respeito ao escrever a sua carta.
Outra dica, é que existem na internet diversas ferramentas que verificam a ortografia dos textos, faça uso delas, é simples, mas não confie totalmente. Revise várias vezes e, se puder, peça para outra pessoa ler também.
Leve em consideração a empresa e o tipo de vaga
Conforme já dissemos, você pode se basear num modelo de carta de apresentação pronta. A estrutura será sempre a mesma, no entanto evite usar uma carta de apresentação pronta para copiar, isso deixará sua carta muito genérica. Não tem problema você reutilizar trechos de cartas que você já escreveu, mas você precisa adaptar e incluir informações que sejam relativas a vaga para qual você está se candidatando.
Falamos acima da importância da personalização, você deve mostrar que estudou sobre a vaga e sobre a empresa. Dizer o porquê acredita que pode ocupar o cargo e demonstrar que você pesquisou e leu sobre a empresa, e conhece bem os serviços ou produtos oferecidos, além de estar alinhados com os valores da organização.
Valorize a individualidade
Enviar uma carta padrão para várias vagas a princípio pode parecer boa ideia, porque facilita o trabalho, mas saiba que os recrutadores percebem e isso pode ser visto por eles como falta de interesse e dedicação. Por isso evite fazer uma só carta e mandar para vários. Faça um cabeçalho direcionado à pessoa que vai ler o documento, busque saber o nome do gerente, diretor ou responsável pela vaga que receberá o documento. Assim, você deixa a sua carta ainda mais personalizada e demonstra um cuidado a mais.
Aprenda a falar sobre seus pontos positivos
A carta de apresentação é o seu marketing pessoal, nela é o lugar onde você deve falar sobre si mesmo e sobre as suas qualidades. Não tenha medo, apresente os seus conhecimentos, as suas qualidades, competências, habilidades e talento. Foque no que você é bom e em em tudo o que você tem a oferecer para a empresa. Não precisa ser modesto, seja apenas honesto na hora de se apresentar e permita que a empresa saiba o que ganhará ao te contratar.
Dê um destaque maior às experiências que você já teve e que podem ser úteis para a vaga em questão. Fale sobre os resultados atingidos. Fale também sobre as atividades que você já desenvolveu e que te ajudaram a desenvolver alguma das habilidades requeridas para a vaga. Tudo isso irá ajudar a deixar claro para o empregador o porquê você é uma boa escolha para a vaga.
Conte uma história
Sim, dissemos que a carta de apresentação deve ser formal, simples e objetiva. E deve ser assim. Mas isso não impede você de usar esse espaço para falar sobre sua vida profissional contanto uma história. Essa é uma maneira criativa e inovadora de falar sobre você e contará pontos no processo seletivo.
Aborde todo o conteúdo que nós dissemos ser importantes, mas faça isso de uma maneira diferente. Conte em forma de história a sua trajetória, desde como escolheu a profissão até como enfrentou os desafios para chegar até onde está. Mostre todo o seu talento de escrita e comunicação.
Saiba como contornar sua falta de experiência ou habilidades.
A carta de apresentação é o espaço para você destacar os suas qualidades e se vender para a empresa. Não é o lugar para você falar da sua falta de experiência ou habilidade. Caso você não fale um idioma exigido ou não tenha experiência com alguma ferramenta, simplesmente não cite. Foque no que você pode oferecer. Para demonstrar interesse você pode começar a aprender a habilidade que falta.
No caso de ser uma carta de apresentação para primeiro emprego, foque na sua formação acadêmica e o que o diferencia dos demais candidatos, caso você tenha participado de alguma pesquisa ou algum projeto, feito iniciação científica, tenha sido representante de classe, organizado algum evento, e o que mais destaque o seu perfil.
Você foi indicado para a vaga? Deixe isso bem claro!
Caso você tenha sido indicado para a vaga, o que é uma excelente vantagem, deixe isso claro na carta de apresentação. Diga o nome da pessoa que o indicou, não só na carta, mas também quando for enviá-la por e-mail. A indicação por um outro profissional significa que acreditam no seu trabalho e na sua competência.
Envie a carta de apresentação de forma adequada
Você já viu todas as dicas para escrever uma boa carta de apresentação, mas sabia que é preciso enviá-la de forma adequada? Caso contrário você perderá todo o trabalho e o tempo que se dedicou escrevendo a sua carta. Não deixe que isso aconteça, veja nossas dicas: