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Como fazer um resumo profissional pronto para currículo

Elaborar um currículo é uma das fases que mais preocupam os candidatos a uma vaga de emprego. Isso porque o profissional precisará colocar em um único documento, de maneira clara e sintética, toda sua experiência profissional e acadêmica de forma a chamar a atenção do recrutador, a ponto de ele querer considerá-lo como candidato potencial para o processo seletivo. Podemos dizer que uma das seções mais importantes do currículo para esse objetivo é o resumo profissional.

O resumo profissional é uma seção que sintetiza, em poucas linhas, a carreira do candidato e suas principais habilidades profissionais e comportamentais dentro de um currículo. Neste artigo, vamos apresentar a você algumas dicas e exemplos, por meio de resumos profissionais prontos, para ajudar a como fazer um resumo profissional de qualidade, atraente aos olhos dos recrutadores das empresas e com grande chance de viabilizar uma contratação.

 

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O resumo profissional é uma seção do currículo responsável por fornecer um panorama geral das experiências profissionais e qualificações acadêmicas de um candidato, reforçando seus pontos fortes de uma maneira resumida. Tem em torno de cinco linhas, devendo variar pouco dessa medida, sobretudo para mais linhas, sob o risco de se tornar extremamente longo.

Esta seção situa-se logo abaixo das informações pessoais (nome, endereço, telefone e e-mail de contato). Justamente por se localizar na parte inicial do currículo, o resumo profissional adquire uma posição de destaque e, portanto, deve ser escrito com bastante atenção e cuidado. 

Trata-se de uma das primeiras seções do currículo que o recrutador se atentará pois, nessas linhas, o candidato deve expor o que de mais relevante há em sua experiência profissional. Dependendo da qualidade do resumo profissional e seu alinhamento com a vaga, o recrutador sabe se valerá a pena prosseguir com a leitura do currículo ou não, uma vez que o volume de currículos recebidos é normalmente significativo.

  Passo a passo para fazer um resumo profissional

Para estruturar um resumo profissional, é importante seguir algumas etapas básicas:

  1. Elabore um brainstorming

Reflita por alguns instantes e faça uma retrospectiva de todas as suas experiências mais significativas no trabalho. Relembre sua trajetória desde a época em que você ingressou no mercado de trabalho até hoje em dia. Anote todas essas lembranças e, neste momento, não se preocupe com o formato e nem com a lógica temporal. 

  1. Estabeleça um esquema de resumo

Vá agregando em macro blocos cada um desses pontos relevantes coletados no brainstorming, como por exemplo: áreas de atuação, habilidades técnicas, competências relacionais. Desconsidere as informações que não se encaixarem nesses grupos ou adapte-as para estarem mais relacionadas a algum bloco.

A partir destes blocos, tente formular frases que possam sintetizar o conteúdo de cada um deles, buscando ser sintético, claro e objetivo. Além disso, atente-se para as necessidades da empresa com aquela posição e cargo. Reforce, por meio de palavras-chave em comum, de que forma a sua experiência está alinhada com o cargo desejado, seja no campo das qualificações técnicas ou no campo comportamental. 

  1. Faça a adequação de informações

Organize as frases de forma a garantir coerência e coesão no texto, usando a primeira pessoa ou terceira pessoa. Posicione as frases com as habilidades e competências mais alinhadas ao seu objetivo profissional em primeiro plano, seguida pelas demais. Use os conectivos adequados, garantindo alinhamento das ideias. 

  1. Revise seu texto

Releia seu texto com olhar crítico, se colocando no papel dos recrutadores. Avalie se há algo a ser retirado ou corrigido nesse campo, se a linguagem está demasiadamente rebuscada, se o seu objetivo profissional consegue ser captado. Não se esqueça de garantir que não haja nenhum erro gramatical ou ortográfico.

  O que pode estar em um bom resumo profissional

Para fazer um resumo de sua carreira, algumas informações podem ser agregadas, dependendo dos seus objetivos. Vamos analisar agora os principais temas encontrados em resumos profissionais:

  • Tempo de experiência

Adicione essa informação ao texto como forma de ressaltar a sua senioridade e suas qualificações técnicas e de liderança, adquiridas ao longo do tempo trabalhado. Se, pelo contrário, o tempo de experiência poder denotar comodismo na antiga posição ou se for em uma área diferente à almejada, considere evitar ressaltar esse dado.

Por exemplo, para um cargo de secretária executiva, o fato de uma determinada candidata ter tido mais de quinze anos de experiência como secretária de executivos de multinacionais deve ser incluído no resumo profissional. Já o fato dessa candidata ter esses anos de experiência como secretária não fará muita diferença caso ela esteja pleiteando uma vaga de emprego como coordenadora de recursos humanos.

  • Áreas em que trabalhou

Falar sobre as áreas trabalhadas deve ter como objetivo demonstrar a sua flexibilidade e ecletismo em atuar em ambientes de mudança ou ainda declarar que pode ter conhecimento mais amplo para os desafios do cargo almejado. No entanto, procure escolher de duas ou três áreas mais relevantes para chamar a atenção da empresa-alvo.

Para alguém que quer participar de um processo seletivo na área de recursos humanos, talvez seja valoroso incluir outras experiências na área de administração de empresas, como por exemplo, uma experiência em Gestão de Despesas ou experiência em Contas a Pagar. 

  • Formação

Adicione no campo resumo somente a formação que for extremamente importante para o cargo e área a ser pleiteada. 

Por exemplo, para um cargo de analista de recursos humanos, o candidato não precisa adicionar a informação de que fez um MBA em gestão de projetos. Esse dado, portanto, deve ser colocado apenas na seção "Educação" ou "Formação Acadêmica". Já um MBA em Gestão de Recursos Humanos, com conhecimento avançado em técnicas de gestão de carga horária, deve ser algo com maior relevância para que o recrutador da empresa tenha conhecimento.

  • Softwares e idiomas

Sobre essas informações, a recomendação é a mesma com relação à "formação": adicione ao resumo profissional apenas aquilo que for decisivo para adicionar pontos para a contratação. 

Para um cargo de analista de dados, por exemplo, adicionar ao resumo o fato de que o candidato tem conhecimento avançado em Google Analytics pode ser extremamente valioso para a empresa contratante. Já o fato de ter conhecimentos em Pacote Office pode não ser um importante diferencial para o cargo. Já para um analista na área de Planejamento Estratégico, a experiência com o Pacote Office será mais relevante ao recrutador. 

  • Certificações relevantes

Informações de certificação no resumo profissional podem ser relevantes para profissões que requerem ou valorizam esse tipo de certificação.

Para ser um consultor de investimentos, por exemplo, são necessárias algumas certificações e o candidato pode considerar interessante incluí-las no resumo.

  O resumo profissional pronto para primeiro emprego

Para o recém formado do Ensino Médio ou da Graduação ou para aquela pessoa que está procurando o primeiro emprego em sua profissão, o resumo profissional deve ser considerado, mas é necessário passar por pequenas adaptações. Confira algumas recomendações abaixo:

  Foque em suas qualificações comportamentais

Faça uma avaliação pessoal de como foi o seu desempenho em atividades em grupo no Ensino Médio ou faculdade, em cursos extracurriculares ou mesmo em atividades de voluntariado. Muitas empresas buscam profissionais engajados em novas experiências e que saibam trabalhar em equipe.

  Ressalte suas principais conquistas acadêmicas

Seja uma pós-graduação em gestão financeira, uma certificação em Pacote Office ou um nível de inglês fluente, as conquistas acadêmicas devem ser enaltecidas por parte do candidato a uma vaga, independentemente de sua formação ou profissão. Mesmo que não haja muita relação com o cargo e a área em si, é importante demonstrar seu interesse por conhecimento em seu texto.

  Dicas para fazer um bom resumo profissional

Confira agora algumas dicas para poder escrever um resumo profissional com todas as informações necessárias, deixando clara a sua experiência e competência ao recrutador:

  • Fazer adaptações para cada vaga de emprego pleiteada

Os profissionais precisam se atentar para o fato de que o resumo profissional deve estar alinhado à vaga ofertada, ou seja, o resumo deve ser construído de forma que haja um diálogo entre as competências profissionais e comportamentais do candidato com a descrição da posição. Esse cuidado de fazer pequenas alterações no resumo profissional, ajustando-o às necessidades de cada vaga de emprego, pode fazer o profissional ganhar pontos em uma seleção perante o candidato que usa um resumo-padrão.

  • Pesquise outros modelos de resumo profissional 

Ao ler outras formas de se escrever um resumo, torna-se mais fácil elaborar o seu próprio texto. Atente-se aos termos utilizados, às construções das frases e a maneira de estruturar as ideias. 

  O que não colocar em seu resumo profissional?

Para evitar uma má impressão em seu currículo profissional por conta do seu resumo, seguem algumas dicas do que não incluir nesta seção:

  • Mentiras ou meia-verdades

Seja honesto com relação à sua experiência e não caia na tentação de melhorar seu resumo profissional. Por exemplo, se o seu nível de inglês é nível intermediário, evite colocar no resumo que o seu nível é "inglês fluente". Facilmente o inglês fluente ou inglês intermediário é avaliado em uma rápida conversa e você poderá ser desclassificado do processo seletivo justamente por não ter sido sincero. 

  • Linguagem informal ou chula

Use a norma culta da língua portuguesa e evite ser extremamente informal. Apesar de haver vagas relacionadas a setores mais informais, os processos de seleção requerem currículos bem escritos e sem erros do ponto de vista ortográfico, gramatical e sintático.

  • Detalhes da sua experiência profissional

O resumo profissional precisa ser enxuto e conciso. Incluir informações como atividades desempenhadas, exemplos de metas alcançadas, promoções ou cursos secundários atrapalha o objetivo do resumo profissional, uma vez que essas informações deveriam estar na seção de experiência de trabalho ou formação acadêmica.

  Resumo profissional pronto em exemplos

Como forma de auxiliá-lo a fazer seu resumo profissional, seguem alguns modelos de referência:

  • Resumo pronto para currículo - vagas na área de Planejamento Estratégico

"Profissional graduado em Ciências Contábeis com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas de Gestão Financeira (notas fiscais) e Planejamento Estratégico. Mais de 5 anos de experiência liderando times em empresas internacionais e locais."

  • Resumo pronto para currículo - vagas na área de Comunicação Empresarial:

"Jornalista com mais de 5 anos de experiência em empresas de Comunicação e Relações Públicas. Comunicador versátil, tem ampla compreensão a respeito dos veículos de comunicação on-line e habilidade comprovada com Pacote Office. Construiu sua carreira na área de criação de planos estratégicos de comunicação e ações de engajamento para funcionários." 

  • Resumo profissional pronto para Primeiro Emprego:

"Profissional graduado em Administração de Empresas, com conhecimento avançado em Pacote Office e habilidade no uso de plataformas de data analytics. Experiência reconhecida em projetos de Big Data. Atualmente, cursa um MBA em Gestão de Dados. É reconhecido pela resiliência, dinamismo e raciocínio lógico."

  • Resumo profissional pronto simples - vagas no campo da Gestão Empresarial

"Profissional da área de Gestão Empresarial com mais de 5 anos de experiência em departamentos responsáveis pela elaboração de notas fiscais."

  O resumo profissional é estratégico, use-o a seu favor!

Fazer um resumo profissional em um currículo requer, antes de mais nada, a habilidade de construir um bom texto. Por meio dos exemplos, foi possível avaliar a necessidade da experiência nos ambientes de trabalho; porém, essa experiência pode ficar camuflada por trás de um texto mal escrito ou vazio.

Conquistar o emprego dos sonhos no mercado de trabalho não é fácil, porém, com um bom currículo, o caminho pode ser facilitado.

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